Ecocardiograma

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > Ecocardiograma

O que é ecocardiograma?

É um exame que utiliza ultrassom para produzir imagens do coração através de modernos aparelhos. Muito utilizado na cardiologia, é complementar no diagnóstico de uma série de doenças do coração. Com o ecocardiograma é possível avaliar o estado do órgão dos pacientes, verificando anomalias funcionais das estruturas e também anomalias morfológicas. Desta forma, pode-se verificar o fluxo de sangue nas válvulas e em vasos do coração.

Este procedimento é simples e pouco invasivo. As ondas de ultrassom são inaudíveis e possuem alta frequência. Quando lançadas refletem em cada espaço do coração e produzem uma variedade de ecos. Estes podem ser analisados sob a forma de imagens produzidas em tela de computador. Atualmente é possível obter imagens em uma dimensão, o ecocardiograma modo M, e até em duas dimensões, o ecocardiograma bidimensional. Os bidimensionais permitem uma avaliação mais completa do movimento do órgão, do tamanho e da sua espessura.

Existem ainda outras variações deste exame como o ecocardiograma com doppler e o ecocardiograma com mapeamento de fluxo de cores. O primeiro é muito utilizado no estudo do fluxo sanguíneo, enquanto que o segundo já é mais indicado para análise de cardiopatias congênitas e valvopatias.

ecocardiograma

 

Quando é indicado

Este é um poderoso método de diagnóstico de uma série de doenças. Malformações nos grandes vasos, aneurismas, cardiopatias congênitas, alterações na membrana do coração, cardiomiopatias e até trombos intracardíacos podem ser analisados através do ecocardiograma.

O estado do coração pode ser estudado, assim como suas válvulas, o aperto e a incompetência valvular. É possível se medir a quantificação da fuga do sangue e a quantidade de sangue que sai a cada minuto de cada ventrículo. O tamanho do órgão, a espessura das suas estruturas e o funcionamento do mesmo pode ser estudado. Desta forma, toda espécie de doença que envolva problemas na estrutura, no músculo, tumores, entupimento e alargamento pode ser diagnosticado por este procedimento.

 

Como é o procedimento

É muito simples e indolor. O ecocardiograma é um dos exames de coração menos invasivos, por isto é tão largamente utilizado. Pode ser realizado tanto de forma ambulatorial quando via internação em um hospital. O método escolhido varia de acordo com as práticas do médico e com a doença a ser detectada ou estudada.

Primeiramente a pessoa será requisitada a retirar todas as joias e outros objetos que possam de alguma maneira atrapalhar no processo. Óculos, aparelhos auditivos e dentaduras não precisam ser retirados. Um vestido especial será dado ao paciente e ele deverá tirar toda a roupa. Após isto, este irá deitar sobre uma cama ou uma mesa apoiando o lado esquerdo do corpo. Para dar apoio um travesseiro ou uma cunha pode ser posicionado próximo ao indivíduo.

Um monitor ECG, responsável por medir a atividade elétrica do órgão em questão será conectado à pessoa através de eletrodos adesivos. Estes eletrodos também deixarão o paciente conectado a um monitor especial, onde as imagens serão geradas. Durante o procedimento, os traçados produzidos no monitor ECG registrarão a atividade elétrica do coração. Este registro será comparado às imagens produzidas no monitor ecocardiograma.

O exame dura em média de 20 a 30 minutos. O tempo pode variar um pouco dependendo do motivo do procedimento. As ondas não produzem qualquer espécie de dor ou de desconforto. Após o término do procedimento o paciente está apto a continuar o dia como de costume.

Ecocardiograma-com-doppler

 

Quais são os preparativos

Quando o exame for pedido pelo  médico, este irá explicar o porquê da necessidade deste e como será no dia. O ecocardiograma não exige nenhum tipo de preparação prévia. Costuma ser rápido, simples e não deixa desconfortos. Jejuns não são indicados e não se faz uso de sedativos, visto que nenhuma dor pode ser causada.

Todos os medicamentos e suplementos a base de ervas precisam ser notificados ao médico, para que este avalie a interferência ou não dos mesmos no exame. Caso seja portador de marca-passo também é importante avisar o profissional, pois este mecanismo tende a atrapalhar um pouco o procedimento.

Dependendo do motivo do exame alguns preparativos podem ser solicitados, entretanto, na maioria das vezes não há necessidade. No dia do exame as joias deverão ser retiradas, assim como as roupas. Um gel aquecido será colocado no peito do paciente e o transdutor percorrerá o corpo na região do coração. Além das leves mudanças de pressão do transdutor nada será sentido. Ao final do exame o gel será retirado, as roupas serão devolvidas e o paciente estará apto a ir embora sozinho.

 

Riscos e efeitos colaterais

Dependendo da doença específica alguns riscos podem estar envolvidos. É muito importante ter uma boa conversa com o médico antes do início do exame. Na maioria dos casos não há qualquer tipo de risco. O paciente não sente dor alguma e ao final não há desconfortos.ecocardiograma coração

O único desconforto pode ser causado durante o procedimento pelo fato de a pessoa ter que ficar deitada um tempo de lado. Para alguns pacientes mais idosos isto pode ser bastante complicado. Entretanto, a equipe poderá auxiliar posicionando um travesseiro ou uma cunha para ajudar na sustentação.

 

 

O que ocorre após o exame

Após o procedimento o paciente será liberado e este poderá voltar para suas atividades normais do dia a dia. Dependendo da doença em questão algumas medidas deverão ser tomadas. Entretanto, caso este tenha sido apenas um exame de rotina, nenhum cuidado especial precisará ser tido.

O ecocardiograma é um exame pouco invasivo e rápido. Não produz nenhum desconforto e o paciente pode até mesmo voltar dirigindo para casa. Exames de rotina são de extrema importância para o correto monitoramento da saúde. Não deixe de ir ao médico regularmente e de realizar exames como este. A grande maioria das doenças quando detectadas precocemente possuem prognóstico super favorável. Portanto, não descuide de sua saúde. Esteja em dia com seu médico e diante de qualquer sintoma não hesite em procurar por ajuda. Os resultados de um ecocardiograma costumam sair em poucas horas e você pode ficar mais tranquilo. Caso contrário, as medidas necessárias podem ser tomadas rapidamente.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!