ESOFAGITE | Erosiva, causas e dicas

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > ESOFAGITE | Erosiva, causas e dicas

O que é Esofagite?

A doença consiste na inflamação, irritação ou inchaço que possa acontecer no esôfago do paciente, que é o tubo que leva a parte da boca ao estômago.

Essa enfermidade acontece por conta do refluxo gástrico, que, após o conteúdo do estômago manter contato com a mucosa do esôfago, gera a azia e também o gosto amargo na boca.

A doença tem cura, se realizado o tratamento correto. A doença acontece na seguinte sequencia: se o músculo do esôfago se abrir no momento errado, o conteúdo do estômago vai para o esôfago e em contato com a sensível parede do órgão, que gera as sensações de irritações, queimação e azia.

O maior problema para identificar a doença e iniciar o tratamento, é que as pessoas que sentem os sintomas, acham que está dentro da normalidade e não procuram ajuda médica. Com isso, o problema se arrasta junto com o paciente por anos e muitas vezes pode não ser diagnosticado. A doença não oferece risco de morte ao paciente, mas sempre, após as refeições causa incômodo e mal estar e por isso é importante prestar atenção aos sinais da doença, para procurar um tratamento e não ter sensações de irritação após as refeições.

esofagite erosiva

 

Como se adquire

A doença acontece, na maioria dos casos, em sequencia do refluxo gástrico, que se resume aos fluidos do estômago que contenham ácido.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como o uso excessivo de álcool, pessoas que fumam e também processos cirúrgicos ou tratamento de câncer para o pulmão.

Algumas pessoas que têm HIV ficam com a imunidade baixa e alguns medicamentos que fazem parte do processo de tratamento podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Algumas ações podem ajudar que a esofagite seja adquirida, como tomar café em excesso e sucos de tomate, laranja e abacaxi, por conta da acidez podem causar os sintomas no paciente.

 

Sintomas

A dificuldade em diagnosticar essa doença é por conta dos sintomas, que as pessoas muitas vezes acreditam ser normal, por ter se alimentado demais ou coisas desse tipo.

Dentre os principais sintomas destacam-se a dificuldade para engolir as refeições que muitas vezes são acompanhadas de dores, a sensação de queimação após as refeições, dores de garganta frequente e também a rouquidão.

Gosto amargo na boca e mau hálito também fazem parte da lista de sintomas da doença, mas o mais comum na maioria dos pacientes é a sensação de queimação e azia e por isso acontece à dificuldade em identificar a doença, pois as pessoas acreditam ser apenas um mal estar e não dão a devida importância ao sintoma da doença.

 

Diagnóstico

O diagnostico da doença é realizado com base no histórico dos sintomas, além de exames que incluem raio-X e endoscopia digestiva.

Em alguns casos é possível que o paciente possa se submeter a uma biópsia, que consiste na retirada de um pedaço pequeno do tecido do esôfago para realização de exames que vão confirmar ou não a doença.

estenose esofagite azia

 

Como é feito o tratamento

O tratamento da doença consiste em duas maneiras: medicamentos e também mudanças no modo de vida, que aliviam os sintomas.

Alguns casos que não possuem sucesso no tratamento com o uso de medicamentos, o paciente é submetido a processo cirúrgico, mas geralmente a medicação indicada pelo médico é capaz de solucionar o problema do paciente que sofre de esofagite.

Além da medicação o paciente precisa tomar alguns cuidados no dia a dia, que visão aliviar os sintomas da doença, como não de deitar em seguida após realizar uma refeição, evitar o consumo excessivo de refrigerantes, bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas. Neste caso, substitua por água ou suco, que é mais saudável e natural.

Se a doença não for tratada pode resultar em algumas complicações, que consiste em desenvolver uma úlcera esofágica no paciente, asma ou bronquite. Por isso, assim que identificado o problema é essencial iniciar o tratamento indicado pelo médico.

 

Como prevenir

A prevenção da doença consiste em pequenas ações no dia a dia, como não comer excessivamente e ingerir líquido com gás durante as refeições, por exemplo.

esofagiteA quantidade de comida em excesso causa a sensação de mal estar e azia, principalmente se a depois de se alimentar, a pessoa deitar. Essa ação causa a queimação.

