Scroll Top

Hérnia Umbilical

O que é Hérnia Umbilical?

A hérnia umbilical refere-se a uma cicatriz no tecido do umbigo, que pode aparecer assim que a criança nasce ou também pode se desenvolver ao longo da vida. Em alguns casos forma-se um caroço no umbigo.

Se o problema for diagnosticado após o nascimento, as chances de redução de tamanho ou até mesmo de desaparecimento são maiores.

Em adultos, a hérnia umbilical geralmente cresce e o a melhor forma de tratar é com cirurgia.

Quando ocorre a hérnia umbilical, acontece a passagem de gordura pela cavidade no abdômen e a doença pode afetar tanto como quanto mulheres, mas há uma frequência de mulheres após a gestação sofrerem com o problema.

Existem outros tipos de hérnia que podem afetar o paciente:

  • Hérnia inguinal: Que afeta a região da virilha;
  • Hérnia femurais: O paciente que tem esse problema sofre na região da coxa;
  • Hérnia epigástrica: Esse tipo de hérnia afeta entre a região umbilical e o tórax.

Para os casos em que o problema aparece no recém-nascido, os números apresentam cinco crianças a cada cem, que apresentam o problema logo após o nascimento.

hernia umbilical

 

Como se adquire

Não existe uma definição para sofrer com o problema, mas em alguns casos há histórico familiar do paciente.

O problema acontece quando o músculo que está próximo ao redor do umbigo e não é completamente fechado e pode acontecer em qualquer idade, pelo motivo da não cicatrização, isso quando recém nascido.

Já para os casos que acontecem na fase adulta, um dos motivos que causam a doença é o esforço repetido na região abdominal, que pode causar o caroço no local.

O problema pode aparecer e não apresenta dor ou desconforto. Nos casos em que o caroço não volta mais para dentro do umbigo há uma situação de risco e obstrução do intestino.

Alguns casos mostram a aparição do problema após procedimentos cirúrgicos, como um parto, inclusive. A região que foi cortada fica frágil e se não houver tratamento adequado na ocasião, pode causar problemas de hérnia futuramente.

 

Sintomas

hernia umbilical sintomasAlém do sintoma visível que é o próprio caroço, quem sofre de hérnia umbilical sente desconforto e dor na região do umbigo.

Se o paciente precisar carregar peso e também houver a necessidade de levantar peso, ou até mesmo em situações simples do dia a dia como se levantar da cama ou do sofá podem fazer com o paciente sinta mais dor e desconforto.

Além das dores é possível que a pessoa tenha a sensação de abdômen estufado e vômitos, isso mostra o agravamento da doença e é necessário que o procedimento cirúrgico seja realizado o mais rápido possível.

 

Como é feito o diagnóstico

Além do sintoma visível, que é o caroço, exames clínicos também são realizados. Em alguns casos imagens de imagem também podem ser aliados para diagnosticar com precisão o problema. A tomografia computadorizada é um dos exames que podem contribuir para identificar a hérnia.

Em alguns casos, quando considerados graves, o ultrassom pode ser necessário no processo de investigação da doença para haver o diagnóstico.

 

Como é feito o tratamento

O tratamento varia de acordo com cada situação. Em casos em que a hérnia não teve muito crescimento, pode ser realizado o procedimento de sutura, com pontos e o processo é realizado com anestesia e não há necessidade do paciente ficar internado em hospital.

Já para casos onde o problema está em proporções maiores é necessário a remoção do caroço com o processo cirúrgico. Neste caso, o paciente também não passa muitos dias no hospital, o processo é realizado em apenas duas ou três horas e a recuperação é simples. No início o paciente deve evitar esforços, para manter os pontos o corte ser completamente fechado.

 

Como prevenir

Excesso de peso é um problema que pode acarretar o paciente a ter hérnia umbilical, nesta situação é importante que o paciente emagreça, pois também ajuda em outros pontos da saúde.

No dia a dia, fazer movimentos corretos para se levantar e outras posições que causem esforços na região do abdômen.

Sempre que sentir vontade de ir ao banheiro para urinar, evite esperar muito tempo, isso também faz mal á saúde e pode contribuir com o problema.

umbilical hernia

Trabalho braçal que force a região onde a doença se aloca também pode ser um aliado para o desenvolvimento da doença. Neste caso, muitas vezes, pode haver a necessidade de mudança na rotina do paciente, principalmente se esse for o trabalho do dia a dia do paciente, neste caso é importante procurar um médico, que possa orientar exercícios que posições que o paciente possa alterar, para não desenvolver a doença.

É importante que o paciente saiba que todo tipo de esforço físico pode causar prejuízos à hérnia, pois o abdômen fica enfraquecido. As principais atividades que causam danos ao problema são levantamento de peso e exercícios que envolvam a região abdominal.

