Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Infecção Intestinal

Infecção Intestinal

Infecção Intestinal

É bastante comum as pessoas desenvolverem infecção intestinal. Esta pode ser causada por uma variedade de agentes conhecidos e tanto adultos quanto crianças estão vulneráveis. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito de infecção intestinal considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é uma infecção intestinal;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento.

 

O que é uma infecção intestinal?

rotavirus sintomasInfecção intestinal é um mal muito comum de acontecer tanto em crianças quanto em adultos. Normalmente, não é algo que apresente muitos riscos para a saúde e é de fácil tratamento. Entretanto, muitas vezes a infecção intestinal está ligada a alguma doença mais perigosa, manifestando-se como um sintoma desta. Nestes casos deve-se tomar mais atenção.

A infecção intestinal pode ser causada por uma série de agentes diferentes como bactérias, fungos, parasitas e vírus. Em crianças é mais comum que a infecção intestinal seja causada devido à presença de algum vírus. O rotavírus é um dos mais importantes.

Leia também sobre a bactéria: H.Pylori
Leia também sobre: Pancreatite

 

Como se adquire?

Uma infecção intestinal é ainda mais comum de acontecer no verão. Isto porque, o consumo de alimentos estragados e/ou contaminados é mais frequente. Diversos microrganismos encontram no verão mais facilmente a temperatura ideal para se multiplicar. Assim, muitos alimentos, quando deixados em temperatura ambiente no verão acabam contaminados devido à multiplicação destes microrganismos. As bactérias são os agentes mais encontrados em alimentos contaminados. Casos de infecção intestinal causadas por bactérias do gênero Salmonella ou E. Coli. são os mais frequentes.

Além da infecção através de alimentos contaminados, também podem ocorrer casos de infecção devido a hábitos de higiene incorretos. Por isto, é extremamente importante lavar as mãos após ir ao banheiro. Outra forma muito comum de se adquirir uma infecção intestinal é através de água contaminada, portanto, não se esqueça de que água somente filtrada ou fervida. Com estas medidas fica mais difícil contrair uma infecção intestinal.

 

Quais são os sintomas?

infecção intestinal sintomasApesar das diferentes causas devido à variedade de agentes, os sintomas de uma infecção intestinal costumam ser bastante parecidos. A grande maioria das pessoas, quando contaminada por algum microrganismo começa a apresentar dor na região abdominal, febre, mal estar, dor de cabeça e diarreia.

Devido à intensa diarreia que ocorre nos casos de infecção intestinal, as pessoas costuma ficar muito desidratadas. Este é um dos principais fatores de risco, principalmente quando ocorre em grávidas, em bebês ou em idosos, pois nestes períodos de vida a desidratação é ainda mais forte.   Portanto, é bom tomar muita água e soro caseiro nesta situação.

Relatos retirados da Internet

  • “Sinto uma dor muito forte na barriga…”
  • “A dor já me acompanha a dias…”
  • “Sinto umas pontadas na “boca do estomago”, dói bastante”
  • “O Rotavírus me pegou, fiz uma semana de tratamento a base de muita hidratação”

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de uma infecção intestinal é feito basicamente através de uma coprocultura. A coprocultura é um exame de fezes no qual se realiza a busca de certos microrganismos. Deve ser realizado com as fezes ainda frescas e, normalmente, busca-se pelos seguintes agentes: Salmonella spp, Escherichia coli enteropatogênica clássica, Shigella spp., Yersinia enterocolítica, Aeromonas spp. e Plesiomonas spp.

Caso haja a necessidade o exame pode ser ainda mais completo e, então, realiza-se a busca por outros agentes. Quando há a certeza de que se trata de um caso de infecção intestinal, deve-se logo dar início ao tratamento adequado.

 

Como é o tratamento?

Durante o tratamento deve se beber muita água. Como a infecção intestinal pode ser causada por bactérias, fungos, parasitas e vírus, por exemplo, o medicamento indicado para o tratamento varia de caso para caso. Por isto, é extremamente importante a ida ao médico assim que os sintomas derem início. Somente após exames e análises você terá certeza do seu diagnóstico e saberá qual é o medicamento certo para o seu tratamento.

