Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1471768617
Vida do cache: 1472992796
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Espermograma

O que é espermograma?

É o exame inicial e principal para avaliar a fertilidade masculina, apesar de não ser o único e nem ser definitivo. Pode ser realizado em um laboratório de análises clínicas ou em casa, sendo a última opção não muito recomendada.

A coleta do sêmen para o exame de espermograma pode ser um pouco constrangedora. O homem é levado para uma sala especial e “erotizada” onde irá se masturbar com a finalidade de recolher o sêmen. Muitas vezes o nervosismo e o desconforto da situação acabam interferindo no resultado do exame, por isto é importante que o mesmo seja feito no mínimo mais uma vez, esperando um intervalo de 15 dias.

O exame de espermograma poderá vir incompleto ou inconclusivo caso todas as medidas necessárias não sejam seguidas. Portanto, é indispensável escolher bem o laboratório para que complicações não ocorram.

Durante a análise do material colhido serão avaliados parâmetros como o volume, o ph, a motilidade, a morfologia, a vitalidade e a concentração, por exemplo. A Organização Mundial de Saúde, ou OMS, estabeleceu critérios para que se considere um espermograma normal. De acordo com estes critérios é que se pode avaliar o exame de uma pessoa.

espermograma normal

 

Quando é indicado

O espermatozoide e o óvulo são células reprodutoras que quando se unem dão origem a um gameta, que formará um novo ser vivo.  Para que o espermatozoide alcance o óvulo ele precisa ter uma série de propriedades como formato adequado, movimentação direcionada e aderência ao óvulo. Portanto, para haver fecundação é preciso que todas as propriedades estejam dentro dos padrões normais.

O exame de espermograma irá avaliar estas propriedades. Todas as características físicas e químicas do sêmen vão ser analisadas, de forma a descobrir se o homem é ou não fértil. Este procedimento também pode ser utilizado com o intuito de esclarecer infecções e de estudar as glândulas seminais. Além disto, é muito importante para a verificação do sucesso de uma vasectomia.

 

Como é o procedimento

O exame é realizado em laboratórios e geralmente é preciso tomar algumas medidas, que serão descritas logo abaixo. Ao chegar ao local o homem será encaminhado para uma sala em especial. Um pequeno frasco para a coleta será entregue a ele, dentro do qual deverá ejacular.

Na sala especial há uma série de revistas e/ou vídeos eróticos para ajudar na ejaculação. O homem deverá lavar as mãos com água e com sabão antes de entrar no local. É preciso evitar o desperdício do material, por isto deve-se tomar atenção com a perda do sêmen. Apesar de a sala ser isolada e possuir vários artigos eróticos, muitos homens sentem dificuldade na realização deste exame.

É preciso comparecer ao local calmo, caso contrário o resultado terá dados errados. Algumas vezes é permitido que a colheita de material seja feita em casa, para que a pessoa fique mais a vontade. Esta não é, entretanto, uma boa alternativa. Caso tenha sido esta a escolha o sêmen deve ser transportado para o laboratório o mais rápido possível.

Após a coleta do sêmen este será encaminhado para a análise. Todas as características químicas e físicas serão avaliadas. O fluído seminal também pode ser estudado para verificar a presença de bactérias, de glóbulos vermelhos ou de glóbulos brancos.

espermograma completo

 

Quais são os preparativos

Para o exame de espermograma são precisos alguns preparativos. O ideal é que o homem mantenha uma abstinência sexual de 5 dias até a data marcada. Em alguns casos este período pode variar, ficando sempre entre 2 a 7 dias. Deve-se dar preferência à coleta em laboratório, já que nestes locais as condições são as mais perfeitas possíveis. A pessoa é encaminhada a uma sala especial com cadeiras confortáveis e artigos eróticos.

Antes do início do procedimento é preciso lavar bem as mãos com água e sabão. Caso a coleta seja feita em casa o material deve ser levado ao laboratório o quanto antes. Não é permitido o uso de preservativos de látex e é indispensável marcar o horário em que a coleta foi realizada.

