Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Doenças > Reumatismo | Sintomas, causas e dicas

Reumatismo | Sintomas, causas e dicas

O que é reumatismo?

É um conjunto de doenças que possuem origem não traumática, ou seja, não são oriundas de acidentes, e que comprometem músculos, articulações, tendões e qualquer outro local do aparelho locomotor. São cerca de 300 doenças diferentes enquadradas dentro deste grupo. Algumas podem até mesmo acometer órgãos internos como o lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo. A febre reumática, enfermidade que atinge em sua maioria crianças, é outro exemplo de reumatismo que agride os órgãos.

A principal característica destas complicações são inchaço, dor, fraqueza e movimentos restritos. Estas podem se desenvolver a partir de qualquer momento da vida, sem restrição de sexo ou de idade. Alguns reumatismos são degenerativos e estão relacionados com o desgaste. Na osteoartrose, por exemplo, quem sofre o desgaste são as cartilagens. Já na osteoporose, são os ossos.

Outros reumatismos podem ser causados devido a infecções bacterianas ou por vírus, como ocorre com a hepatite e com o HIV. Inflamações sistêmicas nas articulações também podem levar a este quadro. Assim como inflamações em órgãos diversos. Com a chegada da idade mais avançada a degeneração de partes do organismo fica mais intensa, por este motivo é tão comum encontrar idosos com um ou mais tipos de reumatismos. Pessoas mais jovens, entretanto, podem facilmente desenvolver alguma destas complicações ao utilizar mal o corpo humano, através de movimentos muito repetitivos, por exemplo.

reumatismo

 

Agente causador

Como o reumatismo engloba um conjunto grande de doenças, as causas também são diversas. Os degenerativos, por exemplo, ocorrem devido a um desgaste de alguma estrutura do organismo. Pode ser algo natural, que vem com a idade, ou pode ser algo induzido, devido ao excesso de exercícios físicos.

Os inflamatórios geralmente possuem ligação com o sistema imunológico. Quando alguma falha ocorre neste sistema, o corpo passa a interpretar partes de estruturas como organismos estranhos e, ao combatê-las, gera inchaço local. Os reumatismos infecciosos são geralmente causados por vírus ou bactérias. Distúrbios metabólicos também podem ter relação com o surgimento de alguma complicação. Em alguns casos até mesmo a hereditariedade pode ser considerada fator de risco.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Reumatismo não é uma doença. É um conjunto composto por várias delas. Muitas possuem sintomas em comum, como dor, inchaço e restrição de movimentos. Algumas já possuem características mais específicas. Não há um exame para reumatismo. Diante dos sintomas do paciente o mais indicado é o médico fazer uma análise física cuidadosa e verificar através de uma conversa o histórico desta pessoa.

O diagnóstico precoce é uma das melhores formas de se evitar complicações. Isto porque a grande maioria das doenças, quando detectadas previamente, podem ser controladas ou até mesmo sanadas antes de dar início a transtornos consideráveis. Muitas vezes você pode estar sofrendo de um distúrbio sem saber, já que considera tal dorzinha normal. Por isto recomenda-se a ida frequente a um médico para a realização de exames de rotina. Desta forma você recebe o devido acompanhamento médico e seu corpo pode ser melhor monitorado.

Exames de sangue e exames de imagem, como ultrassonografia, raio-x e ressonância magnética, por exemplo, auxiliam o médico a verificar as causas e os motivos do incomodo que o paciente vem sentindo. Após se chegar a um diagnóstico é preciso dar início ao tratamento o quanto antes. Este ajuda no combate à dor e até mesmo soluciona algumas causas do problema.

 

Sintomas

Apesar da variedade de tipos de reumatismo os sintomas costumam ser bastante parecidos. O que muda são os locais acometidos, as funções atingidas e o tamanho da área afetada, por exemplo. Os principais sinais que surgem são:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Calor local;
  • Rigidez (geralmente pela manhã);
  • Fraqueza nos músculos.

Dependendo do reumatismo pode se observar também quadros de queda de cabelo, dor de cabeça, lesões na pele, emagrecimento, febre e muito cansaço. Estas doenças não são contagiosas. A grande maioria é agravada devido a fatores como alterações climáticas, estresse, depressão, traumatismos, sedentarismo, ansiedade e obesidade, por exemplo.

Diante destes sintomas não deixe de procurar por ajuda médica. O tratamento para o seu reumatismo pode ser simples e sua vida terá uma qualidade muito maior.

Reportagem sobre Reumatismo!

 

Prevenção

Em casos de reumatismo de origem hereditária não há muito o que se fazer. A pessoa provavelmente irá desenvolver alguma complicação em determinado período da vida. É indicado um acompanhamento médico e monitoramento do organismo para que os danos sejam menores e para que os transtornos sejam amenizados.

