Infecção Intestinal

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Infecção Intestinal

Infecção Intestinal

É bastante comum as pessoas desenvolverem infecção intestinal. Esta pode ser causada por uma variedade de agentes conhecidos e tanto adultos quanto crianças estão vulneráveis. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito de infecção intestinal considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é uma infecção intestinal;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento.

 

O que é uma infecção intestinal?

rotavirus sintomasInfecção intestinal é um mal muito comum de acontecer tanto em crianças quanto em adultos. Normalmente, não é algo que apresente muitos riscos para a saúde e é de fácil tratamento. Entretanto, muitas vezes a infecção intestinal está ligada a alguma doença mais perigosa, manifestando-se como um sintoma desta. Nestes casos deve-se tomar mais atenção.

A infecção intestinal pode ser causada por uma série de agentes diferentes como bactérias, fungos, parasitas e vírus. Em crianças é mais comum que a infecção intestinal seja causada devido à presença de algum vírus. O rotavírus é um dos mais importantes.

Leia também sobre a bactéria: H.Pylori
Leia também sobre: Pancreatite

 

Como se adquire?

Uma infecção intestinal é ainda mais comum de acontecer no verão. Isto porque, o consumo de alimentos estragados e/ou contaminados é mais frequente. Diversos microrganismos encontram no verão mais facilmente a temperatura ideal para se multiplicar. Assim, muitos alimentos, quando deixados em temperatura ambiente no verão acabam contaminados devido à multiplicação destes microrganismos. As bactérias são os agentes mais encontrados em alimentos contaminados. Casos de infecção intestinal causadas por bactérias do gênero Salmonella ou E. Coli. são os mais frequentes.

Além da infecção através de alimentos contaminados, também podem ocorrer casos de infecção devido a hábitos de higiene incorretos. Por isto, é extremamente importante lavar as mãos após ir ao banheiro. Outra forma muito comum de se adquirir uma infecção intestinal é através de água contaminada, portanto, não se esqueça de que água somente filtrada ou fervida. Com estas medidas fica mais difícil contrair uma infecção intestinal.

 

Quais são os sintomas?

infecção intestinal sintomasApesar das diferentes causas devido à variedade de agentes, os sintomas de uma infecção intestinal costumam ser bastante parecidos. A grande maioria das pessoas, quando contaminada por algum microrganismo começa a apresentar dor na região abdominal, febre, mal estar, dor de cabeça e diarreia.

Devido à intensa diarreia que ocorre nos casos de infecção intestinal, as pessoas costuma ficar muito desidratadas. Este é um dos principais fatores de risco, principalmente quando ocorre em grávidas, em bebês ou em idosos, pois nestes períodos de vida a desidratação é ainda mais forte.   Portanto, é bom tomar muita água e soro caseiro nesta situação.

Relatos retirados da Internet

  • “Sinto uma dor muito forte na barriga…”
  • “A dor já me acompanha a dias…”
  • “Sinto umas pontadas na “boca do estomago”, dói bastante”
  • “O Rotavírus me pegou, fiz uma semana de tratamento a base de muita hidratação”

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de uma infecção intestinal é feito basicamente através de uma coprocultura. A coprocultura é um exame de fezes no qual se realiza a busca de certos microrganismos. Deve ser realizado com as fezes ainda frescas e, normalmente, busca-se pelos seguintes agentes: Salmonella spp, Escherichia coli enteropatogênica clássica, Shigella spp., Yersinia enterocolítica, Aeromonas spp. e Plesiomonas spp.

Caso haja a necessidade o exame pode ser ainda mais completo e, então, realiza-se a busca por outros agentes. Quando há a certeza de que se trata de um caso de infecção intestinal, deve-se logo dar início ao tratamento adequado.

 

Como é o tratamento?

Durante o tratamento deve se beber muita água. Como a infecção intestinal pode ser causada por bactérias, fungos, parasitas e vírus, por exemplo, o medicamento indicado para o tratamento varia de caso para caso. Por isto, é extremamente importante a ida ao médico assim que os sintomas derem início. Somente após exames e análises você terá certeza do seu diagnóstico e saberá qual é o medicamento certo para o seu tratamento.

Durante o tratamento de uma infecção intestinal é importante seguir uma dieta rica em legumes, verduras e frutas. O uso de medicamentos e a dieta equilibrada serão as principais armas contra uma infecção intestinal. O repouso também é muito indicado.

Mantenha sempre bons hábitos de higiene e beba somente água filtrada ou fervida. Tenha atenção aos alimentos que você está ingerindo para evitar futuras complicações. As medidas para se evitar uma infecção intestinal são bem simples. Basta que você as siga e não ocorrerão problemas na sua saúde. Sempre que algo estiver errado consulte um médico especialista para receber o tratamento adequado.

Tags: , , , ,

6 Comentários

  1. Camila disse:

    A pessoa com infecção intestinal, seja ela por bactéria ou vírus, deve evitar contato com outras pessoas?

    Qual o meio de contato por vírus? Aérea?

    Tenho um sobrinho de dois anos e uma sobrinha de 6 meses, ambos convivem o dia juntos. Meu sobrinho teve diarréia em dias alternado e um dias dois episódios, sendo o último de aspecto líquido amarelado.
    Qual o procedimento?

    Grata pela atenção.

    • stella disse:

      Sempre em casos de diarréa com sangue é prudente buscar auxilio e diagnóstico médico para identificar a origem e causa do problema, lembrando que a diarreia é somente um sintoma de que algo não está bem no organismo e, simplesmente inibir ou estancar a diarreia pode acabar impedindo que o organismo continue dando o alerta desta alterações, o que pode ser ainda mais prejudicial.

  2. Rodriane disse:

    Boa noite!
    Minha sobrinha tem 2 anos sentiu fortes dores no abdome, fez exames e o medico falou que ela esta com infecção no intestino, tomando remedio começou diarreia com sangue. É normal,? No exame de sangue deu infecção.Ela esta em casa ainda com fortes dores na barriga.

  3. ola bom dia minha filha foi diagnosticada com infecçaõ intestinal mas a medica falou que eu posso dar leite para ela ai eu decidi dar leite desidatrado sera que estou fazendo certo………….

  4. stella disse:

    Sempre em casos de diarréa com sangue é prudente buscar auxilio e diagnóstico médico para identificar a origem e causa do problema, lembrando que a diarreia é somente um sintoma de que algo não está bem no organismo e, simplesmente inibir ou estancar a diarreia pode acabar impedindo que o organismo continue dando o alerta desta alterações, o que pode ser ainda mais prejudicial.

  5. osni disse:

    ola meu problema é o seguinte estou com diarreia a ums 20 dias mas de 1 semana pra ca começou a dar forte dor na barriga tipo uma colica muito forte fui ao medico e ele so me passou antibiotico e um outro remedio chamado ANITA mas não melhorou muito aina sinto dor na barriga o pode ser?

Deixe o seu comentário!