O laboratório é quem cede o potinho para a ejaculação. O jejum não é obrigatório, porém em casos específicos quando é preciso, por exemplo, a dosagem de frutose, algumas restrições alimentares são solicitadas. Todas as dúvidas devem ser tiradas com um médico logo após a marcação da data do exame.

 

Riscos e efeitos colaterais

O exame de espermograma é simples e indolor. Pode ser um tanto quanto incômodo ou constrangedor para certos homens, entretanto, não gera riscos ou deixa efeitos colaterais.

O material pode ser coletado tanto em casa quanto em um laboratório, sendo que a última opção é a mais recomendada. O homem deverá se masturbar e ejacular em um potinho, que será levado para uma análise. Nenhum tipo de dor é causada e o único risco que se corre é a não realização do exame.

espermograma

 

O que ocorre após o procedimento

Logo após ter ejaculado no potinho o homem deverá colocar o material em uma janelinha. Em alguns instantes uma pessoa irá buscar. Nenhuma forma de contato físico é feita para que se evite constrangimentos.  A amostra deverá vir de uma masturbação, não podendo ser proveniente de coito interrompido ou outros métodos alternativos. O pote precisa ser fechado imediatamente após o término da ejaculação, para evitar a alcalinização do sêmen.

A pessoa está apta para retornar ao trabalho e às tarefas do dia a dia em seguida. O resultado sai em pouco tempo e trará todas as informações químicas e físicas do sêmen. O espermograma pode vir alterado devido a doenças, problemas hormonais, infecções, fatores ambientais e hábitos inadequados, por exemplo. É preciso um estudo dos resultados para que se chegue a um correto diagnóstico.

Uma série de tratamentos pode ser feito com o intuito de ajudar os espermatozoides. Muitas doenças e infecções quando tratadas fazem com que as características do sêmen voltem ao normal. Outros exames laboratoriais podem ser pedidos para auxiliar no diagnóstico. Além disto, é indicado que se realize o espermograma três vezes em um intervalo de 15 em 15 dias para que o resultado seja fiel à realidade.

32 Comentários

  1. tacisio disse:

    boa noite por favor mim ajude!
    resultado do exame:
    volume 5,5ml
    aspecto lev. opalescente
    pH8,0
    viscosidade normal
    cor b.acinzentado
    odor sui generis
    liquefacao completa
    espermatozoides p/ml 18 milhoes/ml 30-210milhoes/ml
    espermateozoides/ejaculacao 99 milhoes/vol
    normais 20%
    anormais 80%
    tapers (fusiforme) 40%
    progressao rapida e linear 33%
    progressao lenta 8%
    moveis sem progressao 6%
    imoveis 53%
    Obg!

  2. Ricardo disse:

    Olá gostava que alguém comentasse os seguintes resultados:

    Aparência: Liquido branco opalescente, aspecto homogéneo.
    Liquefação: Completa
    Viscosidade: Normal

    Volume: 3,2ml
    Reacção Ph: 7,4

    Exame Citológico: Raras células epiteliais, Algumas células redondas espermáticas jovens, raros leucócitos.

    Mobilidade
    Progressiva rápida: 40%
    Progressiva lenta: 25%
    Não Progressiva: 25%
    Imóveis: 10%

    Concentração
    Contagem de espermatozóides: 142 milhões/ml

    Morfologia
    Formas normais: 32%
    Com alterações na cabeça: 48%
    Com alterações no pescoço/peça intermédia: 24%
    Com altercações na cauda: 8%
    Com inclusão citoplasmática na peça intermédia: 1%

    Alguém comente sff,
    Obrigado

  3. Rosangela disse:

    meu marido fez vasectomia e gostaria de saber se ele não esta mais ejaculando esperma , o resultado foi volume:1,0 ml, numeros de esperma -x milhão/ml, numeros de esperma ejaculados -xmilhões no ejac.total ,móveis -%,imóveis-% ,vivos-%,mortos-%Conclusão Azoospermia