137 Comentários

  1. ALICE XAVIER disse:

    Boa noite, ando muito preocupada com uma certa dor do lado direito do abdome ja tinha dores muito fortes antes de operar a visicula, após a cirurgia por video ainda restou uma dor persistente mais aceitavel, dificil ate de dormir do lado direito
    quando aperto o meu umbigo sito uma coisa estranha parece ate esponja sinto ate as gordurinhas muito estranho, e vejo que esta aumentando o volume de meu abdome do umbigo ate o torax , sinto muita falta de ar geralmente de manha, ao caminhar preciso estufar a barriga e a noite tbem na hora que me deito, esta semana o meu ortopedista me falou ser Hernia, estranho pois faço ultrassom constantemente por causa de gordura no figado esteatose leve, no momento só acusa uma hernia na virilha do lado esquerdo que nem sinto nada, ja fiz umas quatro colonoscopia e sei que hoje não tenho mais polidos graças a deus nada maligno, mais a diverticulite permanece, o que devo fazer por favor me ajudem e respondam se possivel no meu email pois quase nem uso esse site, achei por acaso e logo percebi que terei uma resposta
    endereço avenida da saudade, 363, centro – tremembé- EST de São Paulo
    telefone 12 36744201 cep 12120-000
    tenho SUS e IAMSPE PARA PROCURAR CIRURGIA , caso necessário, só não posso fazer particular

    SE POSSIVEL RESPONDAM NO MEU EMAIL, POR FAVOR

  2. LAVIA disse:

    MEU ESPOSO JÁ FEZ DUAS CIRURGIAS DE ERNIA A ÚLTIMA A EXATAMENTE TRÊS MESES, SÓ QUE AO RETORNAR AO MÉDICO O MESMO DISSE QUE TALVEZ ELE TERÁ QUE FAZER OUTRA VEZ POIS APARECEU OUTRA, SÓ QUE DA ULTIMA VEZ O DR COLOCOU TELA SERÁ NORMAL ISSO ACONTECER?

  3. mikael disse:

    Tenho essa doença acima do umbigo, queria saber se essa doença pode atrapalhar que eu trabalhe em um Banco?

  4. AONDE POSSO ENCONTRAR UM CIRURGIAO BOM QUI NAO SEJA CAREIRO

    • Maysa L disse:

      Boa tarde Gilvania! Vc perguntou se alguém conhece algum médico cirurgião que não seja careiro.Olha,acabei de fazer a cirurgia de hérnia umbilical a 1 semana.Estou de molho recuperação muito boa! Claro que incômoda,mas tranquila.Eu não tenho plano de saúde,por isso tive que pesquisar bastante.Em alguns hospitais que pesquisei,fica tão caro qto um parto.Portanto,conheci um lugar explendido e que indico a todos aqui que tiverem com a mesma questão da minha.Uma cirurgia de hérnia umbilical sai em média 7.800,00…pesquisei muitos hospitais,porém graças a Deus conheci uma clínica que chama-se DR.CONSULTA – essa clinica fica na atrás do Supermercado Pão de açucar,muito facil acesso ESTAÇÃO JABAQUARA DO METRÔ . Vc deve marcar consulta com o cirurgião DR.Murilo Ponce.A consulta nessa clínica custa 90,00 com direito a retorno (Lugar extremamente limpo e de confiança).Se for constatado a necessidade de Cirurgia no momento,ele já irá pedir que marque com uma atendente de lá mesmo.Essa atendente indicará uma cardiologista da Clínica mesmo.A consulta com a cardiologista custará 120,00 já com o exame de eletrocardiograma que é indispensavel para a cirurgia.Ela pedirá alguns exames cardiologicos que tb não são caros,pois é uma clinica particular,porem com preços acessiveis demais,do tipo 70% de desconto.Parece impossivel gente,mas é verdade! Fiz td isso e valeu demais ! Assim que concluir os exames cardiologicos será remarcado sua consulta com o mesmo cirurgião ( Apesar de ser uma pessoa nova,é extremamente sério e confiante! ) Ele irá ver os resultados e já marcará no hospital em que ele faz a cirurgia (HOSPITAL DOM ANTONIO DE ALVARENGA NO IPIRANGA).Vamos lá,falar em valores. Na clinica DR.CONSULTA vc irá pagar 1.800,00 do médico cirurgião e lá no hospital no dia da cirurgia pagará 1.500,00 que é o valor da internação de um dia e nesse valor já está embutido o valor do anestesista.SOMENTE ISSO! Vc recebe alta no mesmo dia após a cirurgia feita,terá de conseguir urinar para que seja eliminado a anestesia e o soro pela urina.Após conseguir urinar e passar a anestesia que deve durar em média 3 horas,vc pode ir pra casa ! Essa cirurgia pra eles especialistas é uma cirurgia considerada simples,então é uma cirurgia que dura em média o procedimento de 30 minutos.Em 30 minutos vc está curada ! Demais ! Ainda estou de molho,mas estou muito feliz em saber que não corro mais riscos de morte! Sim,morte,pois uma hérnia não tratada pode encarcerar e tirar a vida. Pense a respeito ! Graças a Deus estou bem,me sinto melhor! Quem quiser,pode me enviar um email se precisar de mais esclarecimentos,vou responde-los com o maior prazer,pois sei o qto é preocupante estar nessa situação! È importante cuidar com urgencia para não correr o risco de parar numa mesa de emergencia.Espero verdadeiramente te-los ajudado! Deus os abençoe ! MEU EMAIL É [email protected]

  5. ana31 disse:

    boa noite, acabei de pegar o meu exame e deu hernia umbilical contendo gordura, mas visivelmente meu umbigo esta normal mas quando coloco a mao sinto um caroço, alguem sabe me dizer de a hernia da por dentro??????

  6. luana solf disse:

    oi fiz uma cirurgia de ernia gastrinal mas a dor que eu dia era no unbigo e continua esta dor e agora fica vermelho por dentro e umas feridas e em toda a volta do unbigo fica vermelho isto e normal nao aguento mais .me ajudem .

