H.Pylori

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > H.Pylori

O que é H.pylori?

A H.pylori ou Helicobacter Pylori é uma bactéria que vive no estômago de milhões de pessoas. A maior parte das pessoas convive de forma harmoniosa com a bactéria. Em outros casos, entretanto, esta pode ser uma grande vilã e o motivo de diversas complicações estomacais.  Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da H.pylori considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é a H.pylori;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento.

Métodos para descobrir a bactéria: Endoscopia

 

O que é a H.pylori?

A H.pylori ou Helicobacter Pylori é uma bactéria que foi identificada por dois australianos no ano de 1983, Warren e Marshall. Estima-se que esta bactéria esteja presente no estômago de cerca de 50% da população mundial. Grande parte das pessoas convive de forma harmoniosa com a bactéria. Em outros casos, esta pode ser o motivo de diversas complicações médicas como náuseas, queimação, sensação de estufamento e dores no estômago, por exemplo.

O estômago é revestido por uma mucosa que protege as suas paredes da ação do ácido gástrico, importante para a digestão. Em algumas pessoas, a H.pylori atua no revestimento destruindo esta barreira natural de proteção das paredes do estômago. Com isto, estas ficam expostas ao ácido gástrico e, com o tempo, ocorrem lesões que podem progredir até se tornar um câncer.

Nem todas as pessoas que possuem problemas com a H.pylori desenvolvem um câncer no estômago, podendo ocorrer apenas outras complicações como gastrite ou úlceras. Entretanto, grande parte das pessoas que sofrem com câncer no estômago possui a bactéria H.pylori.

H.Pylori

 

Como se adquire?

Ainda não se sabe exatamente como é a transmissão da bactéria H.pylori. Sabe-se, entretanto, que ela pode ser transmitida através do consumo de alimentos ou água contaminada, através da saliva ou via fecal-oral.

 

Quais são os sintomas?

Pessoas que possuem a bactéria H.pylori no estômago ou no duodeno normalmente apresentam os seguintes sintomas:

  • Sensação de estufamento;
  • Dor no estômago;
  • Queimação;
  • Enjoo;
  • Fezes com sangue;
  • Vômitos.

 

Como é feito o diagnóstico?

A confirmação da presença da bactéria H.pylori no estômago pode ser realizada de diversas maneiras. Durante uma endoscopia do estômago com biópsia, por exemplo, pode-se avaliar a existência da bactéria no material extraído. Também é possível se realizar uma avaliação muitas vezes apenas através de um simples teste de respiração. Ou ainda é possível, por exemplo, pesquisar no sangue do paciente a presença de anticorpos anti-Helicobacter Pylori. Este último procedimento, entretanto, pode não dar um resultado muito satisfatório, pois os anticorpos permanecem no corpo humano mesmo após ter se passado mais de um ano da erradicação da bactéria.

 

Como é o tratamento?

Helicobacter Pylori tratamentoNem todas as pessoas que possuem a bactéria H.pylori no estômago ou no duodeno precisam de tratamento. O tratamento é indicado especialmente em casos nos quais a bactéria está gerando algum tipo de transtorno como úlcera gástrica, púrpura, linfoma gástrico e anemia ferropriva ou caso já haja um histórico de câncer no estômago na família do paciente.

Para pessoas que apresentam alguma destas complicações o tratamento indicado é, geralmente, uso de antibiótico durante cerca de 1 mês e de algum outro medicamento que diminua a acidez do estômago.

A presença da bactéria H.pylori no estômago ou no duodeno pode ser evitada mantendo-se boas condições de higiene e sanitárias. Algumas medidas devem ser tomadas tanto por pessoas que possuam a bactéria como por quem não a possui. Estas medidas contribuem para a diminuição da acidez do estômago e evitam complicações locais. Uma alimentação saudável, por exemplo, é a principal medida a se tomar.  Isto inclui evitar frituras em geral, doces concentrados, frutas muito ácidas, como limão, maracujá e caju, frios, temperos muito fortes e alimentos embutidos.

Também é recomendado não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas ou gaseificadas. Café e líquidos muito quentes ou muito frios também devem ser evitados. Beba sempre muita água e ingira legumes e verduras. Acostume-se a comer sem pressa, pois a boa digestão fica facilitada. Evite alimentos picantes, estes são grandes estimuladores da produção de ácido gástrico. E, por fim, mastigue muito bem os alimentos durante as refeições.

Diante de qualquer espécie de alteração no seu organismo procure imediatamente por um médico. Na grande maioria dos casos o diagnóstico precoce e o tratamento adequado levam à cura das doenças.

