Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > Exame TSH e T4 livre

Exame TSH e T4 livre

O que é TSH e T4 livre?

Antes de darmos início à explicação do que são os dois exames em questão é importante deixarmos claro o que são o TSH e o T4 livre. A glândula tireoide é responsável por juntar o iodo proveniente dos alimentos que ingerimos e de unir a aminoácidos que recebem o nome de tirosina. Com isto, temos a formação de dois hormônios: o T3 e o T4.

Grande parte dos T3 e dos T4 está no sangue ligado a uma proteína que recebe o nome de TGB. Apenas uma fração pode modular o organismo e não está ligada ao TGB, e T4 livre é o nome dado quando desta situação. A dosagem do T4 livre pode mostrar a quantidade de hormônio tireoidiano em ação, sendo que um número muito elevado significa hipertireoidismo e um número baixo hipotireoidismo.

As principais alterações da glândula tireoide são, portanto, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. A primeira condição é provocada pela falta de hormônios da tireoide e leva a uma série de sintomas, já a segunda é provocada pelo excesso e leva a outros sintomas. O TSH também é um indicador útil para esta avaliação, pois este hormônio é quem estimula a produção de T3 e de T4 por parte da tireoide.

 

Sintomas

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo produzem reações diferentes no organismo de uma pessoa. Quando há a suspeita de alguma destas condições é preciso comparecer a um local especializado, de forma a realizar os exames de TSH e de T4 livre.

Podemos destacar como sintomas de hipotireoidismo:

  • Cansaço;
  • Aumento do peso;
  • Desânimo;
  • Unhas sem força;
  • Fala lenta;
  • Frio;
  • Perda da memória;
  • Aumento de pelos e de acne.

Exame TSH, T3 e T4 Livre

Podemos destacar como sintomas do hipertireoidismo:

  • Palpitações cardíacas;
  • Perda de peso;
  • Sensação de calor;
  • Pele úmida;
  • Insônia;
  • Diarreia;
  • Nervosismo;
  • Tremores.

Os sintomas de ambas as condições são praticamente contrários. Diante destes sinais não deixe de procurar por um médico para avaliar o que realmente está acontecendo com o seu corpo.

 

Exame TSH e T4 livre

Para verificar o funcionamento da glândula tireoide é comum os profissionais realizarem dois exames: o de contagem de TSH e o de contagem de T4 livre. O mais eficiente para a avaliação da tireoide é o de TSH no sangue, sendo que quando o hormônio é detectado em excesso pode estar causando hipertireoidismo, e quando em falta hipotireoidismo.

O exame de T4 livre avalia a quantidade de T4 total e a quantidade de T4 livre, podendo também dar o diagnóstico de uma das duas condições mencionadas acima. A combinação dos dois exames determina com bastante precisão o funcionamento da tireoide.

A realização dos exames é rápida e simples. O procedimento é indolor e geralmente é necessário um jejum de 3 horas. Todos os medicamentos de uso diário devem ser informados quando do agendamento do exame. Procure manter sua saúde em dia realizando exames de rotina, desta forma o organismo fica sempre protegido e devidamente monitorado.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

18 comentários em “Exame TSH e T4 livre

  1. meu filho de 9 meses já fez 3 exames e a TSH da normal, mais a T4 livre e T3 dão acima do normal(com base no valor de referência). Isso é hipertireodismo?

  2. fiz os exames de T4 LIVRE resultado 1,84 ng/dl Hormonio Tireoestimulante resultado 0,13 uUI/ml, cortisol serico – CTS resultado foi 16,2 ug/dl devo ir no médico, pois retirei a tiroide em 2009, hoje tomo pura 4 150 mg/dia

  3. EXCELENTE, MAGISTRAL, ESSES EXAMES SÃO MUITO IMPORTANTES, PARA O CONTRÔLE GERAL DA SAUDE… DEVE-SE SER REALIZADO PERIODICAMENTE… MUITO BOM… CESAR RIBAS

  4. Ola! Estou suspeitando estar com alguma disfunção na tireoide. Pretendo fazer o exame TSH.
    Estou em dúvida quanto a fazer apenas o TSH ou fazer também o T3 e T4, pois sendo o TSH um indicador que mede a quantidade de hormônio estimulante da tireoide ( pois este hormônio é quem estimula a produção de T3 e de T4 ).
    Alguém sabe me dizer se é eficaz fazer apenas o TSH?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>