Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Doenças > ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

O que é escoliose?

É um desvio látero-lateral que acomete a coluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao observarmos a mesma pela lateral ela apresentará quatro curvaturas fisiológicas, que são as lordoses e as cifoses. Quando, de frente, a coluna apresenta desvios em forma de “s”, dizemos tratar de um caso de escoliose.

Esta doença é, portanto, caracterizada como um desvio no eixo da coluna. Em alguns casos este problema pode ser tão grande a ponto de ser praticamente irreversível. Outros podem levar anos para conseguir melhoras. O fato é que a escoliose acaba trazendo sérios danos à saúde e precisa ser tratada, porém, desvios posturais podem ser bastante complicados de serem resolvidos.

A escoliose do adulto é, geralmente, degenerativa. Ou seja, é algo comum com a chegada de uma idade mais avançada, já que o desgaste dos discos e dos ligamentos é inevitável. A carga genética influi bastante, assim como patologias que possam interferir no correto crescimento da criança. Esta complicação pode surgir a qualquer momento na vida de uma pessoa, acometendo um número maior de mulheres do que de homens. É preciso ficar atento ao bom funcionamento do metabolismo, à postura e ao sistema de equilíbrio. Lordoses e escolioses podem ser evitadas quando não são de nascença.

escoliose

 

Agente causador

O desvio pode ser provocado pelo tempo e pelo desgaste comum que ocorre na região. Trabalhos repetitivos, estilo de vida, má postura e problemas metabólicos, por exemplo, são alguns fatores. Muitos recém-nascidos já nascem com o problema. Esta, entretanto, é uma doença conhecida como do crescimento, ou seja, é uma disfunção que vai piorando com o passar do tempo caso medidas não sejam tomadas.

A hereditariedade é um ponto que também merece atenção, assim como doenças que poderiam levar a um quadro como este. Poliomielite, síndromes diversas, distrofias musculares, más-formações ou tumores, por exemplo.

Outras doenças relacionadas:

Lordose: http://www.saudemedicina.com/lordose-lombar-cervical-dor-na-coluna/

Cifose: http://www.saudemedicina.com/cifose-corcunda-doenca-da-coluna/

Lombalgia: http://www.saudemedicina.com/lombalgia-a-famosa-dor-nas-costas/

Hérnia de disco: http://www.saudemedicina.com/hernia-de-disco-lombar-dores-na-coluna/

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

É na adolescência o período mais fácil de descobrir a escoliose. Neste momento meninos e meninas tendem a passar um bom tempo observando os seus corpos e o dos outros. Quando estes indivíduos vão ao médico simples testes clínicos podem ajudar no escoliose lombardiagnóstico. O teste de Adam, por exemplo, é um procedimento bastante rápido e que pode ser feito em qualquer consultório. A criança é colocada de pé, com os braços para baixo e os pés em posição normal. É pedido para esta se abaixar apenas inclinando o corpo para frente.

Este movimento pode trazer informações ao denunciar um lado do bumbum mais elevado do que o outro ou um ombro mais erguido do que o outro, por exemplo. Um lado da calça que fica mais elevado em relação ao outro também pode ser um indicativo de que a coluna está torta.

Quando a suspeita é levantada o médico, geralmente, solicita a realização de um raio-x local para poder avaliar a integridade da coluna corretamente. Após a análise da curvatura, caso haja problemas, este deve começar a ser tratado o quanto antes, já que desvios nesta estrutura costumam apresentar resultados bem demorados.  Portanto, diante de qualquer sinal não hesite em procurar por ajuda médica.

 

Sintomas

Pessoas com escoliose costumam apresentar sinais corporais bastante evidentes. O desvio em si, entretanto, não causa dores nem incomodo algum em jovens. Os transtornos tendem a aparecer somente em idosos ou pessoas mais velhas. Alguns dos sinais que podem ser levados em conta para uma identificação prévia desta enfermidade são:

  • Ombros desnivelados;
  • Cintura desigual;
  • Uma perna maior do que a outra;
  • Um lado do corpo mais “saliente” do que o outro;
  • Clavícula bastante proeminente;
  • Curvatura lateral.

Caso você ou algum conhecido apresente um ou mais destes sinais, procure por um médico. Pode ser um caso de escoliose. Esta enfermidade não costuma provocar incômodos em pessoas jovens, porém, caso não receba tratamento, a vida adulta pode ficar bastante prejudicada, já que o desvio tende a piorar e a degeneração é progressiva. Não hesite em procurar por ajuda. O tratamento é prolongado, mas costuma trazer bons resultados.

 

Prevenção

Quando a escoliose é de nascença a criança deve receber todo o cuidado para que o problema não se agrave ainda mais. Portanto, leve seu filho ao pediatra constantemente para um bom monitoramento do seu organismo. O desvio pode ainda ser adquirido, desta forma, é importante tomar atenção à postura e a hábitos de saúde diversos.

Somente realize exercícios físicos sob a supervisão de um profissional. Evite sentar de maneira errada na cadeira e procure até mesmo dormir com a postura ereta. Tome atenção a movimentos e a esforços que agridam a região da coluna vertebral, pois você pode acabar provocando uma série de lesões. Carregue a mochila sobre os dois ombros, de forma a dividir o peso. Mantenha bons hábitos de higiene e de alimentação para evitar doenças que possam provocar este transtorno. Procure realizar exames de rotina e consulte regularmente um médico.

teste escoliose

 

Tratamento

Os resultados dependem bastante do estado e da idade do paciente. Quanto maior for o desvio mais complicado será corrigir o mesmo. Caso as costelas tenham sido afetadas o tratamento é ainda mais restrito. Na grande maioria dos casos o que se procura fazer é tentar manter o desvio da forma como está, sem que haja pioras. Isto já seria um resultado e tanto.

A demora é grande e o tratamento costuma envolver reeducação postural, acupuntura e quiropraxia. Fisioterapias são muito utilizadas, assim como coletes ortopédicos. Quanto antes se buscar por ajudar melhores serão os resultados. Esta é uma complicação comum em pessoas mais velhas e os sintomas podem ser amenizados através do uso de fármacos. Além da DOR, a escoliose não costuma provocar danos mais sérios. Entretanto, caso a curvatura seja muito acentuada pode acabar influindo no desempenho físico da pessoa.

Diante dos sinais descritos acima procure por ajuda médica. O tratamento pode ajudar prevenindo dores mais profundas com o chegar da idade avançada. Portanto, fique atento ao seu corpo e ao de seus conhecidos. Qualquer anomalia consulte um profissional.

Tags: , , , , , , ,

38 Comentários

  1. lene lopez disse:

    tenho escoliose, descobrir quando tinha 27 anos, hoje com 31, tenho muitas dores nas costas,e ja adquiri um lipoma, ja procurei ajuda e só me indicaram academia, nao sei o que devo fazer nao tenho tempo para academia,tenho uma filha de tres anos, tudo se torna mais dificil.

  2. eu estou fazendo um tabralho com esse tema escoliose e eu quero ajuda de vcs pra mim fazer um cartaes e um tabralho digitado e entao vcs pode mim ajuda porfavo

    • rosa disse:

      minha filha tem 17 anos, há muito se queixava de dores nas costas, leivei-a a um ortopedista que solicitou rx da coluna e acusou escoliose na coluna lombar. Ela passa muitas horas no computador, senta toda torta, chamo sua atenção mais não liga, tai o resultado da teimosia.

  3. Tais moreira disse:

    Gostei muito de ver os videos. Me ajudou na auto estima, de seguir em frente com o começo do tratamento .

  4. maria de fátima p da silva disse:

    eu descubri que eu tenho osteopenia e escoliose presizo de ajuda.

  5. gabrieli cristina disse:

    eu gostei de saber o que é escoliose por que ta me ajudando no trabalho de educaçao fisica

  6. joao ribeiro da silva disse:

    Quem tem sinisto discreta escoliose pode exercer a função de motoriasta profissional?

