DOENÇA DE CHAGAS | Sintomas e Causas

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > DOENÇA DE CHAGAS | Sintomas e Causas

Doença de chagas

Esta é uma doença infecciosa causada por um protozoário que recebe o nome de Trypanosoma cruzi. Ela é transmitida pelo barbeiro e também é conhecida por mal de chagas. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito doença de chagas considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é a doença de chagas;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é a doença de chagas?

Esta é uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita que recebeu o nome de Trypanosoma cruzi em homenagem a um cientista chamado Oswaldo Cruz. Quem primeiro descreveu a doença de chagas foi o pesquisador Carlos Chagas no ano de 1909.

Quem transmite o protozoário ao homem é um inseto conhecido popularmente por barbeiro. Este pequeno inseto costuma viver em ambientes escuros como depósitos, ninhos e frestas de casa de pau a pique. Possui hábitos noturnos e costuma transmitir a doença através de suas fezes durante a noite.

doença de chagas ciclo

Quando o barbeiro suga o sangue de um animal contaminado, o protozoário passa a viver em seu tubo digestivo. Se este barbeiro picar alguma pessoa durante a noite é bem provável o contágio. Isto porque, após se alimentar do sangue de alguém, o barbeiro tem o costume de defecar na região próxima à picada. Caso a pessoa venha a coçar ou mexer na região, pode haver a contaminação através do espaço aberto pela picada.

 

Como se adquire?

Grande parte das pessoas adquire a doença de chagas através do barbeiro. Este, ao defecar na região próxima a sua picada, permite o acesso do Trypanosoma cruzi ao corpo humano.

Algumas pessoas podem ser contagiadas através de transfusão de sangue. Também é possível a passagem de mãe para bebê durante a gravidez. A ingestão do próprio barbeiro pode levar também à contaminação. Deve-se ficar atento à ingestão de caldo de cana e de açaí em lugares que não possuem higiene adequada, pois algumas vezes os insetos podem vir triturados nestas porções de alimentos.

 

Quais são os sintomas?

Algumas pessoas podem conviver com a doença por até mesmo 30 anos sem manifestação de sintomas. Estes casos são preocupantes, pois quando ocorrer o diagnóstico pode ser tarde demais. O Trypanosoma cruzi vai destruindo lentamente a musculatura de órgãos como esôfago e coração e, depois de tanto tempo, os danos podem ser irreversíveis.

Na grande maioria das vezes, entretanto, os sintomas mais notados são febre, inflamação nos gânglios, vermelhidão, mal-estar, dor nos olhos, dor nos gânglios, aumento do baço e também do fígado.

Caso estes sintomas não sejam notados ou caso a pessoa não vá a um médico, o parasita costuma, simplesmente, a continuar vivendo no organismo sem, entretanto, manifestar mais sintomas. Porém danos podem estar sendo causados e somente serão notados tempos depois.

 

barbeiro chagasComo é feito o diagnóstico?

Basicamente através de um exame de sangue. Quando o médico está diante de sintomas como os descritos acima o exame é pedido para confirmação do diagnóstico. Depois da confirmação, deve-se dar início imediato ao tratamento.

 

Como é o tratamento?

Os medicamentos provocam efeitos colaterais e precisam ser utilizados por alguns meses. Faz-se, portanto, necessária à internação em um hospital. Quando a doença já está em fases mais avançadas ou quando os medicamentos não são suficientes, o médico apenas realiza o monitoramento dos sintomas.

 

Como prevenir?

A principal forma de prevenção da doença de chagas é através da conscientização da população e do controle do barbeiro. Manter o inseto longe do convívio humano é extremamente necessário.

Deve-se, portanto, evitar acumular entulhos e construir casas de pau a pique, pois os barbeiros procuram as frestas nas paredes destas casas como forma de abrigo. Quem vive em região de transmissão da doença deve procurar um médico diante de qualquer tipo de sintoma.

A cana de açúcar e o açaí precisam ser muito bem lavados antes de começar a moagem. Antes do preparo também se deve tomar cuidado para não haver a presença de barbeiros. Pessoas que sejam portadoras do protozoário não devem, em hipótese alguma, doar sangue. Mesmo que não haja sintomas da doença. Realize exames de rotina e consulte sempre um médico. Muitas doenças quando diagnosticadas precocemente acabam com um tratamento eficaz.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!