Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1474216981
Vida do cache: 1475512972
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

O que é Endocrinologia | Endocrinologista

Endocrinologia

A endocrinologia é uma das várias especialidades médicas que existem atualmente. O médico endocrinologista é o profissional responsável por cuidar do nosso sistema endócrino. Esta é uma área da medicina que foi criada mais recentemente, por este motivo pode ainda ser um grande mistério para muitas pessoas. Neste texto vamos falar sobre os seguintes tópicos:

 

  • O que é a endocrinologia;
  • O que faz um endocrinologista;
  • O que é o sistema endócrino;
  • De quais doenças a endocrinologia trata;

 

O que é a endocrinologia?

endocrinologiaA endocrinologia é um ramo da medicina que procura cuidar de todos os transtornos que possam ocorrem nas glândulas endócrinas. O nome endocrinologia vem do grego, sendo que, “endo” se refere a interno e “krino” se refere a separar, secretar. Ou seja, endocrinologia quer dizer algo como “secreção interna”, uma forma de mencionar os hormônios.

A endocrinologia chegou ao Brasil somente por volta de 1980 e é, portanto, uma área de atuação bem recente. Foi neste período que se criou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, também conhecida por SBEM. Este ramo da medicina tem recebido cada vez mais atenção, pois é o grande responsável pelo controle da obesidade.

 

O que faz um endocrinologista?

O médico endocrinologista é quem cuida do nosso sistema endócrino e de suas secreções. Estas secreções recebem o nome de hormônios. A variação na quantidade de hormônios dentro do nosso organismo pode causar uma série de transtornos e doenças. As principais complicações serão mencionadas logo a seguir.

 

O que é o sistema endócrino?

O sistema endócrino é um dos muitos sistemas que regulam o funcionamento do nosso organismo. Este sistema é formado por um conjunto de órgãos que possuem, como principal característica, a secreção dos hormônios. Os órgãos do sistema endócrino que possuem a característica de secretar estes hormônios recebem o nome de glândulas. As glândulas do sistema endócrino recebem o nome de glândulas endócrinas.

Nosso organismo é composto por dois tipos diferentes de glândulas, as endócrinas e as exócrinas. Quem cuida das glândulas endócrinas é o endocrinologista. As glândulas endócrinas lançam os hormônios que são secretados diretamente no nosso sangue. Cada hormônio age sobre alguns tipos de células. Quando o hormônio secretado atinge a célula-alvo que lhe é destinada, ocorre a resposta característica desta ação hormonal.

Os hormônios atuam em nosso organismo regulando um ou mais órgãos. Eles são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Quando há alguma disfunção de secreção os problemas de saúde aparecem.  Os hormônios são os responsáveis, por exemplo, pela nossa reprodução, pelo funcionamento do metabolismo, pelo nosso crescimento e também pelo nosso desenvolvimento.

São muitos os tipos de glândulas endócrinas que existem no organismo. Podemos destacar algumas mais importantes como a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as paratireoides, os ovários, os testículos e as supra-renais, por exemplo. Cada uma destas glândulas endócrinas produz um ou mais tipos de hormônios. Quando alguma destas glândulas não está funcionando corretamente, ocorrem disfunções no nosso organismo. Abaixo vamos indicar os principais transtornos causados por falhas do sistema endócrino.

 

De quais doenças a endocrinologia trata?

endocrinologistaQuando ocorrem falhas do sistema endócrino nosso organismo responde de alguma forma. As complicações médicas mais populares que são causadas por disfunções nas glândulas endócrinas são a obesidade, a diabetes mellitus, alterações no colesterol, o hipotireoidismo e hipertireoidismo e os ovários policísticos.

A obesidade é uma doença crônica que possui como característica o excesso de gordura corporal. Não há somente uma causa para a obesidade e esta é uma doença bem complexa, pois ela integra fatores físicos e psicológicos, entretanto, o endocrinologista é um dos responsáveis pelo seu controle, pois pode ocorrer devido a alterações hormonais. O número de pessoas com obesidade mórbida tem crescido progressivamente nos dias de hoje. Este fator contribuiu para o maior enfoque neste recente ramo da medicina. São poucas as pessoas que desenvolvem obesidade somente devido a fatores genéticos, entretanto, quase sempre este é o principal motivo popularmente apontado.

Outras doenças como a dibetes mellitus e o hipertireoidismo são muito comuns na atualidade e são geradas devido a disfunções hormonais. O hipertireoidismo, por exemplo, é causado quando há excesso de hormônio tireoidiano no organismo. Já a dibates mellitus ocorre quando há a falta de hormônio insulina no sangue.

3 Comentários

  1. Higor disse:

    Faz 2 anos que eu tenho um problema, toda vez que eu como algo , a minha barriga fica inchada , com volume visível, e fica inchada por muito tempo , já fiz todos os exames , endoscopia, Ultrassom , já tomei vários remédios para gases , e prisão de ventre , mesmo assim continua inchada com excesso de gases …

  2. joelma rangel dos santos disse:

    o endocrinologia, eu fiz ultra sonografia da tiroide . resultado.me esclarece se for possivel .1 glandula tiroide topica , movel a deglutição ,de volume normal ,contornos regulares e textura do parenquima homogenea.2-não a evidencia de lesão focal solida ou cistica ecograficamente significativa .3-o lobo direito mede 22por 16mm lxtxap 4- o lobo esquerdo mede 21 por 16 lxtxap 5- istmo mede 3.6 mm no seu diametro antero- posterior .6- não evidenciamos linfadenomegalias satelites.este e o resultado da endoscopia que o endocrinologia passou da tiroide.me esclarecem por favor . obrigada.

  3. gisele disse:

    essa matéria e maravilhosa explica muito bem e muito esclarecedora gostaria de sabe quais os benefícios a estética traz para o sistema endócrino me ajudou muito

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.