Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Sintomas da Apendicite

Sintomas da Apendicite

O que é apendicite?

Esta condição é uma espécie de inflamação que acomete o apêndice devido a uma obstrução de passagem. É algo muito comum de ocorrer e pode afetar tanto homens quanto mulheres de qualquer idade.

O apêndice é um pequeno órgão que compõe o sistema digestivo. Ele se liga ao início do intestino grosso em uma região que recebe o nome de ceco. Este órgão tem o formato de um tubo e possui cerca de 1cm de largura por 10 cm de comprimento. Quando há obstrução da passagem devido, por exemplo, a pedaços grandes e sólidos de fezes, temos um quadro de apendicite.

A obstrução do caminho deixa as paredes internas mais permeáveis. Com isto, o local fica propício à ação das bactérias. Apendicite é, portanto, uma inflamação do apêndice. Caso não receba o devido tratamento esta condição pode levar até mesmo à morte. É necessário ter atenção e buscar por ajuda diante dos primeiros sintomas.

 

Sintomas da apendicite

sintomas apendiciteUm dos mais característicos sintomas de quem está com apendicite é a falta de apetite. Também é comum haver reclamações de uma estranha dor abdominal do lado direito do corpo. A dor é pontual e bem localizada, facilitando um possível diagnóstico. Além disto, a dor tende a descer até a parte mais baixa do abdômen, sempre aumentando em intensidade.

O intestino para de funcionar corretamente em casos de apendicite, pois ocorre o entupimento do apêndice. Este quadro leva o sistema digestivo a um colapso. Outros sinais comumente observados em pacientes são apatia, febre, náuseas e vômitos. Portanto, podemos destacar como sintomas da apendicite:

  • Falta de apetite;
  • Dor abdominal bem localizada;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Febre;
  • Apatia.

Diante destes sintomas não hesite em procurar por ajuda. Quando antes a condição for diagnosticada, maior irão ser as chances de cura.

 

Tratamento

Pessoas que são diagnosticadas com apendicite geralmente têm de serem submetidas a uma cirurgia para a correção do problema. O procedimento envolve uma pequena incisão através da qual o apêndice é retirado do corpo do indivíduo.

O pequeno órgão pode ser retirado, já que sua ausência não prejudica o funcionamento correto do sistema digestivo. Como a sua presença pode levar a transtornos como este, a retirada é indicada na grande maioria dos casos. Uma outra técnica utilizada para tanto é a remoção via laparoscopia. Os resultados tendem a ser os mesmo da cirurgia mais invasiva.

O tratamento deve ser buscado diante dos primeiros sintomas. Caso ele não o seja sérias complicações de saúde podem ocorrer. É preciso ficar atento aos sinais que o corpo envia, de forma a evitar futuros problemas. A apendicite dói e incomoda muito. Além disto, quando não tratada pode levar à morte. Diante dos sintomas não hesite em pedir por ajuda. Para se prevenir de uma condição como esta, mantenha sempre bons hábitos alimentares e coma muitas frutas e verduras. O estado de uma apendicite pode piorar rapidamente. Uma cirurgia de emergência é frequentemente necessária. Logo que a dor começar, procure por um profissional para o diagnóstico.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>