Furúnculo | Furunculose

O que é Furunculose/Furúnculo?

A doença é caracterizada pelo surgimento de furúnculos, que acontece após um processo de inflamação, decorrente de infecção.

Geralmente, quando acontece, o furúnculo é dolorido e é identificado com facilidade por conta da cor em tom de roxo que se desenvolve na pele.

As regiões mais afetadas pela doença são as mamas, nádegas, face e também o pescoço. A aparição dos carocinhos pode acontecer em outras regiões do corpo.

O furúnculo geralmente contém pus como um líquido, que é recomendado não estourar.

A doença ganha esse nome quando a frequência do surgimento de furúnculos é constante. O problema está associado a uma deficiência do organismo.

furúnculoAlguns pacientes apresentam sintomas atrás da nuca e quando isso acontece, a formação de furúnculos é grande e a doença pode ganhar outro nome, antraz.

A maioria dos pacientes que sofrem com esse problema já possui idade avançada. Quem tem diabetes pode apresentar mais vulnerabilidade para desenvolver a doença.

Se por acaso, acontecer da bactéria invadir a corrente de sangue do paciente, essa ação pode afetar os órgãos como os ossos e também o coração.

 

Como se adquire

O problema surge como um nódulo, que causa dores ao paciente. O furúnculo fica duro e tem temperatura quente. Em alguns casos é cercado por um pelo.

O tamanho pode variar, mas vai de acordo com a região afetada, que geralmente são  mamas, nádegas, face e também o pescoço.

Pessoas que fazem uso excessivo de substâncias gordurosas e usam as roupas muito justas podem contribuir no aparecimento do problema. Isso acontece por conta dos folículos e o atrito na pele.

Alguns fatores contribuem com a doença, como por exemplo, alcoolismo, quem se alimenta mal, problemas com diabetes e distúrbios hematológicos são algumas das causas.

 

Sintomas

Acompanho da febre, alguns fatores sinalizam a presença da doença. Ao formar uma região avermelhada no corpo, com sinais da presença de pus, junto com uma dor.

Os furúnculos são como uns carocinhos, que deixam cicatrizes por conta da infecção.

furunculo sintomas

 

Diagnóstico

Para identificar e confirmar o diagnostico da doença, o paciente precisa passar por exames dermatológicos.

Alguns casos, o paciente precisa realizar exames laboratoriais, que incluem exames de sangue, por exemplo. Com isso, auxiliam o médico a traçar o diagnostico completo e formas de tratamento da doença.

Além de exames, o médico investiga todos os sintomas e histórico do paciente.

 

Como é feito o tratamento

Após todo o processo de apuração da doença, o paciente deve seguir a linha de tratamento indicada pelo médico, geralmente um dermatologista.

Cada paciente necessita de um processo, mas a maioria deles é feito por meio de medicamentos e drenagem. A frequência, quantidade e tempo de tratamento vai variar de acordo com casa situação.

Ações auxiliares podem ajudar a aliviar os sintomas, como no caso de realizar compressas com água quente. Esse processo pode ser realizado varias vezes por dia, não há problemas.furunculose

Realizando a compressa, o paciente limpa e absolve a infecção.

Em hipótese alguma o paciente deve estourar ou apertar o furúnculo, que vai soltar o pus e prejudicar o problema.

Usando os medicamentos necessários, o carocinho tende a secar em poucos dias.

Durante o tratamento é importante cobrir o furúnculo, protege a infecção e evita que o pus suje a roupa do paciente ou algo assim.

Com o tratamento adequando, o furúnculo tende a secar espontaneamente e quando isso acontece, o paciente pode eliminar o processo de drenagem cirúrgica. Isso acontece porque a umidade no local acelera o processo de drenagem.

Mas, se isso não acontecer, em paralelo ao uso dos medicamentos, seja oral ou injetável, o paciente vai precisar fazer a drenagem. Quem vai avaliar todas essas necessidades é o médico responsável pelo tratamento.

 

Como prevenir

Algumas medidas podem ajudar na prevenção da doença. Essas ações podem ser realizadas em qualquer idade do paciente.

Ao tomar banho, use sabonete antibacteriano, que sempre vai manter a pele limpa, evitando o surgimento de qualquer infecção.

O problema não é grave, mas causa desconforto e a melhor maneira é evitar. Quando a pessoa já tem o problema, basta seguir os cuidados médicos, que o tratamento acontece de forma rápida e eficaz.

Não coce a região afetada, isso pode contribuir para estourar o furúnculo, e causar danos ao tratamento que está em andamento.

As mãos devem sempre estar limpas, principalmente se o paciente já estiver com a doença, pois as mãos limpas evita o contato com mais bactérias.

Quem usa roupas muito justas e com tecido sintético, tornam a evaporação do suor mais complexa e com isso, a umidade proporciona lesões na pele.

As roupas de cama e banho também precisam de um cuidado especial, pois ao dormir, o lençol pode contrair as bactérias e também o pus e se durante o tratamento, essa roupa de cama que estiver suja, manter contato com o corpo do paciente em tratamento, prejudica a rapidez e eficácia dos cuidados.

