Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Hérnia Umbilical

Hérnia Umbilical

O que é Hérnia Umbilical?

A hérnia umbilical refere-se a uma cicatriz no tecido do umbigo, que pode aparecer assim que a criança nasce ou também pode se desenvolver ao longo da vida. Em alguns casos forma-se um caroço no umbigo.

Se o problema for diagnosticado após o nascimento, as chances de redução de tamanho ou até mesmo de desaparecimento são maiores.

Em adultos, a hérnia umbilical geralmente cresce e o a melhor forma de tratar é com cirurgia.

Quando ocorre a hérnia umbilical, acontece a passagem de gordura pela cavidade no abdômen e a doença pode afetar tanto como quanto mulheres, mas há uma frequência de mulheres após a gestação sofrerem com o problema.

Existem outros tipos de hérnia que podem afetar o paciente:

  • Hérnia inguinal: Que afeta a região da virilha;
  • Hérnia femurais: O paciente que tem esse problema sofre na região da coxa;
  • Hérnia epigástrica: Esse tipo de hérnia afeta entre a região umbilical e o tórax.

Para os casos em que o problema aparece no recém-nascido, os números apresentam cinco crianças a cada cem, que apresentam o problema logo após o nascimento.

hernia umbilical

 

Como se adquire

Não existe uma definição para sofrer com o problema, mas em alguns casos há histórico familiar do paciente.

O problema acontece quando o músculo que está próximo ao redor do umbigo e não é completamente fechado e pode acontecer em qualquer idade, pelo motivo da não cicatrização, isso quando recém nascido.

Já para os casos que acontecem na fase adulta, um dos motivos que causam a doença é o esforço repetido na região abdominal, que pode causar o caroço no local.

O problema pode aparecer e não apresenta dor ou desconforto. Nos casos em que o caroço não volta mais para dentro do umbigo há uma situação de risco e obstrução do intestino.

Alguns casos mostram a aparição do problema após procedimentos cirúrgicos, como um parto, inclusive. A região que foi cortada fica frágil e se não houver tratamento adequado na ocasião, pode causar problemas de hérnia futuramente.

 

Sintomas

hernia umbilical sintomasAlém do sintoma visível que é o próprio caroço, quem sofre de hérnia umbilical sente desconforto e dor na região do umbigo.

Se o paciente precisar carregar peso e também houver a necessidade de levantar peso, ou até mesmo em situações simples do dia a dia como se levantar da cama ou do sofá podem fazer com o paciente sinta mais dor e desconforto.

Além das dores é possível que a pessoa tenha a sensação de abdômen estufado e vômitos, isso mostra o agravamento da doença e é necessário que o procedimento cirúrgico seja realizado o mais rápido possível.

 

Como é feito o diagnóstico

Além do sintoma visível, que é o caroço, exames clínicos também são realizados. Em alguns casos imagens de imagem também podem ser aliados para diagnosticar com precisão o problema. A tomografia computadorizada é um dos exames que podem contribuir para identificar a hérnia.

Em alguns casos, quando considerados graves, o ultrassom pode ser necessário no processo de investigação da doença para haver o diagnóstico.

 

Como é feito o tratamento

O tratamento varia de acordo com cada situação. Em casos em que a hérnia não teve muito crescimento, pode ser realizado o procedimento de sutura, com pontos e o processo é realizado com anestesia e não há necessidade do paciente ficar internado em hospital.

Já para casos onde o problema está em proporções maiores é necessário a remoção do caroço com o processo cirúrgico. Neste caso, o paciente também não passa muitos dias no hospital, o processo é realizado em apenas duas ou três horas e a recuperação é simples. No início o paciente deve evitar esforços, para manter os pontos o corte ser completamente fechado.

 

Como prevenir

Excesso de peso é um problema que pode acarretar o paciente a ter hérnia umbilical, nesta situação é importante que o paciente emagreça, pois também ajuda em outros pontos da saúde.

No dia a dia, fazer movimentos corretos para se levantar e outras posições que causem esforços na região do abdômen.

Sempre que sentir vontade de ir ao banheiro para urinar, evite esperar muito tempo, isso também faz mal á saúde e pode contribuir com o problema.

umbilical hernia

Trabalho braçal que force a região onde a doença se aloca também pode ser um aliado para o desenvolvimento da doença. Neste caso, muitas vezes, pode haver a necessidade de mudança na rotina do paciente, principalmente se esse for o trabalho do dia a dia do paciente, neste caso é importante procurar um médico, que possa orientar exercícios que posições que o paciente possa alterar, para não desenvolver a doença.

É importante que o paciente saiba que todo tipo de esforço físico pode causar prejuízos à hérnia, pois o abdômen fica enfraquecido. As principais atividades que causam danos ao problema são levantamento de peso e exercícios que envolvam a região abdominal.

Tags: , , , ,

57 Comentários

  1. nei disse:

    existe operação à laser para o caso de hérnia umbilical ou algo parecido?

  2. margarida rolli disse:

    há uns 5 meses estou tendo problemas de hérnia umbilical, sinto muitas dores mas até agora medico resolveu meu problema, estou com medo..o que devo fazer?

    • Barbara disse:

      Eu também fui diagnosticada com hernia umbilical, eu sentia muita dor na região era como se estivesse com a carne machucada é orrorosa a dor constanante e dolorida, no dia 22/02 operei retirei a hernia ainda estou me recuperando sinto dor ainda dia 05/03 vou ao médico vou ver o que ele tem a me dizer, gostaria de manter contato com vc pois senti dor por muito tempo e queria saber quais sintomas vc sente.
      Aguardo contato.

      • CRISTINA disse:

        DESCOBRI QUE ESTOU COM HERNIA TENHO QUE OPERA O MAIS RAPIDO POSSIVEL MAIS ESTOU COM MEDO DOE DEMAIS MINHA BARRIGA INTEIRA

        • Fatumy Dahouk disse:

          Não tenha medo pois fiz a cirurgia de hernia umbilical pelo SUS e é algo simples, vc não sente nada na cirurgia e nem pós, pelo menos eu não senti nada, o pior é ficar de molho. Deus te ajude.

  3. katia disse:

    Minha mãe fez uma cirurgia de hérnia umbilical as 40 dias mas ainda esta com um caroço no outro lodo do umbigo e esta com muitas dores e inchaço o que pode ser l

  4. Sergio disse:

    quero saber se é normal sentir colicas as vzs envolta do umbigo na qual o caroço da hérnia fica completamente duro que tenho até que me deitar massageando envolta do umbigo pra dor passar tenho 48 anos e tenho muito medo da operação aguardo resposta obrigado.

    • samuel disse:

      oi amigo vc tem q se operar logo , a cirurgia e simples eu tb tinha muito medo , estou com 3 dias de operado e só me operei por insistência de familiares ,tenha coragem vc ñ vai sentir nada . boa sorte

  5. samuel disse:

    ñ tem jeito ,quem tem hérnia tem que operar.estou operado neste momento

    • jose disse:

      eu fui em uma entrevista de emprego passei e era para começar no dia seguinte mas fui fazer o exame ai o doltor descobriu q eu tou com uma hérnia umbilical..agora vou viajar para o nordesti para se tratar…depois retornarei pra mesma empressa

    • Denise disse:

      olá samuel a sua cirurgia demorou muito e vc sai do hospital no mesmo dia ou ainda ficou de observação estarei operando a minha agora em Dezembro

  6. paulo pp disse:

    oi amigos estou operado a trinta dias e ainda sinto dores, a redor do umbigo gostaria de saber se isso e normal? por favor tirem essa duvida!

  7. Joelson Carvalho Mourão disse:

    uma mulher que tenha hérnia umbilical, pode fazer atividade física de baicho empaquito, exercíxios que não fossem a muito seus musculos? tipo; jump, pilates, ginastica localisada e outros?

  8. Pamela disse:

    No meu caso, realizei a cirurgia de hérnia umbilical no dia 13/12/2010, porém faz um mês mais ou menos que voltei a ter as mesmas dores que sentia antes da cirurgia. Parece ser nas laterais da cicatriz e não no meio do umbigo, as vezes parece até mais forte que antes, como se dentro estivesse cortado e rasgando o músculo da barriga.
    Alguém já teve que refazer a mesma cirurgia de hérnia? Conhecem um médico ou médica para indicar, pois o que fez a minha não gostei muito.

  9. Angelica rocha disse:

    Quero saber com quantos dia tem que ficar de reposo.

  10. Carlos Roberto disse:

    fui no medico esta semana, minha hérnia e epigástrica acima do umbigo, tamanho de uma laranja, o doutor me disse que após a operação eu não posso engordar hoje tenho 92 kg, o motivo é que se eu engordar ela volta o dobro. A minha hérnia não doi, mas so incomoda aquela bola que fica.

  11. descobri que tenho hérnia humbilical , estou esperando a vaga para fazer a cirurgia, estou sentindo desconforto no abdômen e a minha tá aumentando na área do humbigo. a minha duvida é se a hérnia faz a barriga aumentar.

  12. Wesley disse:

    Gostaria de saber o tempo de recuperação Pós – cirurgia, já que vou me operar de hernia umbigal, e ressaltando trabalho pegando peso excessivo.

  13. Sidnei disse:

    Olá o pós cirurgia, tem que ter muito cuidado, pouco esforço para não abrir os pontos, fora isso é bem tranquilo

  14. juliana disse:

    oi gente,eu fiz cirurgia de hérnia umbilical dia 15/05/0/13, procurei fazer o máximo de repouso possível,mas infelizmente tenho 3 cachorros,e minha mãe quebrou o braço a poucos dias….não tenho escolha,sinto fisgadas a todo tempo,e peço a Deus para não ter que operar outra vez,pois foi muito dolorido a primeira semana.

  15. Josenildo disse:

    Olá, boa tarde a todos(as), sofri durante 1 ano com medo de realizar a cirurgia, meus pais e minha esposa insistiam para que eu fizesse logo para acabar com esse tormento. Digo há vçs sofria dia e noite pareçle que atacava crise e nem conseguia andar, depois não teve como eu correr hoje tem 5 dias que estou operado e graças a nosso bom Deus acabou, para quem tem não tenham medo pois é rápida só que repousem bastante pois ela pode voltar. Um enorme abraço a todos(as) e pensamento em Deus!!!

  16. Gleibe Terra disse:

    operei em 19 de março do corrente ano, hoje faz 120 dias, ou seja, mais e 4 meses, todavia ainda sinto dores no obdomem e em baixo na região da bexiga. Colocaram telinha e sinto se apertar a barriga uma pequena dor. Vou voltar o médido em setembro, até vamos ver…….

  17. vanessa tartarim disse:

    EU FIZ UMA CIRURGIA DA HÉRNIA UMBILICAL DIA 27/08/2013 E AGORA EU SINTO ELA DENOVO O MEDICO NAO TIRO O QUE EU DEVO FAZER O QUE OS MEDICO DEVE FAZER PORQUE PRA MIM ELE NAO DISSE NADA EU TO ME SINTINDO UM PEIXE FORA DA AGUA OBG

  18. gisele disse:

    nossa sinto muito dor perto do umbigo tenho um caroço mas quando aperto ele não doi mas depois fica muito doloroso

    • ana disse:

      sentia o mesmo que voce,mas estou operada desde de o dia 3 de outubro,quanto antes vc operar melhor, porque pode se agravar.eu ja estava dando crises de colica e vomitos.pode operar sem medo.

