Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1466871772
Vida do cache: 1468095993
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

LARINGITE | Sintomas, Tratamento e Causas

Laringite

Esta é uma doença inflamatória da laringe que pode ser tanto aguda quanto crônica. Acomete pessoas de todas as idades e pode ser infecciosa ou não. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da laringite considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é laringite;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é laringite?

Doença inflamatória da laringe que agride pessoas de todas as idades e sexos, a laringite pode ser do tipo aguda, quando dura apenas alguns dias ou do tipo crônica, com duração de cerca de 3 semanas. Apesar de não ser um transtorno grave e de possuir fácil tratamento pode gerar complicações quando se manifesta em crianças pequenas. Isto porque, em certos casos, o inchaço na traqueia e na laringe pode até mesmo obstruir a passagem de ar.

 

Como se adquire?

laringiteA inflamação aguda na laringe, geralmente, é decorrente de algum processo infeccioso no trato respiratório. Esta infecção pode ter sido causada por vírus, bactérias ou fungos, por exemplo. O tabagismo e a idade avançada são fatores que deixam o indivíduo mais predisposto ao quadro. Exposição à fumaça ou substâncias irritantes também são fatores de risco.

Uma infecção também pode acabar deixando a pessoa mais vulnerável a processos crônicos de laringite. Esta pode ser ocasionada por fatores não infecciosos como lesões traumáticas, doenças do refluxo gastroesofágico, distúrbios endócrinos e crupe espasmódico.

Situações que geram tosse excessiva acabam irritando a região, assim como o consumo de álcool e o uso irregular das cordas vocais. Estes também são, portanto, fatores contribuintes à laringite.

 

Quais são os sintomas?

Tende a variar bastante de acordo com a intensidade e com o motivo desencadeante. O prejuízo à voz é um dos sintomas mais facilmente notados. A pessoa pode desenvolver desde uma simples rouquidão até uma incapacidade de se comunicar através de sons.

A tosse pode ser uma causa da laringite ou um sintoma. Esta costuma parecer bastante com o latido de um cachorro. Quadros de febre e inchaço na região também são frequentemente notados. Crianças ficam com dificuldade para dormir e para respirar. A garganta pode ficar seca e dolorida. Incômodos ao falar e ao engolir são também indícios de uma laringite.

laringite sintomas

 

Como é feito o diagnóstico?

Diante dos sintomas descritos acima, muitas pessoas logo costumam procurar por auxílio médico. O especialista irá realizar exames clínicos e fazer algumas perguntas ao paciente. Para a confirmação do diagnóstico pode ser solicitado uma laringoscopia. Radiografias e outros exames laboratoriais também podem ser indicados para que não restem dúvidas quando à causa do problema. Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

 

Como é o tratamento?

Em alguns casos de laringite aguda causadas por infecções virais ou bacterianas, por exemplo, muitos dos sintomas tendem a desaparecer sem necessidade de tratamento. Laringites crônicas, por outro lado, costumam requisitar uma atenção mais especial e até mesmo cirurgia.

Repouso de voz e inalações podem ajudar muito a diminuir o desconforto na área. Dependendo da causa da laringite pode ser prescrito o uso de antialérgicos ou de antibióticos.  Outros medicamentos para alívio dos sintomas também podem ser indicados, entretanto, somente o médico poderá avaliar qual é a melhor abordagem. Casos graves de laringite crônica podem resultar até mesmo na retirada da laringe por completo. Radioterapias e quimioterapias também costumam ser medidas necessárias em algumas circunstâncias.

laringite tratamento

 

Como prevenir?

Simples atitudes podem ajudar na prevenção de uma laringite. Evitar fumar, consumir álcool em excesso e manter uma boa alimentação, por exemplo, são algumas delas. Tenha cuidado com as suas cordas vocais, mantenha-as sempre lubrificadas, ingira líquidos constantemente e não aumente o tom de voz sem que haja necessidade. Evite compartilhar copos, talheres e alimentos. Desta forma muitas infecções podem ser prevenidas. Bons hábitos de higiene também é algo fundamental.             Durma bem, não tome líquidos gelados e nem muito quentes e não grite com frequência.

Diante de quaisquer sintomas consulte sempre um médico especialista para receber o tratamento adequado. A grande maioria das doenças, quando diagnosticadas previamente e quando recebem o devido tratamento, não deixam sequelas e não geram complicações mais graves. Portanto, cuide bem da sua saúde e esteja sempre em dia com a sua consulta ao médico.

24 Comentários

  1. posso administrar a bombinha de duovent n no meu filho ele tem 11 anos e esta com crise de laringite aguda

  2. Tenho uma filha de cinco anos…durante esse tempo ja foram cinco crises a cada oito meses ou mais….a primeira foi agravante…saturaçao baixa….sem voz…quase que a entubaram…foi horrivel….inalacoes de adrenalina….decadron na veia….esta passando por uma series de exame para ver os motivos…agora vai ver uma relacionada com o refluxo….mas queria saber se tem alguma coisa pra falar…pois ja estou agonizada de ver ela sempre tendo que fazer inalcoes…sem contar que ja aumentou demais seu peso com tantos remedios

  3. fancisca disse:

    eu nao bebo e nem fumo passei dois meses gripada em seguida uma gripe atras da outra derrepende gripo e dessa fez tive febre , quando vou no medico ele fala que estou com laringite,eu nunca tive isso foi a primeira e a ultima ser DEUS quizer

  4. Graziele disse:

    Meu filho tem 3 anos e meio e já perdi as contas em que corri para o hospital com essas crises. A primeira vez ficou internado. Agora ele toma uma super dosagem de Decadron e contínuo o medicamento em casa e funciona. Mas quando ele pega um resfriado ou friagens ataca a laringite novamente. O pediatra disse para eu ter sempre em casa Decadron. Assim que perceber uma tossinha seca já começar a dar. Para evitar a piora. E segui com o tratamento até uns 5 dias 3 vezes ao dia. Ele por exemplo foi hj ao hospital por isso. Fiz tratamento no otorrino e mesmo assim ela volta. Temos que ficar atentas mães, na dúvida procure a opinião de um outro médico.

