Ecografia

O que é ecografia?

É o registro da densidade de um tecido em específico com base em ondas ultrassônicas que são lançadas no local. Este é um procedimento muito usado para observar o feto dentro da barriga da mãe. A ecografia é também conhecida como ultrassonografia e, além do uso mencionado acima, é indicada no diagnóstico de uma série de doenças, já que as ondas permitem analisar a integridade e a densidade de órgãos diversos.

Os aparelhos de ultrassom fazem uso de uma frequência elevada gerada por uma sonda que faz concomitantemente o papel de receptor e de emissor. Quanto maior for esta frequência gerada, melhor será a imagem obtida. Este procedimento é realizado por um médico especialista que recebe o nome de ecografista ou ultrassonografista.

O exame é rápido, indolor e simples. Costuma levar em média de 10 a 15 minutos. Alguns casos mais minuciosos, entretanto, podem requerer mais tempo. Este procedimento é não invasivo, sendo que utiliza apenas ondas de som para gerar imagens em duas dimensões. Atualmente existem até mesmo aparelhos capazes de produzir imagens em 3D, o funcionamento é igual, porém a imagem possui uma resolução muito mais definida. É durante a ecografia que a mãe observa pela primeira vez o seu bebê.

ultrasom 3d ecografia

 

Quando é indicado

O uso deste procedimento está bastante relacionado à gestação. É um método utilizado para acompanhar o desenvolvimento e a saúde da criança. Quando há suspeita de gravidez a ecografia também é usada para certeza do diagnóstico.

Este exame pode, entretanto, ser solicitado para a avaliação e diagnóstico de uma série de doenças, já que as ondas emitidas pela sonda podem avaliar a densidade e a integridade de qualquer órgão do corpo humano. A ecografia pode ser do abdômen, do aparelho urinário, das articulações, da bolsa escrotral, da mama, do pescoço, do fígado, da tireoide, da região inguinal, entre outros locais.

 

Como é o procedimento

O paciente será solicitado a retirar a roupa e a colocar um vestido especial para o exame. Dependendo do local do corpo a ser avaliado o procedimento pode variar um pouco. Após ter trocado de roupa o paciente é levado para uma sala escura e será posicionado sobre uma maca. Não há necessidade de sedativos e não será provocado qualquer incômodo. As ondas emitidas não geram dores, o máximo que o paciente irá sentir é a variação da pressão da sonda contra o corpo.

ecografia ultraO exame tende a levar cerca de 15 minutos. Quando realizado com doppler o tempo pode aumentar. Um gel é passado sobre o paciente no local a ser analisado. Após isto o transdutor é posicionado sobre a pele e se percorre o caminho mais adequado. Em alguns exames, como na ecografia transvaginal, o transdutor é inserido no corpo. Para tanto, um preservativo lubrificado é colocado no aparelho e este é então posto na vagina. Apesar disto, o procedimento costuma ser indolor. É, entretanto, conta indicado para mulheres que nunca tiveram relações sexuais.

O gel colocado sobre a região do corpo a ser analisada facilita a transmissão das ondas, emitidas pela sonda. Após as ondas atingirem o tecido, imagens são geradas em um monitor específico. O paciente pode acompanhar todo o procedimento.

 

Quais são os preparativos

A grande maioria das ecografias não exige preparativos quaisquer. O exame é rápido, simples e indolor. Este é realizado periodicamente durante a gravidez, sem provocar efeitos colaterais ou gerar riscos para a saúde da mãe e do bebê.

Entretanto, é importante conversar com o profissional antes de realizar o exame. A ecografia abdominal total, por exemplo, exige um jejum de 6 horas para alimentos sólidos. O paciente também deve ingerir 2 copos de água 1hora antes do exame e mais 2 copos meia hora antes do mesmo. Além disto, a pessoa não pode urinar neste período.

Portanto, converse com o médico para saber corretamente as orientações.

De forma geral nenhum medicamento de costume precisa ser interrompido e não há contra indicações. Não é necessário ir ao exame acompanhado já que não haverá sedação e a pessoa estará apta a voltar para casa ou para o trabalho sozinha.

 

Riscos e efeitos colaterais

Este procedimento não costuma apresentar riscos e nem efeitos colaterais. Ele é rápido e simples. Apenas uma sonda emitirá ondas no corpo, sem qualquer atividade mais invasiva. O único efeito colateral que, por ventura, pode vir a ocorrer, é uma leve irritação devido a alergias com relação ao gel aplicado. Este gel é, entretanto, facilmente retirável ecografiacom qualquer pano ou pedaço de papel.

Durante o exame a pessoa pode permanecer acompanhada. Quando realizado durante uma gestação é a primeira chance que os pais têm de ver o bebê. O único risco que a pessoa corre é a não realização da ecografia. Esta é de extrema importância para o monitoramento da criança e também para verificar o estado da mãe durante a gestação. Uma série de problemas no feto podem ser evitados ou amenizados através deste procedimento.

 

O que ocorre após o exame

Após o exame a pessoa está apta a voltar para casa ou para o trabalho. O dia pode continuar como de costume. Não haverá desconfortos ou dores. O paciente pode ir embora sozinho, já que não há sedação. Dependendo do resultado do exame a pessoa pode ser requisitada a ficar no local para mais algumas avaliações.

A ecografia é uma prática muito difundida no meio médico. Vem sendo realizada há anos sem provocar qualquer espécie de efeito colateral. Ela é oferecida em diversos locais e o preço é acessível. É uma ótima forma de diagnosticar doenças diversas e de monitorar a saúde e a idade fetal. Sempre que algo de incomum estiver acontecendo com o seu corpo não deixe de procurar por ajuda. A grande maioria das doenças quando precocemente detectadas possuem um prognóstico favorável. Além disto, adquira o hábito de realizar exames de rotina para manter o seu corpo sempre monitorado. Desta forma uma série de problemas podem ser evitados ou amenizados. Diante de qualquer sintoma, não hesite em procurar por um médico.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

3 comentários em “Ecografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>