Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Exames/Procedimentos > COAGULOGRAMA

COAGULOGRAMA

Exame Coagulograma

Este é um exame de sangue capaz de diagnosticar uma série de complicações hemorrágicas. O coagulograma também é chamado de prova de coagulação e é muito pedido no pré-operatório.  Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do coagulograma considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é coagulograma;
  • Quando é indicado;
  • Como é o procedimento;
  • Quais são os preparativos;
  • O que ocorre após o exame.

 

O que é coagulograma?

O coagulograma é um exame de triagem realizado, geralmente, antes de cirurgias para avaliar, entre outras coisas, o nível de coagulação do sangue. Para o exame é realizado uma série de testes que avaliam o tempo de sangramento, de ativação parcial da tromboplastina, de ativação da protrombina, de coagulação e que faz a contagem das plaquetas. É, portanto, um eficiente método de análise do sistema de coagulação como um todo.

Leai também sobre o exame de Hemograma.

coagulograma

 

Quando é indicado?

Geralmente é muito pedido antes do paciente ser submetido a cirurgias para verificar se este está apto a uma recuperação. Também é indicado antes de tratamentos que induzam sangramento. Caso, após a triagem, o coagulograma mostre algum resultado alterado, é totalmente contra indicado a realização de qualquer procedimento do tipo.

O exame permite que se faça também a monitoração do estado de pacientes que utilizam medicamentos anti-agregantes plaquetário ou medicamentos anticoagulantes como forma de prevenir certas doenças cardíacas.

 

Como é o procedimento?

O coagulograma é composto por uma série de testes que vão avaliar, entre outras coisas, o tempo de sangramento, de coagulação, de ativação da protrombina, de ativação parcial da tromboplastina e a fazer a contagem das plaquetas.

Para isto, a pessoa é levada para uma sala especial onde será feita a coleta do sangue e também alguns testes. Por exemplo, o tempo de sangramento é avaliado da seguinte maneira: após compressão local é realizada uma pequena picada no antebraço do paciente, em um lugar sem veia e sem vasos. O especialista observa quanto tempo esta picada vai levar para sangrar. Normalmente as primeiras gotas saem depois de 1 a 3 minutos.

Já o teste de coagulação, por exemplo, é realizado através da coleta de cerca de 2ml de sangue. Coloca-se o material em dois tubos sem anticoagulante e observa-se o tempo que o sangue levará para coagular. Normalmente é algo que leva de 5 a 12 minutos. Para realização dos testes é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamento que utiliza no dia a dia.

 

Quais são os preparativos?

exame coagulo de sangueAntes do início do coagulograma é indicado a realização de um jejum de 2 a 4 horas. Todos os medicamentos que o paciente utiliza no dia a dia devem ser informados ao médico para que este tome a decisão de suspensão ou não dos mesmos para o exame. Remédios que foram utilizados, mesmo que de forma esporádica, nos últimos 10 dias também devem ser informados. Especialmente no caso de antibióticos ou anticoagulantes orais.

Após marcado o exame é aconselhável telefonar para o local e verificar exatamente quais são os procedimentos de rotina antes do dia. Não costumam haver contra indicações para o coagulograma. O exame é rápido e o resultado é entregue, na grande maioria dos casos, em 1 dia útil.

 

O que ocorre após o exame?

Não ocorre muito desconforto após os testes. Recomenda-se que ao final do exame a pessoa pressione o local onde está a veia utilizada por alguns minutos, para que não surjam hematomas na região. Evitar tomar sol no local também é importante. Assim como não fazer esforços com o braço no dia pós-exame.

Caso algum sintoma apareça após a realização do coagulograma, informe seu médico imediatamente. Após o resultado dos testes, o especialista irá analisar o que foi obtido e recomendar ou não a cirurgia ou o tratamento. Em casos de coagulograma para simples monitoramento da saúde, dependendo do resultado, algumas medidas podem ser necessárias de serem tomadas.

Esteja sempre em dia com a sua ida ao médico. Realizar exames de rotina é muito importante. Antes de qualquer cirurgia ou tratamento mais invasivo, não deixe de fazer todos os exames requisitados. Converse sempre com o seu médico e fique atento a qualquer informação que seu corpo possa estar querendo passar. Sem saúde não ficamos aptos a fazer nada. Cuide bem do seu corpo.

Tags: , , , ,

6 Comentários

  1. Cicera disse:

    Gostaria de saber o seguinte: minha Irma o ano passado, e tem exatamente um ano, fez o exame coagulograma, e agora, ontem, a dentist dela pediu o exame novamente. Este exame muda de quanto em quanto tempo? Ela teria de fazer novamente o exame? Uma fez mostrando os resultados ano passado, muda? Sei que a idade nao e a mesma. Mas a limentacao e a mesma e a mesma vida. Entao porque e preciso fazer novamente? Obrigada antecipadamente pela resposta. Fico no aguardo.

  2. GABRIEL SAAD disse:

    Meu filho de 3 anos irá fazer uma cirugia para retirada das amigdalas e adenoide. Foi solicitado exame de coagulograma e deu a seguinte alteração:
    T. Trombopl. Parcial Ativada (TTPa): 34,4 segundos
    Controle Normal (CN): 27,0 segundos
    Isso é grave? O que pode ser? Foi solicitado refazer o exame.
    Desde já agradeço muito.

  3. cicero disse:

    minha mãe tem 78 anos ,teve sangramento vaginal tem haver com este exame coagulograma aguardo obrigado

  4. Gabrielle disse:

    Após ser feito com 3 meses o exame nao e mas valido tem que fazer outro .

  5. domingos disse:

    gostaria de saber qual a quantidade de plaquetas para uma cirurgia odontologica .

  6. Rocha disse:

    olá eu iria fazer o exame de coagulograma e um dia antes de fazer o exame eu transei com o meu namorado e a camisinha vazou e tive que tomar a pílula de emergência , e agora vou pode fazer o exame de coagulograma ou tenho que esperar um certo tempo para não alterar o resultado do exame ? me ajudem a tirar essa dúvida por favor . bjoss

Deixe o seu comentário!