Furúnculo | Furunculose

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Furúnculo | Furunculose

O que é Furunculose/Furúnculo?

A doença é caracterizada pelo surgimento de furúnculos, que acontece após um processo de inflamação, decorrente de infecção.

Geralmente, quando acontece, o furúnculo é dolorido e é identificado com facilidade por conta da cor em tom de roxo que se desenvolve na pele.

As regiões mais afetadas pela doença são as mamas, nádegas, face e também o pescoço. A aparição dos carocinhos pode acontecer em outras regiões do corpo.

O furúnculo geralmente contém pus como um líquido, que é recomendado não estourar.

A doença ganha esse nome quando a frequência do surgimento de furúnculos é constante. O problema está associado a uma deficiência do organismo.

furúnculoAlguns pacientes apresentam sintomas atrás da nuca e quando isso acontece, a formação de furúnculos é grande e a doença pode ganhar outro nome, antraz.

A maioria dos pacientes que sofrem com esse problema já possui idade avançada. Quem tem diabetes pode apresentar mais vulnerabilidade para desenvolver a doença.

Se por acaso, acontecer da bactéria invadir a corrente de sangue do paciente, essa ação pode afetar os órgãos como os ossos e também o coração.

 

Como se adquire

O problema surge como um nódulo, que causa dores ao paciente. O furúnculo fica duro e tem temperatura quente. Em alguns casos é cercado por um pelo.

O tamanho pode variar, mas vai de acordo com a região afetada, que geralmente são  mamas, nádegas, face e também o pescoço.

Pessoas que fazem uso excessivo de substâncias gordurosas e usam as roupas muito justas podem contribuir no aparecimento do problema. Isso acontece por conta dos folículos e o atrito na pele.

Alguns fatores contribuem com a doença, como por exemplo, alcoolismo, quem se alimenta mal, problemas com diabetes e distúrbios hematológicos são algumas das causas.

 

Sintomas

Acompanho da febre, alguns fatores sinalizam a presença da doença. Ao formar uma região avermelhada no corpo, com sinais da presença de pus, junto com uma dor.

Os furúnculos são como uns carocinhos, que deixam cicatrizes por conta da infecção.

furunculo sintomas

 

Diagnóstico

Para identificar e confirmar o diagnostico da doença, o paciente precisa passar por exames dermatológicos.

Alguns casos, o paciente precisa realizar exames laboratoriais, que incluem exames de sangue, por exemplo. Com isso, auxiliam o médico a traçar o diagnostico completo e formas de tratamento da doença.

Além de exames, o médico investiga todos os sintomas e histórico do paciente.

 

Como é feito o tratamento

Após todo o processo de apuração da doença, o paciente deve seguir a linha de tratamento indicada pelo médico, geralmente um dermatologista.

Cada paciente necessita de um processo, mas a maioria deles é feito por meio de medicamentos e drenagem. A frequência, quantidade e tempo de tratamento vai variar de acordo com casa situação.

Ações auxiliares podem ajudar a aliviar os sintomas, como no caso de realizar compressas com água quente. Esse processo pode ser realizado varias vezes por dia, não há problemas.furunculose

Realizando a compressa, o paciente limpa e absolve a infecção.

Em hipótese alguma o paciente deve estourar ou apertar o furúnculo, que vai soltar o pus e prejudicar o problema.

Usando os medicamentos necessários, o carocinho tende a secar em poucos dias.

Durante o tratamento é importante cobrir o furúnculo, protege a infecção e evita que o pus suje a roupa do paciente ou algo assim.

Com o tratamento adequando, o furúnculo tende a secar espontaneamente e quando isso acontece, o paciente pode eliminar o processo de drenagem cirúrgica. Isso acontece porque a umidade no local acelera o processo de drenagem.

Mas, se isso não acontecer, em paralelo ao uso dos medicamentos, seja oral ou injetável, o paciente vai precisar fazer a drenagem. Quem vai avaliar todas essas necessidades é o médico responsável pelo tratamento.

 

Como prevenir

Algumas medidas podem ajudar na prevenção da doença. Essas ações podem ser realizadas em qualquer idade do paciente.

Ao tomar banho, use sabonete antibacteriano, que sempre vai manter a pele limpa, evitando o surgimento de qualquer infecção.

O problema não é grave, mas causa desconforto e a melhor maneira é evitar. Quando a pessoa já tem o problema, basta seguir os cuidados médicos, que o tratamento acontece de forma rápida e eficaz.

Não coce a região afetada, isso pode contribuir para estourar o furúnculo, e causar danos ao tratamento que está em andamento.

As mãos devem sempre estar limpas, principalmente se o paciente já estiver com a doença, pois as mãos limpas evita o contato com mais bactérias.

Quem usa roupas muito justas e com tecido sintético, tornam a evaporação do suor mais complexa e com isso, a umidade proporciona lesões na pele.

As roupas de cama e banho também precisam de um cuidado especial, pois ao dormir, o lençol pode contrair as bactérias e também o pus e se durante o tratamento, essa roupa de cama que estiver suja, manter contato com o corpo do paciente em tratamento, prejudica a rapidez e eficácia dos cuidados.

Tags: , , , , ,

5 Comentários

  1. marcio disse:

    banho de mar é bom para acabar com furunculos ?

  2. claudio disse:

    porque o furuncolo aparese

  3. Carol disse:

    Olá, estou com muita dor nas axilas e com um vermelhidão, pode ser furunculo?
    Passar por estresse constantemente, pode causar o furunculo?

  4. Alice disse:

    Ola meu nome é alice , posso te dizer que nesse caso , deve-se procurar um medico , porque nunca se sabe o que é na verdade , se vc deixar essa bolinha cresce , pode se perigoso e se for um furunculo mesmo , vc vai ter que passar pela drenagem , que é uma dor insulportavel , a qual eu ja passei um dia , eu tive furunculo nas axila ! … Entao rtenha bastante higiene no local , e procure um medico.

  5. vima oliveira disse:

    meu filho tem 3 anos e está com um furuco

Deixe o seu comentário!