Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > EcoDoppler

EcoDoppler

O que é ecodoppler?

É um estudo ecográfico que se utiliza da técnica de Doppler para a realização do mesmo. Pode ser usado para diversas finalidades e avaliar uma série de locais do corpo humano. Christian Johann Doppler foi um importante físico austríaco que realizou descobertas significativas sobre a frequência do som, motivo de tal homenagem.

O ecodoppler é também chamado de ultrassonografia doppler.  O ultrassom é uma onda de alta frequência não audível constituída de rarefação de moléculas e zonas de compressão. Através do direcionamento destas ondas o médico pode avaliar as estruturas do coração, o seu tamanho e o seu funcionamento.

O ecodoppler possui uma grande variedade de aplicações. Algumas delas são o ecodoppler hepático, o ecodoppler endovaginal, o ecodoppler escrotal, o ecodoppler artérias renais, entre outros. Hoje em dia este método é um dos mais utilizados no diagnóstico de doenças vasculares e no planejamento de cirurgias. Através dele é possível analisar varizes e verificar tromboses venosas, por exemplo.

A grande parte dos problemas vasculares, tanto os venosos quanto os arteriais, podem ser analisados via ecodoppler. É uma prática indispensável entre cirurgiões vasculares e angiologistas. Profissionais especialistas manipulam o equipamento durante o exame interpretando as imagens com a finalidade de produzir um laudo completo ao final.

exame ecodoppler

 

Quando é indicado

O ecodoppler arterial, que é realizado nas artérias, é bastante indicado no diagnóstico e na quantificação de placas de gordura, como em casos de aterosclerose. A aterosclerose é o estreitamento das artérias devido à formação de placas de gordura na parede destas. A complicação pode levar à doença vascular cerebral aorta e também à doença artificial periférica, por exemplo. O ecodoppler arterial também é indicado para o diagnóstico de doenças como embolias e aneurismas. O ecodoppler venoso é realizado nas veias e pode identificar tromboses profundas e analisar quadros de insuficiência venosa, como as varizes.

O ecodoppler de carótidas é um procedimento utilizado para verificar mudanças no espessamento do revestimento das artérias. Quando estas artérias se encontram com o revestimento interno muito espesso pode ser indício de uma aterosclerose futura. Estes pacientes são considerados de risco devido ao fato de poderem desenvolver um derrame cerebral ou um infarto no miocárdio.

 

Como é o procedimento

Este pode variar um pouco dependendo do local em que será realizado. Após ser solicitado pelo médico, provavelmente ele passará ecodopplertodas as informações necessárias para a realização do mesmo. O ecodoppler não costuma provocar efeitos colaterais e nenhuma espécie de incômodo no paciente. O procedimento tende a durar em média de 20 a 40 minutos e é fundamental para o diagnóstico de doenças e para o acompanhamento das mesmas.

O paciente será orientado a retirar as roupas e a colocar um vestido especial. Este deitará sobre uma maca ou uma cama em um ambiente escuro e agradável. Um gel será aplicado na região a se estudar e a transmissão das ondas ficará com isto facilitada. Imagens serão geradas em um monitor específico e o médico as avaliará para um posterior laudo.

O resultado do exame não costuma demorar para sair. É importante levar no dia do procedimento exames que tenham sido feitos anteriormente. Caso seja portador de marca-passo ou caso faça uso regular de algum medicamento é imprescindível avisar o médico. Este irá avaliar a situação e determinar se os fármacos influem ou não no método a ser utilizado.

Exame muito recomendado para diagnosticar as possíveis complicações:

 

Quais são os preparativos

A grande maioria dos ecodopplers não necessita de preparo algum. O exame é rápido, simples e indolor. O paciente estará apto a voltar para casa assim que o procedimento for finalizado. O resultado do exame também costuma sair logo em seguida. Jejuns serão necessários apenas em casos de ecodoppler abdominal. Nesta situação um jejum de 5 horas é solicitado.

Apesar disto, é sempre muito importante conversar com o médico para verificar os preparativos. Dependendo da doença a ser estudada ou do método utilizado algumas medidas podem ter de ser tomadas. Muitas vezes é preciso retirar joias para o exame. Portanto, compareça na data marcada já sem o uso destas. Dentaduras, óculos e aparelhos auditivos não interferem no exame.

Eco Doppler

 

Riscos e efeitos colaterais

Este é um exame bastante seguro e dificilmente irá produzir algum tipo de complicação. Não possui contra indicações e é rápido e indolor. Pode ocorrer uma leve irritação na pele devido a reações alérgicas provocadas pelo gel utilizado no exame, além disto, nada mais.

Por ser pouco invasivo e não gerar desconfortos e riscos, o ecodoppler é cada vez mais usado na medicina. Suas aplicações são variáveis e ele pode auxiliar na correta detecção de uma série de doenças vasculares. É extremamente importante ficar atento a estas doenças, já que a grande maioria delas pode ser fatal. Portanto, adquira o hábito de realizar exames de rotina e cuide bem da sua saúde.

 

O que ocorre após o exame

Após o exame o gel é retirado do corpo do paciente e sua roupa é devolvida. Este retira o vestido especial, recoloca suas roupas e está apto a voltar para casa ou para o trabalho. O exame não produz nenhum tipo de efeito colateral ou de desconfortos. Como não se faz uso de sedativos, a pessoa pode até mesmo ir embora guiando motos ou automóveis.

O resultado do exame costuma sair em algumas horas. Caso seja da vontade do paciente este pode ficar esperando a saída do mesmo. Quando doenças vasculares são detectadas um tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Havendo a suspeita de algo que não foi confirmado via ecodoppler outros procedimentos serão solicitados.

É preciso ter paciência e realizar todos os exames pedidos, já que a saúde está em jogo. A grande maioria das enfermidades quando precocemente diagnosticadas possui um excelente prognóstico. Portanto, adquira o hábito de realizar exames de rotina. Principalmente se já possui uma idade mais avançada. Com o passar do tempo o desgaste do corpo e das suas estruturas é normal. Entretanto, é preciso ficar atento para poder se prever complicações e poder reduzir os seus efeitos. Consulte regularmente um médico e, diante de qualquer sintoma, não hesite em procurar por ajuda.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

3 comentários em “EcoDoppler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>