  7. Michele disse:

    Olá,
    Fiz duas cirurgias de hérnia há 7 meses (umbilical e epigástrica).
    Desde o momento em que saí do centro cirúrgico, percebi alguns carocinhos no umbigo, bem próximos aos pontos, perguntei à enfermeira e ela me respondeu que eram os pontos internos e que aqueles carocinhos iriam dissolver com o passar do tempo.
    Desde o dia da cirurgia esses carocinhos doem muito, tanto que as vezes até uma camisa larga ao encostar me causa uma dor terrível. Usar calça jeans nem pensar. Tenho até medo quando o meu filho de 3 anos se aproxima de mim.
    Então, resolvi procurar um cirurgião, ele pediu uma ultrassonografia e apareceram os benditos carocinhos, ele então me encaminhou para uma outra cirurgia e falou que sinto dor porque possivelmente o médico que me operou teria dado um dos pontos pegando algum nervo.
    Voltei ao local onde fiz a cirurgia e fui atendida e examinada por um outro médico, o qual falou que os tais carocinhos sao chamados de granulomas e que isto acorreu porque o meu corpo está rejeitando aquele tipo de fio usado nos pontos, porém ele me disse que nada poderá ser feito e que tenho que me acostumar com essa dor, pois vou conviver com ela pro resto da vida. É uma dor muito forte, sinto diariamente. Terei realmente que conviver com isso? Não aguento mais.

    • Flavia disse:

      Olá
      Eu tenho isso , tenho duas dentro do umbigo tbm
      Hoje vou ao médico novamente
      São inflamações e você não precisa conviver com isso não !
      Volte ao médico que fez a sua cirurgia isso é uma inflamação.
      Hoje vou ver que tratamento faremos
      Não conviva com a dor não !!!

    • leandro falcao disse:

      BOA TARDE. FIZ A MINHA CIRURGIA DE HERNIA DIA 2 DE SETEMBRO E HOJE COM 45 DIAS ME SINTO SUPER BEM
      O MEU MÉDICO , UM GRANDE AMIGO DE 30 ANOS. DR. MARCELO DAHER.
      O NOME DA CLINICA. CENTROPLASTICA FICA NO RIO DE JANEIRO
      VEJA O SITE NA INTERNETE E FAÇA UMA CONSULTA O MEDICO É UM DOS MELHORES CIRURGIÕES PLASTICO DO BRASIL..

  8. Michele disse:

    Olá,
    Fiz duas cirurgias de hérnia há 7 meses (umbilical e epigástrica).
    Desde o momento em que saí do centro cirúrgico, percebi alguns carocinhos no umbigo, bem próximos aos pontos, perguntei à enfermeira e ela me respondeu que eram os pontos internos e que aqueles carocinhos iriam dissolver com o passar do tempo.
    Desde o dia da cirurgia esses carocinhos doem muito, tanto que as vezes até uma camisa larga ao encostar me causa uma dor terrível. Usar calça jeans nem pensar.
    Então, hj (7 mesesvoltei ao lugar onde fiz a cirurgia

  9. Fernando disse:

    Fiz a cirurgia 23/07/2015 foi bem tranquilo nao me pediram nem um exame kkkk so conversei com o medico e marcamos a data fiz em campo largo/Pr meu umbigo esta perfeito!!! nao tive nenhuma complicação:-)

  10. Taynara disse:

    Fiz uma cirurgia de ernia quando tinha dez anos tenho 24 agora so que descobri que estou gravida sera que.quando o meu umbigo for pra fora a minha ernia pode voltar??

  11. Alice disse:

    Fiz uma cirurgia de hernia umbilical a 1mes e 5 dias.tirei os pontos com 7dias e no dia seguinte estourou um mas sempre seguindo com o repouso certinho,mas,de uns dias pra k notei q ficou um carocinho pequeno duro meio saliente no local e ainda sinto dores fracas.Alguem pode me dizer se e normal oi se a foi a hernia q voltou?Obrigado!!

    • Silva disse:

      Boas. Eu também fui operada a uma hérnia e acontece o mesmo comigo. É uma bolinha dura e está dorida. Acho que é o músculo a adaptar-se. No meu caso é mais acima de onde tinha a hérnia. Eu só fui operada à 3 semanas.
      Também estou preocupada sobre esse assunto!
      Cumprimentos.

      • Flavia disse:

        Nossa, será que isso é comum ?
        Estou pra fazer outra ultra por causa dessa bolinha que dói muito
        Fora as pontadas que sinto diariamente

        O meu médico disse que pode ser que a cicatriz esteja inflamada ou outra hérnia.

        Operei dia 11 de novembro de 2014

  12. Nadia disse:

    Minha colega tem uma hérnia no umbigo e disse que ela mexe isso pode ser verdade. Ela está com muito medo

  13. wanessa neves disse:

    meu marido esta com um caroço interno no umbigo que caus desconforto e disse que sente uma ardencia meio dolorida. quero saber qual o procedimento ue devo ter/

    • Humbertomelo disse:

      Senti o mesmo quando estava com o caroço no umbigo. Procurei um medico especialista que me orientou a realizar a cirurgia. Estou bem melhor e a aparencia fisica melhorou.

  14. João Batista disse:

    Bom dia, estou com uma hernia já bem crescida acima do umbigo, estou na tentativa de emagrecer para poder operar, existe algum procedimento cirúrgico para operar de imediato, sem essa necessidade de emagrecimento? Pois estou bem acima do peso e tá sendo difícil a perca de peso.

  15. Shirley disse:

    Hoje estou com 11 dias de cirurgia de uma ernia umbilical,não DOI porem meu umbigo esta pra fora e duro,enchado isso é normal?por favor me respondam obrigado.

