Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Hérnia Umbilical

Hérnia Umbilical

O que é Hérnia Umbilical?

A hérnia umbilical refere-se a uma cicatriz no tecido do umbigo, que pode aparecer assim que a criança nasce ou também pode se desenvolver ao longo da vida. Em alguns casos forma-se um caroço no umbigo.

Se o problema for diagnosticado após o nascimento, as chances de redução de tamanho ou até mesmo de desaparecimento são maiores.

Em adultos, a hérnia umbilical geralmente cresce e o a melhor forma de tratar é com cirurgia.

Quando ocorre a hérnia umbilical, acontece a passagem de gordura pela cavidade no abdômen e a doença pode afetar tanto como quanto mulheres, mas há uma frequência de mulheres após a gestação sofrerem com o problema.

Existem outros tipos de hérnia que podem afetar o paciente:

  • Hérnia inguinal: Que afeta a região da virilha;
  • Hérnia femurais: O paciente que tem esse problema sofre na região da coxa;
  • Hérnia epigástrica: Esse tipo de hérnia afeta entre a região umbilical e o tórax.

Para os casos em que o problema aparece no recém-nascido, os números apresentam cinco crianças a cada cem, que apresentam o problema logo após o nascimento.

hernia umbilical

 

Como se adquire

Não existe uma definição para sofrer com o problema, mas em alguns casos há histórico familiar do paciente.

O problema acontece quando o músculo que está próximo ao redor do umbigo e não é completamente fechado e pode acontecer em qualquer idade, pelo motivo da não cicatrização, isso quando recém nascido.

Já para os casos que acontecem na fase adulta, um dos motivos que causam a doença é o esforço repetido na região abdominal, que pode causar o caroço no local.

O problema pode aparecer e não apresenta dor ou desconforto. Nos casos em que o caroço não volta mais para dentro do umbigo há uma situação de risco e obstrução do intestino.

Alguns casos mostram a aparição do problema após procedimentos cirúrgicos, como um parto, inclusive. A região que foi cortada fica frágil e se não houver tratamento adequado na ocasião, pode causar problemas de hérnia futuramente.

 

Sintomas

hernia umbilical sintomasAlém do sintoma visível que é o próprio caroço, quem sofre de hérnia umbilical sente desconforto e dor na região do umbigo.

Se o paciente precisar carregar peso e também houver a necessidade de levantar peso, ou até mesmo em situações simples do dia a dia como se levantar da cama ou do sofá podem fazer com o paciente sinta mais dor e desconforto.

Além das dores é possível que a pessoa tenha a sensação de abdômen estufado e vômitos, isso mostra o agravamento da doença e é necessário que o procedimento cirúrgico seja realizado o mais rápido possível.

 

Como é feito o diagnóstico

Além do sintoma visível, que é o caroço, exames clínicos também são realizados. Em alguns casos imagens de imagem também podem ser aliados para diagnosticar com precisão o problema. A tomografia computadorizada é um dos exames que podem contribuir para identificar a hérnia.

Em alguns casos, quando considerados graves, o ultrassom pode ser necessário no processo de investigação da doença para haver o diagnóstico.

 

Como é feito o tratamento

O tratamento varia de acordo com cada situação. Em casos em que a hérnia não teve muito crescimento, pode ser realizado o procedimento de sutura, com pontos e o processo é realizado com anestesia e não há necessidade do paciente ficar internado em hospital.

Já para casos onde o problema está em proporções maiores é necessário a remoção do caroço com o processo cirúrgico. Neste caso, o paciente também não passa muitos dias no hospital, o processo é realizado em apenas duas ou três horas e a recuperação é simples. No início o paciente deve evitar esforços, para manter os pontos o corte ser completamente fechado.

 

Como prevenir

Excesso de peso é um problema que pode acarretar o paciente a ter hérnia umbilical, nesta situação é importante que o paciente emagreça, pois também ajuda em outros pontos da saúde.

No dia a dia, fazer movimentos corretos para se levantar e outras posições que causem esforços na região do abdômen.

