Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1474216981
Vida do cache: 1475512972
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Prisão de Ventre | Intestino preso

O que é Prisão de Ventre?

Também conhecida como intestino preso, a prisão de ventre é uma doença que dificulta a normalidade do funcionamento intestinal, causando problemas para que o paciente faça fezes, e quando acontece estão ressecadas e incomoda o paciente.

O problema pode ser causado por má alimentação e geralmente afeta mais as mulheres do que os homens, por conta dos fatores hormonais de cada um. Na gestação o problema pode se tornar comum, por conta da compressão do útero com o intestino.

Quando a pessoa sofre de prisão de ventre, o tempo entre fazer fezes se tornam maiores do que uma pessoa que tem o intestino controlado e com isso, o paciente sente dores abdominais e inchaço.

A prisão de ventre pode desencadear outros problemas, como fissura anal, sangue nas fezes ou até câncer no intestino.

Em alguns pacientes, fatores psicológicos podem contribuir negativamente para o desenvolvimento da doença.

As pessoas que tem o intestino normal, vão ao banheiro geralmente uma vez por dia, ou até cinco por semana. Se você não está dentro dessa média, é importante ficar atendo aos sintomas, pois pode ser que sofra de prisão de dentre e ainda não se deu conta.

A doença, além de poder desenvolver outras, causa muito desconforto e mal estar para quem sofre do problema. Por isso, é muito importante que assim que identificado o problema, o paciente procure ajuda para tratar e evitar mais complicações.
intestino preso

 

Como se adquire

O problema afeta os pacientes que fazem alimentação com poucas fibras e muito amido. Com a falta de atividade física, essas ações contribuem que a prisão de ventre se desenvolva.

A falta de líquido também pode gerar a doença. Efeitos colaterais de medicamentos, estresse, depressão, doenças como ansiedade e a carência no consumo de frutas e verduras também são causadores do problema.

 

Sintomas

A doença é caracterizada por sintomas como dificuldades em fazer as fezes, fezes mais ressecadas, dores abdominais, inchaço na barriga, muita cólica e com tudo isso, o paciente passa por oscilações de humor.

Quando o problema afeta crianças, estas podem fazer as fezes involuntariamente quando tem vontade, sujando roupas e causando constrangimento.

A situação é desconfortável, e assim que notado os sintomas, dentre eles, o principal é a demora e dificuldade em fazer as fezes, é necessário que o paciente já procure ajuda e orientações de um profissional, que poderá realizar o diagnostico e indicar a melhor forma de tratamento, que varia de acordo com cada situação e pessoa.

 

Diagnóstico

Testes como colonoscopia podem ajudar na constatação da doença. Porém, o paciente já contribui grandemente relatando o histórico dos sintomas.

Na maioria dos casos o diagnostico é feito por meio dos sintomas, e dispensa a realização de diversos exames.

Porém, mesmo com a identificação dos sintomas pelo paciente, é necessário que procure um médico para que o profissional possa indicar o tratamento ideal e adequado para cada tipo de paciente, pois não existe um tratamento padrão para tratar esse problema. Cada organismo reage de uma maneira.

 

Como é feito o tratamento

Existem diversos tratamentos para cuidar da prisão de ventre. Desde tratamentos e medicamentos naturais, até alimentação adequada e a realização de exercícios físicos.

dieta para intestino presoNa alimentação do dia a dia é interessante que a pessoa inclua fibras, como os cereais e também frutas, pois estes alimentos amolecem as fezes e com isso não saem tão ressecadas.

Porém, o tratamento correto deve ser indicado pelo médico, que pode receitar uma dieta específica de acordo com cada caso.

Durante as crises da doença não é aconselhável o uso de laxantes, pois esta ação não trata o problema e o paciente sempre terá as mesmas sensações de desconforto.

A principal forma de tratar a doença é por meio da alimentação, pois regula o intestino e o paciente fica livre de medicamento, evitando possíveis efeitos colaterais.

