IMPINGEM | Tratamento, Micose de Pele

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > IMPINGEM | Tratamento, Micose de Pele

O que é impingem?

É uma das micoses superficiais de pele que, muitas vezes também recebe o nome de “tineas”. Este quadro é causado, geralmente, por algum tipo de fungo que acomete a região. Os fungos estão em toda parte e a doença é bastante contagiosa. Existe até mesmo um número grande de fungos vivendo em nosso corpo, em perfeita harmonia com o organismo humano. Quando estes encontram, por outro lado, as condições propícias para reprodução, acabam se multiplicando e causando transtornos de saúde.

A queratina, uma substância encontrada em toda a superfície cutânea, é a que mais serve de alimento para estes fungos. Locais úmidos, quentes e pessoas com baixa imunidade são condições ideais para o crescimento da população destes microrganismos.

As “tineas” são as micoses que se manifestam tanto em adultos quanto em crianças. Variam de acordo com o local afetado e com o agente causador. A impingem é a micose que atinge a pele. A “tinea” de cabeça é mais comum em crianças e é muito contagiosa. Neste caso o local afetado é o couro cabeludo e as lesões provocam falhas nos cabelos. A “tinea” dos pés também é bastante frequente e causa descamação na parte de baixo dos pés. A interdigital, também conhecida como frieira, provoca descamação, coceira e fissuras nos meios dos dedos dos pés. Já a inguinal gera áreas bem avermelhadas com descamações localizadas nas nádegas e também nas coxas.

tinea corporis impingem

 

Agente causador

As micoses costumam aparecer na pele e podem acometer diversas regiões. No caso da impingem atinge a pele em geral, sem ter um local mais específico de desenvolvimento. Por este motivo é também muitas vezes chamada de “tinea” do corpo. As infecções que são causadas por fungos recebem o nome de micoses. São agressões bem diferentes das causadas por vírus ou bactérias.

As micoses são contagiosas. Além disto, muitos fungos já estão constantemente em contato conosco, vivendo até mesmo junto ao organismo em perfeita harmonia. Quando estes encontram locais cheios de comida, por exemplo, a queratina, quentes, úmidos e com baixa imunidade multiplicam-se descontroladamente dando origem a quadros de micoses.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

A análise clínica costuma ser bastante favorável, já que o aspecto das lesões é muito característico. Uma breve conversa com o paciente também pode trazer alguns resultados.  Para a certeza do diagnóstico o médico pode solicitar a realização de alguns exames como, por exemplo, o exame micológico cultural e direto. Neste procedimento faz-se a raspagem do material que é levado para análise em laboratório. É extremamente importante a realização deste exame para poder se excluir uma série de outras complicações que poderiam ter relação com os sintomas.

Após o diagnóstico do que vem causando tais lesões o tratamento deve ser iniciado. Este é bastante favorável e, muitas vezes, possui curta duração. Diante de qualquer tipo de ferida, lesão ou coceira na pele, não deixe de consultar um médico especialista para que este avalie corretamente todas as hipóteses de transtornos. Nunca realize auto medicações.

 

Sintomas

impingemAs lesões que são provocadas quando a pessoa está com impingem são bem notáveis e características. É comum, desta forma, que logo um médico seja procurado. Estas são causadas por fungos em multiplicação no local afetado e possuem um aspecto de bolha. No início as bolhas são vermelhas, purulentas e preenchidas com um líquido de cor clara. Elas são arredondadas e coçam muito. Após um tempo estas bolhas tendem a secar e geram uma crosta amarela que, facilmente, se desprende da pele do paciente.

Os sinais que evidenciam um quadro de impingem são, portanto:

  • Lesões avermelhadas com bordas definidas e centro mais claro;
  • Coceira na região que foi afetada;
  • Bolhas com bordas escamosas;
  • Exantema (erupções na pele).

Diante destes sintomas um médico deve ser procurado para o correto diagnóstico. É importante que se isole casos mais preocupantes de doenças na pele para que o tratamento correto seja introduzido e tenha resultados satisfatórios. Nunca deixe de consultar um médico quando o seu corpo está lhe enviando sinais como estes.

