Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1466871772
Vida do cache: 1468095993
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Reumatismo | Sintomas, causas e dicas

O que é reumatismo?

É um conjunto de doenças que possuem origem não traumática, ou seja, não são oriundas de acidentes, e que comprometem músculos, articulações, tendões e qualquer outro local do aparelho locomotor. São cerca de 300 doenças diferentes enquadradas dentro deste grupo. Algumas podem até mesmo acometer órgãos internos como o lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo. A febre reumática, enfermidade que atinge em sua maioria crianças, é outro exemplo de reumatismo que agride os órgãos.

A principal característica destas complicações são inchaço, dor, fraqueza e movimentos restritos. Estas podem se desenvolver a partir de qualquer momento da vida, sem restrição de sexo ou de idade. Alguns reumatismos são degenerativos e estão relacionados com o desgaste. Na osteoartrose, por exemplo, quem sofre o desgaste são as cartilagens. Já na osteoporose, são os ossos.

Outros reumatismos podem ser causados devido a infecções bacterianas ou por vírus, como ocorre com a hepatite e com o HIV. Inflamações sistêmicas nas articulações também podem levar a este quadro. Assim como inflamações em órgãos diversos. Com a chegada da idade mais avançada a degeneração de partes do organismo fica mais intensa, por este motivo é tão comum encontrar idosos com um ou mais tipos de reumatismos. Pessoas mais jovens, entretanto, podem facilmente desenvolver alguma destas complicações ao utilizar mal o corpo humano, através de movimentos muito repetitivos, por exemplo.

reumatismo

 

Agente causador

Como o reumatismo engloba um conjunto grande de doenças, as causas também são diversas. Os degenerativos, por exemplo, ocorrem devido a um desgaste de alguma estrutura do organismo. Pode ser algo natural, que vem com a idade, ou pode ser algo induzido, devido ao excesso de exercícios físicos.

Os inflamatórios geralmente possuem ligação com o sistema imunológico. Quando alguma falha ocorre neste sistema, o corpo passa a interpretar partes de estruturas como organismos estranhos e, ao combatê-las, gera inchaço local. Os reumatismos infecciosos são geralmente causados por vírus ou bactérias. Distúrbios metabólicos também podem ter relação com o surgimento de alguma complicação. Em alguns casos até mesmo a hereditariedade pode ser considerada fator de risco.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Reumatismo não é uma doença. É um conjunto composto por várias delas. Muitas possuem sintomas em comum, como dor, inchaço e restrição de movimentos. Algumas já possuem características mais específicas. Não há um exame para reumatismo. Diante dos sintomas do paciente o mais indicado é o médico fazer uma análise física cuidadosa e verificar através de uma conversa o histórico desta pessoa.

O diagnóstico precoce é uma das melhores formas de se evitar complicações. Isto porque a grande maioria das doenças, quando detectadas previamente, podem ser controladas ou até mesmo sanadas antes de dar início a transtornos consideráveis. Muitas vezes você pode estar sofrendo de um distúrbio sem saber, já que considera tal dorzinha normal. Por isto recomenda-se a ida frequente a um médico para a realização de exames de rotina. Desta forma você recebe o devido acompanhamento médico e seu corpo pode ser melhor monitorado.

Exames de sangue e exames de imagem, como ultrassonografia, raio-x e ressonância magnética, por exemplo, auxiliam o médico a verificar as causas e os motivos do incomodo que o paciente vem sentindo. Após se chegar a um diagnóstico é preciso dar início ao tratamento o quanto antes. Este ajuda no combate à dor e até mesmo soluciona algumas causas do problema.

 

Sintomas

Apesar da variedade de tipos de reumatismo os sintomas costumam ser bastante parecidos. O que muda são os locais acometidos, as funções atingidas e o tamanho da área afetada, por exemplo. Os principais sinais que surgem são:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Calor local;
  • Rigidez (geralmente pela manhã);
  • Fraqueza nos músculos.