Tags: , , , , , ,

34 Comentários

  1. claudia andreia morais chaves disse:

    tenho esta bacteria ha mais de 7 anos n meu estomago q causou gastrite por isto sou muito magra por favor ajudem-me

  2. Leila Silva disse:

    Estou fazendo Nutriçao estou no 3º semestre tenho uma colega de trabalho que esta com esta bacteria H-pilory e ela toma medicamentos fortes mais nao cuida da sua alimentaçao. se gostaria de receber mais informaçoes.

  3. itueva luciano william disse:

    Eu sou portador desta bacteria a mais de dois anos e tenho tomado antibioticos durante esse tempo todo mas, sem solução. O que me aconselham fazer?

    • admin disse:

      Bom dia, acho que primeiramente você deverá buscar um ótimo gastro, ele poderá auxiliar no tratamento com mais qualidade, procure por pessoas que já tiveram a mesma doença e veja o melhor profissional pra você.

      Espero ter ajudado um pouco.

  4. william disse:

    a última consulta medica que fiz, o doutor receitou-me: claritromicina, amoxacilina, omeprazole, kompensan e albendazol. Dra, qual é a fase mais critica da gastrite

    • admin disse:

      Olá William, tudo depende das causas da sua gastrite, continue visitando seu médico (gastro), só ele poderá indicar o melhor medicamento, já que ele possui seu quadro desde o inicio.

  5. Joice disse:

    eu tenho essa bacteria pouco mais de 1 ano , já fui no gastro fiz indoscopia , e não tenho nada grave , mais sinto muita dor queimação o que posso tomar?

    • admin disse:

      Seu gastro não passou nenhum medicamento?

      Mas tenha em mente que o melhor tratamento é uma dieta balanceada e nada de frituras e exageros.

  6. vanessa disse:

    gostaria de saber se essa bacteria apresenta resitencia a antibioticos,amoxilina ou claritromicina,porque tomei a medicaçao por 14 dias e nao me curei de vez,e venho tendo novamente os sintomas de gastrite e emagrecimento,sem conseguir me alimentar bem ,ja que vivo com a sensaçao de estomago cheio,sabendo que de adquirir essa bacteria ,eu me alimentava bem e nem sequer tinha problemas digestivos, me ajudem por favor

  7. Marinha sousa disse:

    descubri hoje através de uma endoscopia k tenho a bacteria de pylori,,não sei o k me vai acontecer,,
    tanbem tenho gastrite cronica sem malignidade,, a minha medica de familia quer falar comigo para me dar medicação,, por favor me diga o k se vai passar a seguir?? estou muito preocupada,,desde já muito obrigada…

    • admin disse:

      Fique tranquila, só se medicar certinho que dará tudo certo, é uma bactéria muito comum, e existem varios tratamentos.

      Agora deverá tomar cuidados também com a alimentação.

  8. VERA UCIA disse:

    DESCOBRI HOJE Q TENHO ESTA BACTERIA;ESTOU APAVORADA PQ MEU PAI E MINHA IRMA ;;MORRERAM COM CANCER NO ESTOMAGO ;;Q FAZER;;

  9. Elionai Coelho disse:

    Olá, gostaria de saber se existe contaminação em todos os individuos de uma familia, teve um caso muito serio com o meu irmão, ele sofreu muito a ponto critico e internação, e os medicos tiveram dificuldade de diagnostico, até que sofreu varias internações e perda de sangue misteriosa, hoje ele esta curado devido a um medicamento que matou a h. pylori, seria recomndavel todos tomar esse remedio….

  10. Ola ! eu estou com essa bacteria , eu tomei os antibioticos continuei no omeprazele. Mas moro fora do pais e p fazer uma endoscopia e super caro , mas sinto como seestivesse uma espada na minha garganta , q posso fazer , me ajudem ,

  11. FABIO BEHRMANN disse:

    tenho essa bactéria faz algum tempo e na ultima biopsia de metaplasia intestinal, já fiz 3 tentativas de eliminar a h pylori e nada

  12. fabiana conçeicao ferreira disse:

    fiz uma endocopia e deu que tenho essa baquiteria to tomando pyloripac e vou voutar pro gatro paraver se matou tem fe em deus que vo ficar boa e voce tambnem boa noite sorte

  13. luiz alves pereira disse:

    OLA GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE, EU TENHO PROBLEMAS NOS ESTOMAGO A MAIS DE 10 ANOS COM DORES, VOMITO, MAU ESTAR, E MUITAS OUTRAS COMPRICAÇAO NO ESTOMAGO , TODA VEZ QUE VOU NO MEDICO, O MEDICO ME PASSA EXAME DE FEZES ORINA E EMAGRAMA COMPLETO, SEMPRE ELE DIZ QUE EU NAO TENHO NADA SO UM POUQUINHO MINIMO DE VERME, PASSA REMEDIO E NAO ADIANTA NADA, CONTINUA O MESMO JEITO, SERA QUE EU TENHO ESSA BACTERIA?

