Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Hipotireoidismo

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é basicamente um conjunto de complicações causadas devido à diminuição dos hormônios da tireoide no organismo. Atualmente tem ocorrido uma maior incidência de problemas relacionados à tireoide e as mulheres são as mais atingidas. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do hipotireoidismo considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é hipotireoidismo;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento.

 

“Uma doença cada vez mais comum, cuide-se”

 

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é causado devido a um distúrbio na glândula tireoide. A glândula tireoide fica localizada no pescoço, próxima ao início do osso esterno. Ela é composta por dois lobos, o lobo esquerdo e o lobo direito. O formato da glândula tireoide lembra muito o de um escudo, inclusive, o nome tireoide deriva de uma palavra grega que significa escudo (thureós).

A glândula tireoide é muito importante para o funcionamento adequado do organismo. Os hormônios liberados pela tireoide são fundamentais para que todos os processos bioquímicos de nosso corpo funcionem de forma correta. Estes hormônios garantem, por exemplo, que o coração, o cérebro e outros órgãos estejam sempre cumprindo os seus papéis no organismo. Quando ocorre alguma disfunção na produção dos hormônios da tireoide podemos ter um quadro de hipotireoidismo ou de hipertireoidismo.

  • Hipertireoidismo é quando há no organismo hormônios da tireoide em excesso.
  • Hipotireoidismo é quando a quantidade de hormônio da tireoide no organismo está abaixo da normal.
  • O hipotireoidismo é bastante frequente entre mulheres com mais de 65 anos de idade.

problemas tireoide

 

Como se adquire?

O hipotireoidismo pode se desenvolver de diversas formas. Pode ser algo decorrente de uma inflamação da tireoide, de alguma doença congênita na tireoide, de alguma cirurgia realizada na tireoide ou devido a algum tratamento ou medicamento que atinja a tireoide, por exemplo. Uma das principais causas do hipotireoidismo é uma doença autoimune que recebe o nome de Tireoidite de Hashimoto. Esta doença faz com que o próprio corpo ataque à tireoide. Com isto, esta fica inflamada e ocorre deficiência na produção dos hormônios.

A carência severa de iodo na dieta também é uma das causas do hipotireoidismo. Esta complicação tende também a ser hereditária. Alguns recém-nascidos podem apresentar hipotireoidismo devido a alguma questão hereditária ou à falta da formação da glândula tireoide, por exemplo. Em idosos, a diminuição da produção tireoidiana é muito comum, por isto mulheres com mais de 65 anos de idade compõem a maior população de indivíduos com hipotireoidismo.

 

Quais são os sintomas?

Pessoas com hipotireoidismo leve costumam nem mesmo apresentar sintomas. Em outros casos, estes sintomas podem ser pouco nítidos ou aparecem bem lentamente. Quem possui um hipotireoidismo mais avançado costuma sentir muita moleza, frio, depressão e dificuldade para realizar até as tarefas mais cotidianas.

A falta de hormônios da tireoide no organismo torna as pessoas mais lentas, por isto esta complicação é normalmente associada à obesidade. Outros sintomas do hipotireoidismo que podemos destacar são:

  • Sede;
  • Queda de cabelos;
  • Raciocínio lento;
  • Fraqueza muscular;
  • Sonolência;
  • Perda no brilho do cabelo;
  • Aumento do fluxo menstrual;
  • Constipação.

Caso esteja com suspeita, procure um Endocrinologista.

 

Como é feito o diagnóstico?

hipotireoidismo sintomasQuanto antes você for a um médico mais eficiente será o controle e o tratamento do hipotireoidismo. Portanto, assim que os sintomas começarem a surgir agende imediatamente uma consulta. Somente um médico especialista poderá lhe dizer exatamente se é um caso de hipotireoidismo.

Através de exames físicos e do histórico do paciente é possível chegar ao diagnóstico de hipotireoidismo. Nos exames o médico irá, por exemplo, avaliar a quantidade de hormônios da tireoide no seu organismo e a existência de anticorpos anti-tireoide no sangue.

 

Como é o tratamento?

O hipotireoidismo é basicamente tratado através do uso de comprimidos que contém o hormônio tireoidiano faltante. Com isto, os sintomas são tratados em apenas algumas semanas, porém, a reposição hormonal deverá ser realizada pelo resto da vida. É necessário que o paciente esteja sempre tomando a dosagem exata de hormônios tireoidianos. Como esta dosagem vai mudando com o passar dos anos, a consulta ao médico especialista deve se tornar uma constante na vida destas pessoas.

Pessoas com hipotireoidismo devem, portanto, sempre estar em dia com a sua ida ao médico, é importante o tratamento adequado para não haver a ocorrência dos sintomas.

Tags: , , , , , ,

4 Comentários

  1. laycia taveira disse:

    muito bom me ajudou bastante

  2. Oi,tenho hipotireoidismo,mas nem apresentei sintomas.Mas me trato,vou ao medico para acompanhamento e percebo que me canso muito e vou informar meu medico.

  3. ELIANE disse:

    QUERO SABER FIZ O EXAME DE SANGUE E DEU HIPOTIREODISMO.SO QUE EU TVE EMPOLIA PULMONAR NAÕ POSSO NADA QUE CONTEM HORMONIO.ENTREI NA MENOUPSO TEM 6 ANOS.COMO VOU FAZER ESTE TRATAMENTO.

  4. Valquiria de Castro Bezerra disse:

    Meu nome é Valquiria, tenho 31 anos e descobrir que tenho hipotireodismo na minha ultima gestação e estou fazendo o tratamento pelo sus tomo o remédio más estou tendo alguns sintomas gostaria de saber se inchaços nos pes como calombos que irritam e arde gostaria de saber se é por causa da doença e qual seria alimentação por favor presciso de ajuda.

Deixe o seu comentário!