  4. Lucas disse:

    Eu fiz o exame de espermograma e gostaria de saber se estar normal.
    deu os seguintes valores…

    volume……………………: 5,3 ml
    cor………………………….: Branco Opalescente
    Cheiro…………………….: Sui – Generis
    Reação…………………..: Alcalino (PH -8,0)
    Viscosidade……………: Normal
    Autoliquefação a 20ºc……: Prejudicada

    MICROSCOPIA DIRETA

    Hemácias…………….: 4 por campo
    Piócitos……………….: 5 por campo
    Motilidade………….: Normoquinésia
    Espermatozoides….: Pequeno Número
    Perquisa de Hemoglobina……: Negativa
    MOVIMENTOS
    Retilínios……………….: 60%
    Curvelinos……………..: 40%
    VITALIDADE
    Após 6 horas……………:62%
    Após 24 horas…………: 10%
    contagem global………: 15.750.000 por cm³
    Nesta ejaculação……..: 83.475.000
    MORFOLIGIA
    Normais…………………: 60%
    Anormais……………….: 40%

  5. zi disse:

    bom dia tenho duvidas no exame do meu esposo pois o resultado o meu go disse que não ta bom queria sabe ser tem chance da gente te filhos naturalmente.
    concentração 13,0 valor de ref 20 milhões
    motilidade 10% valor ref 25 %
    morfologia 11% / valor ref 30%
    pelo que andei lendo na net ele tem 3 tipos de dificuldades que e:
    concentração (oligozoospermia), na motilidade (astenozoospermia) e na morfologia (teratozoospermia) dos espermatozoides.

  6. ismael disse:

    preciso ser pai
    mais fiz o exame
    volume 1,5
    ph 9,0
    ml 17,8
    vol 26,7
    formas moveis 75
    retilinea 50
    morf norm . 88
    morf anorm. 12
    cont leucoc. 0

    SERÁ QUE É O QUE ??
    VOU SER PAI
    RESPONDAM POR FAVOR..

  7. Resende disse:

    Boa noite fiz exame de espermograma:
    E o resultado foi
    Branco opalescente
    3ml
    Viscosidade normal
    PH: 8,0

    Em baixo tem apenas presença de 5 espermatozóides imóveis e 15 piocitos (x40) por amostra.
    O que significa?? Posso ter filhos ??

  8. Paula disse:

    Estou gravida, e meu marido diz q o bebê q estou esperando não é dele, alguem pode ver se o resultado do exame dele pode sim engravidar uma mulher.obrigada.
    Exame físico
    Volume:2,5ml
    Cor: amarelo opalescente
    PH:8,5
    Viscosidade: normal
    Contagem
    Número de espermatozóide totais 300,0 x10′6
    Número de espermatozóide por ml: 120,0 x 10’6
    Motilidade
    25% grau A
    20% grau B
    05% grau C
    50% grau D
    Morfologia
    Espermatozóides normais: 40%
    Espermatozóides anormais:
    Anomalias de cabeca: 30%
    Anomalias de segmento: 10%
    Anomalias de cauda: 20%
    Exame citológico
    Leucócitos 7 por campo
    Eritrócitos 4 por campo

    • Ricardo Rodrigues disse:

      Bom dia!

      Gostaria de saber a respeito do resultado do meu espermograma, os resultados foram os seguintes.

      Volume…………………….3,0 ml
      Cor…………………………. Branco Opalescente
      Odor………………………..Característico
      Aspecto……………………Homogêneo
      Viscosidade………………Normal
      Liquefação………………..10 minutos

      Progressivos rápidos……………..50%
      Progressivos Lentos………………20%
      Erráticos……………………………….20%
      Imoveis/Mortos………………………10%

      Espermatozoides…………………….11.500.000
      Espermatozoides por volume…….34.650.000
      Leucócitos………………………………240
      Hemácias………………………………..0

      Espermatozoides Típicos………….90%
      Espermatozoides Atipicos…………10%

      Ectásico………………………………….4%
      Macrocéfalo…………………………….4%
      Microcéfalo……………………………..1%
      Bicaudal………………………………….0%
      Bicéfalo…………………………………..0%
      Fusiforme………………………………..1%
      Piriforme………………………………….0%