  5. Emília disse:

    Ano retrasado tive uma laringite aguda viral que durou quatro meses, fiz tratamento com medicamentos e fonoterapia. Fiquei um tempo livre, mas esse ano 2015 ja tive duas vezes em tempos mais curtos… muito ruim… se sentir cheiro forte de poeira logo começa a arranhar a garganta e a voz ja some… essa doença tem cura? O que devo fazer?

  6. Marlene disse:

    Estou com f
    Laringite há um mês, ja tomei antibiótico, xarope, predsin, antialér hivo e nada de melhorar…o que faço???

    • Beto disse:

      Você já passou por consulta com otorrinolaringologista? Eles são especialistas indicados para problemas na garganta e analisarão seu caso.

  7. Irani disse:

    Meu bebê de 7 meses esta com laringite, e ate descobrir o q era teve varias crises, é desesperador para um Mãe ver o filho nessa situação. A medicaçao é inalação e predinisolona. 5lm de soro com meia ampola de clenil A, de 12 em 12h, intercala com berotec e atrovent, e inalaçoes somente com soro fisiológico. Isso é o q fazendo ele respirar melhor. Hoje faz 4 dias q ele esta doente, as crises diminuíram e ele passa bem.

  8. Aline disse:

    Meu filho tem 4 anos começou uma crise após ele dormir as 21:00 horas essa noite passada não conseguia Respirar e tosse seca, levamos ao hospital foi contestado laringite e medicado com prednisolona e inalação queria saber se só esses medicamentos resolvem o problema, e se e normal ele não tinha nada foi derrepente Essa crise nunca teve?

  9. Claudia disse:

    Sou adulta, estou nos Usa p estudar e sem seguro saúde. Fui em montanha russa, experiência q eu nunca vivi e gritei muito. Há 08 dias passo mal com rouquidão, dor nos ouvidos e na face, olhos vermelhos, dificuldade extrema p engolir e tosse dia e noite. Laringite pelo q li. Não tive febre, mas estou horrível! Q medicamento, por favor…

  10. priscila s. chaves disse:

    Nossa eu passei 20 dias com crise de laringite passei muito mal é terrível mais descubre porque tive isso eu fumo e bebo são duas coisa fatal depois dessa to fora do cigarro e da bebida

  11. Rivaneide sales disse:

    Gostei muito . são esclarecedores esse comentários.

  12. Graciane disse:

    Estou com uma tosse horrorosa há mais de vinte dias e a médica constatou laringite…estou fazendo o tratamento recomendado mas não tive melhora.O que devo fazer?Não durmo à noite há dias.

  13. Marta disse:

    Minha filha de 1 ano teve 2 crise de laringite no mesmo mês o médico passou predsim e polaramine o que fazer não durmo não fico vigiando o sono dela pois estou com medo de outra crise

  14. diego disse:

    Minha filha de 1 ano e 9 meses teve uma crise ontem começou as duas da manha tentamos fazer inalação mais pouco melhorou quando foi 4 e meia ela piorou com muita tosse e falta de ar corremos p o hospital foi diagnosticado laringite e teve que tomar uma injeção de decadron e inalação ela esta muito bem agora tomara que não de novamente esta noite

  15. Boa noite!
    Minha filha de 9 anos sempre esta tendo crises de laringite, só que agora ela está com uma crise muito furto, na qual ela tosse muito forte que chega a vomitar. A levei no médico dele receitou polaramine, mas foi a mesma coisa que dar água não fez nenhuma diferença. Já fizemos de tudo e nada de melhoras. Meu esposo acabou de sair para leva-lá para o hospital da USP na última tentativa de voltar com uma solução para essa tosse terrível. O que podemos fazer para que ela possa ficar curada dessa doença maldita? Obs: os médicos nos quais já passamos, sempre nos dizem que não tem cura para essa doença. Isso é verdade?

  16. suzy souza disse:

    Minha sobrinha de 2 anos tem laringite, diagnóstico médico! Mas porém até hoje não indicaram tratamento à ela, apenas quando tem crises corremos com ela até a emergência mais próxima para que fassam ADRENALINA para voltar a respirar normalmente. No caso dela as crises são frequentes desde o seu primeiro ano de vida, seria caso de cirurgia paa retirada da laringe?

  17. MARISTELA DE JESUS RODRIGUES disse:

    minha filha de 5 anos tem crise asmática e agora o medico constato que ela está com laringite a mais de cinco dias isso é perigoso?

  18. Eu queri SABER PORQUE SO ADRENALINA NO HOSPITAL PODE DAR NAO PODEMOS DAR OU TOMAR,EU TENHO INALADOR

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.