LÚPUS

Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória crônica que possui origem autoimune e acomete principalmente as mulheres. Diante de um quadro de lúpus é extremamente necessário o devido tratamento, para que não ocorram complicações mais sérias. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do lúpus considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é lúpus;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é lúpus?

LupúsLúpus é uma doença inflamatória que ocorre quando há um desequilíbrio no sistema imunológico. Este é o sistema responsável por proteger o nosso corpo de agressões externas como bactérias, vírus e outros microrganismos. Quando o ocorre algum tipo de disfunção neste sistema ele começa a lutar contra o próprio corpo humano, destruindo articulações, a pele, tecidos do coração, do pulmão, do cérebro e de outros órgãos.

Esta doença é uma das mais frequentes causas de consultas a médicos reumatologistas e atinge principalmente o sexo feminino. Mulheres em idade reprodutiva, geralmente entre os 20 e 40 anos de idade, são as mais vulneráveis à doença. Entretanto, homens adultos e crianças de ambos os sexos também estão predispostos ao lúpus.

 

Como se adquire?

Não se sabe exatamente quais são as causas que levam o indivíduo o desenvolver a doença. Porém, sabe-se que fatores genéticos, ambientais e também hormonais são muito atuantes no processo. Algumas pessoas nascem com uma maior predisposição genética para o lúpus e, quando em contato com o ambiente perfeito para a manifestação da doença, como infecções ou irradiação solar, esta se desenvolve.

Um ambiente ideal para a manifestação é alguma espécie de falha do organismo na produção de anticorpos. Estes acabam reagindo com proteínas diversas causando inflamações em uma série de órgãos diferentes. Dependendo do tipo de anticorpos produzido, o lúpus pode manifestar-se de certa maneira.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas são bem diversos. Os mais gerais são febre baixa, cansaço, perda do apetite, desânimo e perda de peso. O inchaço dos gânglios também é bastante comum, assim como dor de cabeça e ansiedade.

Na maioria dos casos ocorrem lesões de pele ao longo da doença. Manchas avermelhadas no rosto e no nariz são bem frequentes e podem deixar cicatrizes quando muito expostas ao sol.  A inflamação de pequenos vasos também é muito comum de ocorrer. A vasculite, como é chamada este tipo de inflamação, gera manchas vermelhas e dolorosas nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés.

A foto-sensibilidade também pode ocorrer. Neste caso, o indivíduo desenvolve uma sensibilidade anormal com relação à luz solar. A queda de cabelos também é frequente, assim como dores e inchaço nas juntas. Sente-se desconforto nas mãos, nos joelhos, nos punhos e nos pés. Inflamação nas membranas que ficam no coração e no pulmão também é algo recorrente. Com isto, há dificuldade para respirar e muita dor no peito.

Pode ocorrer inflamação nos rins e, com isto, aumento da pressão arterial e diminuição na quantidade de urina.

Relatos de pessoas na internet

  • “Percebi algumas manchas vermelhas em meu rosto”
  • “Tive muita sensibilidade à luz solar”
  • “Eu já senti muito cansaço e falta de apetite”

Lupús sintomas

 

Como é feito o diagnóstico?

O reconhecimento por parte do médico de um ou mais dos sintomas descritos acima leva a suspeita de lúpus. Exames de sangue e de urina podem ajudar na confirmação. Entretanto, não existe um exame em específico para este diagnóstico.

 

Como é o tratamento?

Como os sintomas da doença são bem diversos e podem se manifestar em intensidades variadas, o tratamento muda bastante de acordo com a história do paciente. Geralmente são utilizados alguns medicamentos que ajudem a regularizar o sistema imunológico e outros mais gerais para as inflamações. Fotoprotetores devem ser utilizados diariamente e cremes com corticoides podem ser prescritos pelo médico para aplicação nas lesões de pele. Anti-inflamatórios e analgésicos são também utilizados para tratar de sintomas mais leves.

 

Como prevenir?

Não existe ainda uma forma de prevenção ao lúpus, já que a causa é desconhecida e sabe-se que fatores genéticos influem muito. Porém, pessoas que já possuem a doença podem evitar algumas situações para que novas crises não ocorram como exposição solar sem proteção, momentos de estresse ou má alimentação. É indicado praticar atividades físicas e tomar cuidado com a saúde, para que infecções virais não venham a acontecer. Consultas periódicas ao médico também são de extrema importância.

11 Responses

  1. Veronica cano março 3, 2014 / 7:51 pm

    Olá, minha menina apareceu com umas manchas vermelhas nas pontas de 3 dedos, parece que ela encostou em alguma panela quente, mas ela disse que não queimou em nada! E disse que dói, o que pode ser!? Levo em pediatra ou dermatologista??? Obrigada! Ela tem 7 anos

    • sonia maio 15, 2015 / 3:05 pm

      Ola boa tarde minha filha aconteceu igual e tem tendecia a alastrar. O k diagnosticaram??

      • Sandh agosto 13, 2015 / 11:06 am

        Também estou assim, descobriram o que é?

  2. stefanie sabrina chaves agosto 7, 2013 / 12:16 am

    sou portadora do lúpus a 4 anos desde os 15 anos foi descoberto o lúpus em mim. tenho uma vida normal so n posso tomar sol.mas me sinto normal comotodos. basta tratar direitinho tomar remédio direito, assim a condição de vida seraa muito boa. obrigada.

  3. ana paula julho 24, 2013 / 10:40 pm

    eu tenho esses sintomas ……eé muito dolorido heiw mas como já tive a herpes zoster fico confusa se é um, ou outro q está se manifestando pois o sintomas são bem parecidos só q a herpes segue um lado só da coluna vertebral mas a pré disposição é muito parecida com a lúpos e as dores tbm como já exprementei dos dois segue um conselho a alimentação é fundamental e o emocional se conseguir controlar essas duas coisas é dificil tanto como a herpes ou a lúpos se manifestar ….bjsss a todos espero ter ajudado ……

  4. Francisco Silva Souza setembro 17, 2012 / 6:01 pm

    Essa doença tem cura? E se não tiver cura, quanto tempo de vida a pessoa que tem essa doença tem de vida?

    • ana paula julho 24, 2013 / 10:48 pm

      bom eu trato a alguns anos ….cura ñ tem mas existe tratamento eficaz q ajuda no controle das doenças virais …….tempo de vida bom já isso fica dificil é uma doença como qualquer outra q pode matar se ñ for cuidada tipo diabetes pressão alta e entre outros mas ñ existe tempo nem de vida e nem de morte ……e sim tratamento espero ter ajudado ….,

  5. rosangela setembro 12, 2012 / 6:39 pm

    perdi uma amiga a cerca d um mes mais ou menos,ela nao aceitava ter essa doença e resolvel s entregar,quero saber s tem como o medico saber quanto tempo d vida alguem q tenha essa doença pode sobreviver?

  6. rosangela setembro 12, 2012 / 6:37 pm

    tem como eu diagnosticar essa doença cm apenas um dos exames citados acima?tem como a doença manifestar em nosso organismo sem nenhum dos sintomas mostrados?

    • admin setembro 12, 2012 / 11:04 pm

      Olá Roze, esses são os principais sintomas apresentados, mas como toda doença, ela pode simplesmente aparecer rapidamente sem apresentar o sintomas.

      Mas esses são os sintomas mais recorrentes no Lúpus, a doença é bem grave, e quanto mais cedo for descoberta, melhor será.

  7. lea oliveira santos agosto 26, 2012 / 9:45 pm

    essa doença não tem cura?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *