Dominio: saudemedicina.com
Chave: 4f41bbe26cb2150d3399d6abc90ed5833fd644bd
Hora do cache: 1466871772
Vida do cache: 1468095993
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: f9bc4ed353b966a60e9e5f09397305f5e150c0ad
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

ESOFAGITE | Erosiva, causas e dicas

O que é Esofagite?

A doença consiste na inflamação, irritação ou inchaço que possa acontecer no esôfago do paciente, que é o tubo que leva a parte da boca ao estômago.

Essa enfermidade acontece por conta do refluxo gástrico, que, após o conteúdo do estômago manter contato com a mucosa do esôfago, gera a azia e também o gosto amargo na boca.

A doença tem cura, se realizado o tratamento correto. A doença acontece na seguinte sequencia: se o músculo do esôfago se abrir no momento errado, o conteúdo do estômago vai para o esôfago e em contato com a sensível parede do órgão, que gera as sensações de irritações, queimação e azia.

O maior problema para identificar a doença e iniciar o tratamento, é que as pessoas que sentem os sintomas, acham que está dentro da normalidade e não procuram ajuda médica. Com isso, o problema se arrasta junto com o paciente por anos e muitas vezes pode não ser diagnosticado. A doença não oferece risco de morte ao paciente, mas sempre, após as refeições causa incômodo e mal estar e por isso é importante prestar atenção aos sinais da doença, para procurar um tratamento e não ter sensações de irritação após as refeições.

esofagite erosiva

 

Como se adquire

A doença acontece, na maioria dos casos, em sequencia do refluxo gástrico, que se resume aos fluidos do estômago que contenham ácido.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como o uso excessivo de álcool, pessoas que fumam e também processos cirúrgicos ou tratamento de câncer para o pulmão.

Algumas pessoas que têm HIV ficam com a imunidade baixa e alguns medicamentos que fazem parte do processo de tratamento podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Algumas ações podem ajudar que a esofagite seja adquirida, como tomar café em excesso e sucos de tomate, laranja e abacaxi, por conta da acidez podem causar os sintomas no paciente.

 

Sintomas

A dificuldade em diagnosticar essa doença é por conta dos sintomas, que as pessoas muitas vezes acreditam ser normal, por ter se alimentado demais ou coisas desse tipo.

Dentre os principais sintomas destacam-se a dificuldade para engolir as refeições que muitas vezes são acompanhadas de dores, a sensação de queimação após as refeições, dores de garganta frequente e também a rouquidão.

Gosto amargo na boca e mau hálito também fazem parte da lista de sintomas da doença, mas o mais comum na maioria dos pacientes é a sensação de queimação e azia e por isso acontece à dificuldade em identificar a doença, pois as pessoas acreditam ser apenas um mal estar e não dão a devida importância ao sintoma da doença.

 

Diagnóstico

O diagnostico da doença é realizado com base no histórico dos sintomas, além de exames que incluem raio-X e endoscopia digestiva.

Em alguns casos é possível que o paciente possa se submeter a uma biópsia, que consiste na retirada de um pedaço pequeno do tecido do esôfago para realização de exames que vão confirmar ou não a doença.

estenose esofagite azia

 

Como é feito o tratamento

O tratamento da doença consiste em duas maneiras: medicamentos e também mudanças no modo de vida, que aliviam os sintomas.

Alguns casos que não possuem sucesso no tratamento com o uso de medicamentos, o paciente é submetido a processo cirúrgico, mas geralmente a medicação indicada pelo médico é capaz de solucionar o problema do paciente que sofre de esofagite.

Além da medicação o paciente precisa tomar alguns cuidados no dia a dia, que visão aliviar os sintomas da doença, como não de deitar em seguida após realizar uma refeição, evitar o consumo excessivo de refrigerantes, bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas. Neste caso, substitua por água ou suco, que é mais saudável e natural.

Se a doença não for tratada pode resultar em algumas complicações, que consiste em desenvolver uma úlcera esofágica no paciente, asma ou bronquite. Por isso, assim que identificado o problema é essencial iniciar o tratamento indicado pelo médico.

 

Como prevenir

A prevenção da doença consiste em pequenas ações no dia a dia, como não comer excessivamente e ingerir líquido com gás durante as refeições, por exemplo.

esofagiteA quantidade de comida em excesso causa a sensação de mal estar e azia, principalmente se a depois de se alimentar, a pessoa deitar. Essa ação causa a queimação.

É aconselhável que após a refeição, a pessoa espere ao mesmo o período de três horas para se deitar, pois com isso a digestão dos alimentos já tem sido feita e diminui as possibilidades de desenvolver os sintomas da doença.

No dia a dia, evite alguns alimentos que possam ajudar a desenvolver a doença, como alimentos gordurosos e frituras, furtas ácidas, muito café e bebidas gasosas, frutas secas e doces como cocada e doce de leite também são alimentos que contribuem para o desenvolvimento da esofagite.

Carnes magras e legumes bem cozidos já são os alimentos mais indicados para consumo, que afastam as possibilidades da doença.

161 Comentários

  1. Carlos Renato disse:

    Ola, Boa noite! minha esposa sente muitas dores de estomago entalo e soluço. Só para quando toma bastante agua gelada.

  2. marcia disse:

    Fui diagnosticada com esofagite de refluxo, nao tenho azia , nem queimação, so sinto como se tivese algo presso na garganta e tenho sempre uma produção de muco como se fosse catarro, e hj amanheci com tonturas estou usando pantoprazol de 40 em jejum, e domperidona antes do almoço isso que sinto e normal alguem pode esclarecer minhas duvidas e sinto tbm um mal estar em direção a cavicula direita.

  3. Bom dia Meu marido fez endoscopia e deu alem da esofagite erosiva, , presença de fino vaso de cor azul em terço distal do esofago. Ele ta emagrecendo e não come mais como antes. Muito preocupada me ajudem.

  4. Neidoca disse:

    Ola , gostaria de dizer que o chá de espinheira santa realmente traz conforto para o estômago e que um gastro me indicou.

