Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > TUBERCULOSE | Sintomas, Tratamento e Causas

TUBERCULOSE | Sintomas, Tratamento e Causas

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa que acomete principalmente os pulmões. Altamente contagiosa esta doença é causada por uma bactéria que costuma agredir mais os idosos ou pessoas com disfunções no sistema imunológico. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da tuberculose considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é tuberculose;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é tuberculose?

É uma doença causada, geralmente, pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, homenagem ao médico alemão que identificou a principal causa do problema. Algumas outras espécies de bactérias, como a Mycobacterium bovis, também podem ser causadoras da tuberculose. Altamente contagiosa esta complicação médica é gerada devido à presença do microrganismo no corpo humano.

Diversos órgãos podem ser infectados por uma tuberculose como, por exemplo, os rins, o cérebro ou a pele, entretanto, a tuberculose pulmonar é a mais conhecida e a que gera o maior número de mortes hoje em dia.

tuberculose causas

 

Como se adquire?

A transmissão da bactéria é feita de forma direta, de pessoa para pessoa. Qualquer indivíduo contaminado com o bacilo ao tossir, espirrar ou falar, por exemplo, perto de outras pessoas, pode transmitir a doença. A tuberculose é, portanto, adquirida através de secreções respiratórias.

Muitas pessoas podem estar infectadas com a bactéria causadora deste transtorno e não desenvolver qualquer tipo de complicação. Isto porque o nosso sistema imunológico está bastante preparado para nos proteger desta agressão. Algumas vezes ele consegue eliminar a bactéria de forma eficiente. Em outras circunstâncias estas podem permanecer adormecidas no organismo somente esperando a oportunidade certa para se manifestarem. Esta oportunidade surge diante de qualquer queda no sistema imunológico.

Pessoas com baixa imunidade permitem a multiplicação da bactéria e o desenvolvimento de uma tuberculose. Portanto, esta é mais frequente em indivíduos que tenham hábitos alimentares ruins, vivam em más condições de higiene e consumam muito álcool e tabaco, por exemplo.

 

Quais são os sintomas?

Em algumas pessoas contaminadas não é possível se detectar qualquer tipo de sintomas. Em outras estes podem até mesmo serem confundidos com os de uma gripe. A manifestação de complicações varia de acordo com o estado do sistema imunológico e de acordo com o tipo de tuberculose. Alguns dos sintomas mais comuns são, por exemplo:

  • Tosse frequente;
  • Produção excessiva de catarro;
  • Sudorese;
  • Febre;
  • Dores;
  • Falta de apetite;
  • Emagrecimento.

Em casos graves de tuberculose pulmonar escarros acompanhados de sangue são comuns. Diante destes sintomas, deve-se procurar por auxílio médico imediatamente. O tratamento é gratuito e precisa ter início o quanto antes para que não ocorram complicações mais sérias.

tuberculose sintomas

 

Como é feito o diagnóstico?

Através de uma análise clínica e de conversa com o paciente o médico já levanta algumas suspeitas acerca da tuberculose. Geralmente a infecção começa pelo pulmão, motivo pelo qual é mais comum a tuberculose pulmonar. Desta forma, uma radiografia de tórax ou um exame de escarro podem ajudar a confirmar o diagnóstico.

 

Como é o tratamento?

Este consiste basicamente no uso de antibióticos por um período variado. Os medicamentos no Brasil são distribuídos gratuitamente em postos de saúde. Após cerca de 15 dias de tratamento os doentes deixam de transmitir a tuberculose. Para que esta seja devidamente controlada e não volte a acontecer o tratamento deve ser feito de forma adequada.

É indicado o monitoramento médico por um bom tempo para que o bacilo seja eliminado e para que não surjam complicações decorrentes da infecção.

tuberculose

 

Como prevenir?

Existe atualmente uma vacina que todas as crianças devem tomar e que atua na prevenção da tuberculose. A vacina é conhecida por BCG. Apesar de prevenir não evita por completo a doença, por isto, outras medidas devem ser adotadas para uma boa proteção.

Manter bons hábitos de higiene e uma dieta regulada são medidas fundamentais para uma boa saúde. Consumir álcool em excesso ou fumar são fatores de risco, portanto, devem ser evitados. Pessoas portadoras do vírus HIV ou com diabetes, por exemplo, ficam mais vulneráveis à manifestação do bacilo da tuberculose. Estas devem estar sempre fazendo o devido monitoramento da saúde em médicos especializados.

Evite aglomerados e faça o tratamento de forma correta. A tuberculose é altamente contagiosa e precisa de muita atenção.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

4 comentários em “TUBERCULOSE | Sintomas, Tratamento e Causas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>