      Se possível gostaria de saber a respeito dos resultados, se estão bons, se posso ser “PAI”

  9. denyse disse:

    por favor, após 9 anos de cirurgia o homem pode engravidar a esposa sem realizar a reversão? aguardo resposta no e-mail

  10. Renata junqueira disse:

    Volume ejaculado……..3,5ml
    cor……branco opalescente
    aspecto. …..viscoso
    ph…….8,0
    liquefacao…… Após 30 minutos

    Motilidade
    após liquefacao. …82% de formas móveis
    3 horas após coleta….68%
    6 horas após coleta…..45%
    12 horas após coleta….18%

    Contagem espermatozóides. …..90.000.000/ml…60 a 180 milhões/ml
    presença de leucócitos. … (+)
    Formas normais…..85%
    Formas anormais 15%

  11. Marcos disse:

    Boa noite o meu exame está normal? Volume 4,0 ml. liqueliquefação completa 90 min. cor amarelado. Ph 7.0. V.r.:7.2 a 7.8. Aspecto opalescente Consistência normal. Exame de vitalidade. motilidade imediata. bastante ativa e direcional 70%. Motilidade moderada 20%. Motilidade nula 20% . Contagem p/ml 110.000.000. Contagem global 440.000.000. Contagem diferencial. Espermatozóides normais 80%. Afiliado 5.5 % . Microespertozoide 6.0%. Outras formas 5.0%. Amorfos 3.5%. Exame microscópico a fresco. Celulas epiteliais- poucas. hemácias 4 a 6 pcm. Piocitos – campo microscópico cheio Exames químico Dosagem de frotose- mg/ml v.r.:1,0 a 3,5 mg / ml. Indice de vitalidade teste de hinglais-normal.

  12. vera regina disse:

    estou a 3 anos tentando engravidar e gostria de saber se a algo errado com meu marido ,volume8,0ml ph 9,0 cor brancoacinzentado ,viscosidade normal,aspecto homogeneo,liquefaçao completa,numero espermatezoides 60.000.000 numero total de esperma 480.000.000 grau a 80% grau b10% grau c 5% grau d 5%,,morfologia oms normais 12% fusiformes 5% amorfos 47% peças intermediaris 34% cauda 2% morfologia estrita kruger,normais 6% vitalidade celulas germinativas 1.000.000 ml leucocitos 0 ml hemacias 0 ml por favor mim respondam meu marido ta com poblemas de fertilidade

    • p disse:

      Olá! Vc já fez exames e viu se está tudo ok com vc? também estava com dificuldades para engravidar e nos meus exames de rotina dava que estava tudo bem, até que tive dores muito fortes e a ginecologista do pronto socorro pediu para investigar melhor. Ela pediu além do ultrassom transvaginal, uma ressonância pélvica, foi então que descobri que tenho endometriose profunda e severa. Em muitos casos essa doença não apresenta sintomas e um dos problemas que ela gera é a infertilidade. o bom é que tem controle e com tratamento adequado, dá para engravidar.

  13. Geovane disse:

    Queria saber se meu resultado esta normal, quem poder me ajudar agradeço muito.Laudo