  5. Regilan Silva disse:

    Oi Pessoal,

    Nas últimas semanas comecei a sentir uma espécie de “vazio após as refeições”, e também em outras ocasiões que passava quando me alimentava. Também em algumas ocasiões sentia um queimor leve que subia do estomago até próximo a garganta quando comia ou bebia alguns alimentos. Não sinto dor, não tenho azias, refluxo não consegui perceber, somente por alguns arrotos que tenho.Procurei o médico, fiz a endoscopia e deu apenas a “Esofagite erosiva grau a los angeles”. O médico (por sinal um ótimo profissional, Dr. Emanoel Napumoceno) calmamente me explicou como funciona o aparelho digestivo, os diversos graus da esofagite, as consequência se não cuidar, o tratamento e acompanhamento que preciso ter a partir de agora para manter sempre no nível correto o funcionamento digestivo e não agredir o esôfago causando a esofagite. Fui receitado com Esomex (Esomeprazol 40 mg) duas vezes ao dia(em jejum ao acordar e antes do jantar) e também Domperix 3x ao dia antes das principais refeições. O tratamento é de dois meses. Além disto, recebi uma cartilha com mudanças de hábitos comportamentais e alimentação. Daqui a dois meses retornarei para avaliação e com fé em DEUS, espero está curado, embora ele me relatou que esta é uma doença que vai e volta, e que deve ser acompanhada, fazer endoscopia de tempos em tempos. Pessoal, que o bom Deus esteja abençoando cada um de nós em nosso tratamento.

    • Regilan disse:

      Oi Pessoal,

      Escrevi um comentário aqui no dia 09 de dezembro sobre o diagnóstico de Esofagite Erosiva Grau A. Pois então, durante dois meses fiz o uso de 2 medicamentos: Esomeprasol (2 vezes ao dia: em jenjum e a noite antes do jantar; e domperidona 3 vezes ao dia antes das principais refeições). Além dos medicamentos houve também mudanças alimentares e no comportamento como: não beber café, não comer chocolate, não comer alimentos picantes, frituras e gorduras, não beber bebidas gaseificadas, comer de 3 em 3 horas, mastigar bem os alimentos, não beber durante as refeições, elevar a cabeceira da cama (neste caso comprei um travesseiro anti-refluxo). Passado os dois meses do tratamento não tenho mais nenhum sintomas. Durante o período tive enjoos, gosto amargo na boca, garganta inflamada, sensação de estomago alto e pesado, arrotos etc. Hoje me sinto bem, voltei ao médico que me orientou a seguir as recomendações alimentares, posso beber meu cafezinho mas sempre com muita moderação. A receita dele é MODERAÇÃO. Em caso de desconforto posso tomar por alguns dias algum medicamento do tipo Pantoprazol, Esomeprazol e até mesmo o Omeprazol e depois suspender. Também fui recomendado a um nutricionista para elaboração de um plano alimentar levando em considerações o meu caso. É isso, previnir agora para evitar maiores problemas. Desejo a todos sucesso no tratamento de cada um e que Deus possa abençoa-los!

  6. neia disse:

    ha 2 anos fiz uma endoscopia deu gastrite e esofagite de refluxo o medico me passou domperidona e pantoprazol mesmo tomando o medicamento sinto queimação la garganta e um gosto muito ruim na boca as vezes amargo as vezes metálico também mau hálito sinto minha boca sempre suja posso escovar los dentes 10 vezes ao dia que não melhora sera que alguém pode me ajudar?????

    • Manel disse:

      Faz uns 3 anos que estou sentindo queimação, gosto ruim na boca, mau hálito, sensação de boca suja mesmo escovando várias vezes, boca seca, dores no tórax, sensação de algo preso na garganta, peso após as refeições, muitos gases e arroto muito, . Fiz um exame e deu Hérnia hiatal por deslizamento e esofagite de refluxo, já tomei domperidona, omeprazol, mezilium, lorotadina, dentre outros mais nada, preciso de ajuda, pois o que mais me incomoda é a boca seca e o mau hálito, que Deus nos abençoe, fiquem com Deus!

  7. Andtessa disse:

    Estou em crise desde agosto. O meu caso o emocional ajudou muito, mas tbm tenho gastrite e queimacoes na garganta, estômago e tosse seca. Tomo Tecta e Domperidona, mas ainda não vi melhora.
    O que mais me incomoda é a falta de apetite. Já emagreci muito.

    • CLAUDIO disse:

      Eu comecei com quadro de gastrite que evoluiu para esofagite não erosiva distal. Iniciei o tratamento com Ranitidina 150mg, suco de couve com água de coco natural em jejum, fiz isso por dois meses e a gastrite chegou ao fim onde pude comprovar através da endoscopia. Agora minha luta é contra esofagite que estava inflamada e me sufocava a noite, sensação de infarto e eu corria logo para o pronto socorro.
      Não como nenhum tipo de banana e nem laranja e frutas acidas, levando a dieta a serio sem café e tudo que prejudica. Se não melhorar dentro de 3 meses vou pedir uma cirurgia pois tenho medo de virar câncer.

      Desejo melhoras para todos !!

  8. Blina disse:

    Gente sinto tudo isso que todo mundo aqui quase comentou, mas ainda não li alguém falar sobre os vômitos costantes e isso me preocupa pq eh como se eu tivesse bulimia nada permanece no meu estômago e eu não sei mais o que fazer ja fui diagnosticada e o médico ja me passou o prazol so que nem o remédio tow conseguindo segurar eh eu tomar e vomitar, não sei o que está acontecendo comigo mas realmente não consigo mais conviver com essas dores e comecei a vomitar de fato o tempo todo depois que tomei o prazol antes vomitava as vezes agora eh o tempo todo depois que como algo… já fui no médico e ela me fala o de sempre… só que como estou estudando em uma cidadezinha e o acesso a rede de saúde e péssimo faz um tempinho que não vou e não relatei os vômitos constantes depois que eu como algo… alguém se identifica? Me ajudem

    • Marina disse:

      Oii, então eu passei por isso. Foi em um dia que comi queijo e tomei café. Foi tomar isso e atacou. Convivo com a esofagite a 8 anos porém moderei minha alimentação e só quando abusava um pouco me atacava e eu vomitava. Nesse dia do queijo, eu comecei andar curvada e sentir muita queimação da boca do estomago ate a garganta. Até que comecei a vomitar tudo! Até os remédios que me davam. Chegou uma hora que estava vomitando a mucosa do estomago e passei 2 dias com fortes dores vomitando e nem dormir conseguia, ia para o pronto-socorro me davam dramin e soro na veia e me despachavam pra casa. Precisei internar e fizeram a endoscopia e cheguei a esofagite distal erosiva grau c de los angeles. Foi passado domperidona de 8 em 8 hrs e omeprazol de 12 em 12 hrs. Querida, você precisa o mais rápido possível de uma endoscopia novamente e se tratar. O meu caso eu poderia ter espalhado suco gastrico pelo corpo, então você imagina… Agora estou bem melhor. Ainda da incomodo e tals. Se quiser, tente tomar o domperidona ao menos meia hora antes de suas refeições, ele mantêm a comida no estomago. Mas melhor se for ao médico.. eu espero ter ajudado em algo. (:
      Melhoras!