 

Como prevenir

Manter uma alimentação adequada, com ingestão de muito líquido é um bom e primeiro passo para evitar esse problema.

Chá quente pode evitar a prisão de ventre, pois o líquido quente estimula o funcional adequando do intestino.

Além disso, alimentos como arroz, macarrão e verduras podem ajudar a manter o intestino em funcionamento adequado.

Frutas como mamão, melancia, maga e ameixa também são eficientes na prevenção da prisão de ventres.

No dia a dia, suco com laranja e mamão é um bom aliado, pois além de conter vitaminas que ajudam o paciente para uma dieta rica em proteínas, mantém livre do problema do intestino preso.

Alguns iogurtes são específicos para o tratamento de prisão de ventre. Neste caso, o consumo desse determinado alimento pode ajudar o paciente a controlar o intestino e não passar pelos incômodos causados pela prisão de ventre.

É importante manter a qualidade de vida em dia, portanto, a realização de exercícios físicos como caminhada e outras atividades podem afastar os riscos de sofrer com prisão de ventre.

31 Comentários

  1. Sonia disse:

    Eu sou ressecada fui ao banheiro só que forcei p sair e saiu com sangue e está dolorido . O que devo fazer

  2. Hoje, depois de 3 dias fui ao banheiro com dor e 5 vezes nada saiu por
    isso estou lendo tudo pois ador e forte e nao sai nada preciso algo que
    amolece e sai pois forcei pra sair e nada se bem que no passado ja
    forcei e saiu bem grosso e bem grande e sangue por isso procuro para nao acontecer de novo fico no aguardo de informacao obrigado

  3. Faz 4 dias que estou com dor de barriga e so consegui usar o banheiro 2 vezes não saiu ressecados, e na terceura tentei e saiu 3 cocozin de rato muito ressecado e agora estou inchada e nao consigo usar o banheiro

  4. Emilly naisa disse:

    Olá, meu nome é emilly, gente quero ajuda, eu toda vez que eu faço fezes eu boto força, ele sai bem duro mas sai, mas sai sangrando, eu não sei oq fazer o povo diz que água ajuda, que fruta ajuda, algumas fala que não ajuda então não sei, por favor min ajudem não aguento mas doe demais desculpa falar assim

  5. ROSA disse:

    TENHO DIFICULDADE DE DEFECAR,PASSO VARIOS DIAS SEM DEFECAR SOU PACIENTE ONCOLOGICO, DE MAMA COM METASTASE NOS OSSOS , QUAIS ALIMENTOS PODE DE AJUDAR.

  6. jeny disse:

    bom a partir do momento que resolvi muda minha alimentação para conseguir emagrecer um pouco,começo essa dificuldade para ir ao banheiro,diferente de alguns casos eu vou com mais frequência só que sinto dor e com isso minha barriga fica dolorida e estufada ,muitas vezes sinto dor nas costas

