Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1469320217
Vida do cache: 1470544416
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Gases Intestinais

O que são Gases Intestinais?

Também conhecido como flatulência ou mais famoso com o nome de “pum”, gases intestinais consistem no acúmulo do ar que é produzido pelo sistema gastrointestinal. Isso causa sensação de desconforto abdominal e está ligado principalmente com a alimentação.

O problema não pé necessariamente uma doença que cause danos á saúde. Acontece que pode causar situações constrangedoras e de grande desconforto a quem sofre de gases.

Existem muitos chás e remédios considerados como caseiros, mas o ideal é seguir uma dieta recomendada por um médico, pois é mais eficaz e resolve o problema, não apenas diminui os efeitos e sintomas.

Há alguns estudos que apontam, pacientes em fase adulta a expelir gases até vinte vezes ao dia. Essa situação pode ser revertida com alimentação.

gases intestinais

 

Como se adquire

Os gases são provenientes de bactérias que fazem parte de todo o processo digestivo de tudo que consumimos. Alimentos ricos em carboidratos e gordura são os principais causadores desse problema.

Existem alguns alimentos que causa mais gases do que os outros. Neste caso o ideal é que se faça um consumo adequado de cada alimento. Um médico pode orientar qual a quantidade e periodicidade correta de cada alimento.

Os principais alimentos que causam efeitos gasosos são o feijão, ovos, repoljo, milho, brócolis, alho, batata, refrigerante dentre outros diversos.

É necessário que um médico avalie a dieta que cada paciente deve seguir. O consumo em excesso dos alimentos que causam o problema é a maior motivação dos sintomas.

Junto a alimentação inadequada, a falta de exercício físico também é um dos motivos para o desenvolvimento de gases.

A carne de porco também pode causar os efeitos dos gases.

 

Sintomas

Os sintomas que caracterizam os gases são dores abdominais, mas outros sinais podem identificar o problema, são eles o inchaço abdominal, sensação de fraqueza e também sequencia de arrotos.gases-no-estomago

Além disso, quando se expele o pum, que em alguns casos podem ser mal cheirosos, esse é sinal que também ajuda a identificar o problema.

 

Diagnóstico

O diagnostico do problema é feito com base nos hábitos e histórico alimentar. È possível que o médico peça uma listagem de como foram os últimos dias com relação aos alimentos ingeridos, pois o problema está ligado diretamente com o modo de se alimentar, quais os alimentos e em que quantidade estão sendo consumidos.

É possível também que seja solicitado um registro da quantidade de gases que são expelidos por dia. Isso ajuda a identificar o problema e também a possível gravidade.

Com base nesses registros é possível que o profissional possa avaliar a motivação dos gases e auxiliar o paciente a uma alimentação adequada, que evita a exposição do paciente a esse problema, que causa desconforto e muitas vezes constrangimento a quem passa por situações de gases em público.

 

Como é feito o tratamento

Com base na motivação dos gases, o médico vai aconselhar o paciente a uma dieta, que contenham os alimentos necessários para consumo no dia a dia. Dentro da dieta o paciente deve também controlar a quantidade de tudo que se ingere.

Poucos casos precisam de tratamentos com base em medicamentos. Geralmente é feito com base em alimentação adequada.

Refrigerante está na lista das bebidas que causam esse problema. Durante a refeição é mais saudável que se bebe água ou suco natural de frutas, pois evitam o problema como gases.

A motivação de gases em uma pessoa não necessariamente será a motivação em outra pessoa. Por isso, os alimentos e dieta não servem de modo geral. È necessário que se passe em consulta médica para avaliar a dieta ideal.

Além de realizar uma alimentação adequada, é importante que diariamente o paciente execute exercícios físicos que auxiliam também na questão dos gases.

 

Como prevenir

A melhor forma de tratar desse problema chama-se dieta.

A alimentação está diretamente ligada com a produção de gases pelo organismo. Neste caso é essencial que o paciente siga uma dieta recomendada pelo médico.gases

Bebidas com gás devem ser evitadas e também gomas de mascar, que ajudam ao desenvolvimento desse problema.

Na hora de se alimentar é importante que se faça com calma, para que a mastigação faça toda a parte necessária que contribui para o processo de digestão que também ajuda a evitar os gases.

No dia a dia, alguns alimentos são certeiros para desenvolver gases, por isso, controle a quantidade de feijão, vegetais como repolho, cebola e brócolis.

Na lista de frutas evitem pêssego, maçã e também a pêra. Ou faça ingestão balanceada desses alimentos. Não precisa excluir do cardápio, basta controlar o consumo.

Refrigerante também faz parte da lista.

Na hora de fazer uma refeição, tenha calma e faça desse momento um momento de prazer. A mastigação e sentir o sabor dos alimentos fazem parte desse processo.

A pressa na hora de se alimentar também pode prejudicar a digestão e causar os gases.

25 Comentários

  1. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.

    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    – Estresse – acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    – Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    – Gases
    – Diarréia ou Constipação – dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    – Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com

    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

  2. Jonathas disse:

    Boa noite sinto algumas dores nas costas e sensação de estômago alto, tenho 22 anos, fiz exames de tudo e não constou nada. fiz um raio x do torax e constou muitos gases, sinto dificuldade em respirar as vezes tenho que ficar respirando fundo. alguém tem alguma dica do que pode melhorar esse mal?