  14. lucinete disse:

    meu marido esta com esta bacteria H,a irma dele dis que este tipo de bacteria se pega atraves de agua de mina, mas e so com agua que se pega este tipo de bacteria?

  15. Vilma Barbosa disse:

    Qual é a melhor maneira de evitar a contaminação pela bactéria H. Pylori? Caso não possamos preveni-la, como tratá-la?

  16. Claudia Flores da Silva disse:

    Olá….descobri ontem q meu marido tem essa bactéria H. Pylori e fiquei muito preocupada pq a algum tempo notei q o abdomem dele está sempre inchado e ele tem muito desconforto abdominal….procuramos um gastro e ele pediu uma endoscopia com biopcia…mas tenho muito medo que seja algo mais grave como tumor de estomago!!! É comum quem tem essa bactéria ter tumor de estomago??

  17. Maria disse:

    Minha filha esta com essa bacteria, acontece que minha mae teve cancer no estomago, estou com medo, prq ela ja esta tomando omeprazol, mas ja faz dois meses que nao passa, minha mae começou assim, com uma dor que nao passava, ela esta indo ao medico, mas nao sei. por favor se tiver algum medico ai, me responda

  18. jaqueline disse:

    bom dia , eu gostaria de sabee , eu to tomando esse medicamento y bebi bebidas alcolicas , tem algum problemas , de inteferir oo meu tratamento ? no dia seguinte continue a tomar normalmente , sera s isso vai intefiri o desaparecimento da bacteria?

  19. Edmara Teofilo da Costa disse:

    Eu estou em tratamento do H. Pylori estou tomando o antibiotico, e me alimentando mais com verduras e frutas. Tenho que tomar o medicamento durante 7 dias, quantos °/ de chance que tenho de ficar curada?

  20. ILMA PAULINO ROCHA disse:

    ESTOU FAZENDO O TRATAMENTO MAIS E MUITO DIFICIL PORQUE NAO PODE COMER VARIAS COISAS 10 DIAS TOMANDO ANTIBIOTICOS FAZENDO O REGIME AGORA RETORNEI A COLSULTA E TENHO QUE FICAR MAIS TRES MESES NO REGIME E NORMAL

  21. Dilma disse:

    Oi,gostaria de saber o melhor rémedio p/ h pylori

  22. Maria Rosa Gomes disse:

    Eu simplismente tenho essa Bacteria estou fazendo tratamento mas recomendo meu Gastro, foi um anjo do seu para mim, eum medido perfeito, so que e aqui em São Paulo na Região do Tatuape, nossa maravilhoso chama-se DRº Wilson – Fone dele: 55 11 2362-8615
    Para mim foi uma pessoa muito importante porque ate conversar e explicar sobre a doença ele me explicou, sou totalmente grata a esse profissional.
    Um maravilhosa dia a todos!!

  23. OLÁ, DESCOBRIR QUE ESTOU COM ESSA BACTÉRIA, E ESTOU FAZENDO JÁ OS TRATAMENTOS, DOS 7 DIAS, E APOS DOS 28 DIAS, UM COMPRIMIDO POR DIA, QUERO SABER SE POSSO ENGORDAR, POR QUE JA ESTOU ACIMA DO PESO, E ESTAVA QUASE EM DEPRESSAO, POR CAUSA DO PESO, TO CUIDANDO DA MINHA ALIMENTAÇÃO, MAS TO COM ESSAS DUVIDAS,PESO 73 KL, ALTURA 1,65 POR FAVOR ME RESPONDE VIA E-MAIL, OBG!!

  24. Ludmila Dias disse:

    Olá,descobrir que tenho a bacteria e a hpylori,tudo que como só faço arrotar muito principalmente a noite e agora descobrir que estou gravida o que faço

  25. Michelle cristina disse:

    estou com a bacteria h.pylori gostaria de saber se posso
    fazer a cirurgia reduçao de estomago e depois tratar.

  26. sól disse:

    tenho a bactéria porém não tenho nem gastrite nem nada. somente pólipos q o médico tirou na endoscopia… e aí????? preocupante ou não????

Deixe o seu comentário!