Sempre que sentir vontade de ir ao banheiro para urinar, evite esperar muito tempo, isso também faz mal á saúde e pode contribuir com o problema.

umbilical hernia

Trabalho braçal que force a região onde a doença se aloca também pode ser um aliado para o desenvolvimento da doença. Neste caso, muitas vezes, pode haver a necessidade de mudança na rotina do paciente, principalmente se esse for o trabalho do dia a dia do paciente, neste caso é importante procurar um médico, que possa orientar exercícios que posições que o paciente possa alterar, para não desenvolver a doença.

É importante que o paciente saiba que todo tipo de esforço físico pode causar prejuízos à hérnia, pois o abdômen fica enfraquecido. As principais atividades que causam danos ao problema são levantamento de peso e exercícios que envolvam a região abdominal.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

72 comentários em “Hérnia Umbilical

  1. Bom dia ! Estou com hernia sub umbilical estou pra operar. Gostaria de saber se futuramente eu posso pegar peso. Depois já estar bem recuperada?

  2. bom dia ! fiz uma cirurgia de hernia a 2 meses e 15 dias e acho que estou gravida?tomei os remédios direitinho,mais minha mestruaçao nao vem.estou preocupada pois esta muito recente,teria algum risco para mim ou o bebe ?

  3. Olá pessoal, operei no dia 27/08/2014 a cirurgia foi tranquila com anestesia geral, no mesmo dia senti hum pouco de dor mas nada grave .
    Nesse momento estou preocupado, porque meu umbigo estava muito inchado e ontem começou a vazar muito sangue parecia ser sangue pisado e meu umbigo murchou fiquei feliz mas hj pela manha meu umbigo estava inchado de novo. Estou preocupado com isso e n sei oque fazer ate pq meu medico so atende na terça feira .

  4. Tenho uma dúvida, tenho Hérnia umbilical e estou com suspeita de gravidez há um risco? Quais seriam?
    Devo fazer a cirurgia logo ou espero…

  5. Fiz uma cirurgia de hernia epigastriga fazem oito dias sinto muita dor abdominal e na regiao que estava a hernia esta inchado e doi muito isso é normal pós operatorio minha cirurgia foi feita por encisao????

  6. percebi que estava com Hérnia umbilical 3 meses após ter meu bebe, ele hoje tem 2 anos e 3 meses, ou seja a hérnia se nao tem isso tem quase, e ainda nao consegui tirala o gastro quer que eu emagreça 50 ou 60 kilos para a cirurgia , pq ele disse que se eu não emagrecer ela volta com toda a certeza, estou em uma dieta rigorozissima pra tentar perder todo o peso, mais gostaria de saber se eu tirar ela , ja que esta bem grande e ir fazendo a dieta e caso ela volte , posso operar de novo? ou seja quantas vezes pode se retirar uma Hérnia umbilical sem correr riscos maiores? por favor me tire essa duvida cruel, ja nem durmo mais :(

  7. Fiz a minha cirurgia há 3 dias. O procedimento parece simples, mas tenho muitas dúvidas. Colocaram uma tela de 15cm para sustentar a parede do abdômen. Minha hérnia tinha apenas 0,5cm. N sentia dor fiz por precaução. Agora o pós operatório tem sido bem chatinho. Senti enjoo no primeiro dia e a região do umbigo esta dolorida acredito q seja por conta da tela. O que mais me incomoda é o corte. A região ainda está bem inchada e o corte apesar de pequeno está bem aparente. O médico disse que a cicatriz irá se confundir com o umbigo, mas até agora nem sinal disso. Isso é normal?

    1. Olá tatiane, a minha tb estava bem inchada, mas ontem sangrou bastante pelo orificio do ponto e murchou mas hj pela manha voltou.
      Vou ligar plo meu medico na segunda pla ver oque tenho q fazer pq estou bastante assustado.

  8. ola fiz uma cirurgia a 40dias e estou sentindo mita dor a mesma dor q eu sentia antes ,queria saber se isso é normal ,por favor me ajuda!!!

