Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1474216981
Vida do cache: 1475512972
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

PANO BRANCO | Micose na Pele

O que é pano branco?

Uma infecção fúngica superficial que também recebe o nome de pitiríase versicolor. Extremamente frequente em ambos os sexos e idades, a principal característica é a manifestação de mudanças na pigmentação da pele. A levedura Malassezia furfur é quem promove esta variação de pigmentação. É um fungo comum na flora da pele, principalmente em regiões mais gordurosas do corpo humano como os braços, o tronco, o couro cabeludo, o pescoço e a face.

A condição tem início quando as leveduras começam a se multiplicar de forma incomum. Pele muito oleosa, sudorese, calor, umidade e baixa resistência, são fatores que deixam o indivíduo mais predisposto ao quadro. É comum no verão e, por isto, o pano branco também é popularmente chamado de micose de praia.

Doença comumente observada em trópicos e regiões de clima temperado, possui altas taxas de cura e muitos são os tratamentos disponíveis. Entretanto, a recorrência é elevada. Não é contagiosa e nem possui relações com hábitos precários de higiene. Acomete todos os tipos de pele e, apesar de poder se manifestar ao longo de toda a vida, costuma ser mais comum em jovens, devido a maior atividade hormonal, o que pode provocar oleosidade na pele.

pano branco micose

 

Agente causador

É causada por um fungo dimórfico, comum de ser encontrado na flora normal da pele conhecido por Malassezia furfur. Ele se apresenta sob duas formas, uma oval e outra cilíndrica. Crescem quando em temperaturas altas e em regiões mais gordurosas, como braços, couro cabeludo e face.

Provocam múltiplas lesões intercaladas com tecido normal. Estas costumam ser mais frequentemente encontradas no dorso dos pacientes. Não é contagiosa e a causa não tem total relação com o crescimento desenfreado destes fungos, porém, após análise de tecido de pessoas com pano branco, a quantidade de leveduras presentes é sempre maior do que o normal.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

As alterações na pigmentação e as lesões costumam ser bastante características e notáveis. Desta forma, é frequente a busca por auxílio médico logo no início da complicação. A análise clínica somada a uma conversa com o indivíduo já pode levar o médico a suspeitar de um caso de pano branco. Porém, para o correto diagnóstico e para que o tratamento mais adequado possa ser indicado, exames laboratoriais precisam ser realizados.

Um exame micológico das lesões ou um exame com lâmpada de Wood, por exemplo, já trazem informações suficientes para a certeza do caso. O agente causador de tais manifestações precisa ser detectado para que os medicamentos mais eficientes sejam prescritos. Apesar de não parecer algo sério, deve-se procurar por auxílio médico imediatamente. Somente um profissional conseguirá realizar um diagnóstico diferencial de hanseníase, dermatite atópica ou pitiríase rósea, por exemplo.

É importante não realizar automedicação. Muitos fármacos podem prejudicar a cura quando ministrados de forma incorreta. O tratamento, quando feito da forma indicada, produz resultados satisfatórios e o prognóstico costuma ser favorável.

 

Sintomas

pano brancoNa maior parte dos casos observados as lesões são assintomáticas. Poucos pacientes reclamam de coceira na região afetada. Lesões na face são mais comuns em crianças, já em adultos, estas tendem a se concentrar no dorso. Raramente as lesões atingem os membros inferiores, axilas, genitália ou pênis.

As machas apresentam fina descamação e podem provocar leve purido. A pele adquire outra coloração, podendo ficar mais clara ou mais escura em certas regiões. Esta alteração de cor pode vir a ocorrer novamente mesmo após o termino do tratamento. Os sinais mais evidentes de pano branco são, portanto:

  • Machas descamativas;
  • Hipo ou hiperpigmentação local variando de branco para castanho;
  • Leve coceira;
  • Progressão de área afetada.

Diante destes sintomas é muito indicado a procura por um médico. Algo aparentemente simples pode ser somente o início de uma séria doença. Portanto, não realize automedicação e procure por um profissional para receber o correto diagnóstico. Quando o tratamento é feito da forma indicada o pano branco possui prognóstico bastante favorável.