    ESPERMOGRAMA AUTOMATIZADO Ver históricos de resultados
    PROPRIEDADES FISICAS E QUIMICAS
    VOLUME ENVIADO:2,3 mL
    Valores de Referencia: 2mL – 5mL/ ejaculado
    AVALIACAO DO PH:8,0
    Valores de Referencia: 7.0 a 7.8
    COR:BRANCO OPACO.
    Valores de Referencia: Branco opaco a cinza claro e amarelado
    VISCOSIDADE:NORMAL
    Valor de Referencia: Normal
    DURACAO DA COAGULACAO:20 min
    Valores de Referencia: Ate 30 minutos
    LIQUEFACAO PRIMARIA:AUSENTE.
    Valor de Referencia: Ausente
    LIQUEFACAO SECUNDARIA:PRESENTE.
    Valor de Referencia: Presente
    AVALIACAO AUTOMATIZADA
    CONTAGEM GLOBAL:2.6 milhoes/mL
    Valores de Referencia: > 20 milhoes/mL
    CONTAGEM DE ESPERMATOZOIDES NO EJACULADO:5.9 milhoes/ejaculado
    Valores de Referencia: > 40 milhoes/ejaculado
    AVALIACAO DA MOTILIDADE
    IMOVEIS:75 %
    LENTOS:25 %
    MODERADOS:0 %
    RAPIDOS:0 %
    MOVEIS PROGRESSIVOS:0 %
    ANALISE DA TRAJETORIA
    VELOCIDADE CURVILINEA:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 42 mcm/seg
    VELOCIDADE EM LINHA RETA:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 28 mcm/seg
    VELOCIDADE MEDIA DE PROGRESSAO:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 33 mcm/seg
    FREQUENCIA DE OSCILACAO:0,0 Hz
    Valores de Referencia: 8.0 a 14.0 Hz
    LINEARIDADE:0 %
    Valores de Referencia: > 60 %
    VITALIDADE
    FORMAS VIVAS:- %
    Valores de Referencia: > 70 %
    TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST:- %
    Valores de Referencia: > 59 %
    AVALIACAO MICROSCOPICA
    CONTAGEM DE HEMACIAS:0 /mm3
    Valores de Referencia: Ate 250/mm3
    CONTAGEM DE LEUCOCITOS:800 /mm3
    Valores de Referencia: Ate 1000/mm3
    ANALISE MORFOLOGICA DOS ESPERMATOZOIDES
    ALTERACOES DA CABECA:- %
    ALTERACOES DA PECA INTERMEDIARIA:- %
    ALTERACOES DA CAUDA OU FLAGELO:- %
    GOTAS CITOPLASMATICAS:- %
    NORMAIS:- %
    Valores de Referencia: normais > 30 %
    MORFOLOGIA DAS CELULAS DA ESPERMATOGENESE
    Contagem em 100 espermatozoides
    ESPERMATIDE:- %
    Valores de Referencia: Ate 3 %
    ESPERMATOCITO:- %
    Valores de Referencia: Ate 1 %

    Observação:
    O BAIXO NUMERO DE ESPERMATOZOIDES NAO PERMITIU A REALIZACAO
    DE TODAS AS AVALIACOES.

  14. renata disse:

    Ola gostaria de ajuda nesse axame do meu marido …. tem possibilidade dele me engravidar ???
    EXAME MACROSCÓPICO
    Volume 2,5 2,0 mL a 5,0 mL
    Cor BRANCO OPALESCENTE Branco opalescente
    Odor SUI GENERIS Sui Generis
    Reação (pH) 7,6 de 7,2 a 8,0
    Viscosidade DIMINUIDA Normal
    Liquefação secundária 40 min de 15 a 60 min
    Normospermia de 2,0 a 5,0 mL; Aspermia – Ausência de ejaculado; Hipospermia – Inferior a 2,0 mL; Hiperespermia – Superior a 5,0 mL
    EXAME MICROSCÓPICO
    Motilidade
    Móveis:
    Movimentos rápidos direcionais G3 5 % Superior a 25 %
    Movimentos lentos direcionais G2 25 % Superior a 25 %
    Movimentos sem progressão G1 65 % Inferior a 25 %
    Imóveis G0 5 % Inferior a 25 %
    Astenozoospermia = motilidade inferior a 25% de G2 + G3
    Vitalidade após a 1ª hora 6ª hora 24ª hora
    Móveis 90 % 0 % 0 %
    V.R.: Acima de 60% V.R.: Acima de 15% V.R.: Acima de 15%
    Necrozoospermia – Superior a 75% de espermatozóides mortos
    Densidade espermática
    Espermatozóides por mL 0,40 milhões Superior a 20 milhões
    Espermatozóides por ejaculado 1,00 milhões Superior a 40 milhões
    Espermatozóides funcionais por mL 0,12 milhões Superior a 10 milhões
    Normozoospermia > 20 milhões; Oligozoospermia 250 milhões
    Morfologia
    Normais 94 % Superior a 30 %
    Anormais (total) 6 % Inferior a 70 %
    Cabeça Macrocéfalo 2 % Inferior a 70 %
    Cabeça Microcéfalo 3 % Inferior a 70 %
    Amorfos 1 % Inferior a 70 %
    Teratozoospermia – inferior a 30% de espermatozóides normais
    Outros elementos no Ejaculado
    Células NUMEROSAS Raras
    Piócitos 8 A 10 POR CAMPO Ausentes a 3 por campo
    Hemácias RARAS Ausentes a 3 por campo