 

Prevenção

A impingem é altamente contagiosa, além de poder se desenvolver espontaneamente quando em condições favoráveis. Para evitar um quadro deste tipo muitas medidas podem ser tomadas como, por exemplo, não compartilhar objetos pessoais do tipo calçados, pentes, bonés e toalhas. Evitar utilizar roupas justa também pode ajudar bastante. É preferível, inclusive, o uso de tecidos de algodão sempre que possível. Evite roupas de tecido sintético, principalmente roupas íntimas.

Não ande descalço em locais úmidos, como saunas e vestiários. Após tomar banho seque muito bem todas as regiões do seu corpo, com atenção especial às dobras, como axilas, entre os dedos e as virilhas. Não manipule terra sem uso de luvas especiais e, na manicure, leve sempre seu alicate, tesoura e lixa. Dê preferência a calçados ventilados e mais largos. Evite utilizar o mesmo sapato dois dias seguidos.

Não ande sem sapato em locais públicos como ruas e praias. Evite praias que são frequentadas por animais, como cachorros e gatos. Através destas simples medidas não somente a impingem como diversas outras infecções podem ser evitadas. Adquira estes hábitos.

impinge

 

Tratamento

Este deverá ser prescrito por um médico especialista. Não utilize medicamentos indicados por amigos, pois pode dificultar o tratamento. Somente um profissional consegue avaliar corretamente a situação e indicar a melhor abordagem. Diante de um quadro de impingem, normalmente será solicitado o uso de antifúngicos tópicos. Será preciso fazer a higiene da área afetada, lavando e secando muito bem o local, e, após isto, fazer a aplicação da pomada.

Dependo da gravidade da micose, alguns fármacos via oral podem ser prescritos. O tratamento, quando feito com disciplina e durante o período necessário, tende a ser bastante favorável. O importante é consultar um dermatologista assim que os sintomas começarem a surgir. Desta forma a doença não será mascarada, e sim tratada.
É incorreto ficar arrastando doenças e sintomas por períodos prolongados. Além disto, sua saúde pode ficar seriamente comprometida caso sejam sintomas de que algo mais grave está acontecendo. Não deixe de consultar um médico. Sua saúde precisa vir em primeiro lugar.

Tags: , , , , , ,

40 Comentários

  1. deise disse:

    a tinea do corpo pode voltar após o uso apenas de pomadas, nesse caso tem-se que tomar remédios.

  2. jefferson disse:

    eu tenho impingem o tratamento da doença e demorado passa contro tempor

  3. caroline disse:

    a minha apareceu do nada pois minha imunidade estava muito baixa,sem falar que a coceira é insuportavel e a minha crosta ta super grossa e ja esta um pouco grandinha será que demora muito tempo pra melhorar?

  4. cidinha disse:

    gostaria de saber um remedio para curar rapido.bjs

  5. Milena Silva disse:

    Por favor de um nome de um remedio especifico para mim !

  6. Fabiao dias disse:

    eu tenho impinje ja fas mais de um ano e nao concigo curar como faco para curar

  7. Regina Célia Bruno disse:

    De vez em quando aparecem-me impinges nas pernas e me ensinaram que elas só desaparecem com
    tinta de caneta. Usei e deu certo. Mas agora apareceu-me também nas costas, local de difícil acesso para eu mesma me tratar. É um incômodo muito grande , pois não posso coçar pq piora, chega até a sangrar e está aumentando a cada dia. Se alguém puder dar uma sugestão, eu agradeço.

    • Denis Araújo disse:

      Entao nesse caso você deve procurar um médico mais depressa possivel! Pois ela pode se agravar e piorá causando danos graves no seu copo.
      Procure um medico urgentemente, e ele ira te informar os medicamentos corretos para seu tratamento.

    • joabe disse:

      dermatologista emquanto nao aumenta

  8. kledson costa disse:

    Galera e o seguinte tem um medicamento que é ótimo, cetaconazol, dentro de 4 a 7 começa a desaparecer, porem o tratmento tem que ser prolongado , se ñ ela pode voltar. passaram pra min ltramicos ñ ta adiantando muita coisa ñ.
    Obs: Cetaconazol, e em pomada ñ em liquido tambem e barato custa no maximo R$ 13.00 dependedo da localidade onde vc mora. O ltramicos são pilula, uma artela contem 4 pilulas custa R$ 18.00. dependedo da localidade onde vc mora. ok
    Espero ter comtribuido com lguma coisa.