 

Prevenção

Simples medidas podem ser preventivas em um caso de pano branco. Evitar locais muito quentes e úmidos, por exemplo, são as principais delas. Após o banho ou após dar um mergulho no mar ou na piscina, adquira o hábito de secar bem todas as áreas do seu corpo, em especial as dobras.

Quando a complicação já tiver se manifestado no organismo evite expor estas áreas ao calor extremo e à umidade, pois a situação pode ficar mais complicada. Não compartilhe toalhas e roupas com outras pessoas e utilize sempre roupas leves, de preferência de algodão. Tecidos sintéticos deixam o corpo mais vulnerável a infecções. Em hipótese alguma passe óleos no corpo quando estiver exposto ao sol. Locais úmidos, quentes e oleosos são o habitat perfeito para a multiplicação da levedura Malassezia furfur.

Para evitar futuras complicações e para evitar reincidências frequentes da doença, consulte um médico e realize o tratamento de acordo com as indicações. Este costuma ser rápido, indolor e eficiente.

 

Tratamento

O grande intuito do tratamento é a eliminação do fungo. Para tanto, geralmente se faz o uso de medicamentos orais e tópicos.  A aplicação de pomadas antifúngicas por cerca de 14 dias já contribui para uma melhora considerável. Mesmo após a regressão dos sintomas a pomada ainda dever ser aplicada toda semana por um mês para que o problema não volte a reincidir. Apesar disto, esta é uma situação bastante frequente.

pano branco tratamento

Shampoos e sabonetes especiais para combater o fungo também costumam ser receitados pelo médico especialista. A aplicação consiste na formação de espuma e na espera da ação local. Caso estas medidas não surtam efeito no paciente, medicamentos mais fortes via oral serão indicados pelo profissional, normalmente durante dez dias.

É comum que as lesões voltem a aparecer. Nestes casos será necessário dar início a um novo tratamento. Não deixe, entretanto, de consultar um médico para avaliar com certeza a causa dos sintomas e o porquê da reincidência. Não realize automedicação sob hipótese alguma. Evite expor manchas quaisquer ao sol sem que se receba uma correta avaliação médica. Cuide bem do seu corpo. Sua saúde agradece.

61 Comentários

  1. bruna disse:

    oi eu estou usando a pomada para micose clotrimazol alguem sabe me dizer se e boa..?

  2. Eduardo disse:

    Tinha pano branco a cada 2 meses durante mais de 5 anos até descobrir na internet que o agente causador poderia ser oS Geis de cabelo que usava. Fiz um teste, não usei mais gel e o pano branco nunca mais apareceu.

  3. gabriele disse:

    pano branco pode ficar vermelho
    por exemplo meu marido tem algo que parece pano branco mais as vezes as manchas ficam bem vermelhas

  4. nelson disse:

    posso pegar sol pra ajudar a eliminar o pano branco, obrigado.

  5. joao brito disse:

    Eu tenho uma pequena mancha de pano branco no quecho direito e todos os dias eu le esfrego uma pequena porcao de vinagre branco com muito sal ….doi pra caramba mas acho que esta resultando….

  6. leandro lopes disse:

    olá! tenho umas manchas brancas no meu braço esquerdo desde de os meus 5 anos de idade. oq devo fazer?

  7. Tenho manchas brancas no bumbum e nas costas que estão se espalhando e coçam o que posso fazer ?

  8. Mónica Mendes disse:

    Olá resulta meter pepino com álcool faz com elas desapareçam??

  9. Rafael disse:

    Boa tarde ; tenho uma mancha de pele bem no queixo lado direito do rosto! Deve ser o tal pano branco! Faz muito tempo que tenho isso passei em consulta medico e tudo mais; ficou muito caro na epoca e abandonei mais e ate agora não conseguir eliminar! Já tomei varias vezes o fluconazol e até agora nada!! O que é preciso fazer? Esta crescendo barba branca no meu rosto onde esta a micose ; tem vezes que preciso usar maquiagem base da cor da minha pele pra sair de tanta vergonha desta mancha !Já fiz o tratamento do fluconazol mais até agora não sumiu! Não aguento mais isso ;( oque devo fazer?