    • Gisa disse:

      Poxa, vida!
      Sinto a mesma sensação, em 5 dias perdi 6kg, estou sem roupas, rs, estou sem apetite, isso me dá uma aflição, quando me encontro aflita ou com o sentimento alterado, meu estômago grita, incha, sinceramente me preocupo, porque li bastante comentários aqui e me deixa preocupada a quantidade de pessoas aflitas como eu. Blina procure imediato um recurso médico, porque é o melhor que se possa fazer para realmente ter a certeza do que está acontecendo conosco.

    • ROMILDA disse:

      quem tem problema de esofagite, gastrite, refluxo, deve procurar também uma nutricionista funcional, retirar leite e derivados da alimentação, café, chocolate, temperos fortes, alimentos industrializados, entre outros.

  9. Vania disse:

    Gente, tem que cuidar, pois se o suco gastrico danificar as paredes do esôfago a coisa pode ficar mais complicada do que se pensa. Também tenho crises com dores fortissimas, como o colega disse acima, parece que vou morrer… Adoro pimenta, abacaxi, banana, laranja e tudo isso provoca a queimação dos infernos. Guaraná, nem posso olhar que ja passo mal. Percebi que as crises ocorrem mais à noite, assim que me deito. Então preciso ficar sentada, quando dói muito o que me alivia é um copo de leite gelado com 2 bolachas de água e sal. Como sou inimiga de ingerir quimicas, mudei meus habitos alimentares e percebi que depois que parei de comer carne melhorei muito, prefiro laranja lima à outras frutas ácidas, suco de melancia também é um aliado na dieta. Se cuidem pessoal.

  10. Boa tarde, eu estou sofrendo muito , dores muito forte no meio das mamas da traqueia até o estomago, ; tenho esofagite erosiva, refluxo, hernia hiatal, gastrite erosiva, desde meus 22 anos comecei com uma gastrite leve, 6 meses depois difusa, sempre com medicações conforme os medicos mandavam, já fiz uso de tudo quanto é medicação, hoje aos 60 anosnão aguento mas o sofrimento desde 2006 que tudo se complica na minha saúde; gostaria de pedir ajuda a um medico gastrico, pois além de ter esses problemas, sou , cardiaca, diabetica e tenho distúrbios psiquiatricos, mas conciente de tudo e fazendo meus tratamentos com os medicos devidos;tomo; pantropazol de 40mg, ;maleato de trimebutina de 200mg; furosemida de 40 mg; espirinolactona 25mg,; losartan 25 mg; AAS. glimepiridade 2 mg; sinvastatina de 20mg; carvedilol 6,25mg, fluoxicetina de 40mg; clonazepan, . acho que com tantas medicações a unica indicação pra mim seria uma cirurgia para refluxo, hernia hiatal, será que algum medico podefazer isso pra mim pelo sús, sou aposentada com salário minimo se pudesse já teria pago e ficado livre desse sofrimento de muitos anos.obrigada.

  11. Thiago Pacheco disse:

    Bom dia pessoal, minha esposa foi diagnosticada com esofagite de grau a. Sou estudante de bioquímica e de fitoterapia, alguns podem achar absurdo e até me ridiculariza… mas em momento algum o que informarei a seguir irá substituir um tratamento indicado por seu médico, mas como já conheci muitos casos sobre muitas enfermidades que podem ser tratadas com substâncias simples, alguns tratamentos acabam agravando outras coisas no organismo. Minha sugestão é que se mastigue a sementinha da Erva Doce que se encontra em quaisquer quintal da casa da vovó, antes de cada refeição. Verão que na mesma hora sentirá a diferença. Outra planta tbm utilizada para este caso já é mais difícil de encontrar é o Olmo-Vermelho, que pode ser encontrado em floras… Como disse antes, e apenas uma sugestão, nunca dispense um acompanhamento médico, mas não acredite em tudo logo de cara. Fica a dica.

  12. GUSTAVO disse:

    Bom gente eu sofro de esofagite e gastrite, já fiz diversos tratamentos, ja gastei mundos de dinheiro. Acontece quem tem essa doença não pode engordar, o indice de gordura no corpo tem q ser igual a zero. Estava melhor, mas ai engordei e ai ferrou tudo. Sinceramente o que mais quero é que o médico me indique cirurgia, não aguento mais fazer dieta. Já estou a meses assim.

  13. Vera lucia disse:

    Tenho gastrite grau a e refluxo. Tomo omeprazol já a vários anos já conversei com o gastro que não quer passar outro medicamento. Quando tenho uma crise parece que vou morrer são horríveis. Mas o que me chama a atenção é que sinto muita fome e quanto mais fome sinto mas ruim fico. As vezes parece que tem agulhas na boca do estômago ai num tem jeito tenho que ir para o pronto socorro. gostei muito do site

    • Elayne disse:

      oi vera lúcia. estava lendo os comentários e o seu me chamou atenção, quando vc disse que uma das suas crises de gastrite vc já foi para o hospital, nossa! fiquei preocupada pq eu também tenho gastrite e agora voltou a esofagite.. vc sente muita dor, tem sangramento? já faço tratamento com pantoprazol a mais de 6 anos.. é sempre assim.. vai e volta. volta a crise quando abuso dos alimentos que não posso comer. tentação rsrs .. mas eu me preocupo em um dia precisar ir para o hospital, acho q nunca fui em nem uma das crises nesses 23 anos de gastrite..tenho isso desde dos 14 anos.. e sofro muito com esse problema. agora, passei em um gastro ele falou pra eu fazer dieta e parar aos poucos de tomar o pantoprazol aff não sei como vou conseguir.. pq meu estomago é muito sensível. estou tomando suco de couve antes das principais refeições.. espero que ajude muito..