  3. billi disse:

    bom dia faz anos que tenho dores no estomago, lado direito com extensões para abdomem e peito proximo ao braço direito, arrotos frequentes e inchaço estomacal,,, agora as dores pioraram, pois ja acordo de mnha com dores fortes lado direito que melhora um pouco com o café da manha e as 11 horasja esta um pouco melhor, fiz exames a um ano atras de sangue e ultassom de abdomem não constatou nada, fiz colonoscopias e endoscopia acusou bacteria h pilori e tomei os medicamentos para curar, isso a um ano atras, so que agora as dores estão incomodando muito não consigo dormir direito, pode ser algo mais serio, qual profissional e exames que devo fazer, meu e mai.. [email protected]

    • Lucas Alves disse:

      Bom,primeiro você vai ter que tomar um suco de LIMÃO NATURAL SEM NADA ,EM JEJUM todo dia de manhã(pra alcalinizar) infelizmente por nossa medicina ser muito ultrapassada e sem cuidado com a nutrição,poucos no mundo sabem que a H pylori foi lá pra tratar UM PROBLEMA não pra prejudicar,em poucos casos ELA QUE CAUSA A DOR,TUDO QUE VOCÊ PRECISA FAZER É COMER COCO QUE TEM IMPORTANTÍSSIMOS ÁCIDOS GRAXOS DE CADEIA CURTA,MÉDIA E LONGA,PRINCIPALMENTE O LÁURICO,QUE É UM FUNGICIDA,BACTERICIDA,VIRUCIDA,PARASITICIDA,ele junto com o limão elimina completamente a bateria e o problema QUE NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES ELA VEM TRATAR,que é a úlcera.Portanto,outra coisa que você pode fazer também é checar se isso pode ser uma inflamação no pâncreas,ou pedras na vesícula.Até a próxima meu amigo. 🙂

  4. Perola disse:

    Eu tenho um problema grave com gases, mesmo eu comendo pouquinho minha barriga fica inchada, eu arroto nem tenho vontade de soltar pum, porém, fico com a barriga inchada e dura. Eu nao tomo refrigerantes, nem cerveja, nao gosto, faço uma dieta balanceada, tomo muita água, faço atividade física todos os dias, mesmo assim eu fico com a barriga inchada e dura. Se eu ficar o dia todo em jejum, mesmo assim minha barriga fica inchada e dura. O que voces podem me ajudar nesse sentido?

    • unica dica que eu posso dar é fazer lavagem intestinal pelo menos uma ou duas vezes no mês ai já da uma boa melhorada está é uma unica dica que posso ajudar espero que esta dica pode te dar um bom alivio boa sorte e sucesso até mais

    • Nicinha disse:

      Eu também tinha este problema e era seríssimo..fiz endoscopia, tratei da bactéria, de de vez em quando voltava, fiz colonoscopia, tudo no melhor… AC Camargo…mas o que me ajudou de verdade foi a retirada d
      o glutem e leite da alimentação (inclusive iorgutes)… A barriga murcha como mágica e tudo fica bem!

  5. Andi com dores no abdomem e barriga inchada direto,vou realizar uma colonoscopia .. Muito sofrimento , nao aguento mais,grato sebastião,região dos lagos.

  6. Bruna disse:

    Somente o profissional Nutricionista pode prescrever um plano dietoterápico ao paciente.

  7. atanasio disse:

    Oi gente! Sou vitima dessas doencas e tou disesperado com tudo isso sou muito jovem a sete anos com esse problemas principalmente dores abdominais. Falando nisso as condicoes nao sao favoraveis. Abracos a todo voces

  8. JONATHAS disse:

    Gostei muito desse site muito legal vai me ajudar a melhorar a alimentação na minha casa.

  9. eliene disse:

    é horrível, que dor

  10. Heberton disse:

    Sofro com dores de cabeça, fraqueza, acordo a noite com a barriga doente e só alivia depois de arrotar e peitar (liberar os gazes presos) é muito ruim.

  11. Ugo R.B disse:

    venho tendo gases constante ao lado direito perto estomago,como tambem lado esquedo perto da viliria com dor indo ate a parte escrotal.perdi uma parte do intestino não acidente,mas gases aumentarâo esse ja foi ao gastrologista mim passou uma ultrason fiz a mesma falou estava todo ok.e tinha que viver ccom isso.eu penso que essa doutora não sobe mim diagnosticar corretamente.Portanto preciso de ajuda por conta disso eu estou precisando fazer uma correçâo de varias ernias formada por cirurgia por causa do acidente.alguem mim ajude.pelo amor de Deus

  12. Germano disse:

    Gases provocam tonturas e fraquezas.pois sinto esses sintomas

  13. Vânia Luz disse:

    Informações úteis.
    Gases é um caso sério, as dores são horríveis. O melhor é prevenir com alimentação saudável e balanceada.

  14. patricia disse:

    tbn sofro cm isso e mt ruim

  15. vagno disse:

    Nesse domingo tive uma crise terrível por calsa da prisão de ventre. foram muitas dores na cabeça nas pernas sofro muito a muito tempo espero q esse depoimento cirva para alguma coisa por favou me ajudem.

  16. luiz disse:

    tenho muita falta de ar quando estou com gases porque?

  17. Chico Caxias disse:

    Quando eu tinha até 40 anos eu não sofria desse mal, hoje aos cinquenta eu sofro demais. A cerveja não está nessa lista de alimentos e bebidas?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.