Dependendo do reumatismo pode se observar também quadros de queda de cabelo, dor de cabeça, lesões na pele, emagrecimento, febre e muito cansaço. Estas doenças não são contagiosas. A grande maioria é agravada devido a fatores como alterações climáticas, estresse, depressão, traumatismos, sedentarismo, ansiedade e obesidade, por exemplo.

Diante destes sintomas não deixe de procurar por ajuda médica. O tratamento para o seu reumatismo pode ser simples e sua vida terá uma qualidade muito maior.

Reportagem sobre Reumatismo!

 

Prevenção

Em casos de reumatismo de origem hereditária não há muito o que se fazer. A pessoa provavelmente irá desenvolver alguma complicação em determinado período da vida. É indicado um acompanhamento médico e monitoramento do organismo para que os danos sejam menores e para que os transtornos sejam amenizados.

Manter a higiene corporal ajuda na prevenção de reumatismos do tipo infeccioso, por exemplo. Uma boa alimentação é indicada para a prevenção não somente desta como de diversas outras doenças, já que um corpo saudável é um corpo mais protegido. Trabalho intenso, movimentos repetitivos ou esforços excessivos podem acabar levando uma pessoa a desenvolver reumatismo do tipo degenerativo. Portanto, fique atento ao seu corpo e aos movimentos que executa.

Estresse, ansiedade e depressão contribuem com estes quadros. Busque auxílio médico sempre que notar pioras. A obesidade ajuda muito no surgimento destas complicações, assim como o sedentarismo. Adquira o hábito de praticar atividades físicas e mantenha uma dieta equilibrada.

 

Tratamento

O uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios auxiliam no combate à dor. A fisioterapia é uma prática adotada para reeducar fisicamente o corpo e para ajudar no retorno dos movimentos. Hidroterapias também são muito indicadas, já que ajudam no relaxamento muscular e promovem o reforço do músculo. Compressas de gelo, massagens, alongamentos e mobilizações articulares são outras medidas que podem ser tomadas no intuito de reduzir os incômodos do reumatismo.

O tratamento é basicamente sintomático, já que muitas vezes as causas são desconhecidas. É importante que todas as pessoas com dores procurem por ajuda médica. O estado da lesão pode piorar bastante quando não recebe tratamento ou acompanhamento médico. Através de simples medidas muitos dos incômodos podem ser sanados e o indivíduo volta a levar uma vida normal. Portanto, não deixe de pedir ajuda. Além disto, é fundamental ficar atento a quaisquer sinais que seu corpo possa estar lhe enviando. Algo aparentemente simples pode ser sintoma de um problema muito maior.

61 Comentários

  1. Denise disse:

    Depois de tandos remédios injeções ao longo do tempo e exames rx e tomografia! Cada parte foi diagnosticado .Esporão nos pés, artrose nos dois joelhos e quando levanto começo a andar uma sensação que o joelho esta se esfarelando faz uns ruídos e se subo ou desço escada parece que desencaixa tenho dor, muitas vezes ando mancando artrose lombar e cervical. Uma dor quente na coluna uns formigamentos que desce no nervo da coluna pra perna dai vai indo solta. Me ajudem tandos médicos exames remédios o que realmente tenho é fibromialgia ou reumatismo????

  2. Tenho 40 anos e fui diagnosticada com rematismo há três anos, tomei durante dois anos o Metrexato, mas não adiantou. Sinto muitas dores no pulso direito e estou achando q estou perdendo os movimentos desse pulso!! De manhã levanto toda dura com muita rigidez no corpo, nem consigo caminhar as vezes dói muito os pés!! Só passa tempo depois, agora comecei a sentir um cansaço terrivel nas pernas, principalmente a direita!! Será q tem cura, será que fisioterapia vai resolver meu caso?? Obrigada