Durante o tratamento de uma infecção intestinal é importante seguir uma dieta rica em legumes, verduras e frutas. O uso de medicamentos e a dieta equilibrada serão as principais armas contra uma infecção intestinal. O repouso também é muito indicado.

Mantenha sempre bons hábitos de higiene e beba somente água filtrada ou fervida. Tenha atenção aos alimentos que você está ingerindo para evitar futuras complicações. As medidas para se evitar uma infecção intestinal são bem simples. Basta que você as siga e não ocorrerão problemas na sua saúde. Sempre que algo estiver errado consulte um médico especialista para receber o tratamento adequado.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

34 comentários em “Infecção Intestinal

  1. Boa tarde … Tenho sentido fortes dores abdominais a mais de uma semana seguida de vomtos e diarreia fui no medico e ele disse que seria uma infecção me passou medicamentos e antibióticos e mesmo assim continuo sentindo dores…isso pode ser algo mais sério ?! Obrigada

  2. ola fui internada com infeccao de intestino, porem nao tenho diarreia, meu intestino esta preso e minha barriga dura e inchada. Gostaria de saber se é normal?!!

  3. boa tarde.meu filho tem 4anos e6meses,ele estava com dor abdominal muito forte é nao conseguia fazer coco.depois de algumas hora ele teve uma diarreia.fui ao medico ela passou annita.a diarreia passou um pouco,ele ficou com dor na barriga isso é normal?

    1. olha Andrea eu tenho 17 anos e sofria muito com isso eu passava por tudo isso
      eu ia ao medico so me davam remedio na veia ficava com os braços roxos de
      tanta picada eu comecei toma soro caseiro e nunca mais tomei uma agua sem ser virda
      ou filtrada tem alimentos e bebidas que me causavam diarreia,
      hoje tenho duas listas doque posso e n posso comer ou beber graças a deus estou melhor.

  4. Minha médica diagnosticou infecção intestinal CAUSADA PELO antibiótico que tomei contra uma forte sinusite. Nunca tinha ouvido falar sobre isso. Alguém sabe algo a respeito?

  5. Faz 5 dias estou com dores de cabeça, dos na barriga , dores no pescoço , febre , mal está , diarréia líquida com pedaços de fezes , será que e virose ou infecção intestinal ?

  6. Minha filha tem 1 ano e 6 meses e desde mais ou menos uns 7 meses ela tem diarreia frequentes isso ocorreu depois de uma infecçao no ouvido . E ela tomou muitos antibioticos, ai ela começou com a crise de diarreia. Mas de quatro semanas para cá piorou ela ate onternada ficou. So que ela nao imagresse nem fica com dor, nao sei o que pensar cçqueria uma ajuda para ficar mais calma se puderem me ajudar. Amem.

  7. Meu filho tem 4anos e está com dores a uma semana… não são dores constantes ocorrendo mais no período da tarde e sem diarreia… durante esse tempo já vomitou 3 vezes em dias diferentes e sente ansia vez por outra… será que isso pode ser infecção intestinal?

  8. ESTOU COM DOR ABDOMONAL, SEM DIARREIA, TIVE, UM DESARRANJO INTESTINAL A UNS DIAS MAS NÃO TIVE DIAjRREIA, JA FUI AO MEDICO E INFECÇAO DE URINA NÃO É
    PODE SER DO INTESTINO SEM DOARREIA

    k

  9. Estava com muita dor no abdômen depois de alguns dias me deu muita dor nas pernas as vezes evacuo como diarreia as vezes fico com dificuldade em evacuar já fui ao médico me passou lisador mas continuo com dores o que eu faço.

  10. Eu estou com infecção intestinal, fui ao médico duas vezes e tomei soro na primeira vez, deu dor no estômago febre dor de cabeça, tomei o medicamento e fui embora para casa de a pé no frio . Voltei ao médico 3:00 da manhã porque estava tremendo e com calafrios. Chegando lá tomei mais medicamentos. Fiquei um pouco melhor. E chegando em casa comi macarrão intantaneo, tomei soro caseiro, bebi gatorade, e agua fervida. Eu preciso de uma lista do que eu posso comer.