  9. Eu estou um tempo com essa dor ela vai e volta. ….mas de uns tempo pra ca vem doendo constatemente mas quando tomo um antiflamatorio passa…essa cirurgia deixa cicatriz na barriga????

  10. eu estou gravida de quatro meses e tenho uma hernia no umbigo, quero saber se posso fazer a cirurgia quando tiver a criança. No terceiro mes doia muito a região da barriga e estou muito preoculpada

  11. TENHO HERNIA UMBILICAL, DESDE NENEM AGORA PRECISO OPERAR, MAS TO COM MEDO, E A CICATRIZ É ENORME? E QNTO TEMPO DE REPOUSO?
    Obrigada

  12. Boa noite. Fiz cirurgia de hérnia humbilical.
    Após a recuperaćão e assim q possivel quero entrar na academia. Posso ou não?
    Se a resposta for positiva há algum exercicio q n possa praticar??
    Qual sera esse???
    Agradecida.

  13. Boa noite. Fiz uma cirurgia de hérnia humbilical há 3 dias atrás. Graças à Deus n tô sentindo dor no local da cirúrgia mas senti muita dor nas costas e ombro q até inchou. Tbm sinto dores de cabeça forte tanto q passo o dia inteiro deitada pq malmente posso levantar a cabeça. Começo suar bastante ficar enjoaada q chego á vomitar e n consigo me alimentar por conta de enjôô e porque sempre vomito depois. Poque tudo isso e o q devo fazer??

  14. Fiz uma cirurgia pra retirada de pedra na visícula, depois de dois meses e meio apareceu uma hérnia no umbigo, no dia em que completou quatro meses da primeira cirurgia fiz a outra. Agora sinto muito desconforto e dores no umbigo e inchaço isso ja faz dois meses e meio q fiz a segunda cirurgia. Será normal essa dor e esse inchaço até agora. obrigada

  15. Ola, toda hérnia umbilical apresenta dores? eu estou com o umbigo estranho. Como se tivesse uma gordurinha em um dos lados invadindo o buraco do umbigo e acho que pode ser essa hérnia mas não sinto dor nenhuma. Alguém poderia me dar uma resposta? abraços.

  16. Eu estou com uma duvida,o medico examinou o meu filho de treis anos e falor q ele tem hernia unbilicalfalor q e pra opera, mais o q mim deicho com duvida e q ele nao pediu nei um exame so um emograma esse exame e o suficiente?

  17. Tive uma pequena hernia umbilical, fui levando durante dois anos, sentia um desconforto em algumas atividade do dia a dia , principalmente quando tinha que fazer tarefas que exigisse esforço físico .
    fiz minha cirurgia tem um mês, o pós operatório graças a Deus foi tranquilo sem dores, a recuperação esta sendo também . No segundo dia já andava normalmente sem dores só evitando subir escadas , com um mês já faço quase tudo normal só evitando levantar peso

  18. E que doi corrigindo
    umbilical outro dia ficou tao inchado que arecia a cabeça de uma criança dai fiz compressa e abaixou vou ao cirurgiao dia 06/01/2014 por favor quem operou me diga o pós é muito ruim

  19. bom dia eu estou com uma hernia desde que tive meu filho há 3 anos agora sinto muitas dores até para varrer a casa estou fazendo os exames para operar em dezembro me disseram que era uma cirurgia simples que nem precisa dormir tb estava com medo mas e melhor tirar logo porque ela cresce e tem risco de estourar e pode ficar grave

  20. desde de criança tenho hernia, estou com 19 anos e so a 9 meses atras comecei a ter muita dor e sair um liquido amarelo de dentro do meu umbigo, fui ao medico fiz uma ecografia e nao deu nada, mas mesmo assim continuou doendo e saindo esse liquido. o que tenho que fazer?

  21. TENHO DIABETES DO TIPO II E O MEU CARDIOLOGISTA NÃO AUTORIZOU A MINHA CIRURGIA. DEVIDO A MESMA ESTÁ ACIMA DE 90. QUAL O RISCO NESSE CASO????? ALGUEM PODE ME RESPONDER?????