    • Valdesir disse:

      Estou com o mesmo problema que vc a quase 3 anos. Ja tomei todos os remédios que vc possa imaginar. Omeprazol, pantoprazol, esomeprazol,esop,domperix,etc. Nada resolve. Faz uma semana que eu comecei uma dieta que me indicaram, suco de repolho. Em uma semana tomando isso eu percebi uma melhora de mais ou menos 70%, coisa que nenhum remédio fez por mim. Acredito que daqui a um mes estarei curado e nao serei mais refem de anti ácidos todo dia. Se quizer experimente vc nao vai se arrepender. A pessoa que me indicou o suco de repolho ja estava com ulcera e hoje esta curado. Te garanto vale apena experimentar. Coloque algumas folhas de repolho um copo de água e um pouco de açúcar e bata no liquidificador de 2 a tres veses ao dia durante um a dois meses.

    • djalmo disse:

      amigos olhem essa reportagem ajuda muito e ate cura o limão e a espinheira santa ajuda no tratamento de esofagite e ate ulcera confira vcs mesmo melhoras a todos eu tenho esofagite grau b de los angeles e ajuda muito!!

  14. Goretti disse:

    Estava sentindo muita azia e dores nas costelas do lado direito, com arrotos constantes, então fiz uma endoscopia, a qual deu como resultado Esofagite erosiva Grau I e hérnia hiatal, agora vou a luta pra ficar curada, se Deus quiser, gostei muito deste site, pois me esclareceu sobre remédios caseiros e caminhos para deter a doença, sei que agora depende de meu esforço quanto a seguir conselhos de pessoas que tem ou tiveram o mesmo. Valeu!!!

  15. amarildo disse:

    goataria de saber de alguem ou de algum médico quanto tempo dura o tratamento de esofagite erosiva do grau a de los angeles e também de hernia de hiato abraço.

  16. luciavalenca disse:

    tenho esofagite distal leve se não fazer dieta não melhora faço dieta direto!

  17. Carlos Pozzi disse:

    Tenho dores eventuais no estômago, com inchaço, a dor passa no dia seguinte. Fiz a endoscopia e Esofagite Erosiva Distal Moderada – Classe A de Los Angeles. Vou levar o exame ao médico.

  18. mazynha disse:

    Boa Noite

    Fiz endoscopia e o resultado foi gastrite e esofagite, estou com muita dificuldade para engolir, parece que vou me engasgar até com agua, fico muito tensa porque sinto que estou me alimentando mal, tenho fome mas não consigo comer, alguém já teve este sintoma?

    • Jéssica disse:

      Estou desesperada, ja tomei domperidona , omeplazol hidróxido de aluminio e continuo com sintomas, o pior é a dor no esofago quando a comida ta passando, por favor alguem ai pode me ajudar, alguem ja sentiu isso.

      • ana souza de brito disse:

        eu quando estou com essa dor ,eu tomo 20 minutos de comer ..o remedio chamado rinitidina ….fonciona . O certo e tomar de 8 em 8 horas ….

      • BEn disse:

        Jessica, no começo eu sentia isso, a doutora me indicou tomar omeprazol e digeplus durante 30 dias aliado de uma dieta balanceada, sem gordura nenhuma e cortando refrigerante e também evitando beber durantes as refeições, estou fazendo a dieta recomendada e hoje já nem tomo remédios e me sinto bem melhor, aliás você já foi em um médico ? fez uma endoscopia ? jamais tome remédios sem consultar um médico, pois pode agravar o seu caso e mascarar um problema maior. Estimo melhoras a você !

    • eneida disse:

      olá;
      sim;eu tenho tudo isto!
      e verdade;até agua engasga mesmo;eh horrivel…..estou passando fome;pois não dá p comer quase nada.Com isso a gente fica fraco….mto ruim.
      Tb fui diagnostica com esofagite erosiva grau 1 e hernia hiatal…além de gastrite

    • Billy disse:

      EU ESTOU ASSIM COMA EM PEQUENAS QUANTIDADES E MASTIGUE MUITO.

    • Cristiano disse:

      Olá Mazynha,gostaria de saber se vc já está melhor de sua esofagite pois também estou com essa doença e queria uma dica sua para aliviar os sintomas.

  19. antonio donizeti disse:

    Tenho esofagite erosiva grau a e acordo toda madrugada com dor. Qual medicamento vocês sugerem para eu tomar?

  20. Xavier Borba disse:

    ola ,

    Fui diagnósticado com esofagite erosiva distal ( grau B ), gastrite erosiva de antro e hiperemia. edema e erosões no reto distal .

    Como devo proceder ?

    Aguardo sugestões !

    obrigado , Xavier

  21. A ALIMENTAÇAO É FUNDAMENTAL DIETAS PASSAR NO MEDICO É TER FÉ EM DEUS .

  22. Renata disse:

    Prezados,

    Gostaria de saber o que devo fazer pois tenho refluxo gasrtroesofágico, gastrite e esofagite grau A de Los Angeles. Já tomei vários remédios e nenhum passa.

    Eu arroto toda hora devido ao refluxo. Não como quase nada porque tudo me dá refluxo.

    Grata,

    Renata.

    • Estela disse:

      Na frente da porta de entrada da Santa Cas no centro tem uma barraquinha que venda uma coleção de ervas medicinais , faço uso dessas ervas a muitos anos p/ o meu problema de falta de ar , utilizo como remédio, vou até lá descobrir uma boa erva p/ chá p/ o meu marido que tem grau B .

    • Everton Ricci disse:

      Olá,

      Tenho o mesmo problema, vou passar dois tratamentos.

      O convencional: O médico mandou eu tomar prazol 30mg em jejum durante 2 meses.

      Alternativo: Chá de espinheira santa todos os dias até melhorar.

      Seguem dois vídeos que acho muito interessante:

      https://www.youtube.com/watch?v=88dnBzfWLuA

      https://www.youtube.com/watch?v=1S-g4VZAW2c

    • celso disse:

      RENATA TENHO OS MESMOS PROBLEMAS QUE VOCE,MAS PARA VOCE FICAR UM POUCO MELHOR TOME OMEPRAZOL 20MG. TODO DIA EM JEJUM OK DEPOIS DAS REFEIÇOES TOME UM ANTI-ACIDO OK BOA SORTE EU MELHOREI MUITO DEPOIS QUE TOMEI ESTES MEDICAMENTOS.BOA SORTE DEPOIS QUE VOCE TOMAR ESTES REMEDIOS ME DICA COMO VOCE ESTA OK BOA SORTE NOVAMENTE E UM GRANDE ABRAÇO CELSO.