  9. Denis Araújo disse:

    Olá gente. Eu também já tive esta doença, ela é causada geralmente por um fungo como vimos. Doença essa muito contagiosa.
    – Um remédio muito eficaz é o alho. Pegue 3 dentes de alho.
    Pegue eles esmague e põe-se de molho por 6hrs dentro de 2 litros de água. E depois aplique sobre a regiao afetada pela impinge.
    Mas antes, verifique se o alho provoca alguma reação.

  10. weslley disse:

    estou com o pé com micose tinea dos pes e nao sei mais oque fazer preciso que alguem me ajude ai povafor borigada

  11. Gisele disse:

    Estou gestante, e estou com uma impinge enorme, meu medico so me passa pomada que ñ funciona, alguem sabe algum medicação caseira, e k de certo!!! Por favor

    • Aline disse:

      oi eu tive no braço num local meio ilógico mas me ensinaram a passar creme dental para matar os fungos e esta melhorando nem coça mais e a mancha esta diminuindo mas detalhe o creme dental deve ser aquele branco de menta ou hortelã, do tipo sorriso.

      espero que a sua tbm melhore, mas tem que passar uma camada e deixar o dia todo se puder fazer de 2 a 3 vezes o processo de melhora acelera =)

  12. Thamires disse:

    eu peguei minha impigem do meu gato, e preciso tratar deli e a vacina de felino indicado custa 90 reais a dose eu tenho 2 gatos e cada um precisa de 3 doses anuais, alguem pode mi indicar um tratamento mais barato e rapido. a minha por enquanto ta piquena e só na perna entao eu priorizo eles e depois eu!

  13. Marcos disse:

    Ja tem um ano que eu faço tratamento receitado por medicos e essa porra ate hoje ta do mesmo jeito..nesse site era pra ter pelo menos receitas naturais.!!!!

  14. hugnei dos santos disse:

    ola boa noite , gostaria de sber qual medico a procurar , uma vez que observo que estou com micose , principalmente na região das virilhas e quando fechado, obs ervo un mal cheiro, tambem observo na parte atras da orelha, e nariz, gostaria de saber qual medico a procurar. obrigado
    ha estes fungos micose na virilha e transmissível

  15. LAINE OLIVEIRA disse:

    TENHO MICOSI E NÃO SEI COMO ACABA COM ELAS O MEU MEDICO PASO SETOCOMOZO MAIS NÃO A DIANTO QUERIA SABER UM REMEDIO.

    • maria disse:

      tive micose, parece muito com impingem gastei muito com pomadas que nao resolveu nada o medico me receitou fluconazol tres comprimidos um por semana estou bem melhor.

  16. Mercia Melo disse:

    Estou com machas na pele que não coçam parece impinge, mais somem em + ou – 2 dias e aparecem em outros lugares do corpo estranho. 1º apareceram na região da barriga e seios agora nas costas e braços….Alguem pode me ajudar! Será meu sangue?

  17. José Pereira disse:

    Álcool é um excelênte remédio e o melhor de tudo, funciona. O primeiro passo é lavar a região afetada e logo em seguida secar bem, o segundo passo e utilizar um algodão inchuto com álcool e passar no local meio que esfregando. O resultado varia de 1 a 3 dias dependendo do estágio da micose.

  18. Izabel disse:

    Tenho uma coceira entre as pernas, mais precisamente nas coxas. Coça e se alastra. Já consultei um médico e ele não soube diagnosticar somente me deu uma medicação para alergia. Não aparece em outra área do corpo. Já desapareceu e voltou Ficam uma manchas brancas e salientes.

  19. wellinton disse:

    eu estou com impigem fais augumas semanas eu queria me livrar dessa doença como eu fasso?????

  20. jose roberto disse:

    Axo que em mim tambem é empinge .. não sei o que faço … as veses passo algumas pomadas e elas somem depois bastar comer algo reimoso como: camarao, sardinha,carne de pato surubim… qual quer coisa reimosa elas voltam o que faço?