33 comentários em “Furúnculo | Furunculose

  1. Oi Gente ..
    Nossa Eu Nem Sei o Que Dizer Cm A Dor Que Isso Faz Tem Nem Como Explicar …
    Eu tenho 20 Anos E Isso sempre Saiu Em Me Desde novinha .. Essa Semana Apareceu 4 Furúnculos Na Minha Nádegas Fomrmando Um Cicolo Redendo Esta Muito Feio, Nem Consigo Senta Direito e Corsa Demais , Eu Nao Uso Roupas Curtas E Outros Tipos Que Possa fazer Aparece Isso me mim . Creio Que Seja Minha Alimentação Errada, , Sempre Que Como Algo Mega Remorso Pode Cre Que No Dia Seguinte Vai Ter Um Furúnculo Na Minha Nádegas E So Nascer Nesse Lugar E Deixa Marcas Horrorosas Da Ate Vergonha De Usar Biquíni e Troca De Roupa Na Frente Do Meu Marido .. Affz Ninguem Merece isso …

  2. Pessoal nunca tinha tido um furúnculo a primeira vez foi ano passado e doeu muito depois que eu mesmo tirei ficou um buraco que parecia um tiro de 12 muito feio mesmo. E pra sair mais rápido coloquei receita da vó RS . Peguei alho amassei e esquentei com um pouco de farinha e deixei em cima abafado isso faz puxar o carnegao como falam, e n sei oq eh mais parece que já to com outro na axila e esqueci e comi moqueca ae já imaginam como esta ne? muuuuita dor .

  3. Ja tive 5 furúnculos em 1 só mês .. E agora eu estou com um que a dor esta queimando e ao redor do Buraquinho ixa o dimha com pus ,parece q secou .. Isso e normal a secrecao do pus sair assim ?

  4. tenho um caroço na bunda, só que ele ja estouro e ficou um buraco oque faço pro o buraco fechar, tenho medo de pegar alguma infecção por conta que o buraco ta muito grande.

  5. oi tenho uma irmasinha de apenas 3 aninhos e ela ta com esse problema, ela vai a crexe e tem que voltar por que estora e sai sangue , ela ja tomou todos os tipos de remedio caseiro e pasado pelo medico mais n para de sair ela reclama de muita dor e agente n sabe mais oq faser ja saiu uns 10 e todos e nas nadegas dela ai ela n comseque sentar poque doi .o que devemos faser para ajudar a parar de sair .

    1. olha usa sabão bruto , e ter uma higienização das mãos e cama , onde a sua irmã dormi deixa o quarto dela sempre limpo , pois as bactérias estão lá … e pra não piorar não deixa ela se coza as regiões que esta afeta pelo furunculose .

    1. Oi Lucia, então estou com um furúnculo na mama doí de mais queima mais fui ao medico e ele me passou antibiótico e muita compressa de água quente. Mais o melhor é que peguei uma folha verde coloquei um pouco de óleo quente e fiz compressa a folha verde suga muito bom. espero lhe ajude

    2. Estou tendo esse problema nos seios tbm, e são muitos, e procurei um dermatologista, estou tomando os medicamentos, assim que secarem, compre aquela pomada que tira as cicatrizes, eles vão sumindo gradativamente aos poucos.

  6. Olá , eu estou gravida de 32 semanas e estou começando m furúnculo na virilha , dói muito já fui ao medico só que ele ainda não tinha ainda olho para estoura aí o médico fez um furo por conta própria doeu muito mais alívio . Só que agora está doendo muito mais voltei ao hospital e médica falou para mim espera até sair essa ponta mais doe de mais eu não aguento mais de tanta dor , Neim sei esplica quanta dor eu estou sentindo pq e muito forte não aguento Neim andar .

  7. Isso dói demais..
    Há dias não consigo dormir,tinha “medo” de ir ao medico e tomar a famosa Bensetacil.Mas não tive outra alternativa, tomei e nem doeu tanto assim.Agora continuo com cefalexina em casa por 10 dias..

  8. Eu sofro com furunculose há muito tempo, eu tenho 18 anos e desde que me entendo por gente eu sofro com isso. Já fui numa dermatologista e ela passou uma pomada e um antibiótico. Mas depois do tratamento eles voltaram e eu nem uso biquinis pequenos qdo vou a praia pq eu tenho vergonha. O que eu faço agora? Tô muito desanimada.

    1. Olá, eu estou com furúnculo na cocha, como não sabia eu tentei estourar pois pensei qur fosse uma espinha, como doeu muito eu desisti e nao estourou, um dia depois ele mais que triplicou de tamanho e doia só de olhar, mas não sei o que fiz passou mais um dia então ele começou a secar, sozinho, não tomei nada nem passei nada, eu ia esperar madurar pra drenar e agora ele secou quase totalmente e ja não sinto mais dor, porq ele secou? Corro o risco de ele aparece em outra parte do corpo? Estou preocupada!!!

  9. sairam 7 na minha axi cila , tomei uma besetacil fiz compressa morna e começou vazar eu ajudei um pouco mais ficou dolorido isso já tem uma semana .

  10. Tenho 17 anos os furunculos estão me incomodando muito. E ante de sarar um ja nasce outro, desta vez nasceus 6 de uma vez só o que pode ser? O que eu faço? Stress pode estar relacionado a essas aparições?

  11. direto aparece varios caroços perto da virilha e tem a ponta vermelha eu aperto e sai um pouco de pus sera que e furunco.

  12. Ola meu nome é alice , posso te dizer que nesse caso , deve-se procurar um medico , porque nunca se sabe o que é na verdade , se vc deixar essa bolinha cresce , pode se perigoso e se for um furunculo mesmo , vc vai ter que passar pela drenagem , que é uma dor insulportavel , a qual eu ja passei um dia , eu tive furunculo nas axila ! … Entao rtenha bastante higiene no local , e procure um medico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *