Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Infográfico > Infográfico: Escoliose, Lordose e Cifose

Infográfico: Escoliose, Lordose e Cifose

Dores nas Costas

Escoliose

A escoliose consiste em um encurvamento da coluna. As causas dessa doença são divididas em três situações, são elas:

Escoliose congênita: reflete o problema desde o nascimento e ocorre por conta de problemas na formação da coluna do recém-nascido.

Escoliose neuromuscular: acontece por conta de fraquezas dos músculos e depois de doenças como paralisia cerebral.

Escoliose idiopática: essa opção não tem causa conhecida e geralmente acontece com adolescentes.

Geralmente esse problema afeta meninas e se agrava conforme o crescimento.

 

Cifose (Hipercifose)

A cifose é a doença que afeta a coluna da pessoa e a deixa corcunda. Isso acontece quando o aumento da coluna vertebral acontece de forma errada, com isso ocorre à deformidade nas costas do paciente.

Visivelmente, a doença se caracteriza pela queda dos ombros para frente, fazendo com que a pessoa ande com uma posição diferente das outras, que sempre estão retas e com postura.

São três tipos de curvas que formam a coluna vertebral: a lordose, a escoliose e a cifose, que fica localizada na parte torácica da coluna.

A doença também é conhecida como hipercifose, que por conta de um arqueamento nas costas deixa a pessoa corcunda. Isso acontece gradativamente e o paciente não sente dores no período em que a doença se desenvolve.

A cifose acontece em muitos casos durante a adolescência, pois geralmente jovens sempre sentam em má postura, uma das principais causas da doença. Em pessoas idosas a doença também surge, em decorrência da osteoporose.

Alguns jovens que tenham a altura fora do normal estão mais propícios a desenvolver a doença. Se o problema for descoberto cedo, a postura pode ser retomada e voltar ao normal. Mas se não corrigir o problema, a postura se torna estrutura do corpo.

 

Lordose (Hiperlordose)

A lordose se caracteriza na entrada da coluna para dentro. O problema afeta todas as faixas etárias e principalmente a coluna lombar e o pescoço, a cervical.

Existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença, além de outras doenças como cifose, discite e também a obesidade.

Exames de radiografia podem ajudar no diagnostico da doença. Com base na confirmação do problema, o paciente passa ao tratamento, que varia de acordo com cada caso e paciente, considerando idade, peso, sexo, entre outras coisas.

A maior preocupação e necessidade do tratamento é corrigir a região afetada pela lordose, fazendo exercícios que possam contribuir para a correção do problema.

Leia artigos sobre:

 

Coloque este Infográfico em seu blog ou site, basta copiar o código abaixo.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

5 comentários em “Infográfico: Escoliose, Lordose e Cifose

    1. com certeza vc deve procurar o ortopedista pra ele te indicar um tratamento que ajude a melhorar seu problema..vc ainda e nova e dependendo do grau vc pode ter uma boa melhora…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>