Doenças causadas pelo CIGARRO | Informações

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Doenças causadas pelo CIGARRO | Informações

Doenças causadas pelo cigarro

O cigarro é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Estima-se que mais de 60 destas substâncias sejam cancerígenas. A nicotina, poderoso estimulante, é uma destas substâncias. Além disto, é a principal responsável pelo vício de fumar. Por ser algo não ilícito, muitas pessoas continuam fazendo uso da droga. Neste artigo vamos falar um pouco sobre doenças causadas pelo cigarro considerando os seguintes tópicos:

 

  • Quais são os efeitos do cigarro no organismo;
  • Quais são as principais doenças causadas pelo cigarro;
  • Cigarro na gravidez;
  • Métodos para parar de fumar.

 

Quais são os efeitos do cigarro no organismo?

O cigarro é um dos grandes responsáveis pela maior parte das mortes no planeta. Composto por mais de 4.720 substâncias tóxicas, entre elas, solventes, chumbo, níquel, amônia, monóxido de carbono, agrotóxicos, formol, substâncias radioativas e benzopireno, estima-se ainda que mais de 60 destas sejam cancerígenas. Um dos maiores vilões no cigarro é a nicotina. Após uma tragada, esta chega ao cérebro em cerca de 9 segundos e gera uma sensação de relaxamento. Por ser uma substância viciante, o indivíduo quer mais. E o hábito de fumar torna-se frequente.

pulmão de um fumante

Quando um cigarro é fumado, imediatamente ocorre irritação na mucosa nasal. As cordas vocais são dilatadas e, com o passar do tempo, a voz vai se tornando mais rouca.  A presença da nicotina faz ocorrer um aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial e também na frequência respiratória. A atividade motora fica estimulada. O estômago se contrai e a digestão é dificultada. Ocorre também um aumento da vasoconstrição. A agressão constante ao organismo gera uma série de complicações médicas.

 

Quais são as principais doenças causadas pelo cigarro?

O cigarro pode causar diversas doenças tanto em fumantes ativos quanto passivos. O câncer no pulmão é, sem dúvida, uma das maiores ocorrências.  Também pode haver casos de câncer na boca, na laringe, na faringe, no esôfago, no pâncreas, na bexiga, no rim e no colo de útero, por exemplo.

Este também é um grande responsável por muitas doenças coronarianas, como a angina, doenças cerebrovasculares, como o derrame cerebral e doenças pulmonares obstrutivas, como enfisema e bronquite. Úlceras no trato digestivo, aneurismas arteriais e infecções respiratórias também são outras complicações provenientes do hábito de fumar.

Além disto, esta droga agrava a situação de problemas nos olhos, como cataratas, produz a perda progressiva da audição, a deterioração dos dentes, estimula a perda de cabelo, descoloração dos dedos, deformação de espermatozoides e a psoríase, por exemplo. A impotência sexual também é muito frequente entre os fumantes, pois o fluxo de sangue para o pênis é reduzido.
Algumas frases de fumantes retiradas da internet

  • “Perdi meu pai graças ao cigarro, e estou indo pelo mesmo caminho”
  • “Tenho 27 anos e fumo desde os 13 anos, sinto muitas dificuldades de ter relações sexuais”
  • “Perdi um filho por fumar durante minha gravidez”
  • “Fraqueza e falta de disposição, o cigarro acabou comigo”

 

Cigarro na gravidez

cigarro na gravidezO cigarro diminui a potência da artéria do cordão umbilical devido à sua característica vasoconstritora. Além disto, dificulta a irrigação sanguínea da placenta. Com isto, o bebê acaba recebendo menos nutrientes do que o necessário e a oxigenação local fica seriamente comprometida. O bebê reage aumentando os seus batimentos cardíacos e um grande esforço é despendido. O índice de bebês que morrem devido ao baixo peso é extremamente grande quando comparado ao índice de bebês de mães não fumantes. O risco de algum defeito congênito também fica mais elevado, assim como o número de abortos.

Fumar durante a gravidez pode também afetar a qualidade e a quantidade de leite materno. O leite fica contaminado com diversas substâncias tóxicas provenientes do cigarro e estas acabam indo diretamente para o organismo da criança. Além disto, a quantidade de leite torna-se bastante escassa.

 

Métodos para parar de fumar

metodos para parar de fumarAlgumas medidas podem ser tomadas com o intuito de reduzir o fumo até o total rompimento com a droga. Beber bastante água e mastigar chicletes distrai a cabeça. Exercícios de relaxamento também são muito importantes. O hábito de praticar atividades físicas pode te levar a pensar em outras coisas e escovar os dentes logo após as refeições também pode ajudar.

Mulheres grávidas devem cortar o fumo imediatamente após o diagnóstico. Procure ajuda de especialistas e faça um acompanhamento psicológico. A ajuda dos amigos também é muito importante. Uma medida bacana é listar as situações e locais que mais te levam a fumar. Desta forma, você consegue evitar estes momentos ou exercer um melhor controle. Grupos de autoajuda podem ser a melhor alternativa para muitas pessoas. Vale a pena tentar.

Tags: , , , , ,

4 Comentários

  1. vinicius disse:

    o cigarro traz muitas consequencias par nossa vida

  2. Emanoel Paulo disse:

    tenho 20 anos fumo desde os 14 e acho é bom fumar,essas pessos cheia de frescura morrer mt mais cedo do q nos fumantes

Deixe o seu comentário!