Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > Espermograma

Espermograma

O que é espermograma?

É o exame inicial e principal para avaliar a fertilidade masculina, apesar de não ser o único e nem ser definitivo. Pode ser realizado em um laboratório de análises clínicas ou em casa, sendo a última opção não muito recomendada.

A coleta do sêmen para o exame de espermograma pode ser um pouco constrangedora. O homem é levado para uma sala especial e “erotizada” onde irá se masturbar com a finalidade de recolher o sêmen. Muitas vezes o nervosismo e o desconforto da situação acabam interferindo no resultado do exame, por isto é importante que o mesmo seja feito no mínimo mais uma vez, esperando um intervalo de 15 dias.

O exame de espermograma poderá vir incompleto ou inconclusivo caso todas as medidas necessárias não sejam seguidas. Portanto, é indispensável escolher bem o laboratório para que complicações não ocorram.

Durante a análise do material colhido serão avaliados parâmetros como o volume, o ph, a motilidade, a morfologia, a vitalidade e a concentração, por exemplo. A Organização Mundial de Saúde, ou OMS, estabeleceu critérios para que se considere um espermograma normal. De acordo com estes critérios é que se pode avaliar o exame de uma pessoa.

espermograma normal

 

Quando é indicado

O espermatozoide e o óvulo são células reprodutoras que quando se unem dão origem a um gameta, que formará um novo ser vivo.  Para que o espermatozoide alcance o óvulo ele precisa ter uma série de propriedades como formato adequado, movimentação direcionada e aderência ao óvulo. Portanto, para haver fecundação é preciso que todas as propriedades estejam dentro dos padrões normais.

O exame de espermograma irá avaliar estas propriedades. Todas as características físicas e químicas do sêmen vão ser analisadas, de forma a descobrir se o homem é ou não fértil. Este procedimento também pode ser utilizado com o intuito de esclarecer infecções e de estudar as glândulas seminais. Além disto, é muito importante para a verificação do sucesso de uma vasectomia.

 

Como é o procedimento

O exame é realizado em laboratórios e geralmente é preciso tomar algumas medidas, que serão descritas logo abaixo. Ao chegar ao local o homem será encaminhado para uma sala em especial. Um pequeno frasco para a coleta será entregue a ele, dentro do qual deverá ejacular.

Na sala especial há uma série de revistas e/ou vídeos eróticos para ajudar na ejaculação. O homem deverá lavar as mãos com água e com sabão antes de entrar no local. É preciso evitar o desperdício do material, por isto deve-se tomar atenção com a perda do sêmen. Apesar de a sala ser isolada e possuir vários artigos eróticos, muitos homens sentem dificuldade na realização deste exame.

É preciso comparecer ao local calmo, caso contrário o resultado terá dados errados. Algumas vezes é permitido que a colheita de material seja feita em casa, para que a pessoa fique mais a vontade. Esta não é, entretanto, uma boa alternativa. Caso tenha sido esta a escolha o sêmen deve ser transportado para o laboratório o mais rápido possível.

Após a coleta do sêmen este será encaminhado para a análise. Todas as características químicas e físicas serão avaliadas. O fluído seminal também pode ser estudado para verificar a presença de bactérias, de glóbulos vermelhos ou de glóbulos brancos.

espermograma completo

 

Quais são os preparativos

Para o exame de espermograma são precisos alguns preparativos. O ideal é que o homem mantenha uma abstinência sexual de 5 dias até a data marcada. Em alguns casos este período pode variar, ficando sempre entre 2 a 7 dias. Deve-se dar preferência à coleta em laboratório, já que nestes locais as condições são as mais perfeitas possíveis. A pessoa é encaminhada a uma sala especial com cadeiras confortáveis e artigos eróticos.

Antes do início do procedimento é preciso lavar bem as mãos com água e sabão. Caso a coleta seja feita em casa o material deve ser levado ao laboratório o quanto antes. Não é permitido o uso de preservativos de látex e é indispensável marcar o horário em que a coleta foi realizada.

