Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1471768617
Vida do cache: 1472992796
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

RINITE CRÔNICA

Rinite Crônica

A rinite crônica é uma das complicações nasais mais frequentes em todo o mundo. Existem diversos tipos de rinite e todos possuem relação com inflamações da mucosa nasal. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da rinite crônica considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é a rinite crônica;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é a rinite crônica?

Rinite é uma expressão utilizada para caracterizar diversos tipos de inflamação da mucosa nasal. Esta inflamação costuma vir somada a outros sintomas como rinitecongestão nasal, espirros e drenagem de secreções. A inflamação da mucosa nasal, normalmente, está relacionada a algum fator alérgico, emocional, infeccioso, anatômico ou mesmo ambiental, como mudanças de temperatura.

A rinite pode ser, por exemplo, da gestante, do idoso, gustativa, do esportista, vasomotora, alérgica ou infecciosa. A rinite crônica é uma das mais frequentes em todo o mundo. Acomete tanto homens quanto mulheres de todas as idades. É uma complicação que gera sintomas bem desconfortáveis que tendem a piorar durante a noite. Quando a obstrução nasal já vem ocorrendo há mais de 3 meses ininterruptamente, esta passa a ser chamada de rinite crônica.

 

Como se adquire?

A rinite não costuma ser uma doença contagiosa, excetuando-se as virais ou bacterianas. Com isto, ela pode atingir qualquer pessoa que se submeta às condições necessárias para o aparecimento de tal. O uso de medicamentos sem prescrição médica, contato com ar poluído ou com substâncias irritantes, por exemplo, podem gerar o desenvolvimento de uma rinite.

A rinite do tipo alérgica pode ser transmitida através dos genes de pais para filhos. Patologias como sífilis, sarcoidose, leishmaniose, tuberculo­se e paracoccidioimicose costumam provocar o surgimento de rinites crônicas. Tabagismo e exposição a fumaças diversas também podem desencadear um problema nasal.

 

Quais são os sintomas?

Em todos os tipos de rinite os sintomas são bem parecidos. Pode haver confusão com sintomas de outras complicações como gripes ou sinusites. Por este motivo, deve-se sempre consultar um médico diante de qualquer espécie de resposta do organismo. Somente após o diagnóstico é que se deve dar início a um tratamento.

rinite sintomas

Durante uma crise de rinite crônica os espirros são muito frequentes. O nariz fica escorrendo e permanece totalmente obstruído por um período. Coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca também é algo recorrente. O olfato fica bastante prejudicado, assim como o paladar. Dores de cabeça e tosse também podem aparecer.

 

Como é feito o diagnóstico?

Basicamente através da observação clínica dos sintomas. Exames de tomografia ou rinoscopia também são pedidos pelo médico para o correto diagnóstico. Após a certeza de que se trata de um caso de rinite, deve-se dar início imediato ao tratamento.

 

Como é o tratamento?

A primeira medida a ser tomada é a utilização de descongestionantes nasais e anti-histamínicos. O soro fisiológico também pode ser utilizado para a realização de uma lavagem nasal cerca de duas vezes ao dia. Em casos de obstrução nasal permanente a cirurgia pode ser a medida mais recomendada.

rinite tratamento

 

Como prevenir?

A rinite crônica pode ser evitada de diversas formas. Algumas medidas são bastante simples e ajudam no controle das crises. O quarto em que a pessoa dorme é o ambiente com o qual se deve ter mais cuidado. Este deve estar sempre limpo e receber ventilação constante. Deve-se evitar o uso de cobertores de pelo e de carpetes. Cortinas também tendem a acumular poeiras e ácaros. As fronhas e a roupa de cama do indivíduo devem ser lavadas toda semana. Roupas de lã costumam irritar a mucosa nasal, dê preferências àquelas feitas de algodão ou materiais sintéticos.

Áreas úmidas ou com mofo também pioram a situação de quem possui rinite crônica. Animais de estimação como gatos, cachorros ou passarinhos não são muito indicados. Bichos de pelúcia e livros também devem ficar fora do quarto da pessoa que sofre de rinite. Inclusive, o quarto desta pessoa deve conter o menor número de objetos possível. Evite locais com fumantes ou áreas com muita poluição. Forre seu colchão e travesseiros com uma capa antialérgica ou com algum tipo de plástico. Os travesseiros de poliéster são os mais indicados para quem sofre de rinite crônica.

16 Comentários

  1. marlieda disse:

    oi meu otorrino disse qu tenho renite alergica gostaria de saber se causa tonturas, porque li alguns relatos no site de pessoas que tem tontura eu por exemplo tenho tonturas constante.