  21. Mari disse:

    o médico passou um comprimido pelo nome de ITRALEX. tem oito dias que ele esta tomando e ja esta vendo resultado. toma um por dia. adulto toma 2 por dia.

  22. hingrid disse:

    olha eu tenho essa impinge já faz alguns meses fui ao medico e to usando essa pomada CETOCONAZOL mais não ta adiantando nada oque eu faço?

  23. Hilma disse:

    boa noite amigos, olha so faz uns quinze dias que me apareceu essa tal de impinge e eu to usando polvora com limao acabei de passar. vou verpor quanto tempo vai durar depois eu conto pra vcs o resultado. um beijo

  24. hugo guilherme disse:

    estou usando a pomada clotrimazol ela serve pra esse tipo de micose

  25. Rebecca disse:

    Peguei impigem no carnaval deste ano e por volta do são joão minha mãe comprou uma pomada que se chama Daktazol,comecei a passar a tal pomada e não melhorou completamente,aí com o tempo eu fui esquecendo de colocar a pomada e a impigem foi aumaentando,voltei a colocar a pomada mas não ta adiantando muito,quero muito que sare logo,então por favor me digam algum rémedio que possa curar isso.E que seja algum rémedio que seja realmente bom e não essas receitas caseiras malucas tipo a de colocar caneta na região!
    Obg e bjs.

    • Claudio cezar disse:

      o que me falaram que a tinta de caneta faz sumi porem logo volta a aparecer e o remedio que me recomendaram é o (terbinafina)- Lamisil. contra idicado para crianças e gravidas pelas fortes contras indicaçoes..

  26. Meliza Medrado disse:

    Boa noite!
    gostaria de saber se é comum aparecer na idade q meu filho está,ele só tem 4anos e apareceu na perna dele e estou com muito medo e gostaria de saber se tem cura pra esse tipo de micose?
    Grata Meliza
    Aguardo respostas.

    • leonardo hott disse:

      ola melisa esperimente o metodo caseiro de folha de mandioca mais a baixo deixei a receita e como fazer eu tbm peguei no corpo mais ja ta praticamente curada, so lembrando não tomar e para passar no local. mais abaixo vira a receita .

  27. Edney disse:

    Estou com uma micose que teve inicio a uns 40 dias atras, nao procurei tentar resolver logo, mas a muito tempo ja tive no mesmo lugar que é nos pés, estou tentando lembrar a receita que me curou no passado, quando eu conseguir eu postarei a verdadeira cura

  28. Claudio cezar disse:

    Descobri que tenho algo que tem todos os sintomas de impigem, e fui logo no medico.
    o que me falaram que a tinta de caneta faz sumi porem logo volta a aparecer e o remedio que me recomendaram é o (terbinafina)- Lamisil. contra idicado para crianças e gravidas pelas fortes contras indicaçoes..

  29. leonardo hott disse:

    olá , estive pesquisando sobre o assunto ,pois também peguei essa tal micose no corpo a mais de 3 meses usei TODO tipo de medicamentos receitados por medicos, gastei muito dinheiro nessa brincadeira e nada e a uns 3 dias atras pesquisando novamente mais dessa vez sobre algo caseiro pois os antibioticos não resolviam nada, oral ,pomada enfim nada resolvia meu problema ate que li sobre esse santo remédio caseiro chamado“ folha de mandioca ´´ basta ferver 250ml de agua e depois coloque 3 folhas de mandioca deixe ferver bastante e depois passe com algodão no local afetado quando estiver morna 3 vezes por dia, e tiro e queda pra maldita micose, comecei apenas 3 dias e graças a essa receita ja to praticamente curado! Espero ter ajudado com a receita , assim como vcs eu ja estava ficando desesperado com a maldita micose, faça e vira o resultado !!!!

    • leonardo hott disse:

      só pra lembrar que não se deve beber o chá pois a folha da mandioca e venenosa ,e é esse mesmo veneno que vai matar a micose, e apenas para passar no local afetado 3 vezes por dia ate que suma por completa assim como a minha que esta cada vez mais curada .

  30. evelyn disse:

    Meu filho esta cm manchas brancas e asperas
    Oq pode ser,e tambem coça muito

Deixe o seu comentário!