      • Fatima disse:

        acabei de abrir meu exame, tbm estou com Esofagite Erosiva e Gastrite endoscopia leve
        Em meu exame diz que estou com uma bactéria H. pylori, li todos os comentários e não vi ninguém com isso, será que essa bactéria não tem relação com a doença?
        alguém pode me ajudar? meu médico só vai me atender daqui 15 dias
        Eu não sinto dor, às vezes uma indisposição estomacal.

        • Poliane disse:

          Também fui diagnosticada com essa bactéria. O médico passou antibióticos bem fortes e fiz o tratamento. A gastrite está ligada a Helicobacter Pylori. Eu fiz o tratamento, mas dependo de dieta para o resto da vida, o médico mandou evitar refrigerantes, massas, doces, pimenta, feijão tropeiro, café, todo e qualquer alimento que contenha chocolate, frituras, bebidas alcoólicas etc… A bactéria já não existe, mas sem dieta qualquer tratamento é inútil. Semana retrasada bebi refri aliado a churrasco e o resultado? No dia seguinte acordei gritando de dor, tive que ir para o hospital tomar medicamentos na veia além de 1l de soro. Nas minhas crises que duram em média de 4 a 6 dias eu sinto muito dor em toda a região da barriga, acompanhado de vômito, que ocorrem de meia em meia hora. Nessa última crise perdi 5 kg em 6 dias… A coisa é séria colega… Pelo visto sua gastrite é muito mais leve que a minha, mas achei que valia lhe dar o conselho da dieta… Boa sorte aí! Abc.

    • procure um gastro vou lhe indica uma medica a qual me tratei dr silvia clinica ergo
      tel 3641-9567
      espero q tenho ajudado

    • Joao de Deus disse:

      Renata procure um Gastro vou indicar um, pois, tive o mesmo problema e ela me curou.
      Dra.Naylé Villella Leite, tels. 21.3269-5042 e 21-2492-8458, boa sorte.

    • Estela disse:

      Vou procurar uma erva medicinal que possa te fazer bem assim como p/ o meu marido

    • Mad disse:

      Omeprazol e Pantoprazol são muito fracos pra esse tipo de doença,aconselho o uso de Esomex 40mg.Mesmo que seja bastante caro,ele é potencial pra esse tipo de doença. Motilium antes da refeições também.A postura também é um aliado,mesmo que não se possa deitar após comer,sentar-se com a caixa torácica apertando o estomago,ou seja,sentar-se inadequadamente torto com o peito sobre a barriga agrava muito as dores,muitas pessoas pegaram Esofagite por conta dessa má postura.

    • maria disse:

      0i meu nome e maria tambem tenho esofagite de refluxo de grau 1 de los angeles fico muito ruim tambem mas de uns dias pra ca estou sentindo mas melhor estou fazendo a dieta emagrici uns 5 k tem dia amanheco fraca mas o refluxo melhorou um pouco tomo muita remedio caseiro e agora eu estou bem melhor com o gengibre mastigo ele cru durante o dia e a noite tambem nao e muito tipo uns pedacinhos poe na boca e mastiga minha garganta nunca mas enframou tira o mal halito e melhora o refluxo pesquisa la sobre o gengibre

    • SELMA LIMA SANTOS . disse:

      Boa noite
      Ouvir dizer que chupar mangada melhora, mais tem que ser um pouco verde e um pouco madura

    • Tânia Maria disse:

      Olá querida sei o q é isso, pois tenho.Passei a usar a batata do reino ralada todos os dias pela manhã.É assim:
      Vc descasca, rala e espreme em um pano e bebe o sumo pela manhã em jejum. Depois disso não sentir mais nada. Minha prima ficou boa só fazendo isso durante um ano. Espero q lhe ajude.

  23. Markson dias disse:

    Estou com gastrite, esofagite grau a los Angeles e Hpilory, já estou com isso a 5 meses, tomando omeprazol e remédios caseiros, mas ate agora nada, e muito ruim, dores diárias, nervosismo, bolo na garganta que dificulta ate pra engolir, dores musculares, dor no peito, as vezes perto da clavícula esquerda, agora estou com calor maior que o de costume, já perdi muito peso. Queria alguma coisa pra me curar de vez.

    • Tenta tomar Domperidona (Motilium ),os medicos recomendam para Refluxo.

    • maria de fatima dos santos disse:

      h pilory é um bacteria que só se mata com antibiotico,melhor pedir pro médico,e fazer o tratamento direitinho.isso é serio,e dieta alimentar tb.meu sobrinho eve essa bacteria,e teve que fazer restriçao a uma serie de alimentos,a comida só podia ser temperada com sal.alho e cebola nen pensar,frutas acidas,café ,fumar,bebida alcoolica,tud isso é veneno,pra quem tem esse problema.

    • leandro disse:

      cara eu tb sinto esse nervosismo e dor no peito, parece um ataque cardiaco, e notei q é logo apos comer algo. estou tomando omeprazol e vou atacar o gengibre pois ja notei alguma melhora.

    • Alex disse:

      Estou tratando a 4 meses com esomex 40mg e até agora nada de melhorar…normlmente em outras vezes tomando 1 mes apenas ja estava melhor…..

    • Marilene disse:

      Estou sentindo tudo isso e so perdendo peso. uma queimação horrivel na garganta e todas essas dores musculares, Gostaria de saber de algum remedio natural para isso,

  24. Ronan disse:

    Tenho essa doença a 8 anos, eu trato e sou curado mas o que falta é uma reeducação alimentar. Entre os sintomas informados eu soluço por vários dias consecutivos, são mais de 900 soluços por hora e 21600 por dia. Quando a crise vem eu não tenho qualidade de vida, evito está com as pessoas, tem diversos comentários, beba água que passa, segure a respiração, come açúcar, fico improdutivo, minha esposa não dorme por causa que passo a madrugada toda soluçando.

  25. nelson vasco disse:

    obrigado pelas informações

  26. Tonie Vitorino disse:

    Gostava de saber se a hérnia do esófago provoca tonturas e sensação de enfartamento?

    • Anderson disse:

      Sinto muita dor diariamente tontura as vezes a noite pareço.q vou ter um infarto n consigo dormi tenho esofagite erosiva a los angeles,hérnia hiatal pequenas proporções,gastrite endoscopica enantematica leve,bulboduodenite enantematica leve.alguém poderia me ajudar?já tomei vário medicamentos.e n consigo a cura aguardo sugestões…

      • Jefferson disse:

        Tenho tudo isso que você falou, exceto hérnia hiatal. O médico me receitou Domperidona e Pantoprazol, estou tomando a três dia e espero que esses sintomas passem logo. É horrível!

  27. Bom,muito bom o site tenho um amigo da igreja que ja deu AVC (ACIDENTE VASCULAR DO CERÉBRO),então minha mãe “cuida dele” e ele é ex-fumante e ex-alcoólatra e estava tendo muitas dificuldades de engolir então,procuramos saber oque é e o caso dele e já no Acentuado e não sabiamos o significado e o site ajudou bastante recomendo a todos 😉 eu procurei em vários sites e não achei nada que explicasse oque era e aqui tive explicações ótimas obrigada ! 😉

  28. jose roberto disse:

    Me ajudou muito pois ao ler a Endoscopia do meu pai esse era diagnosticado então fique curioso pra saber o que provoca medidas a ser tomadas e etc tirei todas as minhas dúvidas. Parabéns pelo site muito ótimo.

  29. tereza cristina disse:

    Recebi minha endoscopia com um lado de Esofagite severa grau D Los Angeles,fiquei nervosa.Mas qdo li o site aprendi bastante.

    • Mauro gardel disse:

      Boa noite! tome em jejum água de batata inglesa, pegue duas batatas pequenas, bata no liquidificador com um pouco d’água.

      vc terá uma excelente melhora

  30. Fabiana disse:

    Tenho também a doença esofagite erosiva e Gastrite leve enfim so deus pra nos libertar

  31. Francisco Carlos disse:

    Tenho gastrite enantematosa+ Esofagite, Estas doenças podem causar perda da voz?

  32. antonio cravinho disse:

    Tive este diagnóstico: esofagite erosiva e duodenite erosiva, vou usar a espinheira santa.

  33. Nayara disse:

    Tenho esofatite, refluxo e gastrite. As vezes tenho crise de dor entre as costelas (embaixo do externo) só passa com buscopan, fiz endoscopia e foi diagnosticado esofagite! Tenho a mais de um ano, fiz tratamento com remédios mas continuo com ela. As crises diminuiram, mas as vezes tenho crise. Tenho uma alimentação a base de dieta, nao fumo, nao bebo, sem frituras, refri, massas, mas infelizmente a esofagite e a gastrite me acompanham.

    • wenderson disse:

      Uma dica para a cura da gastrite.

      Banana prata verde cortada em rodelinhas, coloca na agua e faz uma conserva só com agua e a banana prata, coloca na geladeira, beba umas 5 vezes ao dia. Fica um pouco amarrenta mais é um remedio infalivel.

      Que DEUS abençoe.

    • Simone disse:

      Oi Nayara tbm tenho dor entre as costelas podemos trocar informações.

  34. valdevino gomes disse:

    estou com esofagite grau B classif. los ang, hernia de hiato por deslizamento grau I, pangastrite anatematosa leve, pólipo gastrico polipectomia, qual o melhor tratamento para mim, como devo prodeder, e alimentação. obrigado

  35. danielly abreu disse:

    Fim uma endoscopia e atestou q estou com h.pulori e esofagite digital moderada não erosiva. E sinto muita queimacao no meu dia dia. Eu gostaria de sabe se a pessoa que tem a h. Pylori o fluxo de queimacao e maior ?

    • adriana disse:

      Olá. ..Já tive essa porcaria duas vezes e é triste mesmo….muito mal estar..azia..queimacao. …e pior …Não sei se o tratamento é pior que a bactéria. …mas tenha postura e faça o tratamento. .Não é fácil mas melhora.todo ano agora preciso repetir a endoscopia. …mas vivo com esofagite. ..e meu tratamento continua…Boa sorte.

  36. Vera Lucia disse:

    Explicações e orientações claras… É importante que ao sentir qualquer um dos sintomas se faça a endoscopia e caso o resultado detecte a esofagite sejam observados os cuidados alimentares e tratamento correto para sanar a adoença.

  37. vailson disse:

    Gostei muito desse sate ,estou cm esse problema ,mas deus vai mim ajudar!!!!

  38. Rodinei disse:

    Curei meu problema de estômago com chá de espinheira santa, é ótimo! Resolve mesmo

  39. lucia da costa disse:

    Foi diagnosticado q eu tenho Esofagite erosiva A de Los Angelis e tbm Gastrite enatmática leve de antro, meu caso indica cirurgia, é importante encontrar respostas pra entender melho r o q é essa doença, continue á nos ajudar eu nunca fui uma pessoa exagerada na alimentação, e nem mesmo em bebidas de álcool ou refrigerante, não entendo porque fui premiada com isso, estou me tratando com um remédio Tecta 40mg tenho me sentido melhor mais nã o curada, tudo q eu puder saber sei q vai me ajudar e tbm á tantas pessoas que sofrem com essas doenças!!!

    • Joelma disse:

      Gostaria de saber se vc vai fazer cirurgia,pois tenho o mesmo e meu médico só me receitou ranitidina 40 mg não vejo melhora!!

      • eneida disse:

        olá;eu ja tomei de tudo;inclusive ranitidina;e agora nada mais faz efeito. Eh horrivel para dormir;não dá pra comer nada;tem sempre akela dor no peito. Eu kero a cirurgia;pois na minha endoscopia deU: GASTRITE LEVE;ESOFAGITE EROSIVA GRAU 1 E HERNIA HIATAL…..eu ja esperava algo assim;pois venho passando muito mal. A rouquidão tb eh um sintoma;e eu tb sinto mta fraqueza e cansaço;e soube q pode ser tudo destas 3 doenças. Enfim;segunda levarei o exame p o gastro;e tenho quase certeza q meu caso eh cirurgico. Depois conto a vcs!!

