PET-CT | PET Scan – saiba o que é…

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Exames/Procedimentos > PET-CT | PET Scan – saiba o que é…

PET-CT

O PET-CT é atualmente o método mais moderno para a detecção de cânceres, problemas neurológicos e diversas doenças do coração. São duas modalidades de exames, PET e CT, que, quando realizadas juntas, permitem uma visualização incrível do metabolismo e da anatomia do indivíduo. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do PET-CT considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é o PET-CT;
  • Quando é indicado;
  • Como é o procedimento;
  • Quais são os preparativos.

 

O que é o PET-CT?

O PET-CT é o que há de mais moderno para a detecção de complicações médicas como cânceres, problemas neurológicos e doenças no coração. São dois exames de diagnóstico por imagem, o PET e o CT, que, quando realizados em conjunto são extremamente eficientes para revelar se há algo de errado no organismo do indivíduo.

A Tomografia por Emissão de Pósitrons, ou PET, é uma poderosa técnica de imagem que consegue revelar qualquer alteração do metabolismo celular que esteja ocorrendo no corpo do paciente.

Já a Tomografia Computadorizada, ou CT, produz imagens detalhadas da anatomia do indivíduo através de uma tecnologia computacional e de recursos de Raio-X.

PET-CT

Os dois exames são realizados em um aparelho de última geração e, através do procedimento, pode-se realizar uma análise do metabolismo e da anatomia do corpo do paciente. As imagens são geradas em alta resolução e é possível se detectar precocemente alterações celulares. Dependendo do resultado dos exames, dá-se início ao monitoramento ou ao tratamento do problema apontado.

 

Quando é indicado?

Estes exames são muito indicados em casos de suspeita de câncer, para análise do estado de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejar uma radioterapia, para avaliar corações que já tenham sofrido infartos, para avaliar demências e também a função cerebral em detalhes.

É um conjunto rápido de exames, seguro e não invasivo. Através de imagens de alta resolução o PET mostra de uma só vez todos os órgãos do corpo humano para o médico. Desta forma, ele consegue avaliar a existência de um câncer e se ele está ou não já disseminado. O conjunto de exames permite também que o médico avalie se o tumor é maligno ou benigno, sem a necessidade de qualquer procedimento cirúrgico. Com isto, os custos e o desconforto do paciente são bastante reduzidos. Quando há a suspeita de Doença de Alzheimer o PET-CT também é muito utilizado. Assim como na busca por outras desordens do cérebro e do coração.

 

Como é o procedimento?

exame PET scanFunciona basicamente da mesma forma que diversos outros exames. O paciente recebe por via endovenosa uma substância que não apresenta efeitos colaterais, neste caso o radiofármaco Flúor 18 FDG. Esta substância é, na realidade, glicose marcada com material radioativo. Ao percorrer o corpo do paciente, o médico consegue avaliar através desta substância qual está sendo o consumo de glicose em cada local do organismo.  As células atingidas por um câncer, normalmente, consomem mais glicose que as normais. Desta forma, é possível se localizar onde está o tumor.

O PET-CT dura, geralmente, algo em torno de três horas. Isto porque é necessário aguardar o efeito do radiofármaco para realizar a obtenção das imagens. Esta última etapa tende a levar de vinte minutos a meia hora.

 

Quais são os preparativos?

Deve-se suspender o uso do tabaco e de substâncias com cafeína cerca de doze horas antes do exame. Também fica proibida a prática de exercícios físicos neste período, incluindo relações sexuais. Durante o jantar na noite que antecede o exame evite o consumo de laticínios e de carboidratos, como massas, doces, pães, feijão ou batata.

Fica liberado o consumo de carnes, ovos, legumes e verduras. Água com gás e refrigerantes diet também são permitidos.  Procure beber bastante água durante a noite.

No dia do exame é preciso fazer um jejum de seis horas até o início do procedimento. Não é necessário que se suspenda o uso de medicamentos do cotidiano. Deve-se ingerir, se possível, um copo de água a cada trinta minutos. Pacientes que possuem diabetes receberão outras indicações. Converse com o seu médico para receber todas as informações necessárias em detalhes. O exame costuma ser rápido e nada doloroso. Siga as orientações e esteja preparado para realizar o PET-CT corretamente. Os resultados serão de extrema importância.

Tags: , , ,

6 Comentários

  1. paulo mayrinck dos santos disse:

    gostaria de saber se este exame está disponível para o público mais carente

    • paulo mayrinck dos santos disse:

      gostaria de saber se o RIO IMAGEM órgão vinculado a secretátia estadual de saúde possui este aparelho de excelente resultado diagnóstico para o público em geral ,claro desde que haja indicação prévia?

  2. Josival Coelho de Amorim disse:

    Precisar estar anestesiado, durante as três horas de execução do exame? Ou não tem que ficar imobilizado?

  3. kessy disse:

    vcs podem me informar o codigo de procedimento do pet ct preciso fazer pelo sus mais não e m o codigooo

  4. Bom dia, minha mãe já teve cãncer de mama, fez Qt e Rt há 12zanos, agora apresnta ascite, gostaria de saber se nesse caso o pet scan é indicado para diagnosticar alguma outra patologia que ela por ventura tenha e até mesmo o câncer. Desde já agradeço.

  5. Paula disse:

    Gostaria de saber se este exame é reconhecido pela AMB e pelo convênio UNIMED ou se ainda é só particular.

Deixe o seu comentário!