Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Doença Periodontal

Doença Periodontal

O que é doença periodontal?

As doenças que recebem o nome de periodontal são caracterizadas como sérias infecções que, quando não tratadas, podem levar à perda dos dentes. O termo periodontal significa ao pé de letra “ao redor dos dentes”. As enfermidades costumam ser provocadas por bactérias que acometem o osso e as gengivas, causando dores insuportáveis.

A doença periodontal pode afetar também um ou mais dentes, sendo que possui início quando bactérias na placa começam a inflamar a gengiva ao redor. A forma mais branda da enfermidade recebe o nome de gengivite, podendo ou não evoluir para uma periodontite.

A gengivite deixa as gengivas vermelhas, inchadas e sangrando, já a periodontite pode levar ao afastamento dos dentes e à formação de bolsas periodontais. A causa mais frequente das doenças periodontais é a presença de placas bacterianas. Outros fatores que servem como gatilho para a enfermidade são o fumo, a genética, a puberdade, a gravidez, o estresse, o uso de medicamentos, a parafunção, a má nutrição e certas doenças sistêmicas.

Todas as doenças periodontais necessitam de tratamento, caso contrário, sérias complicações vêm em decorrência, como a perda de dentes. Não hesite em procurar por ajuda diante dos primeiros sintomas.

Periodontite

 

Sintomas

Alguns dos sinais mais comuns de que a pessoa sofre de doença periodontal são:

  • Gengivas que sangram com facilidade;
  • Gengivas flácidas, vermelhas e inchadas;
  • Um mau hálito persistente;
  • Mobilidade dentária;
  • Presença de secreção nas gengivas e entre os dentes;
  • Alterações na forma com que os dentes se encaixam durante a mastigação;
  • Dentes mais curtos do que antes;
  • Sensibilidade extrema ao frio e ao calor;
  • Gengiva muito à mostra ao sorrir;
  • Manchas nos dentes;
  • Depósito de tártaro nos dentes.

Estes são apenas alguns indícios da doença periodontal. Diante destes sintomas não deixe de procurar por ajuda. Através do devido tratamento muitos problemas são solucionados. O diagnóstico tende a ser simples e rápido, geralmente por meio de exames clínicos e por análises da história da arcada dentária.  Portanto, não hesite em procurar por quem entende do assunto.

 

Tratamento de doença periodontal

O tratamento da condição depende do tipo de doença periodontal com a qual se está lidando. Alguns são mais simples do que outros e o tratamento é mais rápido, no entanto, em certos casos pode ser um pouco mais complicado.

Dentre as opções para tratamento temos, por exemplo, a escarificação. Este processo limpa os dentes e promove a remoção de depósitos abaixo e acima da linha da gengiva. Outra opção é o aplainamento da raiz, procedimento que alisa todas as superfícies da raiz de forma a retirar as rugosidades e de garantir melhor cicatrização local.

A irrigação oral é também um método bastante utilizado. Nestes casos um líquido é direcionado para baixo da gengiva com o intuito de matar os germes ali presentes e de lavar o local, permitindo um crescimento saudável dos tecidos. Além disto, é de extrema importância adotar bons hábitos de higiene, como escovar os dentes 3 vezes por dia.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!