Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > GASTRITE

GASTRITE

Algumas curiosidades sobre a Gastrite

Gastrite é uma inflamação no estômago, um dos órgãos que compõe o sistema digestivo e responsável por receber tudo que ingerimos. No estômago ficam células que produzem ácido clorídrico e revestindo o órgão temos uma mucosa, que protege a ação do ácido e a gastrite é justamente a inflamação dessa mucosa de revestimento.

 

A doença é caracterizada por dois tipos: a gastrite crônica e a aguda. Ambas podem ser tratadas e chegar à cura, mas para isso é preciso um diagnóstico precoce e tratamento correto e adequado.

 

  • Gastrite crônica – A bactéria que causa a gastrite crônica é a Helicobacter pylori, que se instala e permanece bem nos ambientes ácidos e por isso destrói a mucosa que protege o estômago e causa a doença.

 

  • Gastrite crônica – Pode ser diagnosticada por um exame chamado endoscopia, que visualiza como está o estômago. A gastrite crônica é uma consequência do contato da mucosa com elementos irritantes e infecções bacterianas virais.

 

  • Gastrite aguda – Pode ocorrer sangramento interno e dores praticamente insuportáveis.

gastrite

 

Quais são os sintomas;

A gastrite crônica é mais difícil de ser identificada precocemente, pois dificilmente aparece algum sintoma e o paciente só consegue descobrir a doença quando se tem uma crise e passa por alguns exames médicos.

Já no caso da gastrite aguda, existe uma relação de sintomas onde o paciente consegue identificar a possível existência do problema e procurar ajuda médica. Geralmente o paciente vai sentir dores de estômago, e na prática, a queixa é de dor na boca do estômago. A dor pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia pode piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras.

Alguns outros sintomas também podem identificar a gastrite, confira:

  • Indigestão
  • Gases
  • Desconforto na região abdominal
  • Dor na região abdominal superior
  • Falta de apetite
  • Refluxo
  • Fraqueza
  • Enjoo
  • Arrotos
  • Emagrecimento
  • Vômito ou ânsia de vômito
  • Dor de cabeça

 

Como é feito o diagnóstico;

Com base nas informações passadas pelo paciente e um exame de endoscopia já é possível identificar a doença. Em alguns casos mais delicados existe a necessidade de realizar uma biópsia, que se resume a retirar fragmentos da mucosa do estômago que está com a bactéria, para uma análise mais aprofundada via microscópio.

gastrite sintomas

 

Como é o tratamento;

O tratamento adequado deve sempre ser indicado pelo médico, que irá avaliar qual o tipo de gastrite do paciente e qual a medicação e alimentos indicados para cada caso.

No geral, é importante seguir algumas dietas e evitar alguns alimentos e bebidas como alimentos gordurosos e frituras, sucos de frutas ácidas como laranja, limão, abacaxi, acerola, entre outros. Alimentos em conservas, café, chocolates, bebidas alcoólicas e gasosas, como refrigerantes também devem ser evitados, principalmente durante o tratamento, pois o consumo destes provavelmente levará o paciente a ter uma crise de dores e todos os sintomas que relacionam a doença.

 

Como prevenir;

Controlar a alimentação, preferencialmente comendo sempre em horários corretos e não ficando mais que quatro horas sem ingerir nenhum alimento já podem ajudar a evitar a doença. Faça sempre um lanche após o almoço e antes do horário de um café ou jantar.

É importante realizar as refeições em um ambiente tranquilo e sem pressa, o que geralmente não acontece, pois a correria do dia a dia não permite que muitas pessoas sentem-se à mesa e faça uma refeição sem contar no tempo, isso atrapalha a mastigação e pode causar a doença.

No jantar, dê preferência para alimentos mais leves e evite a ingestão de qualquer tipo de alimento no meio da noite. Frutas, com exceção das ácidas, e cereais são bem vindos, além de atuarem como prevenção de câncer no estômago, ajudam a normalizar o funcionamento do intestino.

Para quem fuma é um grande problema, pois além dos problemas já conhecidos do tabaco, é também um aliado da gastrite e pode manifestar a doença em pacientes fumantes. Então, a dica também é parar de fumar.

Alimentos que contém condimentos como pimentão e picles são marcados pela difícil digestão. É bom dosar e evitar o consumo de lanches ou alimentos que contenham esses ingredientes. Salgadinhos também devem ser evitados. Não precisa banir de vez o consumo, mas é importante que haja um cuidado para não ocorrer exageros no consumo de alimentos que prejudicam e podem causar doenças.

Refrigerantes e bebidas alcoólicas são líquidos que em conjunto com os demais alimentos e hábitos errados, podem causar a gastrite. Um cuidado especial com relação a estas bebidas também deve ser tomado. Por exemplo, troque refrigerante e cerveja nas refeições do dia a dia, tome um suco natural ou água e deixe o gasoso e alcoólico para situações do fim de semana e festas que ocorrem casualmente, já ajuda e a pessoa não precisa eliminar o consumo sempre, basta controlar.

Tags: , , , ,

22 Comentários

  1. DEUZA MARIA disse:

    Tive esofagite, fui medicada, porém ainda continuo com crises de gases no estômago. Todavia es dicas informativas foram muito importante, pois esclarece de forma clara o sintomas dos dois tipos de gstrite, bem como o consumo de alimentos que podem piorar o quadro.
    Obrigada, valeu!
    Deuza

  2. Aline Fazolin disse:

    oi pessoal
    interessantíssimo o texto explicativo sobre a gastrite
    eu já suspeitava que estava com a doença
    agora tenho certeza… mas também aprendi como evitar.
    também sei que é necessário o auxílio de um médico
    abraços, obrigado.

  3. MARCIO disse:

    MUITO BOM PARABÉNS GOSTEI,CONTINUEM CADA VEZ MELHOR.

  4. daiana disse:

    ola tenho gastrite e hoje não estou aguentando de dor o que eu faco,o que tomar?preciso tbem de uma dieta obrigado

  5. cleu disse:

    olla eu acho q tou com isso q td fala no texto enjou fraqueza queimaxao falta de apetite emagrecimento dor abdominal etc

  6. camila disse:

    oi aqui fui muito bom eu tirei 10.00 no trabalho

  7. cesar augusto dos santos sousa disse:

    gostei muito ,parabens voces me ajuram a esclarecer muitas duvidas,pois fui diagnosticado com uma gastrite,e agora com suas informaçoes vou poder evitar que o problema se agrave.

  8. kariline teixeira dos santos disse:

    tenho gastrite agora surgiu estou ficando com muito pouca saliva isto pode de remedio
    que andei tomando remedio manipulado Neproxeno eGlucosamina sufato Silvistatima sera

  9. JOVELY disse:

    EXISTE UMA CURA PARA GASTRITE AGUSA QUE NUNCA SARA SEMPRE DA ARROTOS E VOMITOS, JA FAZ DOIS ANOS QUE TOMO REMEDIOS E NADA DE SARAR

  10. tenho refluxo , gastrite erosiva leve. estou começando tratamento .

  11. vanderlei silvio lucio disse:

    A gastrite me acompanha há mais de 40 anos. Passam alguns anos e ela volta. Bebo muito aos sábados mais nada durante a semana. Quando aperta faço um bom tratamento acompanhado por dieta rigorosa. Hoje com 60 anos estou lutando com uma dessas crises há 60 dias e me sinto praticamente sarado. O medicamento que estou tomando é esomeprazol 40 mg 1 vez ao dia, antes do
    café da manhã. A dieta é muito importante. Dessa vez emagrecí, mas acredito que seja pela dieta.

  12. Vladimir disse:

    bom dia, sou vladimir Gomes, sou da Guiné-Bissau, a ja dois meses que convivo com essa situação, csegui todos os conselhos medicos e nutricional e para dizer a verdade ja parei de sentir queimações e dores, mas até agora fico com amigdalas um pouco inflamado e sem dor. sera que podem me orientar melhor ?

  13. marisvaldo disse:

    b noite ja esto com 15 dias vomitando muito e uma dor no estomago seraq gastrite

  14. edilson disse:

    tenho gastrite e retite faço exames a cada seis meses e nao durmo em paz tenho muitas dores abidominaes a noite to sempre pesquisando ja tomei muito remedio nada deu serto ate agora maes as infarmasoes sao muito utes espero um dia falar que teve poz pra domi sou pai de treis filho sao eles e minha esposa min dao farças pra segir em frente si algem sabe como min aujuda a min livra destas lepras min avise so quero dumi en paz

  15. geane disse:

    doi muito a minha mim ajude muita dor

  16. jadiel disse:

    hoje fazem ums 30 dias que estou sofrendo,com empanchamento,arrotos,diarreia as vezes,e desconforto abdominal,estou tomando esomex,alguma dica?pois estou perdendo muito peso.

  17. Antonio disse:

    Eu gostei muito dest

  18. suelen bastos disse:

    Boa noite, meu nome é Suelen e eu estou com os seguintes sintomas : tontura , azia e ânsia e não tenho a menhor ideia do que pode ser .

  19. muito legal o texto,aprendi muita coisa q eu eu achava q fazia mal,mais se praticar da maneira certa se torna um santo remédio.

  20. fernando disse:

    ola quero saber porque quando estou com o estomago vaziu eu sinto cheiro de café doi o estomago e quando chupo ralls, chicrete, coca doi a boca do estomago e uns tempo atras tomei rivotril com o estomago vazil e acordei com fortes dores o dia enteiro, e agora quando camo de almoça da uma dorzinha na boca do estomago e parece que incha e só rotando depois dor de cabeça e só rotando passa e depois dor de cabeça o que pode ser

  21. simone disse:

    Sinto muita dor e queimação no estômago, tenho diarréia e perdi bastante peso, já fiz vários tratamentos e nada adianta. O q fazer?

  22. Dayane Fabiana disse:

    Acho que estou com essa doença

Deixe o seu comentário!