Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Colesterol VLDL

Colesterol VLDL

O que é colesterol?

Hoje em dia muito se escuta falar em colesterol. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com esta palavrinha e tendem a procurar métodos para reduzir o conhecido mal. No entanto, existe o bom colesterol e o ruim, e é preciso saber discernir quais alimentos ingerir ou não.

Podemos afirmar que, de uma forma geral, o colesterol é exógeno ou endógeno. Ou seja, quando ele possui origem no corpo humano é chamado de endógeno. Quando é obtido através dos alimentos é dito exógeno. É principalmente o fígado quem produz colesterol, sendo que esta substância está presente em todas as células do nosso organismo. Ele é fundamental para o processo de formação das membranas celulares, para o processo de síntese de hormônios, para a produção de bile, para a boa digestão dos alimentos, para a formação da mielina e para metabolização de uma série de vitaminas como a D, a A, a K e a E, por exemplo.

O colesterol possui aspecto gorduroso e, portanto, não consegue se dissolver no sangue. Desta forma, ele necessita da ajuda de um “meio de transporte” para poder percorrer o corpo humano.   Estes meios são as chamadas lipoproteínas, as quais são produzidas no fígado. As mais conhecidas são a VLDL, a LDL e a HDL. Siglas que remetem a termos em inglês, VLDL significa “Very low density lipoprotein”, HDL quer dizer “High density lipoprotein” e LDL significa “Low density lipoprotein”.

 

Como age a VLDL?

A produção destas lipoproteínas é comandada pelo nível de colesterol. Quanto mais colesterol no sangue, mais lipoproteínas. Pode-se dizer que a VLDL, ou “Very low density lipoprotein” é uma parente bem próxima da LDL, o mau colesterol.

A principal função da VLDL é transportar   produtos endógenos como fosfolipídeos, triglicerídeos e colesterol, por exemplo. Quando ela cai na corrente sanguínea se transforma em LDL, o que pode ser perigoso. A LDL, assim como a VLDL, promove o acúmulo de colesterol nas células, o que leva ao entupimento de vasos e de artérias.

colesterol vldl

 

Como diminuir o nível de colesterol ruim?

A VLDL e LDL são colesteróis ruins, sendo que necessitam ter um baixo nível no organismo. Apesar do colesterol ser muito importante para uma série de funções no organismo, é preciso ficar atento ao que é bom e ruim colesterol.

Quem estipula a quantidade de VLDL e de LDL no corpo humano é o nível de colesterol. Grande parte desta substância é produzida pelo próprio organismo, enquanto que uma baixa porcentagem vem da alimentação. Algumas pessoas são, portanto, mais predispostas do que outras para o desenvolvimento de certas complicações. Entretanto, maus hábitos de alimentação podem agravar consideravelmente o quadro.

O colesterol ruim é extremamente prejudicial à saúde. Pessoas ficam vulneráveis a uma série de doenças cardíacas, por exemplo. Reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas ou trans é fundamental, pois estas favorecem a produção do mau colesterol. Além disto, é muito importante adquirir o hábito de praticar atividades físicas, já que o corpo quando posto em movimento ajuda na eliminação do mau colesterol.

 

Por que diminuir o nível de VLDL?

Este, quando cai na corrente sanguínea, se transforma em LDL, o conhecido mau colesterol. A LDL é uma lipoproteína que promove o acúmulo de colesterol nas células e facilita o entupimento de artérias e de veias. Com isto o indivíduo fica mais vulnerável a enfartes do miocárdio, a acidentes vasculares cerebrais ou a arteriosclerose, por exemplo.

O entupimento dos vasos e artérias pode ser algo fulminante. O alto nível de colesterol muitas vezes não produz sintomas, o que levanta ainda mais preocupações. Para evitar transtornos e problemas de saúde é importante consultar regularmente um médico e realizar exames de rotina. Desta forma o organismo fica bem monitorado e uma série de enfermidades pode ser evitada ou melhor tratada.

 

Como funciona um exame de medição?

É possível atualmente fazer exames de medição dos níveis de colesterol. Com isto vários problemas cardíacos podem ser prevenidos, por exemplo. Exames de triglicerídeos, de colesterol HDL, LDL e VLDL devem ser feitos por todas as pessoas periodicamente, de forma a evitar transtornos.

Adultos com idade avançada, obesos, fumantes, portadores de diabetes e de hipertensão estão enquadrados em uma população de risco e necessitam tomar ainda mais cuidado com os níveis de colesterol. Para a realização do procedimento é preciso fazer um jejum de, em média, 12 horas, caso contrário, alguns valores podem aparecer alterados. Dependendo do estado de saúde do paciente e da sua idade a interpretação do resultado deve ser diferente, portanto, é preciso ter cuidado na escolha do local e do profissional.

Uma série de doenças pode ser melhor tratada, ou até mesmo evitada, quando da detecção precoce. Portanto, consulte periodicamente um médico e não deixe de realizar os exames de rotina.

 

Quais alimentos devem ser consumidos?

Para a redução do colesterol ruim alguns alimentos devem ser ingeridos e outros devem ter o consumo restrito. Certas substâncias, além de fazerem bem à saúde, ainda ajudam a reduzir o nível da LDL e da VLDL. Estas precisam fazer parte da dieta de todas as pessoas.

O salmão, por exemplo, é um alimento que necessita ser consumido. A soja e seus derivados também fazem muito bem à saúde, pois aumentam os níveis de HDL. O tomate é rico em licopeno, o que auxilia na prevenção do câncer de próstata, além disto, reduz a quantidade de mau colesterol no sangue.

Outra dica é a ingestão de chias, ricas em fibras e ômega 3, elas ajudam a reduzir o colesterol. As frutas cítricas como a laranja e o limão são fundamentais. Elas oferecem altas doses vitamina C, uma poderosa ferramenta no combate ao LDL e ao VLDL. As nozes são também importantes, já que auxiliam na eliminação da LDL. Frutas vermelhas inibem a produção do colesterol ruim, assim como a quinoa.

São muitos os alimentos que podem ajudar nesta luta e conversar com um profissional pode ser bastante legal. Realizar exames de rotina é imprescindível, assim como cuidar da alimentação. Para ter qualidade de vida é necessário ter atenção ao que se come.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

3 comentários em “Colesterol VLDL

  1. acbei de pegar os meus resultados gostriam que me ajudemna avaliação o meu colesterol total 224 mg hdl 64.0 mg ovldl 21 mgeo ldl 139 mg

  2. bom dia ,acabei de pegar o resultado dos exames , e o resultado deu que vldl esta em 15,4, queria saber se esta bom ou ruim , seria de grande ajuda , mas ja estou muito feliz por voces estarem tirando minhas duvidas ,porque so me resta essa duvida , obrigada de coraçao , abraços ,fiquem com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>