  3. joselita de souza luiz lemos disse:

    oque é o reumatismo facial? qual o tratamento indicado

  4. oi sou thais tenho 34 anos ano passado 2015 descobri que tenho reumatismo desde 17 que sinto essas dores mais nenhum médico descobria o que era sentia muitos problemas de garganta ficava sem comer e muita febre e quando eu andava demais no outro dia ficava sem andar,os pés totalmente inchados mais agora tenho certeza fiz exames que comprovam como o aslo e deu positivo e eu trabalho com cabelo mais tem dias que eu não consigo lavar os pratos, dedos doem,coluna,pés,tonozelos,cotovelos,emfim tudo doe agora mesmo que evem o frio estou imaginando sofro muito o meu eu decobri tarde tem jeito doutor e é verdade que irei tomar bezentacil por resto da vida assim diz o médico? por favor me reponda.

  5. Adriana Camargos da Silva disse:

    Por favor gostaria de saber se alem da dor nas articulaçoes, o reumatismo causa empoloçao por todo o corpo

  6. victor hugo disse:

    Meus dedos dá mão estão inchados, to com muita dor nos ombros a palma dá minha mão ficou inchada, meu joelho está doendo muito, minha virilha também está doendo e meu cotovelo também está doendo.

  7. Angelo disse:

    Tenho 55 anos, já tive várias crises de gota articular causada pelo ácido úrico elevado. Recentemente, num período de 30 dias, tive três crises inflamatórias na articulação do dedão do pé, área onde sempre se manifestaram as crises de gota. Usei os medicamentos que costumo usar nas crises (colchicina). Desinflama e paro o uso. Passam alguns dias e volta a inchar e muito dolorida a área do pé, me impedindo de caminhar. Será que não se trata de crise de gota e sim de Reumatismo?

  8. Marilene Luiza Thomazzoni disse:

    Acordei por várias vezes pela manhã com os três primeiros dedos da mão enfurmigados e notei também que alguns dos meus anéis não servem mais nos meus dedos e não adquiri peso a mais, você póde me dar alguma explicação para esse tipo de sintoma?

  9. Jaime disse:

    Ola, faz algum tempo que venho sentindo formigamento nas maos, nao é constante , a uns dois meses venho sentindo principalmente pela manha , ao acordar que as juntas dos dedos estao mais enrijecidas, nas duas maos , acho que tudo começou com estresse , excesso de trabalho, nao sei,
    poderiam me auxiliar que tipo de tratamento fazer
    abraços.

  10. Angela Martins disse:

    Bom dia ! Tenho 24 anos, e a mais ou menos 9 anos sinto dores nas pernas. Essa dor quando ela acontece é intensa, na regia abaixo do joelho até as canelas, sentindo fisgadas na região lombar. A sensação que tenho são que os nervos da perna estão se torcendo e que a perna fica dura quase sem movimento. O que alivia é água quente. Já fui ao médico mas não sei o que pode ser.

  11. leonice disse:

    Tenho minhas mãos inchadas e sinto formigamento e dormencia, fiz vários exames , entre eles o de lupus e não nada. O que está alterado é o VHS e o TGO. O médico pediu para que eu procurasse um reumatologista. Não entendi porque já que o exame de fator reumatoide deu menos de 40UlmL.

  12. marcelo disse:

    bom dia tenho muitas dores atras de minha visao direita dores no braço que vai do ombro ate a palma das mas chega ate da formigamento e dormencia .ando de moto nao consigo nem abraçar o guidon esquerdo de tanta dor sera que tenho reumatismo alem disso meu exame de aslo de 289 o minimo e 200 e reumatismo mesmo mim tirem essa duvida . obrigado

  13. Julieta Avelar disse:

    Tenho 38 anos. Fiz vários exames e descobrí que estou com reumatismo. No começo estava sentindo muitas dores nas juntas, tomei o remédio e melhorei!!! Agora estou sentindo muitas dores nos braços e nas costas!!! Os braço sinto inchados e tenho dificuldades para levantá-los e pegar peso! Na academia com os exercícios da uma amenizada na dor, mas logo depois volta! Trabalho muito no computador! Esses sintomas ainda pode ser do reumatismo? O que tenho que fazer?