  7. Rozana disse:

    Se isso pode ajudar a todos. Tb sofria com prisão de ventre desde a infância. Recorria frequentemente à alimentação saudável e à base de fibras na tentativa que melhorasse. Tentava ao máximo ficar longe dos pães, minha verdadeira paixão, já que as farinhas refinadas são grandes vilães para quem tem prisão de ventre. Nada que eu fazia resolvia. Já cheguei a comer um pacote de ameixa em um dia pra ver se resolvia… e nada. Até que um dia, quando eu menos esperava, enquanto lia uma matéria na internet sobre o Sânscrito, um antigo idioma indo-europeu, uma língua quase morta na atualidade. Uma parte da reportagem que falava sobre a medicina ayurvédica , mencionando a necessidade de se beber seis copos de água em jejum e, logo ao acordar, antes mesmo de escovar os dentes e aguardar 1h até ingerir a primeira refeição do dia. Eu, que já tinha tentado de tudo, achei que não custava nada tentar mais essa sugestão, apesar de não acreditar muito que isso resolveria, afinal , não era medicamento, era só água. Pois bem, vou confessar que não consegui ingerir 6 copos, era muita coisa. Já que sou relativamente magra, achei que 4 copos seria razoável para o meu peso, além do que era o máximo que consegui ingerir. Daí comecei bebendo 4 copos de água e aguardei 1 hora antes de tomar meu café da manhã. Funcionou direitinho. É muito incrível!!!! Já faz três meses que sigo este mesmo ritual e é incrível que ja´consigo fazer n2 dentro de 30 ou 35min após a ingestão da água. Daí, já tomo meu café da manhã antes mesmo de aguardar o tempo de 1h, geralmente aguardo uns 35 min. Ah! E não precisa acordar sempre na mesma hora todo dia, não. Basta ingerir a água assim q acordar, independente da hora que vc acordar e depois aguardar o tempo. Funciona do mesmo jeito.Tomara que, se deu certo comigo, que dê certo pra todos. É claro que eu sei que é um ritual, mas pelo menos não é preciso restringir a alimentação ou ficar correndo atrás de certas frutas ou fibras para ingerir regularmente e nem mesmo ficar ingerindo laxantes, que são perigosos para a saúde. Hoje, até pão eu como normalmente, como de tudo, sem me preocupar com prisão de ventre. É claro que a escolha por uma alimentação saudável é sempre melhor. Mas é muito ruim vc não poder comer uma pizza ou um pãozinho, pq senão vai ter prisão de ventre…fica a dica

  8. Lucas disse:

    Tenho 10 anos, desde o começo do ano, meu intestino vão vem muito bem, sempre q viajo quando chego no lugar meu intestino solta ou prende, há uns 2 meses atrás venho fazendo o n2 á cada 3 dias, ou seja, só evacuo 20 vezes em 2 meses, estou com medo de ser alguma coisa, minha alimentação é boa e bebo uns 1,5l de água por dia, só consigo ir ao banheiro se comer ameixa ou mamão, mas nao da pra viver assim. Alguem pode me ajudar??

  9. Ana disse:

    Oi, pois bem. Tenho este problema de intestino preso desde o final de 2013, quando comecei a perceber a falta de idas ao banheiro. Até entao, n consegui resolver. E isso me incomoda muito, fico super estressada e o auto estima vai pro espaço devido, a barriga de “piava” que fico, além de pesar, e doer muito! Ja fiz de tudo, e ainda n consegui resolver o problema. Ja fui duas vezes ao médico, gastei um dinheirão, para ele simplesmente olhar na minha cara e dizer, é seu intestino é só preguiçoso! Caramba disso eu sei!! Nao quiseram me deixar fazer a coloscopia, a qual queria muito fazer, pois acho que tenho problemas mais sério, que simplesmente um intestino preguiçoso! Minha “familia” n me ajuda em nada tbm, nem dão bola pra mim. Talvez isso tbm mecha com meu psicologico. Mas caramba eu tento o maximo para que o meu intestino funcione e nada! Ja mudei a alimentao, ingiro muita fibra, frutas e tomo mais agua que camelo. E mesmo assim, n acontece nada nem uma mechidinha basica na barriga! Esses tempo o lactopurga n fazia mais efeito, eu tomava ja os 6 comprimidos da cartela e mesmo assim nada. Pois bem comecei a tomar tamarine, lactuliv, e muvinlax e lactopurga ao mesmo tempo, isso fez efeito no primeiro dia, depois era como se n tomasse nada, apenas tinha muitos gases! Estou completamente sem animo. N aguento mais isso!!!!! Me ajudem por favor, queria acabar com isso de uma vez por todas!!! N quero nunca mais ter que tomar laxante, eu só queria ser normal, ter uma vida normal!!