O laboratório é quem cede o potinho para a ejaculação. O jejum não é obrigatório, porém em casos específicos quando é preciso, por exemplo, a dosagem de frutose, algumas restrições alimentares são solicitadas. Todas as dúvidas devem ser tiradas com um médico logo após a marcação da data do exame.

 

Riscos e efeitos colaterais

O exame de espermograma é simples e indolor. Pode ser um tanto quanto incômodo ou constrangedor para certos homens, entretanto, não gera riscos ou deixa efeitos colaterais.

O material pode ser coletado tanto em casa quanto em um laboratório, sendo que a última opção é a mais recomendada. O homem deverá se masturbar e ejacular em um potinho, que será levado para uma análise. Nenhum tipo de dor é causada e o único risco que se corre é a não realização do exame.

espermograma

 

O que ocorre após o procedimento

Logo após ter ejaculado no potinho o homem deverá colocar o material em uma janelinha. Em alguns instantes uma pessoa irá buscar. Nenhuma forma de contato físico é feita para que se evite constrangimentos.  A amostra deverá vir de uma masturbação, não podendo ser proveniente de coito interrompido ou outros métodos alternativos. O pote precisa ser fechado imediatamente após o término da ejaculação, para evitar a alcalinização do sêmen.

A pessoa está apta para retornar ao trabalho e às tarefas do dia a dia em seguida. O resultado sai em pouco tempo e trará todas as informações químicas e físicas do sêmen. O espermograma pode vir alterado devido a doenças, problemas hormonais, infecções, fatores ambientais e hábitos inadequados, por exemplo. É preciso um estudo dos resultados para que se chegue a um correto diagnóstico.

Uma série de tratamentos pode ser feito com o intuito de ajudar os espermatozoides. Muitas doenças e infecções quando tratadas fazem com que as características do sêmen voltem ao normal. Outros exames laboratoriais podem ser pedidos para auxiliar no diagnóstico. Além disto, é indicado que se realize o espermograma três vezes em um intervalo de 15 em 15 dias para que o resultado seja fiel à realidade.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

21 comentários em “Espermograma

  1. Volume ejaculado……..3,5ml
    cor……branco opalescente
    aspecto. …..viscoso
    ph…….8,0
    liquefacao…… Após 30 minutos

    Motilidade
    após liquefacao. …82% de formas móveis
    3 horas após coleta….68%
    6 horas após coleta…..45%
    12 horas após coleta….18%

    Contagem espermatozóides. …..90.000.000/ml…60 a 180 milhões/ml
    presença de leucócitos. … (+)
    Formas normais…..85%
    Formas anormais 15%

  2. Boa noite o meu exame está normal? Volume 4,0 ml. liqueliquefação completa 90 min. cor amarelado. Ph 7.0. V.r.:7.2 a 7.8. Aspecto opalescente Consistência normal. Exame de vitalidade. motilidade imediata. bastante ativa e direcional 70%. Motilidade moderada 20%. Motilidade nula 20% . Contagem p/ml 110.000.000. Contagem global 440.000.000. Contagem diferencial. Espermatozóides normais 80%. Afiliado 5.5 % . Microespertozoide 6.0%. Outras formas 5.0%. Amorfos 3.5%. Exame microscópico a fresco. Celulas epiteliais- poucas. hemácias 4 a 6 pcm. Piocitos – campo microscópico cheio Exames químico Dosagem de frotose- mg/ml v.r.:1,0 a 3,5 mg / ml. Indice de vitalidade teste de hinglais-normal.

  3. estou a 3 anos tentando engravidar e gostria de saber se a algo errado com meu marido ,volume8,0ml ph 9,0 cor brancoacinzentado ,viscosidade normal,aspecto homogeneo,liquefaçao completa,numero espermatezoides 60.000.000 numero total de esperma 480.000.000 grau a 80% grau b10% grau c 5% grau d 5%,,morfologia oms normais 12% fusiformes 5% amorfos 47% peças intermediaris 34% cauda 2% morfologia estrita kruger,normais 6% vitalidade celulas germinativas 1.000.000 ml leucocitos 0 ml hemacias 0 ml por favor mim respondam meu marido ta com poblemas de fertilidade

