Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > HÉRNIA DE DISCO

HÉRNIA DE DISCO

Hérnia de disco

A quantidade de brasileiros que sofre com dores na coluna é muito grande. No caso da hérnia de disco, o problema surge em razão de anos de esforço excessivo na coluna ou má postura.

Entenda aqui neste artigo um pouco mais sobre esta inflamação.

 

O que é?

Nossa coluna é composta de vértebras, com pequenos discos de cartilagem entre cada uma delas para fins de amortecimento e flexibilidade de movimento.

A hérnia de disco ocorre quando estas formações de cartilagem entre um osso e outro se inflamam ou se desgastam, fazendo com que haja atrito entre as vértebras.

hernia de disco

O disco amortecedor que está danificado faz com que os nervos (antes protegidos) sejam comprimidos. Logo, a dor aparecerá conforme a região da vértebra afetada.

O enfraquecimento dos músculos laterais da coluna vertebral, o peso excessivo nesta região do corpo ou uma postura errada pode levar a este desgaste.

 

Quais são os Sintomas ?

Qualquer dor forte deve ser analisada por um médico e cuidadosamente investigada. No caso da hérnia de disco, o principal sintoma é uma dor aguda que se irradia por toda a lombar (parte inferior da coluna) ou ciática (região da bacia e início dos membros inferiores).

Em alguns casos mais graves, há rigidez de movimento e até paralisia de alguma parte dos membros inferiores, pela pressão exercida no nervo afetado.

A região mais comum de ocorrência são as vértebras da região lombar e o sacro, que geralmente suportam o peso e a pressão do nosso corpo.

hernia de disco sintomas

 

Entenda a Evolução da Hérnia de Disco

Antes de chegar ao estágio da hérnia, a inflamação nos discos vai acontecendo gradualmente, de acordo com os patamares abaixo.

 

  • Abaulamento discal: nesta fase, o disco começa a ser danificado apresentando um leve achatamento e uma estrutura fibrosa em forma de arco. Este é o estágio inicial da doença.

 

  • Protusão discal: o disco, antes levemente danificado, agora já apresenta indícios de degeneração permanente e afeta os nervos, causando dor.

 

  • Hérnia de disco: nesta fase, a degeneração já está avançada e a dor já atrapalha bastante a vida do paciente. O disco está desprovido de sua cobertura cartilaginosa e já há estreitamento dos espaços entre as vértebras, comprometendo bastante as ligações nervosas que ali se encontram.

 

  • Fragmento: esta é a fase mais grave da patologia. Material do disco já se desfez e chega a soltar fragmentos de seu núcleo, que se soltam definitivamente da estrutura discal. Os nervos e adjacências serão danificados conforme a posição do fragmento.

 

Sobre o Tratamento

É crucial que o paciente procure um médico, pois uma hérnia de disco não tratada pode exigir uma cirurgia complicada e de difícil recuperação.

O médico receitará uma série de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos e recomendará repouso absoluto ou moderado, dependendo da gravidade do quadro.

O exame mais indicado neste caso é a ressonância magnética, que dá ao médico a visão exata da vértebra afetada e das condições do disco. Na fase do abaulamento, medicamentos, repouso e fisioterapia são suficientes para conter a patologia e permitir que o paciente volte a ter uma vida normal.

A partir desta fase, o tratamento pode ser feito através de injeções espinhais pouco invasivas, para descompressão das vértebras e recomposição do disco.

Quando há fragmento, é necessário fazer uma microcirurgia para a retirada do mesmo. Este procedimento também não é invasivo e tem sempre rápida recuperação. O paciente sempre deve complementar o tratamento com repouso e, depois, fisioterapia especializada.

Quando o disco está totalmente danificado, o paciente deverá se submeter a uma cirurgia mais profunda e delicada para a extração total do mesmo. Este procedimento é mais delicado e exige um médico especialista para que não se comprometa nenhuma parte saudável da coluna.