  16. Rodolfo heleno saraiva da Cunha disse:

    Olá já me operei pela terceira vez..de hérnia umbilical. Tenho um mês e dois dias de operado botei a tela..e queria saber quando posso voltar a cantar ?? E se cantar Tem algum problema da hérnia voltar..???
    Desde já agradeço. .a resposta. .boa tarde…

  17. Depaula disse:

    domingo 28 irei me internar para fazer a cirurgia de hernia umbilical mais ja conversei bem com o cirurgião é uma cirurgia simples porem não deixa de ser uma cirurgia

  18. ABADIA disse:

    Estou grávida de 5 meses e tenho uma hernia umbilical, quais cuidados devo ter? será que posso fazer a cirurgia de hernia junto ao parto já que está previsto pra ser cesária?!

  19. Ana Carlsson disse:

    Fiz uma cirurgia de reparacão da hernia umbilical há exatos 7 dias atrás, está sequinho, ainda não tirei o curative pois só após 10 dias para evitar infeccão, tomo banho tranquilamente e a água não entra é um curative especial, os músculos ai redor do umbigo foram apertados tb, não houve a necessidade de por uma tela. Meu umbigo está no lugar, estou já sem medicacão alguma, tive anestesia geral, foi ótimo, bem cuidada, lanchezinho na cama, voltei pra casa 3 horas após a cirurgia. Estou com dores na coluna mas acredito que tudo passará logo, em 2 semanas estareo nova.

    • Ana Carlsson disse:

      esqueci de mencionar que não precisarei tirar os pontos, eles se dissolvirão por si só.

      • Airton disse:

        Você teve sorte.

        O tipo de cirurgia depende da intensidade da hérnia. Alguns fazem por laparoscopia, outros necessitam de procedimentos mais invasivos.

        Minha esposa teve que fazer a cirurgia, pois o parto de uma criança de 4,2 kg ha dois anos atrás arrebentou uma umbilical e outra gastrointestinal.

        Fez esta semana. Teve alta 24 horas após a cirurgia. Ainda está sob cuidados.

        Disse que foi pior que a cesária…

    • Adriana disse:

      Ana
      Vc teve q ficar atos dias de repouso sem dirigir – viajar e tals
      Obrigada

    • mayra disse:

      Olá. Farei essa cirurgia daqui 8 dias. Gostaria de saber como esta sendo sua recuperação, se vc sente alguma dor, pois frequentou academia e pretendo pelo menos participar das aulas de axé, vc acha que seria possível? Ou a gente fica bem debilitada?!

      • mayra disse:

        Fiz a cirurgia de hérnia umbilical dia 11 de junho 2015, há 2 dias. Só usei curativo no hospital, estou tomando antibiótico, analgésico e vitamina c, que ajuda na cicatrização. Foram 3 pontos na parte de baixo do umbigo,no momento está ainda inchado e vermelho… Mas não sinto dores, apenas se tocar no local. Quando completar 12 dias da cirurgia voltarei no médico para retirar os pontos. O médico permitiu comer de tudo, apenas evitar subir e descer escadas e morros, ficar agachando e nem pegar peso.

      • Gabriela disse:

        oi estou com hérnia umbilical tbm…. sua barriga ta alta vc sente vontade de fazer xixi toda hr …
        o meu médico disse que não pode fazer nem um tipo de exercicio durante um mes…

  20. Carolina disse:

    Ola por favor alguém poderia me ajudar. Tenho 51anos.
    Apos 15 dias da minha cirurgia de hérnia epigástrica. Sinto dores
    Não posso ficar muito tempo de pe. Sinto fortes dores no tórax e na cirurgia
    muito grata. Carolina.

  21. WLADIMIR disse:

    Fiz minha cirurgia de Hernia Umbilical dia 13/04/2015.Minha cirurgia foi com anestesia raque (cintura pra baixo). O desconforto é acordar e não sentir as pernas, por umas duas horas mais ou menos. 11 Dias depois mim sinto super bem, a recuperação esta sendo ótima e, os pontos estão bem sequinhos! Graças a “DEUS”.

    • jaine disse:

      Por favor vc pode me explicar?
      Como fez p realizar essa operação estou com uma bebê pequena q está com hérnia umbilical já passei ela no médico ele me disse que tenho que aguardar mais já faz tempo que to aguardando e nada até agora ?

  22. HELENA R SIMÕES disse:

    A 4 meses fiz uma cirurgia de hernia causada por outras cirurgia colocaram uma tela 20×20 so que desde a cirurgia o meu umbigo continua drenando fiz um exame e o medico passou exames pre operatorio pois vou fazer outra cirurgia no pedido da cirurgia esta assim retirada de granuloma estou muito assustada por favor pode me esplicar melhor o que esta acontecendo comigo?

  23. MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA DA SILVA disse:

    ESTOU PERCEBENDO Q HÉRNIA ESTÁ FEITO A CORRUPÇÃO DA POLITICA SE ESPALHANDO,EU TB SOU VITIMA DELA.

  24. José Júlio Santos disse:

    Tive uma hérnia umbilical, fui operado e fiquei sem o meu umbigo. A nível estético não me sinto bem. O que acham disto. obrigado

  25. luciana disse:

    Fiz a cirurgia da hérnia umbilical no dia 10 de fevereiro e o meu pós operatório foi ruim. Meus pontos sangraram até 15 dias após a cirurgia, por esse motivo, só pude tirar os pontos depois. Essa região do umbigo é muito sensível… Hoje estou com 29 dias de cirurgia e ainda está inchado na parte q o médico colocou a tela. Já estou dirigindo à 3 dias, pois o médico já havia liberado. Dia 1 vou voltar no médico e espero q dê tudo certo. O repouso que é o ruim de tudo isso! Eu não tenho paciência pra ficar parada, mais não tem outro jeito.