Manter a higiene corporal ajuda na prevenção de reumatismos do tipo infeccioso, por exemplo. Uma boa alimentação é indicada para a prevenção não somente desta como de diversas outras doenças, já que um corpo saudável é um corpo mais protegido. Trabalho intenso, movimentos repetitivos ou esforços excessivos podem acabar levando uma pessoa a desenvolver reumatismo do tipo degenerativo. Portanto, fique atento ao seu corpo e aos movimentos que executa.

Estresse, ansiedade e depressão contribuem com estes quadros. Busque auxílio médico sempre que notar pioras. A obesidade ajuda muito no surgimento destas complicações, assim como o sedentarismo. Adquira o hábito de praticar atividades físicas e mantenha uma dieta equilibrada.

 

Tratamento

O uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios auxiliam no combate à dor. A fisioterapia é uma prática adotada para reeducar fisicamente o corpo e para ajudar no retorno dos movimentos. Hidroterapias também são muito indicadas, já que ajudam no relaxamento muscular e promovem o reforço do músculo. Compressas de gelo, massagens, alongamentos e mobilizações articulares são outras medidas que podem ser tomadas no intuito de reduzir os incômodos do reumatismo.

O tratamento é basicamente sintomático, já que muitas vezes as causas são desconhecidas. É importante que todas as pessoas com dores procurem por ajuda médica. O estado da lesão pode piorar bastante quando não recebe tratamento ou acompanhamento médico. Através de simples medidas muitos dos incômodos podem ser sanados e o indivíduo volta a levar uma vida normal. Portanto, não deixe de pedir ajuda. Além disto, é fundamental ficar atento a quaisquer sinais que seu corpo possa estar lhe enviando. Algo aparentemente simples pode ser sintoma de um problema muito maior.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

23 comentários em “Reumatismo | Sintomas, causas e dicas

  1. Tenho muitas dores nos braços e pernas nao posso me molhar com agua fria,ficar no sereno aquele friuzinho ja tenho que me agasalhar.o q tenho na verdade..

  2. Tenho 21 anos ,e ja tenho reumatismo fortes…Estou me tratando do meu reumatismo no sangue, doe muito minha mae meus dedos, minhas pernas e pé’ mas vou conseguir sair dessa.

  3. Olá, tenho 20 anos. Descobri o reumatismos aos 5, 6 anos de idade na época comecei o tratamento mas parei depois da morte de minha mãe. Agora, depois de 11 anos voltei a fazer tratamento. Pela demora, para voltar a fazer o tratamento o reumatismo já pode ter afetado meu coração ou outros órgãos?

  4. Muito boa essas informações, pois acabei de pegar uns resultados de exames e se confirmou o que eu e o médico ja suspeitávamos, e tudo que foi descrito nesta informação eu infelizmente sinto.

  5. muito legal e interessante a matéria parabéns a equipe, pude ver e descobrir algumas coisas que não sabia, eu sinto muito dor nas costas, dor de cabeça, meu trabalho é repetitivo, é puxado, pesado tem hora e eu sou muito ansiosa, um pouco estressada também e calor tenho demais será que tenho esse reumatismo?

  6. minhas dores começaram as articulação trabalho a semana inteira com faxina acho que foi isso que desenvolveu .mais senti mesmo oi depois de duas infeção uma urinaria e outra na garganta faringe.. me ajudem.

  7. eu tenho reumatismo nas junas eu tomo um medicamento de anti flamatorio todos os dias
    sintomas (meu) . fraquza nos musculos , nao consigo correr
    mas tomando o remedio melhora
    eu sou de formiga mg e consulto em divinopoles em uma clinica de relmatismo

  8. Poxa, gostei demais desse site.
    Além de infelizmente ter reumatismo hereditário com 21 anos, e sanar minhas dúvidas sobre a doença, tenho um trabalho da faculdade para entregar sobre Reumatismo.
    Me ajudou muito, Valeu

  9. Oi boa noite , pois estava lendo sobre o reumatismo , pois sinto muita dor nas minhas pernas , inchaço , febre e se eu andar muito minhas pernas dói muito , será que eu tenho reumatismo ?

  10. adorei essa reportagem tenho reumatismo e ja estou fazendo meu tratamento mas com essa reportagem pude tirar mais umas duvidas de reumatismo ,acho que sera muito interessante para pessoas com esse problema para se orientarem um pouco mais ,,,,,,

  11. obrigada vcs me ajudaram muito, tenho um tipo de reumatismo desde crianca so agora descobri com uns exames que é ARTRITE. Voces me ajudaram muito com as causas e os sintomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>