  7. Jheyniffer Alayne Gomes disse:

    eu tenho 20 anos e tenho escoliose, porem de jovem tenho muita dor lombar que agora esta descendo pras pernas, vou aos médicos e dessem que não e nada e apenas um pequeno desvio mais eu não aguento nem ficar em pe mais por muito tempo

  8. andreia alves disse:

    tenho escoliose toracia-lombar, a minha é de 38 graus não precisa de operar , é dificil, faço fioterapia sinto muita dores e tenho artrose na coluna na parte cervical(pescoço) e na região lombar. fiquei com o corpo todo desnivelado, e sesigual, ombro, quadril e uma perna mais curta que a outra, quando ando sinto diferencia.

  9. katia disse:

    tenho 42 anos e sofro com escoliose tenho muito vergonha pq todos falam da minha postura

  10. Mariane Nunes disse:

    “SINTOMAS
    Pessoas com escoliose costumam apresentar sinais corporais bastante evidentes. O desvio em si, entretanto, não causa dores nem incomodo algum em jovens. ”
    Mentira, tenho 14 anos e morro de dor na coluna. Já fui diagnosticada com escoliose e um pouco de lordose e faço fisioterapia.

  11. sandra disse:

    eu tenho atitude escolotico sinto mt dores eu tenho 40 anos tem cura com esta idade

  12. edite oliveira disse:

    sei que natação corretiva e alguns movimentos de yoga são muito benéficos para esse problema! tentem e Boa sorte!

  13. edite oliveira disse:

    sei que natação corretiva e alguns movimentos de yoga são muito benéficos para esse problema!tentem e Boa sorte!

  14. me responda se um acidente de moto pode causar uma dextroescoliose dorso lombar

  15. ANA disse:

    FUI DIAGNOSTICADA QUE TENHO ESCOLIOSE E SINTO MUITA DOR NAS COSTAS FOI INDICADO FISIOTERAPIA, JA COMECEI A FAZER ESPERO QUE AJUDE PORQUE A DOR E TERRIVEL.

  16. Juliane disse:

    Tenho 17 anos, e sinto muita dor na coluna, meus pais falam que tenho má postura, será que isso pode ser escoliose ?

  17. maria de lourdes de oliveira gomes disse:

    Descobri,que tenho escoliose ontem estou preocupada.

  18. marilene moraes branco disse:

    eu tenho lombalgia cronica segundo o medico ja nasci assim sofro muito com isso e ja leveiinha filha ao pediatra pra fazer uma avaliacao pois reclama muito de dores principalmente quando treina para os campeonatos de karate ainda nao sei o resultados dos exames

  19. naiane disse:

    eu tenho 19 anos,e tenho quase todos os sintomas de escoliose..estou assustada,pois n gostaria de passar anos usando coletes ortopédicos..visto que sou uma pessoa que estou no ramo da moda,isso vai mim prejudicar um pouco.. =’( vou procurar urgentemente um médico..pois minhas costas tem um pequeno desvio,e minhas costelas também já estão sendo afetadas!! e sei q isso só piora,e prolonga meu tratamento!! =\ estou nervosa e muito assustada!!

  20. michelle sa disse:

    Tengo 31 anos,possuo escoliose de 87 graus congenita e gostaria de saber sesou considerada PNE?e como faço para tratar?

  21. Jéssica Cristina disse:

    Olá a todos, a muito tempo já havia notado a diferença no meu corpo, porém eu achava que era normal, hoje com 21 anos descobri que tenho escoliose, já estive em dois médicos, mais eles não me passaram absolutamente nada para fazer, disseram que a minha escoliose não iria me prejudicar em nada na minha vida, e que seria bom para praticar natação que iria me ajudar. Antes não sentia dores, porém nos últimos tempos tenho sentido sempre. Na verdade eu não sei o que fazer, me sinto péssima e muito preocupada em ter isso, e a minha auto-estima simplesmente deixou de existir. O que me deixa ainda pior é não saber o que isso vai me causar futuramente, eu só queria uma solução, mais os médicos me disseram que na minha idade não há mais nada que possa ser feito.

