Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > Espermograma

Espermograma

O que é espermograma?

É o exame inicial e principal para avaliar a fertilidade masculina, apesar de não ser o único e nem ser definitivo. Pode ser realizado em um laboratório de análises clínicas ou em casa, sendo a última opção não muito recomendada.

A coleta do sêmen para o exame de espermograma pode ser um pouco constrangedora. O homem é levado para uma sala especial e “erotizada” onde irá se masturbar com a finalidade de recolher o sêmen. Muitas vezes o nervosismo e o desconforto da situação acabam interferindo no resultado do exame, por isto é importante que o mesmo seja feito no mínimo mais uma vez, esperando um intervalo de 15 dias.

O exame de espermograma poderá vir incompleto ou inconclusivo caso todas as medidas necessárias não sejam seguidas. Portanto, é indispensável escolher bem o laboratório para que complicações não ocorram.

Durante a análise do material colhido serão avaliados parâmetros como o volume, o ph, a motilidade, a morfologia, a vitalidade e a concentração, por exemplo. A Organização Mundial de Saúde, ou OMS, estabeleceu critérios para que se considere um espermograma normal. De acordo com estes critérios é que se pode avaliar o exame de uma pessoa.

espermograma normal

 

Quando é indicado

O espermatozoide e o óvulo são células reprodutoras que quando se unem dão origem a um gameta, que formará um novo ser vivo.  Para que o espermatozoide alcance o óvulo ele precisa ter uma série de propriedades como formato adequado, movimentação direcionada e aderência ao óvulo. Portanto, para haver fecundação é preciso que todas as propriedades estejam dentro dos padrões normais.

O exame de espermograma irá avaliar estas propriedades. Todas as características físicas e químicas do sêmen vão ser analisadas, de forma a descobrir se o homem é ou não fértil. Este procedimento também pode ser utilizado com o intuito de esclarecer infecções e de estudar as glândulas seminais. Além disto, é muito importante para a verificação do sucesso de uma vasectomia.

 

Como é o procedimento

O exame é realizado em laboratórios e geralmente é preciso tomar algumas medidas, que serão descritas logo abaixo. Ao chegar ao local o homem será encaminhado para uma sala em especial. Um pequeno frasco para a coleta será entregue a ele, dentro do qual deverá ejacular.

Na sala especial há uma série de revistas e/ou vídeos eróticos para ajudar na ejaculação. O homem deverá lavar as mãos com água e com sabão antes de entrar no local. É preciso evitar o desperdício do material, por isto deve-se tomar atenção com a perda do sêmen. Apesar de a sala ser isolada e possuir vários artigos eróticos, muitos homens sentem dificuldade na realização deste exame.

É preciso comparecer ao local calmo, caso contrário o resultado terá dados errados. Algumas vezes é permitido que a colheita de material seja feita em casa, para que a pessoa fique mais a vontade. Esta não é, entretanto, uma boa alternativa. Caso tenha sido esta a escolha o sêmen deve ser transportado para o laboratório o mais rápido possível.

Após a coleta do sêmen este será encaminhado para a análise. Todas as características químicas e físicas serão avaliadas. O fluído seminal também pode ser estudado para verificar a presença de bactérias, de glóbulos vermelhos ou de glóbulos brancos.

espermograma completo

 

Quais são os preparativos

Para o exame de espermograma são precisos alguns preparativos. O ideal é que o homem mantenha uma abstinência sexual de 5 dias até a data marcada. Em alguns casos este período pode variar, ficando sempre entre 2 a 7 dias. Deve-se dar preferência à coleta em laboratório, já que nestes locais as condições são as mais perfeitas possíveis. A pessoa é encaminhada a uma sala especial com cadeiras confortáveis e artigos eróticos.

Antes do início do procedimento é preciso lavar bem as mãos com água e sabão. Caso a coleta seja feita em casa o material deve ser levado ao laboratório o quanto antes. Não é permitido o uso de preservativos de látex e é indispensável marcar o horário em que a coleta foi realizada.

O laboratório é quem cede o potinho para a ejaculação. O jejum não é obrigatório, porém em casos específicos quando é preciso, por exemplo, a dosagem de frutose, algumas restrições alimentares são solicitadas. Todas as dúvidas devem ser tiradas com um médico logo após a marcação da data do exame.

 

Riscos e efeitos colaterais

O exame de espermograma é simples e indolor. Pode ser um tanto quanto incômodo ou constrangedor para certos homens, entretanto, não gera riscos ou deixa efeitos colaterais.

O material pode ser coletado tanto em casa quanto em um laboratório, sendo que a última opção é a mais recomendada. O homem deverá se masturbar e ejacular em um potinho, que será levado para uma análise. Nenhum tipo de dor é causada e o único risco que se corre é a não realização do exame.

espermograma

 

O que ocorre após o procedimento

Logo após ter ejaculado no potinho o homem deverá colocar o material em uma janelinha. Em alguns instantes uma pessoa irá buscar. Nenhuma forma de contato físico é feita para que se evite constrangimentos.  A amostra deverá vir de uma masturbação, não podendo ser proveniente de coito interrompido ou outros métodos alternativos. O pote precisa ser fechado imediatamente após o término da ejaculação, para evitar a alcalinização do sêmen.

A pessoa está apta para retornar ao trabalho e às tarefas do dia a dia em seguida. O resultado sai em pouco tempo e trará todas as informações químicas e físicas do sêmen. O espermograma pode vir alterado devido a doenças, problemas hormonais, infecções, fatores ambientais e hábitos inadequados, por exemplo. É preciso um estudo dos resultados para que se chegue a um correto diagnóstico.

Uma série de tratamentos pode ser feito com o intuito de ajudar os espermatozoides. Muitas doenças e infecções quando tratadas fazem com que as características do sêmen voltem ao normal. Outros exames laboratoriais podem ser pedidos para auxiliar no diagnóstico. Além disto, é indicado que se realize o espermograma três vezes em um intervalo de 15 em 15 dias para que o resultado seja fiel à realidade.

Tags: , , , , , ,

6 Comentários

  1. Timoteo disse:

    tenho pouca percentagem de espermatozoide apenas 1 milhao em 20 milhoes o que faco ?

  2. Enéias disse:

    Será que vou conseguir realizar o meu sonho de ser Pai
    tenho 15. milhões de esperma Faz 1 Ano E meio que eu e minha esposa queremos
    ser pais e não fomos ainda.

  3. raphael disse:

    fiz o exame e saiu muito pouco esperma e o resultado não foi muito agradável o que faco sera que e melhor repetir o exame

  4. Elaine cristina disse:

    Meu namorado fez vasectomia a 3 anos, ja fez o espermograma e tudo bem, mas a minha menstruação estar atrasada a dois meses, ja fiz o teste de farmácia e deu negativo… o que fazer

  5. patricia disse:

    meu marido fez o esperma qase td deu normal porem a morfologia deu 11% normais e hipoosmolaridade 58%… por favor me responda deu problema e qalfoi? obrigada

Deixe o seu comentário!