É aconselhável que após a refeição, a pessoa espere ao mesmo o período de três horas para se deitar, pois com isso a digestão dos alimentos já tem sido feita e diminui as possibilidades de desenvolver os sintomas da doença.

No dia a dia, evite alguns alimentos que possam ajudar a desenvolver a doença, como alimentos gordurosos e frituras, furtas ácidas, muito café e bebidas gasosas, frutas secas e doces como cocada e doce de leite também são alimentos que contribuem para o desenvolvimento da esofagite.

Carnes magras e legumes bem cozidos já são os alimentos mais indicados para consumo, que afastam as possibilidades da doença.

Tags: , , , , , , , ,

18 Comentários

  1. Ana claudia suareis disse:

    Adorei este site muito importante, fiquei total mente interada do asunto e tire minhas duvidas, muito bom, obrigado a vocês!!!!

  2. YvonnePasta disse:

    Não tenho nenhum dos sintomas descritos, apenas uma dor abaixo das costelas do lado direito; fiz uma endoscopia e foi diagnosticado esofagite erosiva

  3. priscilla dos santos silva disse:

    adorei esse site; me ajudou como lhe dar com esse problema

  4. maria do ceu disse:

    gostei das explicações aqui contidas, pois fui diagnosticada com essa doença e através desse site tive explicações exclarecedoras. obrig

  5. zuleide martins disse:

    bem eu gostei muito do que li,eu tenho essa doença,realmente esse site é tudo muito bem explicado,mas é o seguinte:por favor me ajudem!!será que ninguém sabe de um remédio caseiro?pois muito das vezes eles são eficazes.não aguento mas tomar omeprazol!!qualquer coisa pode enviar pro meu e-mail>zumartins33@hotmail.com pode ser receita caseira ou quem sabe um remédio que fique de vez curado ok,obrigado

  6. jesiel lima disse:

    eu sei que tenho, mais vou fazer o tratamento

  7. elaine cristina disse:

    acabei de pegar o resultado de uma endoscopia duodenal e descobri a esofagite muito obrigado pela explicaçao agora vou tomar mais cuidado com o que vou comer e beber daqui para frente um otimo 2013 para todos

  8. cicero disse:

    gostei muito das informações no site tem muitas materia importante!!!!

  9. luci mara da cruz gutierrez disse:

    Ótimos os esclarecimentos. Fiquei satisfeita. Obrigada.

  10. Lucas pita disse:

    Muito obrigado pelo conselho médico, e passarei a visitar sempre este site.

  11. Néria Araujo disse:

    Tenho todos estes sintomas.Há muitos anos venho tomando medicamentos e nada de melhora,cabei foi na mesa de cirurgia que hoje esta fazendo 05 dias Não esta sendo nada facil a recuperação,minha boca esta azeda ,amarga ferindo de tanto acidez.Manhã retorno ão medico já pensando que pode ser vesicula ou algo mais.Quem sabe de algum medicamento caseiro deixa aqui o nome,por favor.
    Obrigado.

  12. socorro Quintas disse:

    Eu gostei desse site pois me esclariceu todos os meus sintoma. Ja vou ao gastro está semana, a precisa so saber o que posso comer.

  13. suelena souza disse:

    já sou diagnosticada, com esofagite, gostei do que li, me auxiliou á melhorar minha alimentação. Obrigada.

  14. velaine disse:

    se alguem quiser me endicar algum remedio caseiro estou a espera muito obrigado……….

  15. maria aparecida o arantes. disse:

    Me ajudou muito pois quando vi o resultado da biopsia do meu marido fiquei preocupada depois de pesquizar tirei as minhas duvidas e me tranquilizei.

  16. Omar Gonçalves disse:

    Gostei muito esclareci minhas dúvidas muito legal ( O Doutor Google é ótimo) .Agora sou menos ignorante em (Endoscopia Digestiva Alta ) Valeu muito Hein!!!!!!!!!!!!!!

  17. Renê disse:

    Gostei muito das informações, esclareceu algumas dúvidas a respeito das causas da esofagite.
    Tenho que iniciar o meu tratamento com o meu médico!!!

Deixe o seu comentário!