    • Ronaldo Soares disse:

      Fiz a cirurgia de hérnia umbilical no dia 12/03/2015 e fui retirar os pontos no dia 19, continua saindo secreção do local, e por causa disso não consigo deixar de cobrir o ferimento, hoje dia 21/03 estava lavando o local e percebi que o enfermeiro esqueceu de tirar um dos pontos ou não viu. Será que devo voltar no hospital ou com o tempo o ponto vai se desfazer? Alguém pode me ajudar?

  26. silvana disse:

    Estou na fila de espera pra fazer uma cirurgia de erniaumbilical mas esta demorando muito. Alguem sabe me dizer quanto custa esse tipo de cirurgia?

  27. karina disse:

    Eu operei de hérnia umbilical faz vinte dias foi com anestesia geral foi super tranquilo só tive uma danada de uma prisão de ventre e fiz força para evacuar então estou com medo da hérnia ter voltado a cirurgia foi feita por vídeo e nao colocou tela

  28. eliana maria soares marcolino disse:

    faz 7 dias que estou operada e esta saindo uma agua da cicatriz é normal

    • Eliana isso é normal ate a retirada dos pontos e ela estiver bem cicatrizada eu fiz uma cirurgia de hérnia umbilical ate 15 dias eu tive esses incômodos agora esta bem clara e esta cicatrizando legal !fique tranqüila !

  29. wanderson disse:

    Fiz minha cirurgia ontem à tarde. Não sinto dores, estou tomando antibiótico, dipirona e anti inflamatório. O inchaço é normal e um oouco de secreção tb segundo o médico. Devo tirar os pontos em sete dias. Minha cirurgia foi com anestesia raque (cintura pra baixo). O desconforto é acordar e não sentir as pernas. O repouso total deve ser de 30 dias. Depois bou verificar com o médico sobre atividades físicas.

  30. estefani disse:

    olá minha sogra tem 54 anos e a hernia dela esta muito grande e ela esta com medo de fazer a cirugia pelo fado da nestesia teria outra opção poderia ser a raque

  31. joana darc disse:

    fiz,uma cirurgia de ernia epigastrica,tem oito dias,mais a dois dias meu umbigo sagra e normal,não sinto dor.

  32. Mônica disse:

    Bom dia ! Estou com hernia sub umbilical estou pra operar. Gostaria de saber se futuramente eu posso pegar peso. Depois já estar bem recuperada?

  33. Paloma disse:

    Então eu tenho hérnia umbilical! Só que eu sinto dores a muito tempo, e a hérnia ela é interna então ela é uma cirurgia tranquila ou un pouquinho complicada?

  34. giseli gregorio disse:

    bom dia ! fiz uma cirurgia de hernia a 2 meses e 15 dias e acho que estou gravida?tomei os remédios direitinho,mais minha mestruaçao nao vem.estou preocupada pois esta muito recente,teria algum risco para mim ou o bebe ?

  35. Adriano de Souza Moraes disse:

    Olá pessoal, operei no dia 27/08/2014 a cirurgia foi tranquila com anestesia geral, no mesmo dia senti hum pouco de dor mas nada grave .
    Nesse momento estou preocupado, porque meu umbigo estava muito inchado e ontem começou a vazar muito sangue parecia ser sangue pisado e meu umbigo murchou fiquei feliz mas hj pela manha meu umbigo estava inchado de novo. Estou preocupado com isso e n sei oque fazer ate pq meu medico so atende na terça feira .

    • Renato disse:

      Adriano, você pode procurar outro médico, basta ir a emergência. Deixe o local da cirurgia sempre aberto (não recomendo gazes nem esparadrapos), lave com soro sem pressionar e vá ao posto de saúde mais próximo para que um médico ou um enfermeiro possa avaliar o progresso. Sou neurocirurgião e já fiz diversas operações de hérnias nos tempos de residência.

      • MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA DA SILVA disse:

        Fiz duas cirurgias de hérnia hubilical e inguinal no dia 20 deoutubro de 2014 e estou sofrendo mt estou voltando ao médico dia 25 deste e estou preocuda hoje faz 2 anos q vivo de círurgia fiz uma apênis deu erro a alça do meu intestino ficou presa na sultura e eu quase morri desencadeou essas hérnias q com 5meses voltou e eu não me vejo sem uma maquina de co stura tudo menos eu ficar sem costurar.

  36. Eliane ribeiro disse:

    Tenho uma dúvida, tenho Hérnia umbilical e estou com suspeita de gravidez há um risco? Quais seriam?
    Devo fazer a cirurgia logo ou espero…

  37. osmário disse:

    tenho uma pequena saliência em baixo do umbigo, não sei se é hérnia umbilical

  38. darlan disse:

    Fiz uma cirurgia de hernia epigastriga fazem oito dias sinto muita dor abdominal e na regiao que estava a hernia esta inchado e doi muito isso é normal pós operatorio minha cirurgia foi feita por encisao????

  39. Elaine disse:

    percebi que estava com Hérnia umbilical 3 meses após ter meu bebe, ele hoje tem 2 anos e 3 meses, ou seja a hérnia se nao tem isso tem quase, e ainda nao consegui tirala o gastro quer que eu emagreça 50 ou 60 kilos para a cirurgia , pq ele disse que se eu não emagrecer ela volta com toda a certeza, estou em uma dieta rigorozissima pra tentar perder todo o peso, mais gostaria de saber se eu tirar ela , ja que esta bem grande e ir fazendo a dieta e caso ela volte , posso operar de novo? ou seja quantas vezes pode se retirar uma Hérnia umbilical sem correr riscos maiores? por favor me tire essa duvida cruel, ja nem durmo mais 🙁

  40. JANE disse:

    Estou 7 dias operada de hérnia humbilical e ontem percebi um caroço bem pequeno dolorido isso e normal?

  41. nani disse:

    Ola!

    Estou 21 dias operada de hérnia humbilical e ontem percebi um caroço bem pequeno dolorido isso e normal?

    • mari disse:

      Nani, vi que tem um tempo que vc fez a sua cirurgia a minha tem 23 dias e senti mesma coisa. Tô com medo de ter voltado..Como foi a sua??
      I,

  42. Tatiane disse:

    Fiz a minha cirurgia há 3 dias. O procedimento parece simples, mas tenho muitas dúvidas. Colocaram uma tela de 15cm para sustentar a parede do abdômen. Minha hérnia tinha apenas 0,5cm. N sentia dor fiz por precaução. Agora o pós operatório tem sido bem chatinho. Senti enjoo no primeiro dia e a região do umbigo esta dolorida acredito q seja por conta da tela. O que mais me incomoda é o corte. A região ainda está bem inchada e o corte apesar de pequeno está bem aparente. O médico disse que a cicatriz irá se confundir com o umbigo, mas até agora nem sinal disso. Isso é normal?

    • Adriano de Souza Moraes disse:

      Olá tatiane, a minha tb estava bem inchada, mas ontem sangrou bastante pelo orificio do ponto e murchou mas hj pela manha voltou.
      Vou ligar plo meu medico na segunda pla ver oque tenho q fazer pq estou bastante assustado.

    • Amanda Barroso disse:

      Tatiane fiz uma cirurgia de hérnia a um mês e meio estou bem melhor evite fazer esforço a minha esta mais clara e o umbigo esta fechando ! Fique tranqüila !

  43. fabiano toledo disse:

    ola fiz uma cirurgia a 40dias e estou sentindo mita dor a mesma dor q eu sentia antes ,queria saber se isso é normal ,por favor me ajuda!!!

  44. marli disse:

    Em fevereiro. Fiz cirurgia de hérnia no umbigo. Mas agora. Estou sentindo. Muita dor será. Normal. Essa dor?

  45. priscilla disse:

    Eu estou um tempo com essa dor ela vai e volta. ….mas de uns tempo pra ca vem doendo constatemente mas quando tomo um antiflamatorio passa…essa cirurgia deixa cicatriz na barriga????

  46. patricia renice disse:

    eu estou gravida de quatro meses e tenho uma hernia no umbigo, quero saber se posso fazer a cirurgia quando tiver a criança. No terceiro mes doia muito a região da barriga e estou muito preoculpada

  47. dri disse:

    meu filho fez uma cirurgia de hérnia abdominal epigástrica, é normal ficar durinho por dentro onde foi feito a cirurgia?

  48. Elianara disse:

    TENHO HERNIA UMBILICAL, DESDE NENEM AGORA PRECISO OPERAR, MAS TO COM MEDO, E A CICATRIZ É ENORME? E QNTO TEMPO DE REPOUSO?
    Obrigada

  49. Dalton disse:

    Qual especialidade médica trata de hérnia umbilical em adulto?

  50. cristina sousa disse:

    Boa noite. Fiz cirurgia de hérnia humbilical.
    Após a recuperaćão e assim q possivel quero entrar na academia. Posso ou não?
    Se a resposta for positiva há algum exercicio q n possa praticar??
    Qual sera esse???
    Agradecida.

  51. cristina sousa disse:

    Boa noite. Fiz uma cirurgia de hérnia humbilical há 3 dias atrás. Graças à Deus n tô sentindo dor no local da cirúrgia mas senti muita dor nas costas e ombro q até inchou. Tbm sinto dores de cabeça forte tanto q passo o dia inteiro deitada pq malmente posso levantar a cabeça. Começo suar bastante ficar enjoaada q chego á vomitar e n consigo me alimentar por conta de enjôô e porque sempre vomito depois. Poque tudo isso e o q devo fazer??

  52. Fernanda disse:

    Olá sinto uma forte dor na barriga (próximo do umbigo), fui ao medico e o mesmo suspeita de hérnia ventral…
    Será que vou ter que operar?
    Tenho 32 anos

  53. ALESSANDRA VITOR disse:

    EU TENHO HÉRNIA UMBILICAL, JÁ QUE EU NÃO SINTO DORES,GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER MUSCULAÇÃO?

  54. eli disse:

    Fiz uma cirurgia pra retirada de pedra na visícula, depois de dois meses e meio apareceu uma hérnia no umbigo, no dia em que completou quatro meses da primeira cirurgia fiz a outra. Agora sinto muito desconforto e dores no umbigo e inchaço isso ja faz dois meses e meio q fiz a segunda cirurgia. Será normal essa dor e esse inchaço até agora. obrigada

  55. roger claude disse:

    Ola, toda hérnia umbilical apresenta dores? eu estou com o umbigo estranho. Como se tivesse uma gordurinha em um dos lados invadindo o buraco do umbigo e acho que pode ser essa hérnia mas não sinto dor nenhuma. Alguém poderia me dar uma resposta? abraços.

  56. marlucia disse:

    Eu estou com uma duvida,o medico examinou o meu filho de treis anos e falor q ele tem hernia unbilicalfalor q e pra opera, mais o q mim deicho com duvida e q ele nao pediu nei um exame so um emograma esse exame e o suficiente?