  15. Celijane disse:

    Ola boa tarde estou enviando esse exame pq queria muito saber se meu marido ta com algum problema serio pq ta com 2 anos que tentamos engravidar mais ate agora nada e queria muito saber se ele e estéril ou só tem alguma problema que não seje muito serio queria muito a resposta mais rápido possível estou vivendo angustiada pq meu sonho e ser mamãe e ele papai obrigado pela atenção

    ESPERMOGRAMA
    Resultado:
    Valores de referência:
    COR: Amarelo claro Branco-Opaco Material:
    ASPECTO Homogêneo Heterogêneo ou Homogêneo Líquido seminal
    VOLUME: 1,0 mL 1,5 a 5,0 mL
    Ph: 7,5 > 7,2
    LIQUEFAÇÃO: 10 minutos Inferior a 30 min
    VISCOSIDADE: Aumentada Normal – Fio
    MOTILIDADE: A+B > 32% Legenda
    GRAU A (%) 0% * Movimentos rapidos direcionais
    GRAU B (%) 16% * Movimentos lentos direcionais
    GRAU C (%) 23% * Movimentos sem progressäo
    GRAU D (%) 61% * Imóveis
    ANÁLISE MICROSCÓPICA: Valores de referência:
    Espermatozóide /mL 30 milhões/mL >=20 milhôes
    Espermatozóide /volume total 30 milhões >= 40 milhôes
    VITALIDADE: 70% >=58 %
    ANÁLISE MORFOLÓGICA (%): Valores de referência:
    OVAIS 1% > 4 %
    AMORFOS 41%
    MACROCÉFALOS 0%
    MICROCÉFALOS 19%
    PEÇA INTERMEDIÁRIA 19%
    GOTA CITOPLASMÁTICA 0%
    PIRIFORME 15%
    CAUDA 5%

  16. Eli disse:

    Olá. Gostaria de saber se ao invés do homem usar revistas e filmes para coleta, se ele pode ser masturbado pela esposa ou algo parecido?

    Agradeço a atenção.

  17. Lory mendes disse:

    Constatei que meu esperma,saiu avermelhado tenho 61 anos que poderia ser? sera andropausa!

  18. rosana disse:

    Ola Gostaria que analisasse o espermograma se esta ok com o resultado do meu marido

    Volume : 3,1ml
    Cor: Branco Opaco
    PH: 7,8
    ASPECTO: Homegeneo e gelatinoso,após a liquefação apresentou-se fluido e opalescente
    Liquefação: inferior á 60 min.
    Odor: Sui generis
    Viscosidade: Normal

    Contagem 22.134.000 ml
    68.615.400 total
    Avaliação motilidade GRAU(A+B) 40%
    GRAU C :20%
    GRAUD:40%

    Morfologia dos espermatozoides
    Normais
    Ovais :75%

    Porcentagem de espermatozoides com segmento cefálico ovale regular,
    Regiaõ acrossomica compreendendo de 40 a 70% do segmentocefalico

    Anomalos
    Amorfos :25%

    Outros Elementos

    Leucocitos : Raros
    Hemacias : Ausentes

  19. Erivelton disse:

    Boa tarde,
    Fiz um espermograma pós vasectomia, gostaria de saber se está bom. O ph está 8.0 acima do normal, tem algum problema?