    • eneida disse:

      olá;eu comecei faz uns 3 anos com azia;queimação e a comida ”voltava”. Procurei um clinico geral;fiz tratamento com omeprazol e Motilium.Fikei bem por um ano;até q começou tudo d novo;desta vez com barriga inchada;e mta dor entre as costelas. Cheguei a ter uma crise grave de asma;e agora descobri q foi por causa da Esofagite;q foi provocada pelo refluxo. Os remedios normais(omeprazol;antacidos;Motilium e Ranitidina);não me fazem mais efeito. Tb descobri q tenho Hernia D Hiato;fiz endoscopia semana passada. eNTÃO agora possivelmente meu caso vai ser cirurgia;pois não tem nada q alivie….o estranho eh q eu não bebo;faço exercicios;e não fumo;então não sei porq aparece isto. Eu prefiro operar agora;pois do jeito q estou eh mto sofrimento….

  40. patricia weschenfelder disse:

    gostei de saber que nao e uma doença grave e esclareci minhas duvidas
    agora e so inicia o meu tratamento.

  41. Maria Betania disse:

    Eu tive uma dor muito forte no peito e fui para o hospital, fiz todos os exames para o coração inclusive cataterismo,resultado tudo bem, hoje fui para um cardiologista e ele passou a endoscopia. Tenho essa dor embaixo da costela do lado direito ja há muito tempo. Sofri muito e a dor é horrivel. Agora vou fazer a endoscopia nessa quarta feira. Gostei muito dessa explicaçåo obrigada.

  42. Ana Amorim disse:

    Gostei do que li e achei muito importante o conteúdo. Mas eu não tenha nada desses sintomas foi só curiosidade. Já tive a muito tempo essa tal de ESOFAGITE, Mas Graças a Deus eu já estou curada. Muito obrigada pela informação.

  43. sandra bettini disse:

    quero saber se o suca da batata realmente é bom para esofagite erosiva

  44. eu disse:

    Muito obrigado pelo conselho

  45. betty disse:

    Gostei muito do q li… no site…. ja faz seis meses q descobre essa maldita doença.. nao e facil .aq pode exclarecer muitas duvidas faço tratamento mais nao alcansei o sucesso mais tenho fe em Deus q vou consegue

  46. Carlos André disse:

    Foi muito boa a explicação e me ajudou bastante já que fiz o exame hoje e só vou levar ao médico na consulta da próxima semana. Mas tenho uma pergunta: Tenho uma leve protuberância na altura do estômago, será que isso te a ver com a doença em questão?

  47. Messias disse:

    Fiz uma endoscopia e foi diagnoticado esofagiete! Os sintomas são realmente esses descritos no site! Muito bom a explicação das causas e sintomas!

  48. Neto disse:

    Eu estou com ESOFAGITE EROSIVA GRAU B , estou fasendo o tratamento porem eu fumo , tenho medo que daqui a 3 meses quando acabar meu tratamento não possa fumar , e beber mais 🙁 , OBS: QUANDO CRIANÇA TIVE REFLUXO , alguem conssegue me responder se apos o tratamento vou poder ter o lazer de fumar e beber novamente?

  49. joebistem prazeres dos santos disse:

    gostei muito das informacoes pois estava precisando obrigado

  50. Rodrigo disse:

    Tenho os mesmos sintomas ainda vou fazer endoscopia dizem que e horrivel fazer esse exame

  51. geane prado disse:

    adorei esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a doença , já estou fazendo o tratamento com gastro valeu !!!!

  52. Lucihellen disse:

    Minha tia tem esse problema,ela sofre muito,me ajudem,não aguento vê-la sofrendo,ela esta magrinha,gosta de comer tudo e restrita,esta mal… porfavor,algum cha para aliviar as dores no estomago causadas pelos vomitos…me ajudem!

  53. andrea disse:

    Fui diagnosticada com esofagite a uns dois anos atras, fiz tratamento com omeprazol, e mudança de habito, mas de domingo para ca, tenho passado mto mal, principalmente apos me alimentar, me da uma falta de ar, uma especie de amortecimento na regiao do pescoço isso poderia ser sintomas da esofagite?

  54. vagner disse:

    Tomem cha de espinheira santa 3 vezes ao dia sempre antes das refeicoes nas casas d ervas encontram com facilidade boa sorte

  55. carlos alberto disse:

    Amigos boa noite, depois de eu ter feito este exame, a medica me falou que eu estava com cance, sem antes do resultado da biopicia, resultado contou que eu estava com esofagite, cuidado n confiar em qualquer medico, espere o resultado dos exame, um forte abraço á todos

  56. ja em uns anos sinto muita dor de estomago passei com o medico me disse que e por causa do nervoso
    e ansiedade tinha dado no exame a dois anos atraz intiricia conforme ficava nervosa ou anciosa doi…

    mas fiu vendo que nao passava tinha dia que eu tava bem calma mais doia…passe no medico este ano e deu esofagite e gastrite nao me lembro do resto… e pedra na visicula

  57. Eliene disse:

    Eu acabei de receber meu diagnostico do medico de esofagite, fiquei super nervosa e amei que o medico estava me enganando, mais entrei neste site e percebi que não eh tão grave, basta fazer o tratamento direitinho e tudo se resolve… Ufa. Vales gente, vcs me ajudaram mto com as informações.

  58. Mirabe disse:

    se for diagnosticada a esofagite, e continuar com a ingestão de alcool o que pode acontecer?

  59. acabei de pegar meu exame de endoscopia e deu esofagite, mas ao contrario desses sintomas citados acima eu tenho salivação esxiva dia e noite algém pode me dar uma dica pra acabar com isso

  60. andreia disse:

    as vezes os sintomas pode confudir mesmo , e ate dificultar o diagnostico por isso e necessario fazer exames.

  61. Márcia disse:

    Eu estou fazendo tratamento há mais de três meses e até agora não consegui me livrar desse mau, preciso urgentemente de um remédio caseiro, alguém por favor…

  62. Renê disse:

    Gostei muito das informações, esclareceu algumas dúvidas a respeito das causas da esofagite.
    Tenho que iniciar o meu tratamento com o meu médico!!!

  63. Omar Gonçalves disse:

    Gostei muito esclareci minhas dúvidas muito legal ( O Doutor Google é ótimo) .Agora sou menos ignorante em (Endoscopia Digestiva Alta ) Valeu muito Hein!!!!!!!!!!!!!!

  64. Rei$# disse:

    *** E$ofagite?
    Suco da baba da babosa com endro(suco) a noite; se for grave; de 5×5 mnts uma colher de sopa; qd melhorar, diminua.
    Durante o dia, àgua de argila, evite se tiver constipação intestinal. (faça a dieta p gastrite).
    Da CAPital.