  22. Maria Ivone Marques disse:

    sofro de cifose fisiologica dorsal escoliose lombar dextro-convexa com alteraçoes de uncartrose e as dores ja nao suporto mais a minha medica de familia diz-me que isto é herditario e que tenho que aguentar mas certos dias dezespero estou no meu limite eu propria tenho acompanhado o deformar do meu corpo para o lado direito inclusive na anca o osso mais saliente e assim –dezespero que me pode levar a fazer algo mais pois nao posso trabalhar e sou nova para a reforma por favor indiquem-me algum tratamento obrigado

  23. Rita Maria aparecida Oliveira Moura disse:

    Ttenho lordose desde 12 anos, escoliose, cifose tamb.Só veio apresentar problema como dores, em 2013.Eu fazia musculação.Fiz um tratamento para dor com um ortopedista ou seja ele me levou para mesa de cirurgia, dizendo que eu iria passar 10 anos sem sentir dor, pois ia fazer acumputura eletrônica.Acreditei.Mentira não a cabou a dor.Fui para acupuntura e fiquei 7 meses sem dor, depois voltou mais fraca.Tomei um antiflamatório durante 10 dias.Voltei para acupumtura.Venho tendo vida normalFaço os trabalhos de casa, comecei a caminhar, uma vez ou outra aparece a dorzinha tomo remédio para dor e relaxo.Assim vou vivendo.Já passei dos 60 um pouco.Entretanto gosto da vida.Vou lutar sempre, mas o ortopedista me enganou.A pequena cirurgia sem corte custou 43.000,00 para meu plano de saúde.È preciso confiar bastante em um médico e não ir de cara cair nas mãos deles.Muitos são pilantras.

  24. rosangela disse:

    Meu filho de 17 anos tem uma escoliose de 50,1 º que descobri a um ano atrás, ele então começou a fazer RPG duas vezes por semana, mas estou desperada, não sei mais o que fazer, quando ele reclama dor nas costas e que que não pode ser assim, ele diz , tenho 17 anos não posso viver como um velho, entro em pânico, não sei mais o que fazer, tenho muito medo da cirurgia, o que faço ???
    Me ajudem por fvr

  25. Rose disse:

    Escoliose foi uma das descobertas mais triste em minha vida, mudou completamente meu estado de espirito, minha vida, meus pensamentos meu modo de ser e de agir, hoje sou uma pessoa reclusa, de poucos amigos pois me sinto insegura, feia, e descobri ha 2 anos, mas desde entao ela vem evoluindo com muita rapidez, as mudanças em meu corpo pra mim sao nitidas e me entristecem de mais, hj vivo no mundo que eu criei pra mim, de me esconder o maximo que eu puder até onde der pra esconder, vivo arrasada com essa escoliose a qual eu nem digo pros meus amigos exatamente o que tenho, apenas falo que estou com um problema na coluna, alguem ai pode me da uma esperança de melhoras? ja que os medico so consideram grave quando a curvatura é acima de 40°, o grau que eu tenho ja transformou minha vida, nao sei se suportarei chegar a esse angulo pra pensar em cirurgia, preciso de ajuda!!!!!

  26. Raquel disse:

    Tenho escoliose. Nunca mediram o grau da minha escoliose. Estou fazendo hidroterapia, sem melhora. Que profissional devo procurar?

  27. Mateus disse:

    Da medo so de ver

  28. Paloma disse:

    Seios muito grandes causa escoliose ?

  29. Eu descobri que tenho escoliose lombrar,mas a minha escoliose esta doendo na perna esqueda.Isso pode acontecer disse:

    Mim ajudem,trabalho como vigilante sao 12horas em pe,tem dias que trabalho apulso e nao aguento de tanta dor…

  30. nilce hermes disse:

    sinto muita dor do lado direitob das costa como se estivesse machucado, pode ser escoliose?

  31. Boa Tarde!!
    Minha duvida é essa sinto muita dores na patre do pescoço ombros no meio da costa e lombares ,isto pode ser algum tipo mde problema de coluna ?? E outra problemas de coluna te da desconforto intestinal

Deixe o seu comentário!