    • Adriana disse:

      Me identifiquei com a colega ana eu fico onze dias a 15 sem ir ao banheiro fico muito mal..dor nas costas, cólicas insuportáveis, só solto gases pelo menos isso né se não eu viraria uma bexiga ambulante…um mal humor horrível e meu rosto pura espinha parece uma peneira tomo munvilax tbem mas acho que meu intestino acostumou que nem faz efeito..tomei muito lacto purga mais parei devido as cólicas que é demais e tbem que o intestino fica mais preguiçoso ainda fui no médico escuto a mesma coisa muda sua alimentação? seu intestino é preguiçoso nem perco mais meu tempo..então o que resta fazer esperar é muito ruim não ter uma vida normal nessa questão por que todo mundo q conheço vai no banheiro de modo normal agora eu..so jesus na causa..

  10. Também tenho o intestino preso, mas me ensinaram a tomar cha de sene que e uma plantinha natural, e todos os dias tomo meio copo. Meu intestino funciona normalmente, e o dia que não tomo, fico como relataram acima. Emagreci bastante depois que o intestino funcionou, mas nunca esqueço o cha, nem nas viagens.

  11. elvira da cunha brito disse:

    Bom dia…gostaria mto de saber: desde de pequena, hoje com 74 anos..tenho prizão de ventre…vou ao banheiro 1 vez por semana, e com ajuda de “Minilax” nunca consigo evacuar normalmente sem esta ajuda, já que os laxantes me dão muita colica….tempo atras fiz uma colonoscopia, e não foi concluida devido a forte dores na barriga, o laudo diz: que até onde foi..n foi constatado nada…minha pergunta: faz mal sempre que tenho que avacuar untroduzir “Minilax”?tento marcar consulta com gastro, mas o convenio nunca tem dia que eu tenho disponivel…ah! depois que consigo evacuar minha barriga indurece e doe muito. obrigada

  12. monica disse:

    Tbm tenho problema no intestino já fui ao proctologista e gastro n tenha medo ,já fiz a colono , n DOI , tenha fé não vai ser nada e VC vai ficar mais tranquila ,e horrível essa sensação de q possamos ter alguma doença ruim. Creia vai dar Td certo.

  13. Fernanda disse:

    desde criança sofro com prisao de ventre. Tomo Activia, como frutas, me alimento super bem. So que tenho um problema… Nao tomo agua. Fico mais de uma semana sem ingerir agua. Talves o meu problema esta ai. Mas ja tentei tomar agua mais veses e eu nao consigo. Esqueco de tomar… Nao tenho sede.

  14. Neidineia disse:

    Gente preciso muito de ajuda, eu tomo, 3litros de água por dia. Minha alimentação e perfeita mais não funciona direito passo 3dias sem evacuar, e dói demais só não sai sangue nenhum , eu fico o dia todo deitada pois não consigo andar depois evacuo.

    Desde de já agradeço.

  15. gustavo disse:

    ola eu tenho 13 anos somente tenho prisao de ventre faiz 10 dias que nao consigo ir noo bangheiro e a 10 dias atras minhas fezes saiu com sangue e doi pra caranba e um contrangimento q so ja usei supositorio oque e horrivel que eu nao sei colocar e sou obrigado a pedir a minha mae colocar arde de mais e eu sou nao tao magro mais nen sou gordo me alimento bem coisas entegral batante agua mais continua eu queria saber oque eu faço me ajudem se nao volter que faazer lavagem doi demais eu ja fiz quando tinha 9 anos fiquei sem andar e sem comer direito por um mes obgg !!!!!!!!!!!!!!

  16. Renata disse:

    Eu sinto muita vontade de ir ao banheiro, como se não fosse aguentar mesmo,
    Mas quando eu vou, não sai nada, as vezes um pedacinho de fezes ou um pouquinho de líquido, e continua aquela vontade de fazer o n2

    • marcio disse:

      Deixa eu te fala se isso ocorre com frequencia vc pode esta ressecada .agora se vc vai as veses e sai normal e essa vontade q vem e sai so um pedacinho pode ser a vontade picicologico vc acha q vai e nao vem nada eu sofro disso quando vou a um lugar to bem mais quando falo q vou sai meu deus vem aquela contade ai quando vou so sai uma pouca quantidade de agua rsrs ai vou ao banheiro terminei quando to saindo vem de novo olha e orrivel seu problema pode ser igual ao meu picicologico te esplico melhor mande um alo pra mim 973555029

  17. Sllb disse:

    eu sinto muitas dores abdominais, e ressecamento sangue nas fezes, isso começou a uns tempos atras , o que devo fazer? isso e normal ? tenho casos de intestino preso na familia .