  10. deborha disse:

    eu tenho 🙁
    comecei a passar um remedio caseiro hj,espero que dê resultados..

  11. ro disse:

    Tratamentos caseiros para pano branco
    Corte um pepino e coloque no álcool, deixando curtir durante alguns dias. Após esse período, aplique o líquido na região da pele afetada;
    Esmague algumas folhas de pé-de-feijão e passe o suco na região afetada. Deixe por 20 minutos. Repita este processo por 5 vezes com intervalo de 1 dia entre uma aplicação e a outra;
    Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Agite bem e aplique na região da pele afetada;
    Misture os seguintes ingredientes: uma colher de azeite de oliva, 25 gramas de enxofre, 1 tablete de cânfora e 2 tabletes de sebo de Holanda, até que se forme uma pasta. Aplique a pasta resultante diretamente sobre o local afetado;
    Adicione 4 comprimidos de Melhoral adulto em ½ vidro de leite de colônia. Passe todos os dias até que a mancha desapareça da pele. Atenção: Caso você seja alérgico a algum desses produtos, não faça essa receita!
    Chá de folhas de aipim
    As folhas de aipim são ricas em aminoácidos, ferro, vitamina A e sais minerais e são ótimas para tratar qualquer doença de pele.

    Ingredientes:

    – 3 folhas secas de aipim;
    – 250 ml de água.

    Modo de preparo:

    Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Quando esfriar, coar e lavar a região do corpo afetada com o chá, após o banho.

    Cuidados
    Lembre-se da enorme importância de consultar um dermatologista no caso de aparecimento de manchas na pele.

  12. joão disse:

    eu tenho umas manchinhas redondas na perna, e são muitas. tenho algumas nos braços também. mas elas não são brancas, tem um contorno castanho e o interior é mais claro. algumas tem relevo. elas não coçam. o que pode ser?

  13. Domenica disse:

    Eu não aguento mais, essas manchas no meu corpo.
    Fui no medico, fiz um tratamento de 1 mês, estava melhorando.
    Não voltei no medico, pq estou na crise a grana esta curta. E gastar dinheiro com consultas e remédios, não esta dando no momento.
    Continuei com a pomada e o shampoo, so que as parece esta voltando 🙁
    Não sei, o que fazer mais.. É horrivel ficar com o corpo com essas manchas.
    Eu estou usando cetaconazol…Será que eu tenho, que continuar com o tratamento?? Alguém pode me indicar um remedio melhor??
    Sofro todo ano, com isso.
    Boa Noite!

    • RAQUEL LOPES disse:

      Produtos da FOREVER LIVING SÃO OTIMOS MAIS TEM QUE USAR MESMO, SAO PRODUTOS NATURAIS QUE QUE LIMPA A PELE E TODO CORPO DE DENTRO PRA FORA, PROCURE QUE TRABALHE COM ESSES PRODUTOS FOREVER LIVING ELES SABERAM INDICAR QUAIS MELHOR PRA SUA PELE!!! PODE USAR SEM MEDO, EU USO E RECOMENDO!!!

  14. glauber disse:

    Tenho um tipo de pano branco a mais de 15 anos ,minha peli é como se estivesse todo tempo suja , com pó branco oq devo fazer?

  15. Dulce Maria disse:

    Pessoal me chamo Dulce maria e tenhk umad manchas de pano branco nas costas e no rosto alguem sabe de uma pomada ou um remedio caseiro pra fazer isso sumir?????

  16. Antonio leandro de lima disse:

    tenho pano branco e ja tomei fluconazol,cetoconazol e itraconazol mais ainda nao obtive resultas e agora se espalhou por todo o meu corpo e fica vermelho e irritado e nem tenho muito contato com sol!o que devo fazer ja procurei medicos e dermatologista?

