Cisto Mamário

O que são os cistos mamários?

Os cistos mamários, ou cistos apócrinos, são alterações de mama benignas. Eles se caracterizam como tumores de forma redonda ou ovulada que podem ter de milímetros a vários centímetros de diâmetro. Os cistos mamários são solitários ou múltiplos e a grande maioria é unilocular, ou seja, são formados por apenas um compartimento cheio de líquido e coberto por epitélio.

O líquido destes cistos costuma apresentar uma coloração amarelo claro ou escuro. Normalmente eles surgem em mulheres com idade superior aos 40 ou 50 anos, no entanto, podem aparecer em qualquer época da vida. Depois da menopausa os cistos tendem a desaparecer.

A origem destas alterações é a unidade ducto-lobular terminal das mamas. A parede dos cistos é composta por células que possuem funções apócrinas, sendo muito ricas em mitocôndrias, em lisossomas e em grânulos secretórios. Alguns dos cistos mamários também são revestidos por paredes de epitélio pavimentoso simples, sem apresentar as características apócrinas mencionadas anteriormente.

Pode haver presença de fibrose ao redor do tecido das mamas. Para evitar este e outros incômodos, algumas medidas podem ser tomadas durante a vida. Todas as mulheres necessitam ficar atentas aos sinais enviados pelo corpo e realizar exames de rotina.

cisto mamário

 

Sintomas e diagnóstico

Infelizmente, muitos dos cistos tendem a ser assintomáticos. Pode ser sentida uma dor difusa em certas ocasiões, entretanto, é difícil se perceber. Quando os cistos são grandes ocorrem mais dores, as quais costumam ser controladas com compressas geladas.

Todas as mulheres, sejam elas novas ou não, necessitam consultar frequentemente um médico ginecologista. Este profissional está apto para tratar e para diagnosticar as mais variadas condições, podendo interferir na progressão de uma série de doenças.

Consulte regularmente um médico e realize exames de rotina, de forma a ficar longe de problemas. Os cistos mamários são geralmente diagnosticados através do exame de ultrassom, que consegue localizar a grande maioria destas alterações. Não deixe de buscar por ajuda diante de qualquer sinal, sua saúde pode estar em jogo e todas as medidas precisas devem ser tomadas.

 

Tratamento

Praticamente quase todos os cistos mamários não precisam de tratamento. Eles não aumentam o risco de um câncer de mama, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar. Os cistos são benignos e devem ser tratados e retirados quando da dor intensa ou de possíveis complicações decorrentes.

Não é recomendado o uso de medicamentos para aliviar a dor. Caso esta seja muito intensa conversa com o seu médico para descobrir o que fazer. Quando os cistos mamários promovem muita dor é comum que se faça uma punção com agulha na região, podendo ou não ser orientada pela ultrassonografia. Não é preciso fazer uma avaliação do líquido colhido, exceto quando há a existência de sangue, o que raramente acontece.

Para o alivio das dores compressas geladas nas mamas são indicadas. Os cistos mamários tendem a desaparecer com a chegada da menopausa, sendo que não devem ser encarados como algo de grande preocupação. Cistos que possuem algo sólido em seus interiores precisam ser operados, no entanto, isto é raro de ocorrer.

Um comentário em “Cisto Mamário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>