Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > Gasometria Arterial

Gasometria Arterial

O que é gasometria arterial?

É um exame considerado invasivo que possui a finalidade de medir as concentrações de oxigênio, a ventilação e também o estado ácido/básico do paciente. Os valores da gasometria são tipicamente obtidos quando o quadro clínico da pessoa deixa a suspeita de alguma possível anormalidade na oxigenação, na ventilação ou no estado ácido/básico.

Quando se possui o intuito de avaliar alterações na terapia que possam estar afetando a oxigenação, como mudanças na concentração do oxigênio inspirado ou pressão nas vias áreas, por exemplo, também se faz uma medição dos gases arteriais. Este é um exame de sangue colhido da artéria radial, que fica próxima ao punho. A amostra também pode ser obtida retirando sangue da artéria braquial ou da femoral. Para a realização do mesmo não é preciso qualquer espécie de jejum ou de preparativos especiais.

Os valores obtidos durante o exame são atingidos por comparações de parâmetros internos do gasômetro com as amostras do paciente. Os valores pesquisados durante a gasometria arterial são, geralmente, o ph, o pO2 ou pressão parcial de oxigênio, o pCO2 ou pressão parcial de gás carbônico, o HCO3 necessário para o equilíbrio ácido/básico e o SatO2 que mede a saturação de oxigênio arterial.

Gasometria-arterial

 

Quando é indicado

É um exame indicado caso haja a necessidade de pesquisar os valores gasométricos de uma pessoa. Quando o quadro clínico dela sugere alguma irregularidade na ventilação, na oxigenação ou no estado ácido/básico é orientado que se submeta a tal procedimento.

Alterações na terapia que possam de alguma forma modificar a oxigenação também podem ser pesquisadas com este exame, por exemplo, mudanças na pressão da vias áreas, na concentração do oxigênio que é inspirado, na ventilação ou no nível ácido/básico.

 

Como é o exame

Quando da necessidade pelo exame o paciente será orientado a marcar uma data e a comparecer ao local no dia e horário combinado. A coleta não pode ser realizada em domicílio, apenas em laboratórios especializados.

Antes do início é preciso que o paciente faça um repouso de no mínimo 15 minutos. Ele também deverá responder um questionário com algumas perguntas importantes para a devida interpretação dos resultados. No momento do exame o profissional irá lavar as mãos e pedir para que a pessoa coloque o braço sob uma superfície plana com a palma da mão virada para cima. O punho necessita estar levemente estendido, nem muito nem pouco.

Após colocar a luva estéril o profissional irá limpar a área que será puncionada. Uma seringa agulhada será introduzida de forma a recolher a amostra de sangue, que será encaminhada ao local de análise. A região que sofreu a aplicação será pressionada por volta de 5 minutos para que não se forme edema ou esquimose local. Depois destas medidas o paciente já está liberado.

Convém perguntar á equipe se é preciso ou não aguardar o resultado do exame. Caso seja necessário este costuma sair em pouco tempo. Com o resultado em mãos é preciso leva-lo ao médico solicitante para que seja feita uma leitura atenciosa e possa se dar início a um tratamento.

Gasometria-arterial-valores

 

Quais são os preparativos

O paciente precisará responder um breve questionário antes da realização da gasometria arterial. É preciso que se responda questões como se é ou não fumante, se faz ou não uso de medicamentos no dia a dia, se possui problemas respiratórios, se possui problemas cardíacos ou problemas renais, se possui apneia do sono e se faz uso de oxigenoterapia, por exemplo.

Pessoas com cicatrizes de dissecação arterial em locais como dobras de cotovelos ou pulsos devem informar tal condição. Caso sinta frequentemente cansaço, falta de ar, tonteira ou apresente cianose o paciente também deve informar ao profissional. Antes de entrar na sala específica para a coleta do sangue a pessoa precisa repousar no mínimo 15 minutos. Tendo feito algum tipo extra de esforço físico é necessário que se aguarde no mínimo 30 minutos antes da punção, para que os resultados não saiam deturpados. Portanto, indivíduos que irão caminhar até o local do exame precisam chegar com certa antecedência, de forma a permitir um repouso para o corpo antes do procedimento. O exame é rápido e seguro. Não é preciso comparecer acompanhado e a pessoa é liberada logo em seguida.

 

Riscos e efeitos colaterais

Quando a técnica da coleta é seguida rigorosamente é muito difícil que haja complicações decorrentes de tal exame. Colher o sangue arterial pode doer um pouco mais do que colher o sangue venoso, portanto o paciente precisa ser avisado. Alguns profissionais utilizam anestésico local durante a gasometria arterial, o que diminui consideravelmente o incômodo do procedimento.

Pode ocorrer a formação de hematomas e haver um leve sangramento após a punção, principalmente quando a pessoa já possui distúrbios de coagulação ou quando a compressão no local não é adequada. Caso a artéria femoral seja puncionada mais em cima do ligamento inguinal o sangramento é pior e pode acabar se dirigindo para o retroperitônio, provocando perdas consideráveis de sangue.

De forma geral o procedimento não apresenta riscos e efeitos colaterais. Como em qualquer método da área de saúde alguma complicação pode vir a ocorrer, entretanto, quando as técnicas são devidamente seguidas a probabilidade é pequena.

Gasometria-arterial-valores-normais

 

O que ocorre após o exame

O exame é rápido, prático e seguro. Após a coleta o paciente está liberado para ir embora e pode continuar com as atividades do dia a dia como de costume. A retirada de sangue arterial pode doer um pouco mais do que quando se retira sangue venoso. Entretanto, a dor é suportável e a extração dura pouco tempo.

Caso seja preciso aguardar pelo resultado o paciente será informado. Os valores deverão ser levados para o médico solicitante que irá somar a outros fatores para a definição de um diagnóstico. Pode ser que depois de um tempo reste um pequeno hematoma na região da punção, geralmente desaparecendo após um curto período. Diante de qualquer sintoma um médico deve ser informado, entretanto na maioria dos casos este é um exame que não deixa sequelas ou provoca complicações.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

5 comentários em “Gasometria Arterial

  1. Me esclareçam por favor um resultado de gasometria venosa!
    Fiz uma gasometria venosa e tenho falta de ar, o resultado: PH 7,32 – pCO2 53 mmhg – pO2 15 – HCO3c 27,3 – tCO2P 28,9 e sO2e 16%, o que significa? tenho um rim reduzido, isso influencia? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>