Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Hérnia Umbilical

Hérnia Umbilical

O que é Hérnia Umbilical?

A hérnia umbilical refere-se a uma cicatriz no tecido do umbigo, que pode aparecer assim que a criança nasce ou também pode se desenvolver ao longo da vida. Em alguns casos forma-se um caroço no umbigo.

Se o problema for diagnosticado após o nascimento, as chances de redução de tamanho ou até mesmo de desaparecimento são maiores.

Em adultos, a hérnia umbilical geralmente cresce e o a melhor forma de tratar é com cirurgia.

Quando ocorre a hérnia umbilical, acontece a passagem de gordura pela cavidade no abdômen e a doença pode afetar tanto como quanto mulheres, mas há uma frequência de mulheres após a gestação sofrerem com o problema.

Existem outros tipos de hérnia que podem afetar o paciente:

  • Hérnia inguinal: Que afeta a região da virilha;
  • Hérnia femurais: O paciente que tem esse problema sofre na região da coxa;
  • Hérnia epigástrica: Esse tipo de hérnia afeta entre a região umbilical e o tórax.

Para os casos em que o problema aparece no recém-nascido, os números apresentam cinco crianças a cada cem, que apresentam o problema logo após o nascimento.

hernia umbilical

 

Como se adquire

Não existe uma definição para sofrer com o problema, mas em alguns casos há histórico familiar do paciente.

O problema acontece quando o músculo que está próximo ao redor do umbigo e não é completamente fechado e pode acontecer em qualquer idade, pelo motivo da não cicatrização, isso quando recém nascido.

Já para os casos que acontecem na fase adulta, um dos motivos que causam a doença é o esforço repetido na região abdominal, que pode causar o caroço no local.

O problema pode aparecer e não apresenta dor ou desconforto. Nos casos em que o caroço não volta mais para dentro do umbigo há uma situação de risco e obstrução do intestino.

Alguns casos mostram a aparição do problema após procedimentos cirúrgicos, como um parto, inclusive. A região que foi cortada fica frágil e se não houver tratamento adequado na ocasião, pode causar problemas de hérnia futuramente.

 

Sintomas

hernia umbilical sintomasAlém do sintoma visível que é o próprio caroço, quem sofre de hérnia umbilical sente desconforto e dor na região do umbigo.

Se o paciente precisar carregar peso e também houver a necessidade de levantar peso, ou até mesmo em situações simples do dia a dia como se levantar da cama ou do sofá podem fazer com o paciente sinta mais dor e desconforto.

Além das dores é possível que a pessoa tenha a sensação de abdômen estufado e vômitos, isso mostra o agravamento da doença e é necessário que o procedimento cirúrgico seja realizado o mais rápido possível.

 

Como é feito o diagnóstico

Além do sintoma visível, que é o caroço, exames clínicos também são realizados. Em alguns casos imagens de imagem também podem ser aliados para diagnosticar com precisão o problema. A tomografia computadorizada é um dos exames que podem contribuir para identificar a hérnia.

Em alguns casos, quando considerados graves, o ultrassom pode ser necessário no processo de investigação da doença para haver o diagnóstico.

 

Como é feito o tratamento

O tratamento varia de acordo com cada situação. Em casos em que a hérnia não teve muito crescimento, pode ser realizado o procedimento de sutura, com pontos e o processo é realizado com anestesia e não há necessidade do paciente ficar internado em hospital.

Já para casos onde o problema está em proporções maiores é necessário a remoção do caroço com o processo cirúrgico. Neste caso, o paciente também não passa muitos dias no hospital, o processo é realizado em apenas duas ou três horas e a recuperação é simples. No início o paciente deve evitar esforços, para manter os pontos o corte ser completamente fechado.

 

Como prevenir

Excesso de peso é um problema que pode acarretar o paciente a ter hérnia umbilical, nesta situação é importante que o paciente emagreça, pois também ajuda em outros pontos da saúde.

No dia a dia, fazer movimentos corretos para se levantar e outras posições que causem esforços na região do abdômen.

Sempre que sentir vontade de ir ao banheiro para urinar, evite esperar muito tempo, isso também faz mal á saúde e pode contribuir com o problema.

umbilical hernia

Trabalho braçal que force a região onde a doença se aloca também pode ser um aliado para o desenvolvimento da doença. Neste caso, muitas vezes, pode haver a necessidade de mudança na rotina do paciente, principalmente se esse for o trabalho do dia a dia do paciente, neste caso é importante procurar um médico, que possa orientar exercícios que posições que o paciente possa alterar, para não desenvolver a doença.

É importante que o paciente saiba que todo tipo de esforço físico pode causar prejuízos à hérnia, pois o abdômen fica enfraquecido. As principais atividades que causam danos ao problema são levantamento de peso e exercícios que envolvam a região abdominal.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

71 comentários em “Hérnia Umbilical

  1. Bom dia ! Estou com hernia sub umbilical estou pra operar. Gostaria de saber se futuramente eu posso pegar peso. Depois já estar bem recuperada?

  2. bom dia ! fiz uma cirurgia de hernia a 2 meses e 15 dias e acho que estou gravida?tomei os remédios direitinho,mais minha mestruaçao nao vem.estou preocupada pois esta muito recente,teria algum risco para mim ou o bebe ?

  3. Olá pessoal, operei no dia 27/08/2014 a cirurgia foi tranquila com anestesia geral, no mesmo dia senti hum pouco de dor mas nada grave .
    Nesse momento estou preocupado, porque meu umbigo estava muito inchado e ontem começou a vazar muito sangue parecia ser sangue pisado e meu umbigo murchou fiquei feliz mas hj pela manha meu umbigo estava inchado de novo. Estou preocupado com isso e n sei oque fazer ate pq meu medico so atende na terça feira .

  4. Tenho uma dúvida, tenho Hérnia umbilical e estou com suspeita de gravidez há um risco? Quais seriam?
    Devo fazer a cirurgia logo ou espero…

  5. Fiz uma cirurgia de hernia epigastriga fazem oito dias sinto muita dor abdominal e na regiao que estava a hernia esta inchado e doi muito isso é normal pós operatorio minha cirurgia foi feita por encisao????

  6. percebi que estava com Hérnia umbilical 3 meses após ter meu bebe, ele hoje tem 2 anos e 3 meses, ou seja a hérnia se nao tem isso tem quase, e ainda nao consegui tirala o gastro quer que eu emagreça 50 ou 60 kilos para a cirurgia , pq ele disse que se eu não emagrecer ela volta com toda a certeza, estou em uma dieta rigorozissima pra tentar perder todo o peso, mais gostaria de saber se eu tirar ela , ja que esta bem grande e ir fazendo a dieta e caso ela volte , posso operar de novo? ou seja quantas vezes pode se retirar uma Hérnia umbilical sem correr riscos maiores? por favor me tire essa duvida cruel, ja nem durmo mais :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>