Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Principais causas da dor de cabeça

Principais causas da dor de cabeça

O que é a dor de cabeça

Também conhecida com cefaleia, a dor de cabeça é um dos mais frequentes problemas enfrentado por pessoas no mundo todo. Ela pode acometer tanto homens quanto mulheres, sem distinção de idade. É algo que atrapalha demais e torna qualquer atividade do dia a dia impossível de ser realizada.

Estudiosos afirmam que existem mais de 150 tipos de dor de cabeça. Estes são divididos em categorias, sendo ou primários ou secundários. As dores primárias são decorrentes de algum distúrbio bioquímico no cérebro que esteja prejudicando a ação dos neurotransmissores, levando ao transtorno. Já as secundárias podem ser provenientes de patologias diversas.

A enxaqueca é talvez a dor de cabeça mais conhecida. Milhões de pessoas ao redor do mundo todos os dias têm de lidar com este problema. As causas que levam ao desencadear do distúrbio são diversas. Má alimentação, bebidas alcoólicas e traumas são algumas delas.

Atualmente existem algumas técnicas que possuem o intuito de reduzir os quadros em periodicidade e intensidade. Diante de uma forte dor de cabeça, não hesite em procurar por ajuda, pois somente um profissional está apto a avaliar o estado de saúde e dizer se o transtorno é ou não é preocupante.

causas da dor de cabeça

 

Principais causas da dor de cabeça

Dentre os gatilhos mais comuns podemos destacar, por exemplo, problemas de visão, de respiração, de pressão alta, o abuso de bebidas alcoólicas, de drogas, maus hábitos de alimentação, de saúde, estresse, sono, traumas e doenças diversas.

A prática de atividades físicas e movimentos bruscos de cabeça também podem provocar disfunções bioquímicas. A presença de tumores é algo preocupante, portanto, diante de qualquer espécie de dores um médico precisa ser consultado.  Existem mais de 150 tipos de transtornos, sendo que cada um merece uma atenção super especial.

 

Tipos mais comuns de dor de cabeça

As diferentes causas, os sinais e os sintomas são os fatores que levam ao diferenciar das formas de dor de cabeça. A do tipo sensorial, por exemplo, é em geral causada por sono, por estresse ou por problemas vinculados à musculatura do pescoço. Esta manifestação vem associada a sintomas como sensação de aperto, localização específica e baixa intensidade.

A dor de cabeça em salvas ainda não possui uma causa determinada, no entanto, frequentemente vem com outros sinais como pontadas fortes, localização extensa em um lado da cabeça e prolongada duração. A enxaqueca é grande conhecida de muitas pessoas. Esta acomete principalmente as mulheres, após atividades físicas ou movimentos bruscos de cabeça. Além da dor, é comum sentir ânsia de vômito e aversão a ambientes iluminados.

Quando é provocada por outras patologias, a dor de cabeça recebe o nome de secundária. Algumas das enfermidades que mais comumente a possui como sintoma são tumores, meningite e outras doenças do sistema nervoso central. Problemas de visão também podem desencadear um quadro, assim como a sinusite. Esta leva ao congestionamento do nariz e acomete a região dos olhos, provocando dores na cabeça.

 

Sintomas

As dores de cabeça podem vir associadas a uma série de sintomas diferentes. O quadro em específico é que auxilia para o diagnóstico diferencial. Algumas circunstâncias, conforme mencionado acima, podem intervir no desencadear das crises. O consumo excessivo de álcool e de queijo, por exemplo, são umas delas.

Geralmente este transtorno é antecedido por outros sinais. É comum as pessoas sentirem irritação, depressão, falta de apetite, astenia e alterações visuais antes das crises. Pontos luminosos na visão podem surgir, assim como intolerância à luz, ao barulho e a movimentos.

A dor pode ser rápida ou latejante. Pode ser mais ou menos prolongada, assim como pode variar em intensidade. Um mal estar costuma ser sentido. A sensação de aperto na cabeça é constante. A crise pode atacar apenas um lado ou ambos do cérebro.  Ela pode ter um caráter ardente, de fincadas ou ser pulsátil.  É preciso ter atenção aos sintomas, para que a real causa seja descoberta.

 

Como tratar

A grande maioria das dores de cabeça pode ser tratada com o uso de medicamentos em específico. No entanto, diversas são as causas que levam a tal disfunção. Para que a melhora seja definitiva e efetiva é necessário descobrir o que vem causando tamanha complicação.

Dependendo do caso a dor pode até mesmo passar rapidamente. Em algumas situações elas podem durar meses. Analgésicos costumam ajudar no controle da dor, porém, caso esta tenha sido provocada devido a alguma hemorragia ou infecção, o tratamento necessita ser bem mais complexo. Geralmente o problema não é sério, já que a dor de cabeça é algo tão constante em todo o mundo. Entretanto, um médico deve sempre ser consultado, de forma a excluir possibilidades preocupantes e manter a saúde meonitorada protegida.

Pessoas que sofrem muito deste mal podem adotar alguns hábitos de vida com o intuito de se prevenir do transtorno. São simples medidas que, no entanto, quando devidamente tomadas, podem auxiliar bastante nesta luta.

 

Dicas para prevenir

Uma importante medida preventiva é adquirir bons hábitos alimentares. A boa alimentação mantem o organismo forte e saudável. Um organismo forte é capaz de se proteger melhor de uma série de enfermidades, assim como de possíveis dores de cabeça.

Beber bastante água todos os dias também ajuda. Situações de estresse devem ser evitadas ao máximo. Passar muitas horas sem comer não é indicado, muito menos passar dias sem uma boa noite de sono.

É muito frequente as mulheres enfrentarem dores de cabeça durante o período da TPM. Portanto, preparar-se para esta situação pode ajudar a reduzir a intensidade e o prolongar dos quadros. Nesta época é imprescindível dormir bem, evitar substâncias como o leite de vaca, evitar o café, as massas, as frituras, as bebidas gaseificadas e a margarina, por exemplo.

Fumar é outra atitude que leva ao desenvolver de uma crise, assim como o abuso de bebidas alcóolicas. Para evitar as dores de cabeça leve uma vida saudável e regulada. Diante de dores excessivas e de muito incômodo, converse com um profissional. Somente ele poderá dizer com certeza o motivo da complicação e indicar uma medida efetiva de tratamento.

Um comentário em “Principais causas da dor de cabeça

  1. quero saber tenho 26 anos e fiço o raio x da coluna deu escoliose lombar , quero saber se esse problema e perigoso e se precisa de cirurgia pq a medica me passou pro ortopedista pra mim fazer a fisioterapia mesmo assim estou preocupada isso foi depois de um acidente de carro ja tem uns 2 anos e sinto dores nas costas mais e muito fracas e sinto dor quando fasço exercicios pesados ai custo levantar chego travo e sinto muitas caimbras nas pernas e nao dou conta de ficar muito em pe e nem muito sentada e nem deitada ainda mais de barriga pra cima pq sinto muita falta de ar estou esperando a resposta de vcs obg …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>