Infecção Urinária

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Saúde da Mulher > Infecção Urinária

Infecção Urinária

Infecção urinária é um dos principais motivos que leva muita gente a consultar um médico. A infecção ataca partes do trato urinário e varia em suas características de acordo com o local afetado. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito de infecção urinária considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é infecção urinária;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento.

 

O que é infecção urinária?

infecção de urinaA infecção urinária ocorre quando há a presença de microrganismos em algum local do trato urinário. Dependendo do local em que estão estes microrganismos a infecção urinária recebe um nome em específico. Quando a infecção é na bexiga, recebe o nome de cistite. Quando é nos rins, recebe o nome de pielonefrite. Quando ocorre na próstata, recebe o nome de prostatite. Quando ocorre na uretra, a infecção recebe o nome de uretrite.

A maior parte destas infecções ocorre devido à presença de bactérias. Entretanto, uma infecção urinária também pode ser causada devido à presença de algum fungo, vírus ou outros microrganismos no trato urinário. Grande parte das bactérias causadoras de infecções urinárias são provenientes do trato intestinal. A bactéria Escherichia coli, por exemplo, é a causadora de mais da metade dos casos de infecção urinária em todo o mundo. Esta bactéria está presente no trato intestinal e é extremamente importante para a devida digestão dos alimentos. Porém, quando esta, de alguma forma, entra em contato com o trato urinário, sérias complicações médicas são geradas.
Veja se o que você tem pode ser Cistite.

 

Como se adquire?

infecção urináriaPode-se adquirir infecção urinária de diversas formas. No caso da bactéria Escherichia coli, por exemplo, pode acontecer o seguinte: resquícios de fezes entram em contato com a região da vagina. Com isto, a bactéria acaba se multiplicando na região e migra para a uretra, contribuindo para uma infecção na própria uretra ou na bexiga.

Outra forma de se desenvolver uma infecção urinária é também através de inflamações na bexiga, por exemplo. Ou ainda através de práticas sexuais, doenças no aparelho urinário, cirurgias recentes no local e uma anatomia predisponente. De qualquer forma, estes microrganismos possuem sempre um acesso por via ascendente dentro do trato urinário.  Com isto, eles vão se instalando nos locais de mais fácil acesso, como na uretra, na próstata e na bexiga. O caminho até a chegada nos rins é maior e mais difícil.

Tanto homens quanto mulheres, crianças ou adultos, podem adquirir uma infecção urinária. Entretanto, em mulheres é mais comum de ocorrer. Isto porque, no corpo feminino, a uretra é mais curta e fica mais próxima da região do ânus, o que facilita o acesso dos microrganismos do trato intestinal ao trato urinário.

Homens que apresentam idade maior do que os 50 anos também estão mais predispostos a desenvolver uma infecção urinária, pois nesta idade a próstata já mudou de tamanho e tende a ocorrer uma maior retenção de urina na bexiga, o que também favorece o desenvolvimento da doença.

 

Quais são os sintomas?

As infecções urinárias possuem um conjunto de sintomas em comum. São eles:

  • Ardência ao urinar;
  • Dor na região nas costas, na bexiga e também no baixo ventre;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Escassa eliminação de urina;
  • Urina com mau cheiro;
  • Sangue na urina (em casos mais graves).

Normalmente, quando a infecção urinária atinge os rins, o paciente sente somado aos sintomas acima calafrios, febre e muita dor na lombar.

 

Como é feito o diagnóstico?

Diante dos sintomas e sinais de uma infecção urinária, o médico tende a solicitar um exame de urina e também uma urocultura. De acordo com o resultado dos exames o médico poderá avaliar se é um caso de infecção urinária e também qual microrganismo vem causando a complicação.

 

Como é o tratamento?

O médico irá prescrever o uso de algum medicamento de acordo com o resultado dos exames. Certas medidas podem ser tomadas para ajudar no tratamento da infecção urinária. Ingerir bastante água, por exemplo, ajuda a eliminar os microrganismos do trato urinário através da urina. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, de comidas com tempero muito forte e de café são outras atitudes que ajudam bastante, pois estas substâncias tendem a irritar o trato urinário. Além disto, mantenha bons hábitos de saúde e a região perineal sempre limpa.

Tags: , , ,

1 Comentário

Deixe o seu comentário!