  19. eu tenho hernia umbilical estou para operar ja tem bom tempo,a hernia umbilical pode provocar dores nas costas assim da cintura para baixo ate o bumbum indo ate a virilia e tambem quando estou menstruada a minha perna doe demais esso pode ser por causa da hernia

  20. thais disse:

    eu operei agora dia 14/10/2013 d hernia humbilical tomei anestesia local vi toda cirurgia pelo reflexo do oculos do medico kk a minha era pequena mais doeu viu nossa..e muito estranho sentir eles mexendo na minha barriga da uma gastura…

  21. linnas renato disse:

    A minha situscao e diferent, tenho exe problema dsd pequena tive caroco,desapareceu ficou pele e nunca me doeu e nunca m preucupei em fazer operacao. Mas agora k stou gravida m sinto dsconfortavel pk a part superior doi e sta scura. sera necessario em fazer a operacao dps do parto?

  22. ANTONIO CARLOS disse:

    TENHO DIABETES DO TIPO II E O MEU CARDIOLOGISTA NÃO AUTORIZOU A MINHA CIRURGIA. DEVIDO A MESMA ESTÁ ACIMA DE 90. QUAL O RISCO NESSE CASO????? ALGUEM PODE ME RESPONDER?????

  23. ciro de Sousa disse:

    eu tenho hernia umbilical, porém ela não cresce, eu tenho 20 anos como seria o procedimento de uma cirurgia para o meu caso?

  24. Miriam disse:

    desde de criança tenho hernia, estou com 19 anos e so a 9 meses atras comecei a ter muita dor e sair um liquido amarelo de dentro do meu umbigo, fui ao medico fiz uma ecografia e nao deu nada, mas mesmo assim continuou doendo e saindo esse liquido. o que tenho que fazer?

  25. ana paula disse:

    Samuel a anestesia é geral ,raque ou local…

  26. me chamo lurdes disse:

    estou com uma ernia umbilical ela mede o,9 cm sera que vou ter que operar

  27. Denise disse:

    bom dia eu estou com uma hernia desde que tive meu filho há 3 anos agora sinto muitas dores até para varrer a casa estou fazendo os exames para operar em dezembro me disseram que era uma cirurgia simples que nem precisa dormir tb estava com medo mas e melhor tirar logo porque ela cresce e tem risco de estourar e pode ficar grave

  28. Catia disse:

    Fui diagnosticada com uma hernia imbilical de3,2 por 2,3 e ela deixa minha barriga normal o caroço que

  29. Catia disse:

    E que doi corrigindo
    umbilical outro dia ficou tao inchado que arecia a cabeça de uma criança dai fiz compressa e abaixou vou ao cirurgiao dia 06/01/2014 por favor quem operou me diga o pós é muito ruim

  30. darcio disse:

    fiz cirúrgia de hérnia umbilical a 7 meses, mas as vezes sinto alguns desconforto/uma dorzinha no local isto é normal?

  31. valquiria disse:

    fiz uma cirurgia da hernia umbilical a 40 dias e estou sentindo muitas dores ainda e começou a me doer as pernas o q pode ser

  32. and disse:

    Tive uma pequena hernia umbilical, fui levando durante dois anos, sentia um desconforto em algumas atividade do dia a dia , principalmente quando tinha que fazer tarefas que exigisse esforço físico .
    fiz minha cirurgia tem um mês, o pós operatório graças a Deus foi tranquilo sem dores, a recuperação esta sendo também . No segundo dia já andava normalmente sem dores só evitando subir escadas , com um mês já faço quase tudo normal só evitando levantar peso

  33. Vinicius disse:

    Olá, estou com um pequeno enchaço no umbigo , porém não sinto dores nem nada, apenas o enchaço pequeno, pode ser hérnia?

  34. marlucia disse:

    Eu estou com uma duvida,o medico examinou o meu filho de treis anos e falor q ele tem hernia unbilicalfalor q e pra opera, mais o q mim deicho com duvida e q ele nao pediu nei um exame so um emograma esse exame e o suficiente?

  35. roger claude disse:

    Ola, toda hérnia umbilical apresenta dores? eu estou com o umbigo estranho. Como se tivesse uma gordurinha em um dos lados invadindo o buraco do umbigo e acho que pode ser essa hérnia mas não sinto dor nenhuma. Alguém poderia me dar uma resposta? abraços.