  4. Queria saber se meu resultado esta normal, quem poder me ajudar agradeço muito.Laudo

    ESPERMOGRAMA AUTOMATIZADO Ver históricos de resultados
    PROPRIEDADES FISICAS E QUIMICAS
    VOLUME ENVIADO:2,3 mL
    Valores de Referencia: 2mL – 5mL/ ejaculado
    AVALIACAO DO PH:8,0
    Valores de Referencia: 7.0 a 7.8
    COR:BRANCO OPACO.
    Valores de Referencia: Branco opaco a cinza claro e amarelado
    VISCOSIDADE:NORMAL
    Valor de Referencia: Normal
    DURACAO DA COAGULACAO:20 min
    Valores de Referencia: Ate 30 minutos
    LIQUEFACAO PRIMARIA:AUSENTE.
    Valor de Referencia: Ausente
    LIQUEFACAO SECUNDARIA:PRESENTE.
    Valor de Referencia: Presente
    AVALIACAO AUTOMATIZADA
    CONTAGEM GLOBAL:2.6 milhoes/mL
    Valores de Referencia: > 20 milhoes/mL
    CONTAGEM DE ESPERMATOZOIDES NO EJACULADO:5.9 milhoes/ejaculado
    Valores de Referencia: > 40 milhoes/ejaculado
    AVALIACAO DA MOTILIDADE
    IMOVEIS:75 %
    LENTOS:25 %
    MODERADOS:0 %
    RAPIDOS:0 %
    MOVEIS PROGRESSIVOS:0 %
    ANALISE DA TRAJETORIA
    VELOCIDADE CURVILINEA:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 42 mcm/seg
    VELOCIDADE EM LINHA RETA:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 28 mcm/seg
    VELOCIDADE MEDIA DE PROGRESSAO:0,0 mcm/seg
    Valores de Referencia: > 33 mcm/seg
    FREQUENCIA DE OSCILACAO:0,0 Hz
    Valores de Referencia: 8.0 a 14.0 Hz
    LINEARIDADE:0 %
    Valores de Referencia: > 60 %
    VITALIDADE
    FORMAS VIVAS:- %
    Valores de Referencia: > 70 %
    TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST:- %
    Valores de Referencia: > 59 %
    AVALIACAO MICROSCOPICA
    CONTAGEM DE HEMACIAS:0 /mm3
    Valores de Referencia: Ate 250/mm3
    CONTAGEM DE LEUCOCITOS:800 /mm3
    Valores de Referencia: Ate 1000/mm3
    ANALISE MORFOLOGICA DOS ESPERMATOZOIDES
    ALTERACOES DA CABECA:- %
    ALTERACOES DA PECA INTERMEDIARIA:- %
    ALTERACOES DA CAUDA OU FLAGELO:- %
    GOTAS CITOPLASMATICAS:- %
    NORMAIS:- %
    Valores de Referencia: normais > 30 %
    MORFOLOGIA DAS CELULAS DA ESPERMATOGENESE
    Contagem em 100 espermatozoides
    ESPERMATIDE:- %
    Valores de Referencia: Ate 3 %
    ESPERMATOCITO:- %
    Valores de Referencia: Ate 1 %

    Observação:
    O BAIXO NUMERO DE ESPERMATOZOIDES NAO PERMITIU A REALIZACAO
    DE TODAS AS AVALIACOES.

  5. Ola gostaria de ajuda nesse axame do meu marido …. tem possibilidade dele me engravidar ???
    EXAME MACROSCÓPICO
    Volume 2,5 2,0 mL a 5,0 mL
    Cor BRANCO OPALESCENTE Branco opalescente
    Odor SUI GENERIS Sui Generis
    Reação (pH) 7,6 de 7,2 a 8,0
    Viscosidade DIMINUIDA Normal
    Liquefação secundária 40 min de 15 a 60 min
    Normospermia de 2,0 a 5,0 mL; Aspermia – Ausência de ejaculado; Hipospermia – Inferior a 2,0 mL; Hiperespermia – Superior a 5,0 mL
    EXAME MICROSCÓPICO
    Motilidade
    Móveis:
    Movimentos rápidos direcionais G3 5 % Superior a 25 %
    Movimentos lentos direcionais G2 25 % Superior a 25 %
    Movimentos sem progressão G1 65 % Inferior a 25 %
    Imóveis G0 5 % Inferior a 25 %
    Astenozoospermia = motilidade inferior a 25% de G2 + G3
    Vitalidade após a 1ª hora 6ª hora 24ª hora
    Móveis 90 % 0 % 0 %
    V.R.: Acima de 60% V.R.: Acima de 15% V.R.: Acima de 15%
    Necrozoospermia – Superior a 75% de espermatozóides mortos
    Densidade espermática
    Espermatozóides por mL 0,40 milhões Superior a 20 milhões
    Espermatozóides por ejaculado 1,00 milhões Superior a 40 milhões
    Espermatozóides funcionais por mL 0,12 milhões Superior a 10 milhões
    Normozoospermia > 20 milhões; Oligozoospermia 250 milhões
    Morfologia
    Normais 94 % Superior a 30 %
    Anormais (total) 6 % Inferior a 70 %
    Cabeça Macrocéfalo 2 % Inferior a 70 %
    Cabeça Microcéfalo 3 % Inferior a 70 %
    Amorfos 1 % Inferior a 70 %
    Teratozoospermia – inferior a 30% de espermatozóides normais
    Outros elementos no Ejaculado
    Células NUMEROSAS Raras
    Piócitos 8 A 10 POR CAMPO Ausentes a 3 por campo
    Hemácias RARAS Ausentes a 3 por campo

  6. Ola boa tarde estou enviando esse exame pq queria muito saber se meu marido ta com algum problema serio pq ta com 2 anos que tentamos engravidar mais ate agora nada e queria muito saber se ele e estéril ou só tem alguma problema que não seje muito serio queria muito a resposta mais rápido possível estou vivendo angustiada pq meu sonho e ser mamãe e ele papai obrigado pela atenção

    ESPERMOGRAMA
    Resultado:
    Valores de referência:
    COR: Amarelo claro Branco-Opaco Material:
    ASPECTO Homogêneo Heterogêneo ou Homogêneo Líquido seminal
    VOLUME: 1,0 mL 1,5 a 5,0 mL
    Ph: 7,5 > 7,2
    LIQUEFAÇÃO: 10 minutos Inferior a 30 min
    VISCOSIDADE: Aumentada Normal – Fio
    MOTILIDADE: A+B > 32% Legenda
    GRAU A (%) 0% * Movimentos rapidos direcionais
    GRAU B (%) 16% * Movimentos lentos direcionais
    GRAU C (%) 23% * Movimentos sem progressäo
    GRAU D (%) 61% * Imóveis
    ANÁLISE MICROSCÓPICA: Valores de referência:
    Espermatozóide /mL 30 milhões/mL >=20 milhôes
    Espermatozóide /volume total 30 milhões >= 40 milhôes
    VITALIDADE: 70% >=58 %
    ANÁLISE MORFOLÓGICA (%): Valores de referência:
    OVAIS 1% > 4 %
    AMORFOS 41%
    MACROCÉFALOS 0%
    MICROCÉFALOS 19%
    PEÇA INTERMEDIÁRIA 19%
    GOTA CITOPLASMÁTICA 0%
    PIRIFORME 15%
    CAUDA 5%

  7. Olá. Gostaria de saber se ao invés do homem usar revistas e filmes para coleta, se ele pode ser masturbado pela esposa ou algo parecido?

    Agradeço a atenção.

  8. Ola Gostaria que analisasse o espermograma se esta ok com o resultado do meu marido

    Volume : 3,1ml
    Cor: Branco Opaco
    PH: 7,8
    ASPECTO: Homegeneo e gelatinoso,após a liquefação apresentou-se fluido e opalescente
    Liquefação: inferior á 60 min.
    Odor: Sui generis
    Viscosidade: Normal

    Contagem 22.134.000 ml
    68.615.400 total
    Avaliação motilidade GRAU(A+B) 40%
    GRAU C :20%
    GRAUD:40%

    Morfologia dos espermatozoides
    Normais
    Ovais :75%

    Porcentagem de espermatozoides com segmento cefálico ovale regular,
    Regiaõ acrossomica compreendendo de 40 a 70% do segmentocefalico

    Anomalos
    Amorfos :25%

    Outros Elementos

    Leucocitos : Raros
    Hemacias : Ausentes

  9. Boa tarde,
    Fiz um espermograma pós vasectomia, gostaria de saber se está bom. O ph está 8.0 acima do normal, tem algum problema?

    PROPRIEDADES FISICAS E QUIMICAS

    VOLUME ENVIADO
    :3,5 mL

    Valores de Referencia: 2mL – 5mL/ ejaculado

    AVALIACAO DO PH
    :8,0

    Valores de Referencia: 7.0 a 7.8

    COR
    :BRANCO OPACO.

    Valores de Referencia: Branco opaco a cinza claro e amarelado

    VISCOSIDADE
    :NORMAL

    Valor de Referencia: Normal

    DURACAO DA COAGULACAO
    :50 min

    Valores de Referencia: Ate 30 minutos

    LIQUEFACAO PRIMARIA
    :AUSENTE.

    Valor de Referencia: Ausente

    LIQUEFACAO SECUNDARIA
    :PRESENTE.

    Valor de Referencia: Presente

    AVALIACAO AUTOMATIZADA

    CONTAGEM GLOBAL
    :0.3 milhoes/mL

    Valores de Referencia: > 20 milhoes/mL

    CONTAGEM DE ESPERMATOZOIDES NO EJACULADO
    :1.0 milhoes/ejaculado

    Valores de Referencia: > 40 milhoes/ejaculado

    AVALIACAO DA MOTILIDADE

    IMOVEIS
    :100 %
    LENTOS
    :0 %
    MODERADOS
    :0 %
    RAPIDOS
    :0 %

    MOVEIS PROGRESSIVOS
    :0 %

    ANALISE DA TRAJETORIA

    VELOCIDADE CURVILINEA
    :0,0 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 42 mcm/seg

    VELOCIDADE EM LINHA RETA
    :0,0 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 28 mcm/seg

    VELOCIDADE MEDIA DE PROGRESSAO
    :0 mcm/seg

    Valores de Referencia: > 33 mcm/seg

    FREQUENCIA DE OSCILACAO
    :0,0 Hz

    Valores de Referencia: 8.0 a 14.0 Hz

    LINEARIDADE
    :0 %

    Valores de Referencia: > 60 %

    VITALIDADE

    FORMAS VIVAS
    :- %

    Valores de Referencia: > 70 %

    TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST
    :- %

    Valores de Referencia: > 59 %

    AVALIACAO MICROSCOPICA

    CONTAGEM DE HEMACIAS
    :800 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 250/mm3

    CONTAGEM DE LEUCOCITOS
    :800 /mm3

    Valores de Referencia: Ate 1000/mm3

    ANALISE MORFOLOGICA DOS ESPERMATOZOIDES

    ALTERACOES DA CABECA
    :- %
    ALTERACOES DA PECA INTERMEDIARIA
    :- %
    ALTERACOES DA CAUDA OU FLAGELO
    :- %
    GOTAS CITOPLASMATICAS
    :- %
    NORMAIS
    :- %

    Valores de Referencia: normais > 30 %

    MORFOLOGIA DAS CELULAS DA ESPERMATOGENESE

    Contagem em 100 espermatozoides

    ESPERMATIDE
    :- %

    Valores de Referencia: Ate 3 %

    ESPERMATOCITO
    :- %

    Valores de Referencia: Ate 1 %

    Observação:
    O BAIXO NUMERO DE ESPERMATOZOIDES NAO PERMITIU A REALIZACAO
    DE TODAS AS AVALIACOES.

    A interpretação dos resultados dos exames deve ser realizada pelo médico, considerando os dados clínicos e outros exames do paciente. Qualquer discrepância entre a evolução clínica, laboratorial ou radiológica deverá ser imediatamente e obrigatóriamente comunicada pelo médico assistente ao patologista para revisão e correlação clínica. Conclusões com os termos “compatível com” ou “sugestivo de” não são definitivos e demandam cuidadosa correlação clínica e eventuais investigações complementares pertinentes.

    1. Ola, fiz o exame de espermograma e gostaria de ter uma avaliaçao do resultado;
      VOLUME ENVIADO – 1,0 ml
      AVALIAÇAO DO PH = 8.0
      COR= BRANCO OPACO
      VISCOSIDADE= NORMAL
      DURACAO DA COAGULACAO=45 min
      LIQUEFACAO PRIMARIA= AUSENTE
      LIQUEFACAO SECUNDARIA=PRESENTE
      CONTAGEM GLOBAL=29,5 milhoes/ml
      CONTAGEM DO ESPERMATOZOIDE NO EJACULADO=29,5 milhoes ejaculado
      IMOVEIS= 93%
      LENTOS=5%
      MODERADOS=1%
      RAPIDOS = 1%
      MOVEIS PROGRESSIVO = 0%
      VELOCIDADE CURVILINEA= 29.0 mcm/seg
      VELOCIDADE EM LINHA RETA= 13.8 mcm/seg
      VELOCIDADE MEDIA PROGRESSAO = 21,1 mcm/seg
      FREQUENCIA DE OSCILAÇAO = 15,7 hz
      LINEARIDADE = 64%
      FORMAS VIVAS = 76%
      TESTE HIPOSMOTICO OU SWELLING TEST = 35%
      CONTAGEM DE HEMACIAS= 0/mm cub.
      CONTAGEM LEUCOCITOS= 0/mmcub.
      ALTERACOES DA CABEÇA= 19%
      ALTERAÇOES DA PEÇA INTERMEDIARIA = 6%
      ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; DA CAUDA = 8%
      GOTAS CITOPLASMATICA = 3%
      NORMAIS = 64%
      ESPERMATIDE =0%
      ESPERMATOCITO 0%

      Desde ja agradeço.

  10. ola,recentemente meu marido fez um espermograma estou enviando o resultado e gostaria de saber se esta tudo normal ou se tem alguma alteração:
    volume-2.3ml
    cor-branco opalino
    cheiro -normal
    viscosidade -aumentada
    ph -8,3
    numero de espermatozóides por ml -15 milhôes/ml
    vitalidade em 1 hora
    normal -90%
    diminuida -0%
    necroespermia -12%
    Vitalidade após 6 horas:
    normal -88%
    diminuida -0%
    necroespermia -12%

    Morfologia:
    normais -97%
    anomalias de cabeça -0%
    anomalias de segmento -0%
    anomalias de cauda -1%
    gametos imaturos -2%
    leucócitos -16 por campo(400x)
    hemácias -4 por campo(400x)

    Presença de grumos de espermatozoides aglutinados

    AGUARDO RESPOST,MUITO OBRIGADO.

  11. MEU COMPANHEIRO FEZ VASECTOMIA A 4 MESES,O RESULTADO DE ESPERMOGRAMA DEU:
    VOLUME;2,3ML,PH8,0,COAGULAÇÃO PRIMARIA:PRESENTE,COR BRANCO OPALECENTE,TEMPO LIQUEFAÇÃO:20 MINUTOS,VISCOSIDADE:NORMAL,ODOR:SUI GENERIS,HEMACIAS CEL EPITELIAIS LEUCOCITOS =RARAS E RAROS.SERA SE DEU CERTO A CIRURGIA?OBRIGADO.

  12. meu marido fez o esperma qase td deu normal porem a morfologia deu 11% normais e hipoosmolaridade 58%… por favor me responda deu problema e qalfoi? obrigada

  13. Meu namorado fez vasectomia a 3 anos, ja fez o espermograma e tudo bem, mas a minha menstruação estar atrasada a dois meses, ja fiz o teste de farmácia e deu negativo… o que fazer

  14. Será que vou conseguir realizar o meu sonho de ser Pai
    tenho 15. milhões de esperma Faz 1 Ano E meio que eu e minha esposa queremos
    ser pais e não fomos ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *