Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > COLONOSCOPIA

COLONOSCOPIA

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que permite a visualização do interior do intestino grosso através de um endoscópio. É ideal para detecção de cânceres e diagnóstico de doenças intestinais. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da colonoscopia considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é colonoscopia;
  • Quando é indicado;
  • Como é o procedimento;
  • Quais são os preparativos;
  • O que ocorre após o exame.

 

O que é colonoscopia?

Este é um exame de imagem que utiliza um endoscópio para a visualização ampliada e em alta definição de regiões do intestino grosso. O endoscópio é um tubo flexível que possui algum tipo de fonte de luz somada a uma espécie de reprodutor de imagens. Quando este tubo é introduzido no corpo humano, imagens de alta resolução são exibidas em uma tela. Os endoscópios podem gera imagens através de fibra óptica ou através de uma micro câmera, por exemplo.

colonoscopia preparo

O cólon é a maior parte do intestino grosso. A endoscopia que é feita no cólon recebe o nome especial de colonoscopia. Além da análise das imagens geradas pelo endoscópio, a colonoscopia permite também que materiais sejam retirados para exames e que pólipos sejam removidos. O procedimento pode ser realizado em um consultório médico adequado. Porém, o ambiente hospitalar garante maior conforto para o paciente.

 

Quando é indicado?

Em casos anormais de dores abdominais, prisão de ventre, sangramento, inflamação intestinal, existência de tumores benignos ou malignos ou diarreia aguda, por exemplo.
Suspeitas de câncer e retiradas de corpo estranho também são critérios levados em conta para a realização do exame.

 

Como é o procedimento?

Em uma sala apropriada o paciente é posicionado em uma maca com um monitor fixado em um de seus dedos, para o devido acompanhamento dos batimentos cardíacos e do nível de oxigênio no sangue. Um toque retal é realizado para o relaxamento dos esfíncteres anais. Após isto o endoscópio é introduzido através do ânus do paciente. O cólon precisa estar completamente limpo e desobstruído. A estadia em um hospital pode gerar mais conforto, porém, dificilmente será necessária uma internação. O paciente permanecerá somente em estado ambulatorial.

Durante o exame pode haver certo desconforto na região do abdômen, entretanto, não ocorreram dores durante a introdução do equipamento e nem durante o procedimento. Um sedativo e um analgésico são ministrados via endovenosa antes de se dar início ao exame, desta forma, o paciente fica mais relaxado. Como o sedativo demora um pouco para perder o efeito, geralmente a pessoa precisa permanecer de 1 a 2 horas no local do exame. Ao total, o procedimento pode tomar cerca de 3 horas do seu dia, porém, a recuperação completa somente costuma ocorrer no dia seguinte.

 

Quais são os preparativos?

O cólon necessita estar limpo para a introdução do equipamento. Qualquer partícula de fezes ou de alimentos pode interferir no resultado do exame.  Na véspera será necessário, portanto, fazer uma dieta à base de líquidos e usar medicamento laxativo. Na manhã do exame você deverá ingerir periodicamente copos com um produto específico para o exame. O produto, após absorvido, limpa o intestino deixando-o pronto para o início da colonoscopia.

colonoscopia

Normalmente os medicamentos de uso habitual podem continuar a serem tomados mesmo no dia do exame, porém, você receberá as orientações adequadas de acordo com seu caso pelo médico especialista. Todas as pessoas costumam também realizar um hemograma completo e um coagulograma antes do procedimento.

 

O que ocorre após o exame?

O paciente é levado para uma sala onde deve permanecer até que passe o efeito do sedativo. Podem ocorrer cólicas abdominais devido aos gases que foram formados pela presença do endoscópio. Uma dieta leve será servida e após a visita do médico o indivíduo receberá alta.

É recomendado que o paciente vá acompanhado para o exame, pois este ficará impossibilitado de dirigir por cerca de 12 horas. Quando estiver em casa ele já pode se alimentar de forma normal, porém bebidas alcoólicas devem ser evitadas também pelas próximas 12 horas.

Em dois ou três dias o resultado da colonoscopia é revelado. Dependendo do diagnóstico algumas medidas deverão ser tomadas. Caso haja algum desconforto durante o período pós-procedimento, entre imediatamente em contato com o seu médico para a devida análise do transtorno.

Tags: , , ,

4 Comentários

  1. Gilmara Bueno disse:

    Excelente explicação, Parabéns !

  2. CHIZUE disse:

    MUITO BOA A EXPLICAÇAÕ,ME DEIXOU MAIS CALMA .VOU REALIZAR EXAME .ESTAVA UM TANTO NERVOSA

  3. Margarida Maria de Oliveira disse:

    Boa noite, na verdade não é uma mensagem e sim uma pergunta. Gostaria de saber se existe outro método para examinar o intestino, pois preciso fazer e só de pensar na possibilidade passo mal

  4. maria ap s martns disse:

    gostaria de saber se 24haras após o exame posso participar de uma audiencia muito importante p/mim

Deixe o seu comentário!