  36. eli disse:

    Fiz uma cirurgia pra retirada de pedra na visícula, depois de dois meses e meio apareceu uma hérnia no umbigo, no dia em que completou quatro meses da primeira cirurgia fiz a outra. Agora sinto muito desconforto e dores no umbigo e inchaço isso ja faz dois meses e meio q fiz a segunda cirurgia. Será normal essa dor e esse inchaço até agora. obrigada

  37. ALESSANDRA VITOR disse:

    EU TENHO HÉRNIA UMBILICAL, JÁ QUE EU NÃO SINTO DORES,GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER MUSCULAÇÃO?

  38. Fernanda disse:

    Olá sinto uma forte dor na barriga (próximo do umbigo), fui ao medico e o mesmo suspeita de hérnia ventral…
    Será que vou ter que operar?
    Tenho 32 anos

  39. cristina sousa disse:

    Boa noite. Fiz uma cirurgia de hérnia humbilical há 3 dias atrás. Graças à Deus n tô sentindo dor no local da cirúrgia mas senti muita dor nas costas e ombro q até inchou. Tbm sinto dores de cabeça forte tanto q passo o dia inteiro deitada pq malmente posso levantar a cabeça. Começo suar bastante ficar enjoaada q chego á vomitar e n consigo me alimentar por conta de enjôô e porque sempre vomito depois. Poque tudo isso e o q devo fazer??

  40. cristina sousa disse:

    Boa noite. Fiz cirurgia de hérnia humbilical.
    Após a recuperaćão e assim q possivel quero entrar na academia. Posso ou não?
    Se a resposta for positiva há algum exercicio q n possa praticar??
    Qual sera esse???
    Agradecida.

  41. Dalton disse:

    Qual especialidade médica trata de hérnia umbilical em adulto?

  42. Elianara disse:

    TENHO HERNIA UMBILICAL, DESDE NENEM AGORA PRECISO OPERAR, MAS TO COM MEDO, E A CICATRIZ É ENORME? E QNTO TEMPO DE REPOUSO?
    Obrigada

  43. dri disse:

    meu filho fez uma cirurgia de hérnia abdominal epigástrica, é normal ficar durinho por dentro onde foi feito a cirurgia?

  44. patricia renice disse:

    eu estou gravida de quatro meses e tenho uma hernia no umbigo, quero saber se posso fazer a cirurgia quando tiver a criança. No terceiro mes doia muito a região da barriga e estou muito preoculpada

  45. priscilla disse:

    Eu estou um tempo com essa dor ela vai e volta. ….mas de uns tempo pra ca vem doendo constatemente mas quando tomo um antiflamatorio passa…essa cirurgia deixa cicatriz na barriga????

  46. marli disse:

    Em fevereiro. Fiz cirurgia de hérnia no umbigo. Mas agora. Estou sentindo. Muita dor será. Normal. Essa dor?

  47. fabiano toledo disse:

    ola fiz uma cirurgia a 40dias e estou sentindo mita dor a mesma dor q eu sentia antes ,queria saber se isso é normal ,por favor me ajuda!!!

  48. Tatiane disse:

    Fiz a minha cirurgia há 3 dias. O procedimento parece simples, mas tenho muitas dúvidas. Colocaram uma tela de 15cm para sustentar a parede do abdômen. Minha hérnia tinha apenas 0,5cm. N sentia dor fiz por precaução. Agora o pós operatório tem sido bem chatinho. Senti enjoo no primeiro dia e a região do umbigo esta dolorida acredito q seja por conta da tela. O que mais me incomoda é o corte. A região ainda está bem inchada e o corte apesar de pequeno está bem aparente. O médico disse que a cicatriz irá se confundir com o umbigo, mas até agora nem sinal disso. Isso é normal?

  49. nani disse:

    Ola!

    Estou 21 dias operada de hérnia humbilical e ontem percebi um caroço bem pequeno dolorido isso e normal?

Deixe o seu comentário!