    PROPRIEDADES FISICAS E QUIMICAS

    VOLUME ENVIADO
    :3,5 mL

    Valores de Referencia: 2mL – 5mL/ ejaculado

    AVALIACAO DO PH
    :8,0

    Valores de Referencia: 7.0 a 7.8

    COR
    :BRANCO OPACO.

    Valores de Referencia: Branco opaco a cinza claro e amarelado

    VISCOSIDADE
    :NORMAL

    Valor de Referencia: Normal

    DURACAO DA COAGULACAO
    :50 min

    Valores de Referencia: Ate 30 minutos

    LIQUEFACAO PRIMARIA
    :AUSENTE.

    Valor de Referencia: Ausente

    LIQUEFACAO SECUNDARIA
    :PRESENTE.

    Valor de Referencia: Presente

    AVALIACAO AUTOMATIZADA

    CONTAGEM GLOBAL
    :0.3 milhoes/mL

    Valores de Referencia: > 20 milhoes/mL

    CONTAGEM DE ESPERMATOZOIDES NO EJACULADO
    :1.0 milhoes/ejaculado

    Valores de Referencia: > 40 milhoes/ejaculado

    AVALIACAO DA MOTILIDADE

    IMOVEIS
    :100 %
    LENTOS
    :0 %
    MODERADOS
    :0 %
    RAPIDOS
    :0 %

    MOVEIS PROGRESSIVOS
    :0 %

    ANALISE DA TRAJETORIA

    VELOCIDADE CURVILINEA
    :0,0 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 42 mcm/seg

    VELOCIDADE EM LINHA RETA
    :0,0 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 28 mcm/seg

    VELOCIDADE MEDIA DE PROGRESSAO
    :0 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 33 mcm/seg

    FREQUENCIA DE OSCILACAO
    :0,0 Hz

    Valores de Referencia: 8.0 a 14.0 Hz

    LINEARIDADE
    :0 %

    Valores de Referencia: > 60 %

    VITALIDADE

    FORMAS VIVAS
    :- %

    Valores de Referencia: > 70 %

    TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST
    :- %

    Valores de Referencia: > 59 %

    AVALIACAO MICROSCOPICA

    CONTAGEM DE HEMACIAS
    :800 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 250/mm3

    CONTAGEM DE LEUCOCITOS
    :800 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 1000/mm3

    ANALISE MORFOLOGICA DOS ESPERMATOZOIDES

    ALTERACOES DA CABECA
    :- %
    ALTERACOES DA PECA INTERMEDIARIA
    :- %
    ALTERACOES DA CAUDA OU FLAGELO
    :- %
    GOTAS CITOPLASMATICAS
    :- %
    NORMAIS
    :- %

    Valores de Referencia: normais > 30 %

    MORFOLOGIA DAS CELULAS DA ESPERMATOGENESE

    Contagem em 100 espermatozoides

    ESPERMATIDE
    :- %

    Valores de Referencia: Ate 3 %

    ESPERMATOCITO
    :- %

    Valores de Referencia: Ate 1 %

    Observação:
    O BAIXO NUMERO DE ESPERMATOZOIDES NAO PERMITIU A REALIZACAO
    DE TODAS AS AVALIACOES.

    A interpretação dos resultados dos exames deve ser realizada pelo médico, considerando os dados clínicos e outros exames do paciente. Qualquer discrepância entre a evolução clínica, laboratorial ou radiológica deverá ser imediatamente e obrigatóriamente comunicada pelo médico assistente ao patologista para revisão e correlação clínica. Conclusões com os termos “compatível com” ou “sugestivo de” não são definitivos e demandam cuidadosa correlação clínica e eventuais investigações complementares pertinentes.

