Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Saúde Bucal

Saúde Bucal

Por que cuidar da saúde bucal

Fazer a higiene bucal é algo de extrema importância. Todas as pessoas, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos precisam cuidar dos dentes. Ter um sorriso branco e saudável não é uma questão meramente estética. A saúde bucal é importantíssima, pois previne o surgimento de doenças e de transtornos diversos.

A principal finalidade da saúde bucal é manter a boca longe de bactérias e da placa bacteriana, uma película composta por açúcares e bactérias que adere à superfície dos dentes. A placa costuma levar ao surgimento de problemas bucais como as cáries, o tártaro, a periodontite e a gengivite, por exemplo.

Praticar a saúde bucal é um hábito que melhora a qualidade de vida. Quem possui problemas nos dentes frequentemente sofre para mastigar alimentos e até mesmo para falar corretamente. Além disto, uma boca não cuidada favorece a halitose, mais conhecida como mau hálito, o que causa inúmeros embaraços.

Para aprender a praticar a higiene bucal é preciso comparecer a um dentista. Este profissional está apto a ensinar as técnicas diversas para tanto. A saúde bucal também deve ser monitorada através de consultas e de exames, de forma evitar o surgimento de transtornos.

higiene bucal

 

Como cuidar da saúde bucal

As principais medidas para tanto são, conforme mencionamos acima, ir frequentemente a um dentista e adotar bons hábitos de higiene. Os cuidados necessitam ser diários e o uso da escova de dentes e do fio dental são fundamentais.

Na hora de escovar os dentes é bom lembrar que a escova deve ser posicionada em um ângulo de 45º com relação à gengiva. Ela precisa ser movimentada lentamente e delicadamente, para não machucar a região. A língua é outro lugar que necessita de cuidado, sendo que também deve ser escovada para a remoção de bactérias e para a manutenção de um bom hálito.

Passar o fio dental é outra medida importante. Puxe aproximadamente 40 cm de fio e mantenha um pedaço livre por entre os dedos. Siga as curvas dos dentes passando o produto na área. É preciso ter cuidado para não pressionar com muita força e machucar a região.

 

Dicas para saúde bucal

Segue abaixo algumas dicas para manter a higiene bucal:

  • Escove os dentes ao menos 3 vezes por dia e passe fio dental;
  • Consulte um dentista periodicamente;
  • Ingira alimentos saudáveis e evite ficar comendo entre as refeições;
  • Utilize creme dental que contenha flúor;
  • Faça uso de enxaguantes bucal;
  • Evite comer muitos doces;
  • Corte hábito de fumar e de ingerir bebidas alcóolicas;
  • Durante a escovação tenha cuidado com a gengiva, para não machucar;
  • Limpe a língua com a parte detrás da escova, para remover as bactérias.

Estas são apenas algumas dicas de saúde bucal. Conversar com um dentista é fundamental, inclusive, ele deve ser consultado com frequência. Diante de dores em dentes ou de sensações estranhas não deixe de conversar com quem entende do assunto. Um simples probleminha pode virar um problemão quando não é devidamente tratado.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!