  11. boa noite.
    Estou com suspeita de infecção intestinal pois venho com dores fortíssimas abdominais a dois dias e estou com diarreia porem o medico esta achando que estou com infecção urinaria a qual não acusou no exame de urina e estou gravida de vinte e quatro semanas, seis meses, o que devo fazer

  12. Olá, minha filha tem 2 anos ela esta desde sexta feira com febre, vomito só na sexta ,e sente dor na barriga, hoje que ela fez uma vez diarreia, só que continua a febre e a dor na barriga ,o que eu faço?

  13. Boa tarde, minha filha tem 2 anos e 1 mês e está tendo febre de 37,5 e diarréia meio amarelada/esverdiada, será que é uma infecção intestinal? Esse é o segundo dia com os sintomas.
    Obrigada.

    Aguardo retorno.

  14. ola meu problema é o seguinte estou com diarreia a ums 20 dias mas de 1 semana pra ca começou a dar forte dor na barriga tipo uma colica muito forte fui ao medico e ele so me passou antibiotico e um outro remedio chamado ANITA mas não melhorou muito aina sinto dor na barriga o pode ser?

  15. Olá meu sobrinho tem 4 anos de idade,ele estar sentindo fortes dores na barriga,e vomitando e foi ao mêdico, e ele que ele estava com infecção intestinal mais como , se ele não estar com diarreia, por favor nois não sabemos mais o que fazer, pq ele chora com muita dor…

  16. Estou com infecção intestinal desde sábado, porém, mesmo tomando antibiótico desde ontem, parece que a diarréia fica cada vez mais intensa e mais líquida. Estou morrendo de medo, pois nunca tive isso antes, e não está melhorando. Pode ser algo além da infecção?

  17. Olá! Minha sobrinha tem 1 ano e 5 meses, teve uma convulsão, seguida de febre e depois de medicada foi liberada mas voltou a ter febre e quis dar uma convulsão novamente mas Ra irmamente encaminhamos para o hospital, lá ficou internada 4 dias, mas a medica nao pediu exame de vezes e ela esta melhor mas com diarréia, agora queremos descobrir o pq da convulsão ficamos muito assustados, qual caminho seria melhor começar.?
    Obrigada pela atenção.

  18. Sempre em casos de diarréa com sangue é prudente buscar auxilio e diagnóstico médico para identificar a origem e causa do problema, lembrando que a diarreia é somente um sintoma de que algo não está bem no organismo e, simplesmente inibir ou estancar a diarreia pode acabar impedindo que o organismo continue dando o alerta desta alterações, o que pode ser ainda mais prejudicial.

  19. Boa noite!
    Minha sobrinha tem 2 anos sentiu fortes dores no abdome, fez exames e o medico falou que ela esta com infecção no intestino, tomando remedio começou diarreia com sangue. É normal,? No exame de sangue deu infecção.Ela esta em casa ainda com fortes dores na barriga.

  20. A pessoa com infecção intestinal, seja ela por bactéria ou vírus, deve evitar contato com outras pessoas?

    Qual o meio de contato por vírus? Aérea?

    Tenho um sobrinho de dois anos e uma sobrinha de 6 meses, ambos convivem o dia juntos. Meu sobrinho teve diarréia em dias alternado e um dias dois episódios, sendo o último de aspecto líquido amarelado.
    Qual o procedimento?

    Grata pela atenção.

    1. Sempre em casos de diarréa com sangue é prudente buscar auxilio e diagnóstico médico para identificar a origem e causa do problema, lembrando que a diarreia é somente um sintoma de que algo não está bem no organismo e, simplesmente inibir ou estancar a diarreia pode acabar impedindo que o organismo continue dando o alerta desta alterações, o que pode ser ainda mais prejudicial.

    2. Camila, via oral fecal.. Lavar as maos bem apos ir ao banheiro, nao pegar em alimentos que serao ingeridos com as maos contaminadas. Lavar as maos sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>