Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > Radiografia

Radiografia

O que é radiografia?

É uma espécie de exame médico utilizado com a finalidade de tratar e de diagnosticar doenças. Popularmente este procedimento leva o nome de raios x. Durante os raios x uma parte do organismo recebe uma dose leve de radiação ionizante com o intuito de se conseguir informações do interior do corpo humano.

Este método é um dos mais antigos e mais frequentes na busca por imagens clínicas. Geralmente se utiliza um tubo de raios x suspenso sob um local onde o paciente se posiciona. Embaixo da mesa em que ele deita tem uma placa onde as imagens são registradas. Durante a radiografia raios x atravessam o corpo humano produzindo na placa uma imagem já vista por muitos. Ela é acinzentada e trás os ossos muito bem delineados.

Os raios x são capazes de cruzar o corpo e qualquer outro objeto. Grande parte da radiação é absorvida pelos ossos, enquanto que os órgãos, músculos e os tecidos, que são áreas mais moles, permitem que os raios passem direto por eles. Fato este que determina o desenho na placa de raios x: os ossos saem brancos e os órgãos em preto ou em diferentes tonalidades, dependendo da capacidade de absorver ou não a radiação.

Na grande maioria das vezes este procedimento não produz efeitos secundários. A radiação não permanece no organismo e a quantidade a que o paciente é exposto é a bem pequena. Alguns cuidados devem ser tomados, como informar o médico de uma gravidez. Porém, de modo geral, a radiografia é segura e eficiente.

radiografia

 

Quando é indicado

É muito utilizada para avaliação de mudanças nos ossos, para localizar objetos no interior do organismo, para diagnosticar um câncer, para estudar os possíveis danos causados por uma infecção, verificar artrites, crescimentos anormais de ossos e osteoporose.

Também é recomendada, por exemplo, como guia em cirurgias ortopédicas, para determinar se há acúmulo de líquido em regiões do corpo, para verificar a solidificação de alguma fratura, para determinar se algum osso está quebrado e como está a situação e para verificar o posicionamento de uma articulação. Estes são apenas alguns exemplos do uso da radiografia. Este método é antigo e utilizado com uma série de finalidades hoje em dia.

 

Como é o procedimento

O paciente é levado para uma sala específica e protegida. Uma vestimenta é dada a ele e pedida para ser colocada. Dependendo da área que será radiografada a pessoa precisará ficar em pé ou deitada.

Todas as joias e objetos metálicos que possam interferir na análise precisarão ser retirados. O técnico irá dizer a quantidade de fotos que serão tiradas durante a radiografia. Enquanto os raios x são registrados na placa o técnico fica protegido atrás de uma cabine especial.raio x

A pessoa costuma deitar em uma maca com um aparelho posicionado perto dela. Este emitirá os raios, enquanto que, embaixo da cama há uma placa onde serão feitas as imagens. Algumas vezes é pedido que se encha o peito de ar e segure a respiração. O exame é rápido, prático e indolor. Nada é sentido, entretanto, caso seja um estudo de alguma parte fraturada ou de alguma lesão, uma dor pode ter início devido à manipulação do local.

 

Quais são os preparativos

É importante conversar com médico quando o exame for solicitado para que todas as dúvidas sejam sanadas. Mulheres que estejam grávidas devem informar ao profissional do fato, pois a radiação é muito prejudicial ao feto, mesmo em pequenas quantidades.

Dependendo do local a ser avaliado na radiografia podem ser pedidas algumas medidas específicas. O exame de raios x é utilizado com um número de finalidades e praticamente qualquer parte do corpo pode ser registrada na placa. Na maioria das vezes é solicitado ao paciente que retire todos os objetos metálicos. Brincos, anéis, pulseiras, óculos, elásticos de cabelo, fivelas, ou seja, tudo o que pode influenciar no bom resultado do exame. Estes objetos não permitem a passagem dos raios x e acabam interferindo no procedimento.

A radiografia é simples e nada invasiva. O método é indolor e rápido. Não existem muitos preparos e logo após o exame a pessoa já pode continuar o dia como de costume. Caso esteja com algum incomodo converse com seu médico e agende este procedimento. Os resultados são muito bons.

 

Riscos e efeitos colaterais

Apesar de a radiação ser algo extremamente letal para o ser humano, os níveis utilizados durante os exames de radiografia são muito pequenos para causar algum mal. Entretanto, não se pode excluir alguma interferência quando o uso é frequente ou incorreto.

exame raio xAlgumas medidas são adotadas para minimizar ainda mais o efeito do pequeno número de raios x que são recebidos no procedimento. Aventais plumbíferos são usados, os filmes são ultrarrápidos, o processamento é automático e os aparelhos são calibrados, por exemplo. Desta forma a exposição do técnico aos raios x é controlada e também a exposição do paciente.

A radiografia é muito rápida. É feita da forma mais veloz possível. Os riscos são praticamente inexistentes e os efeitos colaterais nulos.

 

O que ocorre após o exame

Após o exame a única medida a ser adotada é aguardar pelo resultado. Este tende a sair rapidamente, já que as imagens são produzidas instantaneamente nas placas. É como tirar uma foto e esperar pela revelação.

O paciente pode ir embora sozinho, já que nenhum sedativo é aplicado e a radiografia não é invasiva. Este pode voltar a trabalhar normalmente. O resultado do exame precisa ser encaminhado ao médico para que ele avalie os danos e o estado do local radiografado. Caso o médico ache prudente, novos exames serão solicitados.

Geralmente não há nada de específico para se fazer após o exame, a não ser que o médico tenha recomendado alguma medida. O paciente deve ir para casa ou para o trabalho e levar o restante do dia como de costume. Diante de algum incomodo ou dor estranha não deixe de entrar em contato com um profissional. Nunca se auto medique, pois esta prática pode agravar uma situação. A radiografia não produz efeitos colaterais, entretanto, caso algo de incomum aconteça, não hesite em procurar por ajuda.

Tags: , , , ,

1 Comentário

Deixe o seu comentário!