Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > HÉRNIA DE HIATO

HÉRNIA DE HIATO

Hérnia de hiato

A hérnia de hiato, também conhecida como refluxo gastroesofágico é uma doença que ocorre especialmente em pessoas mais velhas, obesas e em mulheres multíparas e é caracterizada pela fraqueza do músculo diafragma, que divide o abdômen do tórax. É por um espaço neste músculo, conhecido por hiato esofágico, que o esôfago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espaço, uma parte do estômago desliza em direção ao tórax, o que se denomina hérnia de hiato.

Quando o conteúdo presente no estômago frequentemente retorna inapropriadamente para o esôfago, levando à lesão deste órgão por exposição a substâncias ácidas acontece a doença do refluxo gastroesofágico.

O hiato resume-se a uma pequena abertura no diafragma, que faz a junção do esôfago com o estômago e desenvolve-se quando a abertura de alarga e permite que a parte superior do estômago se projete para cima.

Muitas vezes essa doença só se manifesta com resultado de uma gravidez, ganho excessivo de peso e situações que fazem o estômago sofrer pressões geradas pelo diafragma.  Os pacientes experimentam mais desconfortos após as refeições pesadas e quando estão deitados ou curvados sobre si mesmos.

Há dois tipos de hérnia hiatal: por deslizamento, mais comum, e por rolamento. Vale salientar que a obesidade se caracteriza como fator de destaque no aparecimento da hérnia de hiato.

hernia de hiato

 

Como se adquire;

A hérnia de hiato desenvolve-se quando a abertura se alarga e permite que a parte superior do estômago se projete para cima.

Excesso de atividade física que exija muita força como o levantamento de peso, por exemplo, obesidade, traumatismo direto, tumor abdominal e tosse crônica são uma das causas da hérnia de hiato. Mas na maioria dos indivíduos não se sabe o que originou a presença desta alteração.

 

Quais são os sintomas;

Para identificar a hérnia de hiato é importante ficar atento aos sintomas, que são azia, arrotos e refluxo dos ácidos estomacais, que podem provocar tosse ou sensação de vômito. Vale ressaltar, que azia crônica pode causar até úlceras, então, cuidado com esse sintoma, que pode também levar ao diagnostico de outra de doença.

Outro sintoma que ajuda na identificação da doença é que geralmente depois de 20 a 30 minutos após as refeições, acontece à subida dos alimentos para a garganta, que pode gerar ainda tosse e sensação de vômito. Pouco tempo depois esse mal estar tende a desaparecer.

A hérnia de hiato pode provocar dor semelhante à dor da angina e ser confundida com os sintomas dos ataques cardíacos. Procure assistência médica para um diagnóstico preciso. Não vale a pena correr riscos.

 

Como é feito o diagnóstico;

Uma endoscopia digestiva é essencial para identificar o problema, além de raios-X e exames como Manometria e Phmetria Esofágica.

 

Como é o tratamento;

refluxo gastroesofagicoPara alguns casos existe a necessidade do tratamento por meio de cirurgia, principalmente em casos de hérnias por rolamento. A técnica mais moderna é a cirurgia videolaparoscópica, mas sua indicação depende dos sintomas, da resposta ou não às medidas clínicas e do tamanho da hérnia, além de  só ser indicada para os casos mais graves, quando as medidas terapêuticas habituais não são suficientes para travar os incômodos do refluxo gastro-esofágico, ou quando há estrangulamento da hérnia.

Mas de um modo geral, a melhor saída para tratar essa doença é o emagrecimento e seguir com uma dieta onde seja possível consumir pouca gordura, evitando ainda bebidas alcoólicas e comidas muito condimentadas. Estes alimentos são mais difíceis de serem digeridos e podem potencializar os sintomas da doença, devendo ser sempre evitados.

Refeições leves, em pouca quantidade e comer a cada 3 horas são algumas formas eficazes para tratar os incômodos causados, assim como evitar deitar-se logo após comer e não beber líquidos às refeições.

Além disso, é indispensável seguir as orientações médicas e tratamento adequado, pois cada paciente e cada caso reage de alguma forma e necessita de cuidados específicos.

 

Como prevenir;

A doença pode ser evitar se alguns hábitos no dia a dia forem modificados, principalmente os alimentares.

  • Evite comer alimentos gordurosos, com muitos condimentos e frituras.
  • Bebidas alcoólicas e gaseificadas devem ser evitadas.
  • O tabaco (cigarro) também é algo que prejudica e causa a doença.
  • O uso de roupas e acessórios apertados também fazem mal.
  • Evite beber muito líquido durante as refeições.

Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal. Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do intestino e impede a prisão de ventre, um problema que agrava a hérnia por causa da dilatação do abdômen. Por esse mesmo motivo, exercícios físicos diários e uma adequada ingestão de líquidos também são importantes no tratamento da doença.

Uma recomendação importante é evitar grandes refeições que provocam dilatação exageradas do estômago. Ao invés disso, sugere-se 4 ou 5 pequenas refeições ao longo do dia. A pessoa não deve comer ou beber nada por pelo menos duas horas antes de ir para cama, já que à noite as crises são mais comuns.

Tags: , , , ,

7 Comentários

  1. vanessa silva disse:

    boa tarde,a exatamente 2 meses descobri que tenho hernia de hiato por deslizamento,e pangastrite que dura a 9 meses e nesse periodo emagreci 10kg e continuo perdendo peso,nao consigo me alimentar direito e essa hernia ta me causando muito incomodo ,tudo que eu como independente da quantidade causa rouquidao ,boca amarga e queimaçao na garganta que esta ficando inflamada ,a cada refeiçao que faço sempre acontece isso ,sera que meu caso e cirurgico,antes de aparecer a hernia nao apresentada tais sintomas e a medicaçao nao ta segurando muito a situaçao,estou com medo de virar coisa pior ja que nunca tive refluxo ,por favor me de uma orientaçao,sera que a cirurgia resolveria definivamente o problema ,agradeceria se me enviasse resposta por email,muito obrigado

  2. michele disse:

    eu tenho hernia de hiato e refluxo, sera que eu posso fazer criolipolise.

  3. regina disse:

    Bom dia !
    Fiz uma endoscopia , logo após pediram para que eu levasse um liquido para outro laboratório para verificar se existia a presença de bactérias. O que isso significa, Por favor? Eu estou com muito medo. O resultado da endoscopia foi hérnia de Hiato por deslizamento e também gastrite leve. Por favor me da uma dica , já que o médico não falou nada e nem deu explicações sobre o que significa. Bom semana

  4. israel disse:

    Regina se vc optar pela cirurgia de Hérnia Hiatal através de videolaparoscopia, irá se sentir muito confortável depois do resultado. Lógico que o pós operatório de qualquer cirurgia nunca é bom. Mas eu garanto que não se arrependerá. Abraços

  5. josiane silva disse:

    gostaria de saber se quem tem hernia de hiato pode ter dor nas costas região da escapula esquerda. mande resposta o mais breve possível. grata!!

  6. fatima disse:

    estou com hernia de hiato minha prisao de ventre nao funciona de jeito nenhum sera que e essa hernia que esta provocando

  7. fatima disse:

    estou com medo por favor me diz se prisao de ventre provocada por hernia mata

Deixe o seu comentário!