  2. Michele disse:

    Bom dia! Meu noivo tem uma alergia terrível a poeira. Quais os cuidados que devo ter em relação a alimentação, a higienes pessoais,. E quais sabonetes e perfumes adequados pra um alérgico? Desde já agradeço.

  3. Monica disse:

    Olá. Sempre senti dores de cabeça, na face, e nariz escorrendo, os médicos tratavam sempre como sinusite, me enchendo de amoxicilina, procurei uma médica do posto de saúde na roça onde morei, ela me passou raio x da face e do crânio, e exames de vista… mas nada disso está constando nos exames. Daí o médico de vista me disse para procurar um alergista. Ainda não fui para um especialista….tenho certeza de que é renite, sinto dor de cabeça todos os dias, nariz fica entupido e depois escorrendo, espirro muito, quando tenho contato com MT poeira durante o dia tenho dor de garganta, coceira nos olhos e no céu da boca, tontura, um certo cansaço ao subir escadas… eu trabalho com banho e tosa, o que complica minha situação. Não sei como tratar, a noite uso um pouco de sorine quando estou entupida.

  4. edna oliveira disse:

    Ola eu utimamente estou com tosse, espurro muitas vezes, a noite os olhos lacrimegam, a garganta doi e coça muito. So melhora depois que tomo loratandina. Gostaria de saber se o que sinto pode ser alergia a poeira ou renite?
    Obs: antes todo mes eu sentia algum parecido com gripe ou resfriado, agora estou assim quando limpo a casa, arrumo a cama…

  5. Beatriz disse:

    Tenho Rinite Crônica a muito tempo, mas nunca fiz nada para cuidar disso.
    Hoje acordei com uma Alergia Ocular e no começo pensei que era conjuntivite, mas pesquisei e vi que não, e também descobri que é uma consequência da Rinite, quando se tem contato constante com o alérgeno.
    Meu olho sempre coça quando chego no meu quarto, e sei que é por causa da poeira, mas as pessoas não entendem e acham que eu coço porque quero.

  6. Marcia disse:

    tenho rinite alergica, dor de cabeca, tontura, peso na cabeca, o que devo fazer. Socorro, não suporto mais!!!

    • Passe vicky vaporub nas narinas que alivia a respiração sem viciar. pingue duas gotas de avamys duas vezes ao dia até melhorar os sintomas. aturgyl somente por 2 dias seguidos e se as duas vias estiverem obstruídas. lave com sorine. tome sol. Areje a vida. Mude o que está obstruindo o seu caminho em sua vida.

  7. jamile disse:

    Tenho crises de rinite rotineiramente e o que mais me incomoda é a dor muito forte nos seios da face, mesmo tomando corticoides e anti inflamatorios. Queria algo q me ajudasse com isso urgente. Obg

  8. Andrea disse:

    Ola, rinite alergica tb e do ar condicionado toda vez que uso meu nariz entope e espirro muito. Obrigada

  9. jeferson disse:

    toda noite meu nariz entope e fico com o céu da boca coçando…

  10. talita braga disse:

    eu tenho rinite , e acredito que seja alergica , uma vez por outra eu sinto dor de cabeça , por 2 vezes dor de ouvido , coceira no nariz e por vezes tambem espirros , ultimamente tontura .

  11. auriclea disse:

    ESTOU EM PROCESSO DE RINITE CRÔNICA ESTOU TENDO MUITAS DORES DE CABEÇA, TONTURA E DOR NO OUVIDO,SINTO O MEU ROSTO FORMIGANDO,ISSO É NORMAL?COMO DEVO AGIR?

    • Aline silva Barros disse:

      Bom dia eu tenho sinusite cronica meu nariz sempre vive com secrecao coceira nos olhos o ouvido sempre incomoda aff eu ja nao guento mas . O otorrino passou uma tomografia do seios da face Pra dps comecar o tratamento .Procure um otorrino para ele lhe avaliar

    • Adriana disse:

      tenho um filho de 1 ano e 9 meses q esta constatemente tendo crise e eu já não sei o q fazer já levei no otorrino estou fazendo tratamento mas não está adiatando alguém pode me ajudar por favor

  12. ELIANE BAZILIO DE SOUZA disse:

    Gostei das informações,só gostaria de saber se quem tem rinite crônica como eu tem tonturas,dor de ouvido,alergia no tempo quente e na frieza da noite,pois já não guento mais conviver com isso.

  13. katiane disse:

    gostei muito e gostaria de obter mais informacoes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.