  22. A minha situscao e diferent, tenho exe problema dsd pequena tive caroco,desapareceu ficou pele e nunca me doeu e nunca m preucupei em fazer operacao. Mas agora k stou gravida m sinto dsconfortavel pk a part superior doi e sta scura. sera necessario em fazer a operacao dps do parto?

  23. eu operei agora dia 14/10/2013 d hernia humbilical tomei anestesia local vi toda cirurgia pelo reflexo do oculos do medico kk a minha era pequena mais doeu viu nossa..e muito estranho sentir eles mexendo na minha barriga da uma gastura…

  24. eu tenho hernia umbilical estou para operar ja tem bom tempo,a hernia umbilical pode provocar dores nas costas assim da cintura para baixo ate o bumbum indo ate a virilia e tambem quando estou menstruada a minha perna doe demais esso pode ser por causa da hernia

    1. sentia o mesmo que voce,mas estou operada desde de o dia 3 de outubro,quanto antes vc operar melhor, porque pode se agravar.eu ja estava dando crises de colica e vomitos.pode operar sem medo.

  25. EU FIZ UMA CIRURGIA DA HÉRNIA UMBILICAL DIA 27/08/2013 E AGORA EU SINTO ELA DENOVO O MEDICO NAO TIRO O QUE EU DEVO FAZER O QUE OS MEDICO DEVE FAZER PORQUE PRA MIM ELE NAO DISSE NADA EU TO ME SINTINDO UM PEIXE FORA DA AGUA OBG

  26. operei em 19 de março do corrente ano, hoje faz 120 dias, ou seja, mais e 4 meses, todavia ainda sinto dores no obdomem e em baixo na região da bexiga. Colocaram telinha e sinto se apertar a barriga uma pequena dor. Vou voltar o médido em setembro, até vamos ver…….

  27. Olá, boa tarde a todos(as), sofri durante 1 ano com medo de realizar a cirurgia, meus pais e minha esposa insistiam para que eu fizesse logo para acabar com esse tormento. Digo há vçs sofria dia e noite pareçle que atacava crise e nem conseguia andar, depois não teve como eu correr hoje tem 5 dias que estou operado e graças a nosso bom Deus acabou, para quem tem não tenham medo pois é rápida só que repousem bastante pois ela pode voltar. Um enorme abraço a todos(as) e pensamento em Deus!!!

  28. oi gente,eu fiz cirurgia de hérnia umbilical dia 15/05/0/13, procurei fazer o máximo de repouso possível,mas infelizmente tenho 3 cachorros,e minha mãe quebrou o braço a poucos dias….não tenho escolha,sinto fisgadas a todo tempo,e peço a Deus para não ter que operar outra vez,pois foi muito dolorido a primeira semana.

  29. Gostaria de saber o tempo de recuperação Pós – cirurgia, já que vou me operar de hernia umbigal, e ressaltando trabalho pegando peso excessivo.

  30. descobri que tenho hérnia humbilical , estou esperando a vaga para fazer a cirurgia, estou sentindo desconforto no abdômen e a minha tá aumentando na área do humbigo. a minha duvida é se a hérnia faz a barriga aumentar.

  31. fui no medico esta semana, minha hérnia e epigástrica acima do umbigo, tamanho de uma laranja, o doutor me disse que após a operação eu não posso engordar hoje tenho 92 kg, o motivo é que se eu engordar ela volta o dobro. A minha hérnia não doi, mas so incomoda aquela bola que fica.

  32. No meu caso, realizei a cirurgia de hérnia umbilical no dia 13/12/2010, porém faz um mês mais ou menos que voltei a ter as mesmas dores que sentia antes da cirurgia. Parece ser nas laterais da cicatriz e não no meio do umbigo, as vezes parece até mais forte que antes, como se dentro estivesse cortado e rasgando o músculo da barriga.
    Alguém já teve que refazer a mesma cirurgia de hérnia? Conhecem um médico ou médica para indicar, pois o que fez a minha não gostei muito.