  14. Nalva da Silva Ramos disse:

    Tenho 32 anos e muitas dores no pescoço, braço e perna, sendo mais forte do lado esquerdo. Sao dores que parecem fisgadas, como se tivesse partes inflamadas.
    O que pode ser?

  15. Mayara Sousa disse:

    Oi…Bom dia
    Meu nome e Mayara tenho 16 anos e a dois meses e meio descobrir que estou com Reumatismo.
    Eu sinto muito dor nas juntas principalmente a noite e quando eu acordo . A dor e tão grande que as vezes eu desmaia , pedir muito peso e sinto muita fraqueza.
    Mas com fé que eu tenho em Deus e a ajuda desse site vou melhora bastante .

  16. Maristela disse:

    Boa tarde!
    Estou apresentando todas as manifestações clínicas da Artrite Reumatóide. Tenho tido muita dificuldade em me locomover e realizar movimentos simples. Todos os que fazem parte da minha rotina diária (família e colegas de trabalho) tem sido testemunhas das dificuldades que tenho enfrentado. Minha mãe vem realizando as tarefas domésticas para mim. Tive consulta com reumatologista, que me encaminhou para realizar exames de raio-x e ultrassom, porém os exames não detectaram nada! Está tudo normal! Fiquei até assustada! Apresentei os resultados para o especialista, e ele começou a direcionar o diagnóstico para Fibromialgia, procurando investigar o meu estado psicológico. Fiquei bastante insatisfeita com essa postura, pois indicou negligência quanto às minhas reclamações, quanto aos meus depoimentos de familiares, e quanto aos exames laboratoriais de sangue (Anti-CCP) também realizados!
    Eu gostaria de saber se posso exigir que ele me encaminhe para uma ressonância magnética, ou devo trocar de profissional.
    Obrigada.

  17. Manuel Ambrósio Francisco disse:

    Muito obrigado pelo esclarecimento.

  18. ANA disse:

    Existe algum exame especifico para o diagnóstico do reumatismo?

  19. geiza Andrade disse:

    Muito interessante,só que queria saber qual o tratamento adequado quando se tem lesões na pele que parece uma casca de Laranja?

  20. fabiola disse:

    Boa tarde!
    Sinto muita dor nos ossos ,quando pego sol parece ate que estão enfiando uma agulha. Até mesmo quando pego peso ou faço exercício . Sinto fortes dores que às vezes nem consigo movimentar os braços

  21. Tatiane souza Cerqueira disse:

    Meu filho tem 6 anos e deu reumatismo que tratameto ele vai fazer

  22. solange cristina alves disse:

    Eu tenho muita dor no punho direito já fiz a ressonância magnética e teu intensidade de sinal intermediária em stir e leve realce pelo meio de contraste junto dos ossos do carpo e da articulação radiocarpal.a possibilidade de proliferação de tecido sinovial /sinovite pode ser considerada no diagnóstico diferencial.
    Sinais de tenossinovite difusa dos tendões extensores do carpo.
    Pequeno derrame articular radioular distal.
    Estou domando remédio mais tenho muitas dores ainda.estou muito inchada.Isto é normal porque eu já estou ficando preocupada?

  23. Cacá disse:

    Tenho 43 anos e sinto dores nos braços e pernas se eu me molhar com água fria e ficar no sereno. O local fica quente. Piora se eu ingerir álcool. Após algum tempo bem aquecida melhora um pouco. A dor é muito forte. A primeira vez que senti isso foi aos 20 anos. Pode me dizer o que é isso?

  24. ulysses reis disse:

    Fiz cirurgia de retirada das varizes por causa de muitas dores nas pernas e mesmo assim continuou com dor. Penso q seja reumatismo. O que posso fazer? Por favor! 🙂

  25. tatieli disse:

    ola tenho 19 anos e sinto dores fortes entre o joelho e a bacia, elas não são frequentes.
    a dor só ataca mais a noite…
    e uma dor Insuportável.
    Eu não sei o que

    POR FAVOR ME AJUDEM EU NÃO AGUENTO MAIS .