    • MAURICIO disse:

      Ola, fiz o exame de espermograma e gostaria de ter uma avaliaçao do resultado;
      VOLUME ENVIADO – 1,0 ml
      AVALIAÇAO DO PH = 8.0
      COR= BRANCO OPACO
      VISCOSIDADE= NORMAL
      DURACAO DA COAGULACAO=45 min
      LIQUEFACAO PRIMARIA= AUSENTE
      LIQUEFACAO SECUNDARIA=PRESENTE
      CONTAGEM GLOBAL=29,5 milhoes/ml
      CONTAGEM DO ESPERMATOZOIDE NO EJACULADO=29,5 milhoes ejaculado
      IMOVEIS= 93%
      LENTOS=5%
      MODERADOS=1%
      RAPIDOS = 1%
      MOVEIS PROGRESSIVO = 0%
      VELOCIDADE CURVILINEA= 29.0 mcm/seg
      VELOCIDADE EM LINHA RETA= 13.8 mcm/seg
      VELOCIDADE MEDIA PROGRESSAO = 21,1 mcm/seg
      FREQUENCIA DE OSCILAÇAO = 15,7 hz
      LINEARIDADE = 64%
      FORMAS VIVAS = 76%
      TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST = 35%
      CONTAGEM DE HEMACIAS= 0/mm cub.
      CONTAGEM LEUCOCITOS= 0/mmcub.
      ALTERACOES DA CABEÇA= 19%
      ALTERAÇOES DA PEÇA INTERMEDIARIA = 6%
      ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; DA CAUDA = 8%
      GOTAS CITOPLASMATICA = 3%
      NORMAIS = 64%
      ESPERMATIDE =0%
      ESPERMATOCITO 0%

      Desde ja agradeço.

  20. jailson jesus martins disse:

    Gostaria de saber em quanto tempo sai um resultado de espermograma ?

  21. Maria do Carmo disse:

    ola,recentemente meu marido fez um espermograma estou enviando o resultado e gostaria de saber se esta tudo normal ou se tem alguma alteração:
    volume-2.3ml
    cor-branco opalino
    cheiro -normal
    viscosidade -aumentada
    ph -8,3
    numero de espermatozóides por ml -15 milhôes/ml
    vitalidade em 1 hora
    normal -90%
    diminuida -0%
    necroespermia -12%
    Vitalidade após 6 horas:
    normal -88%
    diminuida -0%
    necroespermia -12%

    Morfologia:
    normais -97%
    anomalias de cabeça -0%
    anomalias de segmento -0%
    anomalias de cauda -1%
    gametos imaturos -2%
    leucócitos -16 por campo(400x)
    hemácias -4 por campo(400x)

    Presença de grumos de espermatozoides aglutinados

    AGUARDO RESPOST,MUITO OBRIGADO.

  22. cida disse:

    MEU COMPANHEIRO FEZ VASECTOMIA A 4 MESES,O RESULTADO DE ESPERMOGRAMA DEU:
    VOLUME;2,3ML,PH8,0,COAGULAÇÃO PRIMARIA:PRESENTE,COR BRANCO OPALECENTE,TEMPO LIQUEFAÇÃO:20 MINUTOS,VISCOSIDADE:NORMAL,ODOR:SUI GENERIS,HEMACIAS CEL EPITELIAIS LEUCOCITOS =RARAS E RAROS.SERA SE DEU CERTO A CIRURGIA?OBRIGADO.

  23. patricia disse:

    meu marido fez o esperma qase td deu normal porem a morfologia deu 11% normais e hipoosmolaridade 58%… por favor me responda deu problema e qalfoi? obrigada

  24. Elaine cristina disse:

    Meu namorado fez vasectomia a 3 anos, ja fez o espermograma e tudo bem, mas a minha menstruação estar atrasada a dois meses, ja fiz o teste de farmácia e deu negativo… o que fazer

  25. raphael disse:

    fiz o exame e saiu muito pouco esperma e o resultado não foi muito agradável o que faco sera que e melhor repetir o exame

  26. Enéias disse:

    Será que vou conseguir realizar o meu sonho de ser Pai
    tenho 15. milhões de esperma Faz 1 Ano E meio que eu e minha esposa queremos
    ser pais e não fomos ainda.

  27. Timoteo disse:

    tenho pouca percentagem de espermatozoide apenas 1 milhao em 20 milhoes o que faco ?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.