  17. mariana disse:

    gente eu tenho 14 anos e também tenho umas manchas brancas no braço e tomeu remedio de verme e resolveu muito

    • Igor Augusto disse:

      O remédio para vermes, cujo dito, não alterará o processo dos conhecidos panos brancos. Você terá que ir a um dermatologista para ele te receitar uma boa pomada anti-fungos.

  18. Cristina disse:

    Oi.meu filho tem cinco anos e esta com umas mancha no rosto de pano branco,o que devo passa nele.por favor mim resposda,fica com deus

  19. mayara disse:

    olá. estou com umas manchas brancas no meu rosto. e também por toda parte do corpo está aparecendo umas manchinhas avermelhadas que coçam, e quando começam a secar elas ficam brancas.ja saiu no bico do meu seio, rosto,mamas,costas,…… em varas partes do corpo. ja usei cetoconazol pomada e de nada resolveu. me da uma dica por favor!!!!!

  20. LEANDRO CARDOSO disse:

    Olá pessoal, tenho pano branco, quando faço atividade física o lugar fica com um vermelhidão, depois de um tempo que sai essa cor e volta o pano branco. Alguma soluçao?

  21. Leandro disse:

    Eu tenho micoses de pele no rosto e passo o cetonazol a algum tempo mais nao sai.será que alguem poderia me indicar algum outro produto. Ficarei grato se responderem valeu

    • Estanislau disse:

      Você deve usar sabonete Sastide. Na hora do banho deixe a espuma no corpo por alguns minutos e depois enxague. Você vai observar que as manchas vão sumindo rapidamente. O tratamento deve ser feito junto com o Cetaconazol. Comigo só dá certo quando uso esse sabonete. Quando sumir, você pode diminuir a frequência do uso pra duas vezes por semana, só pra não voltar mais. Quando paro de usar por muito tempo os panos brancos voltam. Ai tenho que fazer todo o tratamento novamente. Você vai ver que em menos de um mês some tudo. Tem que pegar sol também pra sumir as marcas. Espero que tenha ajudado.

    • joao disse:

      leandro, o melhor a fazer é procurar um especialista, vai cm Deus!

    • TALITA FERNANDA disse:

      Olá Leandro , usei o shampoo Cetoconazol , deu mais resultados que a pomada , use , caso não melhorar procure um dermatologista , espero que tenha ajudado abraços

  22. Mariane disse:

    Ola meu namo tem “umas manchas brancas nos braços e onbros oke pode ser?”

  23. daniel disse:

    ja fiz vários tratamentos com comprimidos e pomadas de cetoconazol,mas nunca fico curado do pano branco.já fui ao médico mas só indicam cetoconazol.o que devo usar?

  24. DANIELE SANTOS CRUZ disse:

    Alguns anos estou com muitas manchas na pele já tentei de tudo mas noda resolver.

  25. mirian Oliveira disse:

    Oi, meu marido está com uma grande mancha clara na pele, e também percebi que o pelo mudou a cor, está branco. O que pode ser?

  26. josa disse:

    ola gostaria de ajuda pois estou com um problema bem chato estou com uma coceira na região da vagina já passei no ginecologista ele passou umas pomadas só que não resolveu gostaria de ajuda

    • nilson disse:

      Tem um comprimido ? que vc compra em farmacêutico e vc toma a cada seis meses serve para prevenir bactérias em regiões intimas tanto pra homem ? ou mulheres na caixa vem dois comprimidos já tomei e foi bom minha parceira também a cada um ano nos toma serve pra muitas coisas ok

  27. Florisvaldo disse:

    Olá , estou com pano branco a quase 23 anos, já fiz várias vezes tratamento com cetoconazol começou sendo branco hoje estar escuro e mais forte já atigiu até área genitais o que devo fazer pois não posso tira a roupa e transpiro e tenho a pele oleosa .

  28. Raquel Beatriz disse:

    Ola,gostaria de saber uma pomada adquada pra mim usar,pq meu rosto esta cheio de Pano ,e nao sei o que Fazer!!

  29. Fabio disse:

    Estou com um problema chato… já há bastante tempo peguei uma micose na região anal que se propagou entre as nádegas, saco escrotal e virilha. Fui em uma dermatologista e ela constatou que era Tinea Cruris e fiz tratamento com Clotrimazol creme + fluconazol comprimido. Depois de umas semanas ela falou que eu não tinha mais nada e me receitou um sabonete e um talco com nitrato de micotinazol… entretanto o problema voltou. Meu saco escrotal esta com a pele zoada, fica úmida, dá coceira. Estou há duas semanas tratando com o clotrimazol, tomando o fluconazol e ainda usando cloridrato de terbinafina e não melhora. Estou sem dinheiro para passar em um médico particular e a consulta no médico de posto ficou para Dezembro (quase um mês de espera). O que pode ser isto e que medicamento devo utilizar ao menos para atenuar este problema?

  30. souza disse:

    To com pano branco, nas costas, o medico receitou cetoconazol, por diversos dias, so q as manchas nao sumiram. Apos o tratamento pra eliminar o fungo, preciso realizar algum outro para a pele voltar a cor que era?

  31. Leandro disse:

    Ola eu estou com pano branco no pescoço qual o remedio certo pra isso tem perigo de eu passa pra alguem me responde porfavor

    • nilson disse:

      Isso pode ser um problema pode soltar um pozinho que fica na toalha sua roupa deve ser lavada separada seu tratamento deve ser feito em quatro semanas depois disso suspender o nome do remédio ? e fluconazol toma um por semana se falhar baratinho na caixa vem um comprimido compre quatro.ok

  32. maria de fatima. disse:

    saiu umas manchas branca no corpo do meu filho eu quero sabe o que e.

  33. ronald Guedes Martins disse:

    ola a meu nome e Ronald nas minhas mãos ta aparecendo umas mancha branca e pano branco isso tem como prevenir isso ?

  34. Lucia jaime disse:

    Sou lucia tenho uma mancha branca na cabeça ja a 10anos e saiu cabelo branco e procurei tratar mas n hospital diziam coisa com coisa.o que peço é onde podiam conseguir o tratamento p que a mha pele voltaxe a ser coo era dantes e se é possivel operar.sou moçambicana.me ajudem

  35. suziany disse:

    e porque eu tenho uma mancha no meu corpo inteiro, eu queria o quer e isso

  36. Esther disse:

    O q devo passar ou tomar para sumir estas manchas do meu rosto.

  37. Jaqueline araujo disse:

    Quando a pessoa está tratanto o pano branco, a pessoa ainda
    Corre o risco de poder contaminar alguem?
    Ou com a medição pode-se ter contato com as pessoas

  38. Matheus disse:

    porra vey, do jeito q eu estou ficando em 7 dias vou estar que nem o Michael Jackson. :/

  39. anisvaldo de jesus dos santos disse:

    por favor me ajuden aparecerao em mim nas parte itima e no couro cabeludo umas manchas branca na cabeca e nas parte itima meia avermelhada me preucupo muito

  40. itamara disse:

    olá, apareceu uma mancha branca, pequena, nas minhas duas axilas, e uma na virilha, de um lado só, onde tem a mancha os pelos estão nascendo brancos tmb, pode ser pano branco? ou o que será? Aguardo, Obrigada!

  41. Deise disse:

    Parabéns à quem escreveu pois esta tudo muito bem explicado obrigada

  42. Roberta disse:

    É verdade que tomar sol é eficaz na cura do Pano Branco – Pitiríase versicolor ??

  43. chaiane santos de lima disse:

    ola, eu tanbem tenho essas manchas e eu fui no medico ele me receitou 2 remedios um era ispray e outro era via horal eu fiz tudo certinho mas ate agora nao saiu eu nao sei mais o que faser ta chegando o verao e eu ainda estou com as manchas por favor alguem me da uma luz

  44. Meiry Cristiny Sampaio disse:

    Quem tem pano branco pode doar sangue? se NÃO, quais os motivos?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.