  65. silvio disse:

    Eu fui submetido a uma endoscopia e o resultado foi Esofagite Erosiva grau A.
    O que me encucou é que os sintomas que eu tenho são dores abdominais do lado esquerdo logo ao lado do ungido, normalmente após o café da manhã, e também após comer sobremesas doces.
    Qual seria o diagnóstico?

  66. francisca maria da conceicao disse:

    alguem me ajuda por favor

  67. francisca maria da conceicao disse:

    estou muito preocupada endoscopia deu esofagite erosiva e pangastrite

  68. tenho esofagite erosiva ……3 em 3 meses……no momento tosse seca e pigarro….gostaria de saber se tem uma clinica p min poder fazer cirurgia ou tratar….tenho q mudar meus habitos tambem…….

  69. cláudia disse:

    Obrigado por tirar minhas duvidas foi bastante proveitosa

  70. daniele aparecidacostaribeiro disse:

    adorei descobri sit foi muito saber nao e tao grave oque eu pensava muto obrigada

  71. geralda disse:

    fique satisfeita com as informações, tive ensofagite no mes passado e agora sinto os mesmos sintomas
    o que devo fazer ou tomar, ja fiz até tratamento para bactéria h pylori recentimemte.

  72. Thiago Souza disse:

    Muito esclarecedor.
    Pra quem nunca tinha ouvido falar nessa doença, até que deu pra ter uma noção do que se trata.

  73. iris ribeiro disse:

    Amei todos os comentarios…..mas encontrei um site explicando o poder do limao espremido puro em jejum. Ando passando muito mal disso, ja fiz endoscopia e tratamento..mas melhorou e voltou. Agora estou tentando o limao, que segundo as pesquisas e poderoso

  74. Manuel Felix disse:

    Tambem preciso 1ajuda sinto me dores de cabeça e amargo na boca sem febres,tudo começou com um aperto no peito e escaros fui ao medico por 3vezes so dao me comprimidos 1-deram me de uma infençao 2-asma e 3-receitaram comprimidos de malaria mas nada resulta,peço ajuda

  75. Manuel Felix disse:

    Foi bom.

  76. vera lucia cabral sacchi disse:

    muito boa a explanação sobre esofagite erosiva,infelismente deu na minha endoscopia ,mas é bom saber que tem tratamento .

  77. riva disse:

    tenho refluxo laringofaríngeo e esofagite a um ano, acho que irei fazer a cirurgia, pois tomo remedios o tempo todo e não melhoro, quem ja fez a cirurgia teve alguma melhora? ho doença que maltrata!

  78. maria aparecida o arantes. disse:

    Me ajudou muito pois quando vi o resultado da biopsia do meu marido fiquei preocupada depois de pesquizar tirei as minhas duvidas e me tranquilizei.

  79. velaine disse:

    se alguem quiser me endicar algum remedio caseiro estou a espera muito obrigado……….

    • nayara disse:

      O Chá de espinheira santa foi ótimo pra mim, tomava meia hora antes de cada refeição. até mesmo os alimentos terriveis como frituras e lanches eu comia e nao sentia nada. beba sem açucar

    • alberto disse:

      velaine suco da bata(em jejum),suco de couve(em jejum),chá de espinheira santa(apos as refeiçoes), sao otimos se cuida e boa sorte!!!

  80. suelena souza disse:

    já sou diagnosticada, com esofagite, gostei do que li, me auxiliou á melhorar minha alimentação. Obrigada.

  81. socorro Quintas disse:

    Eu gostei desse site pois me esclariceu todos os meus sintoma. Ja vou ao gastro está semana, a precisa so saber o que posso comer.

  82. Néria Araujo disse:

    Tenho todos estes sintomas.Há muitos anos venho tomando medicamentos e nada de melhora,cabei foi na mesa de cirurgia que hoje esta fazendo 05 dias Não esta sendo nada facil a recuperação,minha boca esta azeda ,amarga ferindo de tanto acidez.Manhã retorno ão medico já pensando que pode ser vesicula ou algo mais.Quem sabe de algum medicamento caseiro deixa aqui o nome,por favor.
    Obrigado.

  83. Lucas pita disse:

    Muito obrigado pelo conselho médico, e passarei a visitar sempre este site.

  84. luci mara da cruz gutierrez disse:

    Ótimos os esclarecimentos. Fiquei satisfeita. Obrigada.

  85. cicero disse:

    gostei muito das informações no site tem muitas materia importante!!!!

  86. elaine cristina disse:

    acabei de pegar o resultado de uma endoscopia duodenal e descobri a esofagite muito obrigado pela explicaçao agora vou tomar mais cuidado com o que vou comer e beber daqui para frente um otimo 2013 para todos

  87. jesiel lima disse:

    eu sei que tenho, mais vou fazer o tratamento

  88. zuleide martins disse:

    bem eu gostei muito do que li,eu tenho essa doença,realmente esse site é tudo muito bem explicado,mas é o seguinte:por favor me ajudem!!será que ninguém sabe de um remédio caseiro?pois muito das vezes eles são eficazes.não aguento mas tomar omeprazol!!qualquer coisa pode enviar pro meu e-mail>[email protected] pode ser receita caseira ou quem sabe um remédio que fique de vez curado ok,obrigado

  89. maria do ceu disse:

    gostei das explicações aqui contidas, pois fui diagnosticada com essa doença e através desse site tive explicações exclarecedoras. obrig

  90. priscilla dos santos silva disse:

    adorei esse site; me ajudou como lhe dar com esse problema

  91. YvonnePasta disse:

    Não tenho nenhum dos sintomas descritos, apenas uma dor abaixo das costelas do lado direito; fiz uma endoscopia e foi diagnosticado esofagite erosiva

    • kettlin nascimento disse:

      tome cuidado, eu estava sentindo essa mesmo dor fiz uma endoscopia e ñ deu nada,continuei com esse mau estar e depois fiz um exame de ultrason abdominal e deu pedra na visicula eu estava com mais de 16 cauculos biliaris q se chama pedra na visica

    • Paula disse:

      Olha só Ivone, este sitoma que vc apresentou é o mesmo que sinto mas isso é devido a pedras a vesícula.

  92. Ana claudia suareis disse:

    Adorei este site muito importante, fiquei total mente interada do asunto e tire minhas duvidas, muito bom, obrigado a vocês!!!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.