  33. uma mulher que tenha hérnia umbilical, pode fazer atividade física de baicho empaquito, exercíxios que não fossem a muito seus musculos? tipo; jump, pilates, ginastica localisada e outros?

  34. oi amigos estou operado a trinta dias e ainda sinto dores, a redor do umbigo gostaria de saber se isso e normal? por favor tirem essa duvida!

    1. eu fui em uma entrevista de emprego passei e era para começar no dia seguinte mas fui fazer o exame ai o doltor descobriu q eu tou com uma hérnia umbilical..agora vou viajar para o nordesti para se tratar…depois retornarei pra mesma empressa

    2. olá samuel a sua cirurgia demorou muito e vc sai do hospital no mesmo dia ou ainda ficou de observação estarei operando a minha agora em Dezembro

  35. quero saber se é normal sentir colicas as vzs envolta do umbigo na qual o caroço da hérnia fica completamente duro que tenho até que me deitar massageando envolta do umbigo pra dor passar tenho 48 anos e tenho muito medo da operação aguardo resposta obrigado.

    1. oi amigo vc tem q se operar logo , a cirurgia e simples eu tb tinha muito medo , estou com 3 dias de operado e só me operei por insistência de familiares ,tenha coragem vc ñ vai sentir nada . boa sorte

  36. Minha mãe fez uma cirurgia de hérnia umbilical as 40 dias mas ainda esta com um caroço no outro lodo do umbigo e esta com muitas dores e inchaço o que pode ser l

  37. há uns 5 meses estou tendo problemas de hérnia umbilical, sinto muitas dores mas até agora medico resolveu meu problema, estou com medo..o que devo fazer?

    1. Eu também fui diagnosticada com hernia umbilical, eu sentia muita dor na região era como se estivesse com a carne machucada é orrorosa a dor constanante e dolorida, no dia 22/02 operei retirei a hernia ainda estou me recuperando sinto dor ainda dia 05/03 vou ao médico vou ver o que ele tem a me dizer, gostaria de manter contato com vc pois senti dor por muito tempo e queria saber quais sintomas vc sente.
      Aguardo contato.

        1. Não tenha medo pois fiz a cirurgia de hernia umbilical pelo SUS e é algo simples, vc não sente nada na cirurgia e nem pós, pelo menos eu não senti nada, o pior é ficar de molho. Deus te ajude.

          1. Ola tudo bem , espero que ja esteja melhor , gostaria de te perguntar qual é o tempo de afastamento pós cirurgia ? desde já obrigado …

  38. fiz uma cirurgia de uma hérnia umbilical a 34 dias ainda é inchado dolorido e o mais estranho não tenho mais umbigo é só um buraco comprido, isso é normal? entre outras complicações que tive mas já passou. Estou muito impressionada como ficou, queria ajuda a um especialista

  39. ola, fiz a cirurgia de Hernia umbilical dia 10/09/2014, estou a 20 dias de pos operatorio, a minha era bem pequena so uma pontinha dentro do umbigo, do tamanho de um caroço de feijão, não queria operar pois tenho muito medo de cirurgia, mas fui encorajado pela minha esposa, mas o real segredo e crer em Deus, eu orei fiz jejum,eu pedi pra ele para me dar forças e me guardar antes durante e depois da cirurgia, e foi uma benção minha cirurgia, conheço o medico a pouco tempo mas pelo o que pude perceber e um bom medico atencioso e me passou tranquilidade tambem me disse que quanto antes operar melhor, tudo correu bem agradeço a Deus por tudo, sei que no momento da cirurgia ele esteve ali com sua mão poderosa operando junto com o medico, a anestesia que tomei foi a raqui, e antes tomei um comprimido de dermonide,a cho que e o melhor opçao, porque não me lembro de nada quando acordei a cirurgia ja tinha acabado, não tive nenhuma dor, no começo tive pequenos incomodos na região do umbigo, mas agora quase não sinto mais nada, o que e mais dificil e ficar em repouso, por 60 dias,sem fazer esforços, por que as vezes penso que ja estou bem, Deus abençoe a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>