 

Como evitar?

Trabalhadores braçais devem carregar a carga sempre junto ao corpo e fazer exercícios de fortalecimento dos músculos em volta da coluna, para que o peso sobre a mesma seja diminuído.

É importante também levar um estilo de vida saudável, praticando atividades físicas regularmente e mantendo uma boa postura sempre, seja no carro, no local de trabalho ou em outros ambientes nos quais temos que ficar sentados muito tempo.

A coluna é o eixo de sustentação do nosso corpo, logo temos que cuidar dela em todos os momentos de nossa vida. Hábitos preventivos são essenciais e devem ser incorporados em nossa rotina diária.

Tags: , , ,

8 Comentários

  1. marcos lopes disse:

    Saudaões,
    recentemente fiz uma cirurgia para retirada de uma hernia de disco (7 MESES) e eu não consigo recuperar a força lateral externa de minha perna, meu médico disse que é provável que eu não recupere, mas eu sinto um pouco de melhora no ficar nas pontas dos pés antes não conseguia agora já fico um pouco, estou com medo de que meu medico tenha feito algo de errado como ter rompido fibras musculares por exemplo.
    Caso haja algum medico que possa me ajudar com algumas informações ficarei muito agradecido
    acho que em minha cidade não tem médicos neurologistas de renome.
    QUEM SABE COM AJUDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ALGUM MEDICO ESPECIALIZADO LEIA ESSE COMENTÁRIO E POSSA ME AJUDAR.

    Att,
    Marcos lopes

  2. PAULA SAFIRA disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS O TIPO DE TRATAMENTOS PARA HERNIA DE DISCO NA COLUNA LOMBAR, TIPO MEDICAÇOES POIS ESTOU SOFRENDO MUITO JA VIROU DORES CRONICAS A 4 MESES… POR FAVOR ME AJUDE SE SOUBER DE UM ESPECIALISTA OU MEDICAÇAO OU EXERCICIO ME DIGA MORO NO RJ ..POIS FUI AO MEDICO E N DEI SORTE TODAS AS MEDICAÇOES N FUCIONA O UNICO Q ME TIRA AS DORES E O TORCILAX INDICAÇAO DE UMA AMIGA…MAIS SEI Q NAO PODE SER TOMADO TODOS OS DIAS POR FAVOR ME AJUDE AQUARDO RESP…

    • marilus Pereira disse:

      Oi Paula. Em 30/04/11 fiz cirurgia na lombar deu tudo certo, mas fiquei com dor junto da lombar, nádega superior direita (tendinopatia/inflamação no tendão), trato com neurologista especializado em dor e faço hidroterapia. PROCURA UM ESPECIALISTA só ele poderá te ajudar, boa sorte.

  3. PAULA SAFIRA disse:

    DESCULPE… FICO MUITO GRATA DE PUDER ME AJUDAR.
    UM FORTE ABRAÇO…
    PAULA SAFIRA!!!

  4. Ana paula disse:

    Ola tenho 34 anos e agora á pouco tempo descobri que tenho escoliose lombar e bico de papagaio e ando com dores no peito e nos braços isso é normal?

  5. tomes somente medicaçoes que contenham corticoides tenho sertesa que irar melhorar ta ibuprofeno de 250 mg de 8×8 horas torsilax,dipirona de 500 mg tambem tem o diclofenaco de 50 mg e muito bom fazer compreças de agua morna e gelada tambem ajuda ta boa sorte.

  6. passei 6 meses afastado do meu trabalho por fortes dores nas costas quando fiz o rx veio a surpresa desvio lombar,bico de papagaio grau 3,4,5,8 nas vertebras fora que na ressonancia magnetica deu hernia de disco em 3 fazes da coluna.

  7. o meu numero de contato pra quem quiser trocar experiencias das dores nas costa e esse 079.8844-5109.ou pelo fecebook.

Deixe o seu comentário!