  18. Saritade Alencar disse:

    Ola!
    Tenho problema no trânsito colonico, ou seja o meu intestino n funciona de jeito nenhum, só com remédios fortes e mesmo assim ja tomei várias lavagens. O meu médico quer q eu retire todo o meu intestiño grosso! N sei o q fazer- tenho 46 anos e penso q estou perto de morrer disso.

  19. Rafaella disse:

    ola,esta semana estou a 7 dias sem ir no banheiro,estou com uma dor orriver e um mal estar ,nao estou aguentando o que devo fazer ?

  20. adriana gomes disse:

    eu levo a oito dias para ir ao banheiro,eu sou muito ressecada e eu não sento dores a minha barriga fica grande e dura,eu so sento um mal esta,,,gostaria de saber qual é o exame correto desses sitomas ,,,

  21. Edilair disse:

    passo vários dias sem fazer necessidade e Tou com boca amarga e língua ferida…que eu devo fazer e que será. ?

  22. marcos disse:

    meu caso é a mau alimentação.mas vou mudar isso pq o desconforto é muito ruim…alem disso o extresse tbm causa intestino preso.

  23. lu santos disse:

    estou sofrendo com dores abdominais devido ao intestino preso ja tomei varios remedios parece que a dor ñ passa o que devo fazer

  24. Vanessa disse:

    Passo de 8 a 10 para ir ao banheiro,minha barriga sempre esta inchada.to muito preocupada,sera q eu tenho cancer?tenh muito medo,mas pelos meus sintomas eu devo mesmo estar preocupada?Alem do mais ja tive casos de cancer na familia e tenho problemas na tireoide

    • adriana gomes disse:

      olá gostaria muito de saber sobre mas a prisão de ventre,e o ressecamento eu tenho muito ressecamento as vezes eu levo mas de oito dias para ir ao banheiro,a minha barriga fica grande,o problema é que eu não sento dores eu so sento,o mal estar …?

  25. glayce de paula silva disse:

    passo de 8 á 12 dias sem defecar já não sei mas o que fazer fui ao medico mim passou vários medicamentos mas não vem adiantando nada ele mando que eu procurasse um protologia,estou com medo tenho escultado falar tanto sobre câncer de intestino,não sinto vontade de ir ao banheiro o que devo fazer.grata

    • admin disse:

      Tente fazer mudanças na sua alimentação, vá ao médico e tente também um nutricionista, ele poderá passar uma dieta ótima.

    • CECILI disse:

      QUERIDA AMIGA. UMA DICA: NADA DE MEDICAMENTOS ISSO É PERIGOSO, POIS ELE TIRA TODA PROTEÇÃO DO INTESTINO E PREJUDICA . MEU MÉDICO PASSOU O PLANTABEN É EXCELENTE TANTO PARA INTESTINO SOLTO COMO PRESO. SÃO FIBRAS BASTA VC TOMAR DE 1 A 2 COPOS C/ ÁGUA APÓS INGERIR ESSA FIBRA. ELE É UM REGULADOR INTESTINAL. CONSELHO: ANTES DE VC TOMAR QUALQUER COISA LEIA A BULA NO GOOGLE, SENDO ASSIM VC SE SENTIRÁ MAIS SEGURA. SE FOR DIAGNÓSTICO DE CONSTIPAÇÃO SE TRATA DE UM GASTROENTEROLOGISTA SE FOR NAL UM PROCTOLOGISTA. TE DESEJO BOA SORTE! CUIDE DA ALIMENTAÇÃO E BEBA MUITA ÁGUA.
      ABRAÇO
      CECÍLI

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.