    • paulo ceranto disse:

      tatieli , procure fazer um exame chamado cintilografia óssea , com fluxo sanguíneo e um exame caro 650,00 reais, para quem não tem convênio, mais se vc tem ai fica mais facil , ou procure em sua cidade se o SUS ,

  26. Gabriel disse:

    Olá tenho 24 anos e estou bem desconfiado que tenho reumatismo,, estou sentindo muita dor nas costas na cabeça e nos rins, meia pés e pernas ficam dormentes quando esquenta é minha mãos formigam e não tenho tanta mobilidade quanto antes, nem futebol consigo mais jogar,,

  27. MARLENE disse:

    TENHO 62 ANOS. SOFRO COM DORES NOS JOELHOS, PRINCIPALMENTE NO JOELHO ESQUERDO.FOI DIAGNOSTICADO COMO ARTROSE. QUE CUIDADOS DEVO TOMAR PARA CURAR OU PELO MENOS ESTACIONAREM ESSAS DORES. NÃO POSSO FICAR UMA OU DUAS HORINHAS A MAIS DEITADA , QUE DAÍ PRA LEVANTAR É SÓ DORES PELO CORPO, COLUNA, JOELHOS,ETC……SOCORRO QUE FAÇO, ESTOU DESORIENTADA!!!!DOU AULAS AINDA!!!

  28. Sandra Azevedo disse:

    Então tenho 27 anos e tem uns dois anos q sinto dores nos ombros,de uns 8 meses pra cá meu braço estrala os nervos mais no braço direito de todo lado q mecho o braço sempre estrala sempre trabalhei como diarista, agora acordo a noite com ele dormente quando vai passando a dormência DÓI um pouco não consigo ficar com o braço pra cima mais de dois minuto ele começa doer sinto q vou ficando sem força no braço.e quando faço diária no outro dia DÓI tudo ate a alça do sutiã machuca tbm DÓI o nervo do pecosso.O q eu faço? Oq eu tomo para aliviar a dor..

  29. Cleber Silva disse:

    Boa tarde! Sinto muitas dores do lado esquerdo do corpo (ombro, bacia e joelho), tenho tentado controlar com anti-flamatórios, mas como tenho que parar por duas semanas as dores continuam porque sei que a continuidade prejudica rins e estômago. O que faço para até uma solução médica estar bem?

  30. claudeci de oliveira m.p. dos santos disse:

    ola hoje estou com 54 anos a uns 15 anos atras comecei a ter dor e inchaço nas jutas das mãos , pés , tornozelos etc fui ao ortopedista que me pediu exame de sangue e relatou reumatismo no sangue , mas não confirma o tipo do reumatismo e então uso o medicamento manipulado , deflazacorte 6 mlg .,mas quero saber se vou ter outros problema com este medicamento…??

  31. Larissa disse:

    Eu sito muita dor nas pernas como posso fazer para eu melhorar com essas dores

  32. aline disse:

    Eu tenhu muita dor nos joelhos sempre quando faço muitos movimentos repetitivos começa a doer muito e uma dor insuportável isso e normal?

  33. Thienny Silva disse:

    Tenho reumatismo desde criança, quando eu era menor sentia mais dores e eram mais frequentes. Hoje tenho 19 e já é tão contante. Mas, o clima de Manaus não ajuda, muda toda hora e agora com a mudança de clima tenho sentido umas leves dores. E é hereditário o que é pior. Tomo o anti-flamatório NIMESULIDA!!! É ótimo, recomendo 🙂

  34. Valdeciria freitas disse:

    Tenho muitas dores nos braços e pernas nao posso me molhar com agua fria,ficar no sereno aquele friuzinho ja tenho que me agasalhar.o q tenho na verdade..

  35. Luana disse:

    Tenho 21 anos ,e ja tenho reumatismo fortes…Estou me tratando do meu reumatismo no sangue, doe muito minha mae meus dedos, minhas pernas e pé’ mas vou conseguir sair dessa.