  57. Vinicius disse:

    Olá, estou com um pequeno enchaço no umbigo , porém não sinto dores nem nada, apenas o enchaço pequeno, pode ser hérnia?

  58. and disse:

    Tive uma pequena hernia umbilical, fui levando durante dois anos, sentia um desconforto em algumas atividade do dia a dia , principalmente quando tinha que fazer tarefas que exigisse esforço físico .
    fiz minha cirurgia tem um mês, o pós operatório graças a Deus foi tranquilo sem dores, a recuperação esta sendo também . No segundo dia já andava normalmente sem dores só evitando subir escadas , com um mês já faço quase tudo normal só evitando levantar peso

  59. valquiria disse:

    fiz uma cirurgia da hernia umbilical a 40 dias e estou sentindo muitas dores ainda e começou a me doer as pernas o q pode ser

  60. darcio disse:

    fiz cirúrgia de hérnia umbilical a 7 meses, mas as vezes sinto alguns desconforto/uma dorzinha no local isto é normal?

  61. Catia disse:

    E que doi corrigindo
    umbilical outro dia ficou tao inchado que arecia a cabeça de uma criança dai fiz compressa e abaixou vou ao cirurgiao dia 06/01/2014 por favor quem operou me diga o pós é muito ruim

  62. Catia disse:

    Fui diagnosticada com uma hernia imbilical de3,2 por 2,3 e ela deixa minha barriga normal o caroço que

  63. Denise disse:

    bom dia eu estou com uma hernia desde que tive meu filho há 3 anos agora sinto muitas dores até para varrer a casa estou fazendo os exames para operar em dezembro me disseram que era uma cirurgia simples que nem precisa dormir tb estava com medo mas e melhor tirar logo porque ela cresce e tem risco de estourar e pode ficar grave

  64. me chamo lurdes disse:

    estou com uma ernia umbilical ela mede o,9 cm sera que vou ter que operar

  65. ana paula disse:

    Samuel a anestesia é geral ,raque ou local…

  66. Miriam disse:

    desde de criança tenho hernia, estou com 19 anos e so a 9 meses atras comecei a ter muita dor e sair um liquido amarelo de dentro do meu umbigo, fui ao medico fiz uma ecografia e nao deu nada, mas mesmo assim continuou doendo e saindo esse liquido. o que tenho que fazer?

  67. ciro de Sousa disse:

    eu tenho hernia umbilical, porém ela não cresce, eu tenho 20 anos como seria o procedimento de uma cirurgia para o meu caso?

  68. ANTONIO CARLOS disse:

    TENHO DIABETES DO TIPO II E O MEU CARDIOLOGISTA NÃO AUTORIZOU A MINHA CIRURGIA. DEVIDO A MESMA ESTÁ ACIMA DE 90. QUAL O RISCO NESSE CASO????? ALGUEM PODE ME RESPONDER?????

  69. linnas renato disse:

    A minha situscao e diferent, tenho exe problema dsd pequena tive caroco,desapareceu ficou pele e nunca me doeu e nunca m preucupei em fazer operacao. Mas agora k stou gravida m sinto dsconfortavel pk a part superior doi e sta scura. sera necessario em fazer a operacao dps do parto?

  70. thais disse:

    eu operei agora dia 14/10/2013 d hernia humbilical tomei anestesia local vi toda cirurgia pelo reflexo do oculos do medico kk a minha era pequena mais doeu viu nossa..e muito estranho sentir eles mexendo na minha barriga da uma gastura…

    • irineia disse:

      Ei tive o diagnóstico de hérnia umbilical e fiz a cirurgia a uma semana a minha foi com anestesia local

      Tem ouvi e senti alguns cortes cheguei a chorar e bateu uma aflição pois não conseguia falar.
      Minha recuperação está sendo ótima.
      Ainda não retirei os pontos e gostaria de saber quanto tempo demora pra recuperação total.
      Já que eu venho de duas cirurgias em que tomei a rack e tenho medo pois meu trabalho é de esforço abdominal constante.

  71. eu tenho hernia umbilical estou para operar ja tem bom tempo,a hernia umbilical pode provocar dores nas costas assim da cintura para baixo ate o bumbum indo ate a virilia e tambem quando estou menstruada a minha perna doe demais esso pode ser por causa da hernia

  72. gisele disse:

    nossa sinto muito dor perto do umbigo tenho um caroço mas quando aperto ele não doi mas depois fica muito doloroso

    • ana disse:

      sentia o mesmo que voce,mas estou operada desde de o dia 3 de outubro,quanto antes vc operar melhor, porque pode se agravar.eu ja estava dando crises de colica e vomitos.pode operar sem medo.

  73. vanessa tartarim disse:

    EU FIZ UMA CIRURGIA DA HÉRNIA UMBILICAL DIA 27/08/2013 E AGORA EU SINTO ELA DENOVO O MEDICO NAO TIRO O QUE EU DEVO FAZER O QUE OS MEDICO DEVE FAZER PORQUE PRA MIM ELE NAO DISSE NADA EU TO ME SINTINDO UM PEIXE FORA DA AGUA OBG

  74. Gleibe Terra disse:

    operei em 19 de março do corrente ano, hoje faz 120 dias, ou seja, mais e 4 meses, todavia ainda sinto dores no obdomem e em baixo na região da bexiga. Colocaram telinha e sinto se apertar a barriga uma pequena dor. Vou voltar o médido em setembro, até vamos ver…….

