Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Doenças > Osteoporose | Sintomas, Tratamento… Tem cura ?

Osteoporose | Sintomas, Tratamento… Tem cura ?

Osteoporose

Osteoporose é uma enfermidade que afeta os ossos e acontece quando a massa óssea de torna mais frágil, além da diminuição os ossos, que ficam finos e também ganham mais sensibilidade, o que aumenta o número de fraturas.

A doença acontece por conta do envelhecimento do paciente e acomete mais as mulheres do que homens, mas não é exceção. Existem homens que sofrem de osteoporose.

Nas mulheres, o problema tende a aparecer depois da menopausa e progride de forma lenta e muitas vezes silenciosa, e quando isso acontece, o paciente só descobre a doença após uma fratura, que pode ocorrer sem causas, não tendo relação com pancadas, tombos e etc.

A doença é uma das doenças mais importantes que são associadas ao envelhecimento do paciente. Uma das fraturas causadas em consequência da doença é a fratura de fêmur, que tem índice de mortalidade com até 20% dos pacientes que sofrem desse problema e  em casos graves, pode inclusive deixar a pessoa incapaz, com relação a movimentos

A osteoporose é uma doença que não tem cura, mas existem formas de tratamento, que permite ao paciente levar uma vida normal, que vai depender do desenvolvimento da doença em casa pessoa. Não há um padrão, pois cada pessoa reage e assimila a doença de uma forma.

osteoporose sintomas

 

Como se adquire

São diversos os fatores que levam o paciente a contrair a doença. A principal causa é a menopausa nas mulheres. Após esse período, muitas desenvolvem a doença.

Não se pode descartar a idade avançada e o histórico familiar. Apesar de não ser uma doença hereditária, o histórico na família pode ser indícios de novos casos da doença.

Se a pessoa for muito magra, também tem mais chances de sofrer da doença, que consiste também na fragilidade dos ossos. Se o paciente já tiver porte físico mais magro que o comum, haverá mais possibilidade de fraturas e traumas nos ossos.

No decorrer da vida, se a pessoa tiver feito pouca ingestão de cálcio e ainda possuir diabetes, estes fatores também são aliados para desenvolver a doença.

Quem fuma, consome álcool excessivamente, toma muito café e não é adepto à realização de atividades físicas tem fortes indícios para contrair a osteoporose no futuro, quando estiver em processo de envelhecimento.

 

Sintomas

A maior dificuldade da medicina em diagnosticar a doença precocemente é a falta de sintomas, pois é uma enfermidade silenciosa, que muitas vezes só é descoberta quando o paciente sofre uma fratura nas regiões ósseas.

Em alguns casos é possível identificar por meio de dores intensas, que surgem no paciente sem que nada tenha acontecido, como quedas, por exemplo.

Fraturas no punho e quadril, sem que o paciente tenha caído, além da diminuição na estatura em até três centímetros são outros sintomas que podem ajudar a identificar a osteoporose.

Se o paciente sentir que está com ombros caídos, em posicionamento chamado de corcunda e não conseguir levantar os braços para o alto, para abrir a porta de um armário, por exemplo, são outros sinais da doença.

osteoporose

 

Diagnóstico

Para que a doença seja confirmada, o paciente passa por exames clínicos e laboratoriais, como o exame de densitometria, que não causa dores ao paciente.

Tomografias, raio-X, além do histórico clínico do paciente e também familiar, são atividades que compõe a pesquisa para definir a doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, quando diagnosticado que o paciente perdeu 25% da massa óssea, junto com o comparativo dos demais exames, pode-se afirmar que a pessoa sofre de osteoporose, e já partir para o processo de tratamento da doença.

 

Como é feito o tratamento

Cada paciente terá uma linha de tratamento, que vai depender das condições físicas de cada um, além de avaliar os casos que houveram fraturas, por exemplo.

Mas de forma geral, os pacientes que sofrem dessa doença devem evitar tabaco, excessos de cafeína e álcool. Além de consumir cálcio e vitamina D, que serão receitados por meio de dieta e medicamentos, que irão auxiliar no tratamento da osteoporose.

Em paralelo a dieta e medicamento, o paciente deve aderir a prática de exercícios físicos, que podem contribuir para firmeza dos ossos, evitando fraturas.

 

Como prevenir

A doença pode ser evitada ou ter seu processo de desenvolvimento retardado, se o paciente ao longo executar exercícios físicos regularmente, além de manter dietas com alimentos que sejam ricos em cálcio, como o leite o os derivados, por exemplo.

Na alimentação, ainda é importante o consumo de verduras nas refeições de almoço e jantar, pois ajudam no fortalecimento dos ossos.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros são ações que causam inúmeras doenças e com a osteoporose não é diferente. Portanto evitar o excesso com essas substancias também são formas preventivas contra a osteoporose.

Outra forma de prevenir a doença é com a realização de exames a partir dos 40 anos. Chegando nesta idade, procure seu médico e faça a densitometria óssea, que ajuda a identificar o problema, agindo de forma precoce contra a doença.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

3 comentários em “Osteoporose | Sintomas, Tratamento… Tem cura ?

  1. ao entrar na menopausa foi-me diagnosticada a osteoporose,mas tambem tenho muitas artrosesagora tenho dores em todo o corpo principalmente apanhame os ombros,o primeiro osso da coluna e a cabeça, o que ei-de faser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>