  36. Hérica Rodrigues disse:

    Olá, tenho 20 anos. Descobri o reumatismos aos 5, 6 anos de idade na época comecei o tratamento mas parei depois da morte de minha mãe. Agora, depois de 11 anos voltei a fazer tratamento. Pela demora, para voltar a fazer o tratamento o reumatismo já pode ter afetado meu coração ou outros órgãos?

  37. joelma disse:

    com muitas dores de baixo dos pes, inchaço nas mãos e dor nas articulações pode ser reumatismo?

  38. Marinalva disse:

    Muito boa essas informações, pois acabei de pegar uns resultados de exames e se confirmou o que eu e o médico ja suspeitávamos, e tudo que foi descrito nesta informação eu infelizmente sinto.

  39. eliane disse:

    muito bom essa materia tenho muitas duvi
    das e preciso da sua ajuda……tenho reumatismo des dos 15 anos hoje estou com 32 e sofro muito

  40. Bianca disse:

    muito legal e interessante a matéria parabéns a equipe, pude ver e descobrir algumas coisas que não sabia, eu sinto muito dor nas costas, dor de cabeça, meu trabalho é repetitivo, é puxado, pesado tem hora e eu sou muito ansiosa, um pouco estressada também e calor tenho demais será que tenho esse reumatismo?

  41. lucia helena schuermann disse:

    minhas dores começaram as articulação trabalho a semana inteira com faxina acho que foi isso que desenvolveu .mais senti mesmo oi depois de duas infeção uma urinaria e outra na garganta faringe.. me ajudem.

  42. DALMO RIBEIRO disse:

    Todo cuidado é pouco. Cuidado com o reumatismo!

  43. jair disse:

    Muito bom alias que bela reportagem tirei muitas duvidas parabens equipe.

  44. vinicius disse:

    eu tenho reumatismo nas junas eu tomo um medicamento de anti flamatorio todos os dias
    sintomas (meu) . fraquza nos musculos , nao consigo correr
    mas tomando o remedio melhora
    eu sou de formiga mg e consulto em divinopoles em uma clinica de relmatismo

  45. Fernanda Ribeiro da Silva disse:

    Poxa, gostei demais desse site.
    Além de infelizmente ter reumatismo hereditário com 21 anos, e sanar minhas dúvidas sobre a doença, tenho um trabalho da faculdade para entregar sobre Reumatismo.
    Me ajudou muito, Valeu

  46. Thalya disse:

    Oi boa noite , pois estava lendo sobre o reumatismo , pois sinto muita dor nas minhas pernas , inchaço , febre e se eu andar muito minhas pernas dói muito , será que eu tenho reumatismo ?

    • katia disse:

      Tenho 33 anos Descobrir que tenho reumatismo tenho muita dor no corpo principalmente no braço e pescoço. Vou começar a tomar remédio manipulado e pior que também tenho fibromialgia estava com muita dúvida sobre reumatismo,mais depois que lir tirou bastante minha dúvidas obrigada

  47. nil disse:

    a materia sobre reumatismo foi esclarecedora parabens………..

  48. gostei do que foi dito a respeito destes males tenho um dor no joelho esquerdo e faço tratamento graça a este deporimentos….ok

  49. clemente disse:

    Obrigado a informacao foi legal.

  50. mariele disse:

    valeu saber….

  51. marta alves disse:

    adorei essa reportagem tenho reumatismo e ja estou fazendo meu tratamento mas com essa reportagem pude tirar mais umas duvidas de reumatismo ,acho que sera muito interessante para pessoas com esse problema para se orientarem um pouco mais ,,,,,,

  52. julia condé disse:

    voce e muito inteligente

  53. claudia disse:

    obrigada vcs me ajudaram muito, tenho um tipo de reumatismo desde crianca so agora descobri com uns exames que é ARTRITE. Voces me ajudaram muito com as causas e os sintomas

  54. Malanio disse:

    Gostei da pagina.

  55. NAIARA disse:

    muito legal

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.