  75. Josenildo disse:

    Olá, boa tarde a todos(as), sofri durante 1 ano com medo de realizar a cirurgia, meus pais e minha esposa insistiam para que eu fizesse logo para acabar com esse tormento. Digo há vçs sofria dia e noite pareçle que atacava crise e nem conseguia andar, depois não teve como eu correr hoje tem 5 dias que estou operado e graças a nosso bom Deus acabou, para quem tem não tenham medo pois é rápida só que repousem bastante pois ela pode voltar. Um enorme abraço a todos(as) e pensamento em Deus!!!

  76. juliana disse:

    oi gente,eu fiz cirurgia de hérnia umbilical dia 15/05/0/13, procurei fazer o máximo de repouso possível,mas infelizmente tenho 3 cachorros,e minha mãe quebrou o braço a poucos dias….não tenho escolha,sinto fisgadas a todo tempo,e peço a Deus para não ter que operar outra vez,pois foi muito dolorido a primeira semana.

  77. Sidnei disse:

    Olá o pós cirurgia, tem que ter muito cuidado, pouco esforço para não abrir os pontos, fora isso é bem tranquilo

  78. Wesley disse:

    Gostaria de saber o tempo de recuperação Pós – cirurgia, já que vou me operar de hernia umbigal, e ressaltando trabalho pegando peso excessivo.

  79. descobri que tenho hérnia humbilical , estou esperando a vaga para fazer a cirurgia, estou sentindo desconforto no abdômen e a minha tá aumentando na área do humbigo. a minha duvida é se a hérnia faz a barriga aumentar.

  80. Carlos Roberto disse:

    fui no medico esta semana, minha hérnia e epigástrica acima do umbigo, tamanho de uma laranja, o doutor me disse que após a operação eu não posso engordar hoje tenho 92 kg, o motivo é que se eu engordar ela volta o dobro. A minha hérnia não doi, mas so incomoda aquela bola que fica.

  81. Angelica rocha disse:

    Quero saber com quantos dia tem que ficar de reposo.

  82. Pamela disse:

    No meu caso, realizei a cirurgia de hérnia umbilical no dia 13/12/2010, porém faz um mês mais ou menos que voltei a ter as mesmas dores que sentia antes da cirurgia. Parece ser nas laterais da cicatriz e não no meio do umbigo, as vezes parece até mais forte que antes, como se dentro estivesse cortado e rasgando o músculo da barriga.
    Alguém já teve que refazer a mesma cirurgia de hérnia? Conhecem um médico ou médica para indicar, pois o que fez a minha não gostei muito.

  83. Joelson Carvalho Mourão disse:

    uma mulher que tenha hérnia umbilical, pode fazer atividade física de baicho empaquito, exercíxios que não fossem a muito seus musculos? tipo; jump, pilates, ginastica localisada e outros?

  84. paulo pp disse:

    oi amigos estou operado a trinta dias e ainda sinto dores, a redor do umbigo gostaria de saber se isso e normal? por favor tirem essa duvida!

  85. samuel disse:

    ñ tem jeito ,quem tem hérnia tem que operar.estou operado neste momento

    • jose disse:

      eu fui em uma entrevista de emprego passei e era para começar no dia seguinte mas fui fazer o exame ai o doltor descobriu q eu tou com uma hérnia umbilical..agora vou viajar para o nordesti para se tratar…depois retornarei pra mesma empressa

    • Denise disse:

      olá samuel a sua cirurgia demorou muito e vc sai do hospital no mesmo dia ou ainda ficou de observação estarei operando a minha agora em Dezembro

  86. Sergio disse:

    quero saber se é normal sentir colicas as vzs envolta do umbigo na qual o caroço da hérnia fica completamente duro que tenho até que me deitar massageando envolta do umbigo pra dor passar tenho 48 anos e tenho muito medo da operação aguardo resposta obrigado.

    • samuel disse:

      oi amigo vc tem q se operar logo , a cirurgia e simples eu tb tinha muito medo , estou com 3 dias de operado e só me operei por insistência de familiares ,tenha coragem vc ñ vai sentir nada . boa sorte

  87. katia disse:

    Minha mãe fez uma cirurgia de hérnia umbilical as 40 dias mas ainda esta com um caroço no outro lodo do umbigo e esta com muitas dores e inchaço o que pode ser l

  88. margarida rolli disse:

    há uns 5 meses estou tendo problemas de hérnia umbilical, sinto muitas dores mas até agora medico resolveu meu problema, estou com medo..o que devo fazer?

    • Barbara disse:

      Eu também fui diagnosticada com hernia umbilical, eu sentia muita dor na região era como se estivesse com a carne machucada é orrorosa a dor constanante e dolorida, no dia 22/02 operei retirei a hernia ainda estou me recuperando sinto dor ainda dia 05/03 vou ao médico vou ver o que ele tem a me dizer, gostaria de manter contato com vc pois senti dor por muito tempo e queria saber quais sintomas vc sente.
      Aguardo contato.

      • CRISTINA disse:

        DESCOBRI QUE ESTOU COM HERNIA TENHO QUE OPERA O MAIS RAPIDO POSSIVEL MAIS ESTOU COM MEDO DOE DEMAIS MINHA BARRIGA INTEIRA

        • Fatumy Dahouk disse:

          Não tenha medo pois fiz a cirurgia de hernia umbilical pelo SUS e é algo simples, vc não sente nada na cirurgia e nem pós, pelo menos eu não senti nada, o pior é ficar de molho. Deus te ajude.

          • ricardo disse:

            Ola tudo bem , espero que ja esteja melhor , gostaria de te perguntar qual é o tempo de afastamento pós cirurgia ? desde já obrigado …

  89. nei disse:

    existe operação à laser para o caso de hérnia umbilical ou algo parecido?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: