Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > ESOFAGITE | Erosiva, causas e dicas

ESOFAGITE | Erosiva, causas e dicas

O que é Esofagite?

A doença consiste na inflamação, irritação ou inchaço que possa acontecer no esôfago do paciente, que é o tubo que leva a parte da boca ao estômago.

Essa enfermidade acontece por conta do refluxo gástrico, que, após o conteúdo do estômago manter contato com a mucosa do esôfago, gera a azia e também o gosto amargo na boca.

A doença tem cura, se realizado o tratamento correto. A doença acontece na seguinte sequencia: se o músculo do esôfago se abrir no momento errado, o conteúdo do estômago vai para o esôfago e em contato com a sensível parede do órgão, que gera as sensações de irritações, queimação e azia.

O maior problema para identificar a doença e iniciar o tratamento, é que as pessoas que sentem os sintomas, acham que está dentro da normalidade e não procuram ajuda médica. Com isso, o problema se arrasta junto com o paciente por anos e muitas vezes pode não ser diagnosticado. A doença não oferece risco de morte ao paciente, mas sempre, após as refeições causa incômodo e mal estar e por isso é importante prestar atenção aos sinais da doença, para procurar um tratamento e não ter sensações de irritação após as refeições.

esofagite erosiva

 

Como se adquire

A doença acontece, na maioria dos casos, em sequencia do refluxo gástrico, que se resume aos fluidos do estômago que contenham ácido.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como o uso excessivo de álcool, pessoas que fumam e também processos cirúrgicos ou tratamento de câncer para o pulmão.

Algumas pessoas que têm HIV ficam com a imunidade baixa e alguns medicamentos que fazem parte do processo de tratamento podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Algumas ações podem ajudar que a esofagite seja adquirida, como tomar café em excesso e sucos de tomate, laranja e abacaxi, por conta da acidez podem causar os sintomas no paciente.

 

Sintomas

A dificuldade em diagnosticar essa doença é por conta dos sintomas, que as pessoas muitas vezes acreditam ser normal, por ter se alimentado demais ou coisas desse tipo.

Dentre os principais sintomas destacam-se a dificuldade para engolir as refeições que muitas vezes são acompanhadas de dores, a sensação de queimação após as refeições, dores de garganta frequente e também a rouquidão.

Gosto amargo na boca e mau hálito também fazem parte da lista de sintomas da doença, mas o mais comum na maioria dos pacientes é a sensação de queimação e azia e por isso acontece à dificuldade em identificar a doença, pois as pessoas acreditam ser apenas um mal estar e não dão a devida importância ao sintoma da doença.

 

Diagnóstico

O diagnostico da doença é realizado com base no histórico dos sintomas, além de exames que incluem raio-X e endoscopia digestiva.

Em alguns casos é possível que o paciente possa se submeter a uma biópsia, que consiste na retirada de um pedaço pequeno do tecido do esôfago para realização de exames que vão confirmar ou não a doença.

estenose esofagite azia

 

Como é feito o tratamento

O tratamento da doença consiste em duas maneiras: medicamentos e também mudanças no modo de vida, que aliviam os sintomas.

Alguns casos que não possuem sucesso no tratamento com o uso de medicamentos, o paciente é submetido a processo cirúrgico, mas geralmente a medicação indicada pelo médico é capaz de solucionar o problema do paciente que sofre de esofagite.

Além da medicação o paciente precisa tomar alguns cuidados no dia a dia, que visão aliviar os sintomas da doença, como não de deitar em seguida após realizar uma refeição, evitar o consumo excessivo de refrigerantes, bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas. Neste caso, substitua por água ou suco, que é mais saudável e natural.

Se a doença não for tratada pode resultar em algumas complicações, que consiste em desenvolver uma úlcera esofágica no paciente, asma ou bronquite. Por isso, assim que identificado o problema é essencial iniciar o tratamento indicado pelo médico.

 

Como prevenir

A prevenção da doença consiste em pequenas ações no dia a dia, como não comer excessivamente e ingerir líquido com gás durante as refeições, por exemplo.

esofagiteA quantidade de comida em excesso causa a sensação de mal estar e azia, principalmente se a depois de se alimentar, a pessoa deitar. Essa ação causa a queimação.

É aconselhável que após a refeição, a pessoa espere ao mesmo o período de três horas para se deitar, pois com isso a digestão dos alimentos já tem sido feita e diminui as possibilidades de desenvolver os sintomas da doença.

No dia a dia, evite alguns alimentos que possam ajudar a desenvolver a doença, como alimentos gordurosos e frituras, furtas ácidas, muito café e bebidas gasosas, frutas secas e doces como cocada e doce de leite também são alimentos que contribuem para o desenvolvimento da esofagite.

Carnes magras e legumes bem cozidos já são os alimentos mais indicados para consumo, que afastam as possibilidades da doença.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

90 comentários em “ESOFAGITE | Erosiva, causas e dicas

  1. Prezados,

    Gostaria de saber o que devo fazer pois tenho refluxo gasrtroesofágico, gastrite e esofagite grau A de Los Angeles. Já tomei vários remédios e nenhum passa.

    Eu arroto toda hora devido ao refluxo. Não como quase nada porque tudo me dá refluxo.

    Grata,

    Renata.

    1. Na frente da porta de entrada da Santa Cas no centro tem uma barraquinha que venda uma coleção de ervas medicinais , faço uso dessas ervas a muitos anos p/ o meu problema de falta de ar , utilizo como remédio, vou até lá descobrir uma boa erva p/ chá p/ o meu marido que tem grau B .

  2. tenho esofagite erosiva tipo los angelies e gastrite de antro e fundo do estomago que incomoda muito, diariamente tenhos acidez e refluxo. Tomo omeprazol, pantoprazol, famox e não melhora nada. Se tiverem algum remédio que possa me ajudar peço por favor entrar em contato pelo site : [email protected] – fico muito grato.

  3. Estou com gastrite, esofagite grau a los Angeles e Hpilory, já estou com isso a 5 meses, tomando omeprazol e remédios caseiros, mas ate agora nada, e muito ruim, dores diárias, nervosismo, bolo na garganta que dificulta ate pra engolir, dores musculares, dor no peito, as vezes perto da clavícula esquerda, agora estou com calor maior que o de costume, já perdi muito peso. Queria alguma coisa pra me curar de vez.

  4. Tenho essa doença a 8 anos, eu trato e sou curado mas o que falta é uma reeducação alimentar. Entre os sintomas informados eu soluço por vários dias consecutivos, são mais de 900 soluços por hora e 21600 por dia. Quando a crise vem eu não tenho qualidade de vida, evito está com as pessoas, tem diversos comentários, beba água que passa, segure a respiração, come açúcar, fico improdutivo, minha esposa não dorme por causa que passo a madrugada toda soluçando.

  5. Bom,muito bom o site tenho um amigo da igreja que ja deu AVC (ACIDENTE VASCULAR DO CERÉBRO),então minha mãe “cuida dele” e ele é ex-fumante e ex-alcoólatra e estava tendo muitas dificuldades de engolir então,procuramos saber oque é e o caso dele e já no Acentuado e não sabiamos o significado e o site ajudou bastante recomendo a todos ;) eu procurei em vários sites e não achei nada que explicasse oque era e aqui tive explicações ótimas obrigada ! ;)

  6. Me ajudou muito pois ao ler a Endoscopia do meu pai esse era diagnosticado então fique curioso pra saber o que provoca medidas a ser tomadas e etc tirei todas as minhas dúvidas. Parabéns pelo site muito ótimo.

  7. Tenho esofatite, refluxo e gastrite. As vezes tenho crise de dor entre as costelas (embaixo do externo) só passa com buscopan, fiz endoscopia e foi diagnosticado esofagite! Tenho a mais de um ano, fiz tratamento com remédios mas continuo com ela. As crises diminuiram, mas as vezes tenho crise. Tenho uma alimentação a base de dieta, nao fumo, nao bebo, sem frituras, refri, massas, mas infelizmente a esofagite e a gastrite me acompanham.

  8. estou com esofagite grau B classif. los ang, hernia de hiato por deslizamento grau I, pangastrite anatematosa leve, pólipo gastrico polipectomia, qual o melhor tratamento para mim, como devo prodeder, e alimentação. obrigado

  9. Fim uma endoscopia e atestou q estou com h.pulori e esofagite digital moderada não erosiva. E sinto muita queimacao no meu dia dia. Eu gostaria de sabe se a pessoa que tem a h. Pylori o fluxo de queimacao e maior ?

  10. Explicações e orientações claras… É importante que ao sentir qualquer um dos sintomas se faça a endoscopia e caso o resultado detecte a esofagite sejam observados os cuidados alimentares e tratamento correto para sanar a adoença.

  11. Foi diagnosticado q eu tenho Esofagite erosiva A de Los Angelis e tbm Gastrite enatmática leve de antro, meu caso indica cirurgia, é importante encontrar respostas pra entender melho r o q é essa doença, continue á nos ajudar eu nunca fui uma pessoa exagerada na alimentação, e nem mesmo em bebidas de álcool ou refrigerante, não entendo porque fui premiada com isso, estou me tratando com um remédio Tecta 40mg tenho me sentido melhor mais nã o curada, tudo q eu puder saber sei q vai me ajudar e tbm á tantas pessoas que sofrem com essas doenças!!!

    1. Gostaria de saber se vc vai fazer cirurgia,pois tenho o mesmo e meu médico só me receitou ranitidina 40 mg não vejo melhora!!

  12. Eu tive uma dor muito forte no peito e fui para o hospital, fiz todos os exames para o coração inclusive cataterismo,resultado tudo bem, hoje fui para um cardiologista e ele passou a endoscopia. Tenho essa dor embaixo da costela do lado direito ja há muito tempo. Sofri muito e a dor é horrivel. Agora vou fazer a endoscopia nessa quarta feira. Gostei muito dessa explicaçåo obrigada.

  13. Gostei do que li e achei muito importante o conteúdo. Mas eu não tenha nada desses sintomas foi só curiosidade. Já tive a muito tempo essa tal de ESOFAGITE, Mas Graças a Deus eu já estou curada. Muito obrigada pela informação.

  14. Gostei muito do q li… no site…. ja faz seis meses q descobre essa maldita doença.. nao e facil .aq pode exclarecer muitas duvidas faço tratamento mais nao alcansei o sucesso mais tenho fe em Deus q vou consegue

  15. Foi muito boa a explicação e me ajudou bastante já que fiz o exame hoje e só vou levar ao médico na consulta da próxima semana. Mas tenho uma pergunta: Tenho uma leve protuberância na altura do estômago, será que isso te a ver com a doença em questão?

  16. Fiz uma endoscopia e foi diagnoticado esofagiete! Os sintomas são realmente esses descritos no site! Muito bom a explicação das causas e sintomas!

  17. Eu estou com ESOFAGITE EROSIVA GRAU B , estou fasendo o tratamento porem eu fumo , tenho medo que daqui a 3 meses quando acabar meu tratamento não possa fumar , e beber mais :( , OBS: QUANDO CRIANÇA TIVE REFLUXO , alguem conssegue me responder se apos o tratamento vou poder ter o lazer de fumar e beber novamente?

  18. Minha tia tem esse problema,ela sofre muito,me ajudem,não aguento vê-la sofrendo,ela esta magrinha,gosta de comer tudo e restrita,esta mal… porfavor,algum cha para aliviar as dores no estomago causadas pelos vomitos…me ajudem!

  19. Fui diagnosticada com esofagite a uns dois anos atras, fiz tratamento com omeprazol, e mudança de habito, mas de domingo para ca, tenho passado mto mal, principalmente apos me alimentar, me da uma falta de ar, uma especie de amortecimento na regiao do pescoço isso poderia ser sintomas da esofagite?

  20. Amigos boa noite, depois de eu ter feito este exame, a medica me falou que eu estava com cance, sem antes do resultado da biopicia, resultado contou que eu estava com esofagite, cuidado n confiar em qualquer medico, espere o resultado dos exame, um forte abraço á todos

  21. ja em uns anos sinto muita dor de estomago passei com o medico me disse que e por causa do nervoso
    e ansiedade tinha dado no exame a dois anos atraz intiricia conforme ficava nervosa ou anciosa doi…

    mas fiu vendo que nao passava tinha dia que eu tava bem calma mais doia…passe no medico este ano e deu esofagite e gastrite nao me lembro do resto… e pedra na visicula

  22. Eu acabei de receber meu diagnostico do medico de esofagite, fiquei super nervosa e amei que o medico estava me enganando, mais entrei neste site e percebi que não eh tão grave, basta fazer o tratamento direitinho e tudo se resolve… Ufa. Vales gente, vcs me ajudaram mto com as informações.

  23. Gostei muito das informações, esclareceu algumas dúvidas a respeito das causas da esofagite.
    Tenho que iniciar o meu tratamento com o meu médico!!!

  24. Gostei muito esclareci minhas dúvidas muito legal ( O Doutor Google é ótimo) .Agora sou menos ignorante em (Endoscopia Digestiva Alta ) Valeu muito Hein!!!!!!!!!!!!!!

  25. *** E$ofagite?
    Suco da baba da babosa com endro(suco) a noite; se for grave; de 5×5 mnts uma colher de sopa; qd melhorar, diminua.
    Durante o dia, àgua de argila, evite se tiver constipação intestinal. (faça a dieta p gastrite).
    Da CAPital.

  26. Eu fui submetido a uma endoscopia e o resultado foi Esofagite Erosiva grau A.
    O que me encucou é que os sintomas que eu tenho são dores abdominais do lado esquerdo logo ao lado do ungido, normalmente após o café da manhã, e também após comer sobremesas doces.
    Qual seria o diagnóstico?

  27. tenho esofagite erosiva ……3 em 3 meses……no momento tosse seca e pigarro….gostaria de saber se tem uma clinica p min poder fazer cirurgia ou tratar….tenho q mudar meus habitos tambem…….

  28. fique satisfeita com as informações, tive ensofagite no mes passado e agora sinto os mesmos sintomas
    o que devo fazer ou tomar, ja fiz até tratamento para bactéria h pylori recentimemte.

  29. Amei todos os comentarios…..mas encontrei um site explicando o poder do limao espremido puro em jejum. Ando passando muito mal disso, ja fiz endoscopia e tratamento..mas melhorou e voltou. Agora estou tentando o limao, que segundo as pesquisas e poderoso

  30. Tambem preciso 1ajuda sinto me dores de cabeça e amargo na boca sem febres,tudo começou com um aperto no peito e escaros fui ao medico por 3vezes so dao me comprimidos 1-deram me de uma infençao 2-asma e 3-receitaram comprimidos de malaria mas nada resulta,peço ajuda

  31. muito boa a explanação sobre esofagite erosiva,infelismente deu na minha endoscopia ,mas é bom saber que tem tratamento .

  32. tenho refluxo laringofaríngeo e esofagite a um ano, acho que irei fazer a cirurgia, pois tomo remedios o tempo todo e não melhoro, quem ja fez a cirurgia teve alguma melhora? ho doença que maltrata!

  33. Me ajudou muito pois quando vi o resultado da biopsia do meu marido fiquei preocupada depois de pesquizar tirei as minhas duvidas e me tranquilizei.

    1. O Chá de espinheira santa foi ótimo pra mim, tomava meia hora antes de cada refeição. até mesmo os alimentos terriveis como frituras e lanches eu comia e nao sentia nada. beba sem açucar

    2. velaine suco da bata(em jejum),suco de couve(em jejum),chá de espinheira santa(apos as refeiçoes), sao otimos se cuida e boa sorte!!!

  34. Eu gostei desse site pois me esclariceu todos os meus sintoma. Ja vou ao gastro está semana, a precisa so saber o que posso comer.

  35. Tenho todos estes sintomas.Há muitos anos venho tomando medicamentos e nada de melhora,cabei foi na mesa de cirurgia que hoje esta fazendo 05 dias Não esta sendo nada facil a recuperação,minha boca esta azeda ,amarga ferindo de tanto acidez.Manhã retorno ão medico já pensando que pode ser vesicula ou algo mais.Quem sabe de algum medicamento caseiro deixa aqui o nome,por favor.
    Obrigado.

  36. acabei de pegar o resultado de uma endoscopia duodenal e descobri a esofagite muito obrigado pela explicaçao agora vou tomar mais cuidado com o que vou comer e beber daqui para frente um otimo 2013 para todos

  37. bem eu gostei muito do que li,eu tenho essa doença,realmente esse site é tudo muito bem explicado,mas é o seguinte:por favor me ajudem!!será que ninguém sabe de um remédio caseiro?pois muito das vezes eles são eficazes.não aguento mas tomar omeprazol!!qualquer coisa pode enviar pro meu e-mail>[email protected] pode ser receita caseira ou quem sabe um remédio que fique de vez curado ok,obrigado

  38. gostei das explicações aqui contidas, pois fui diagnosticada com essa doença e através desse site tive explicações exclarecedoras. obrig

  39. Não tenho nenhum dos sintomas descritos, apenas uma dor abaixo das costelas do lado direito; fiz uma endoscopia e foi diagnosticado esofagite erosiva

    1. tome cuidado, eu estava sentindo essa mesmo dor fiz uma endoscopia e ñ deu nada,continuei com esse mau estar e depois fiz um exame de ultrason abdominal e deu pedra na visicula eu estava com mais de 16 cauculos biliaris q se chama pedra na visica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>