Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Cisto Aracnóide

Cisto Aracnóide

O que é cisto aracnoide?

É uma coleção de líquido que fica localizada entre as membranas responsáveis por cobrir o cérebro e o restante do sistema nervoso central, ou seja, o tronco cerebral, o cerebelo e a medula espinhal. As membranas que cobrem o cérebro são de 3 tipos. Temos a dura-máter que é mais superficial e aderente ao osso, a pia-máter um pouco mais fina e mais interna e a aracnoide, que se parece muito com uma teia de aranha, conforme já remete o nome.

O cisto aracnoide é formado pelas membranas aracnoides. É o próprio líquido céfalo-raquidiano que fica em seu interior. Esta lesão possui característica congênita e surge quando acontece a divisão da membrana aracnoide. A grande maioria dos cistos acaba se tornando sintomático ainda na infância. Os sinais envolvem, por exemplo, cefaleia, convulsões, vômitos, náuseas e letargia.

Através de uma tomografia computadorizada ou de uma ressonância magnética é possível se detectar tal condição. Caso o cisto não apresente sintomas ou não tenha um efeito significante não há necessidade de tratamento. Porém, quando houver uma grande massa por volta das estruturas cranianas ou quando as complicações forem evidentes um tratamento cirúrgico pode ser recomendado. Diante dos indícios é de extrema importância consultar um médico, para que a melhor abordagem seja estipulada.

Cisto-de-aracnoide

 

Agente causador

Estes cistos são de natureza congênita, ou seja, estão presentes na pessoa desde o seu nascimento. As lesões se desenvolvem devido a um defeito de válvula presente nas membranas aracnoides. Com isto a passagem do líquor, ou líquido céfalo-raquidiano, para o interior do cisto fica facilitada e a saída dificultada, levando ao acúmulo na região.

A condição acomete tanto homens quanto mulheres, sendo que grande parte das pessoas nem mesmo fica sabendo da sua existência. As manifestações clínicas variam de acordo com a localização do cisto, podendo este ser assintomático. Portanto, é preciso ficar atento a esta possibilidade e realizar exames de rotina.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Para a detecção de um cisto aracnoide é preciso investigar os sintomas e a sua localização. Entretanto, grande parte dos casos não produz qualquer espécie de sinal, dificultando bastante a tarefa do médico.

A situação é algumas vezes descoberta somente quando se está avaliando outra enfermidade. Muitas vezes em exames de rotina também acaba se detectando o cisto, por isto é tão importante adquirir este hábito. Exames de imagem podem mostrar um aumento do volume do cisto. As tomografias computadorizadas e as ressonâncias magnéticas do crânio são as melhores alternativas para o diagnóstico e para o acompanhamento da condição.

Caso a pessoa tenha sofrido algum trauma é possível que se solicite um eletroencefalograma. Muitos cistos podem ser benignos e precisam somente estar monitorados. De qualquer forma, diante dos sintomas um médico deve ser procurado.

 

Sintomas

A grande maioria dos cistos aracnoides não produz sintomas e nem danos ao organismo, devendo somente estar sob observação. Em outros casos estas lesões podem acabar levando a alguns transtornos, que devem ser considerados e diagnosticados pelo médico. Diante de uma análise clínica e do estudo de exames em específico o profissional pode chegar à certeza da condição. Fatores a serem observados são, por exemplo, a existência de:

  • Dores de cabeça;
  • Letargia;
  • Dificuldades na audição;
  • Problemas neurológicos;
  • Problemas na fala;
  • Tonturas;
  • Náuseas;
  • Vômitos,
  • Fraqueza;
  • Paralisia;
  • Zumbidos;
  • Alargamento da cabeça em bebês.

Diante destes sinais um médico deve ser procurado. É importante estabelecer um diagnóstico diferencial para que outras enfermidades sejam excluídas e para que o cisto possa receber o devido tratamento, quando necessário. Portanto, não hesite em procurar por ajuda.

 

Prevenção

O cisto aracnoide é uma condição congênita e está presente nas pessoas desde o nascimento. Desta forma, não existem muitas medidas que podem ser consideradas preventivas. O ideal é sempre realizar exames de rotina, para que o corpo esteja bem monitorado. Um profissional também deve ser consultado periodicamente, para que a saúde seja observada.

A grande maioria das condições pode ser evitada ou melhor controlada quando são descobertas precocemente, por isto é tão importante fica atento à saúde. É também fundamental perceber os sinais que o corpo possa estar enviando, para que um problema possa ser diagnosticado o quanto antes.

 

Tratamento

O cisto aracnoide que é considerado sintomático pode ser tratado com cirurgia. Esta é feita via uma abertura por endoscopia ou feita por uma derivação do cisto para a chamada cavidade peritoneal, ou barriga, através da passagem de um cateter por baixo da pele. É importante conversar com o profissional para que este avalie o caso e decida pela melhor abordagem.

Em muitas situações um cisto aracnoide pode nem mesmo necessitar de tratamento. É bastante comum estas lesões serem assintomáticas, ou seja, não produzirem efeitos colaterais e nenhum sintoma. Nestes casos, uma das melhores opções é evitar um tratamento.

Dependendo da condição do cisto, da sua localização, do seu tamanho e da sua forma muitas alternativas estarão em jogo. A idade do paciente e suas variações anatômicas são também fatores a serem considerados. Todos os diagnosticados com cisto aracnoide necessitam ficar sob observação. Exames de imagem devem ser feitos periodicamente para que o tamanho seja monitorado e para que um resurgimento possa ser notado.

Quando os sintomas estão presentes podem ser bastante incômodos e dolorosos, porém não há necessidade de se conviver com este transtorno. Um médico deve ser consultado para que o melhor tratamento tenha início. A drenagem do líquido por um pequeno buraco é uma opção, por exemplo. Outras medidas mais invasivas como a abertura do crânio e a criação de canais para retirada o líquor também podem ser consideradas quando necessário. O importante é que todos passem por uma avaliação, para que os perigos possam ser excluídos. Não deixe de realizar exames de rotina e esteja sempre atento a sua saúde. Diante de sinais não realize automedicação, pois somente um médico sabe qual fármaco deve ser utilizado em cada situação. Além disto, o uso incorreto de medicamentos pode piorar um estado ou mascarar uma doença.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

67 comentários em “Cisto Aracnóide

  1. Oi pessoal! Tenho 33 anos e a pouco tempo descobri que tenho um cisto aracnóide no lado esquerdo frontal, sinto muita dor de cabeça, mas estou tranquila e nem acho que a dor que sinto seja por causa dele…procurei um médico e ele disse que tenho sorte pois não sou epilética. Que Deus abençõe todos vocês!

  2. Meu nome é carol, queria que me ajudassem, minha amiga de 16 anos está com cisto perto do utero e provavelmente ela irá tira seu utero em uma cirurgia, quando for mas velha, além disso ela não poderá ter filhos futuramente, gostaria de opinião em como posso conforta-la, ela se sente mal por tudo isso, e eu me sinto mal por ela.

  3. Olá!
    Recentemente fiz um exame de RC e descobri que tenho um cisto de aracnoide .
    Infelizmente os piores pensamentos tomaram conta de mim, foram dias de cão até o retorno com o neuro. Graças a Deus fui tranquilizada .
    Tenho 38 anos e levo uma vida normal, sempre tive problemas com esquecimentos e no ciclo mestrual as dores de cabeça são fortes.

  4. Olá tenho 32 anos, e a 9 descobri que tenho um cisto aracnoideo, tomo DEPAKENE e CARBAMAZEPINA para controlar as crises convulcivas, mais diariamento tenho sintomas de pressão na cabeça e djavu, é horrivel. ja fiz duas tomografia e na segunda mostrou que ele cresceu, tenho muito medo de cirurgia

  5. meu filho de 11anos esta com cisto aracdenio no lado direito mede 41x23mm, e considerado grande, ele sente muito canssado e nausea e dor de cabeca, a neuro disse que e normal.por favor me envie uma resposta

    1. Ola Andreia.
      Fique tranquila e procure um bom neuro. Operei a três dias e já estou em casa, o meu media 8cmX6cmX5cm, comprimento, largura e altura, está dando tudo certo ele está diminuindo e o problema se resolvendo. Tenho 31 anos e nunca tive sintoma nenhum.

  6. tenho um bebe chama se bernardo tem 1 ano 2 meses foi diagnosticado com cisto aracnoide o neuro disse que talvez ele nem vem a andar estou aflita desesperada choro todo hora tenho medo de perde meu bebe

  7. Boa Tarde, tenho uma irmã , somos gêmeas, ela nasceu com cisto aracnoide, só agora com 47 anos
    ela começou a ter os sintomas, irá ter que operar, já está encaminhando para fazer a cirurgia em BH
    estamos preocupados, será que a cirurgia é simples, e não corre muito riscos?

  8. Em 2006 Descobri um cisto e foi retirado com 4,8mm LE cubico e outro do LD estável,porem estou normal após cirurgia,nada de anormal,medicação 3 vezes ao dia Fenetoina.Quem operou DR.Silvio,em CWB- PR.

  9. Meu esposo tem 38 anos,sentia muitas dores de cabeça acompanhada de vômitos, tontura e fraqueza acompanhado de zumbido no ouvido.Por causa desses sintomas agora resolveu fazer um exame de tomografia;no qual no laudo acusou uma lesão extra-axial, na fossa média à direita, medindo 4,0 x 2,5 (AP X CC). A referida lesão é isodensa ao líquido e desloca lateralmente o lobo temporal.-Parênquima cerebral coeficientes de atenuação normais. – Tronco e cerebelo de formas, topografias e densidades normais. – Sistema ventricular de forma, topografias e dimensões normais. -Aspecto normal dos sulcos e cisternas cerebrais. – Ausência de calcificações patológicas. ID. : Achados tomográficos compatíveis com cisto aracnóide na fossa média direita. GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR FORMA DE TRATAMENTO NESSE CASSO?

  10. Eu tenho um neto com 1 mes de vida e na utrasson feita antes dele nascer o medico detecto o cisto aracnoide e agora estamos fazendo acompamento prem stou preocupado com isso. Ele está crescendo o quando ele nasceu fizemos o exame o cesto media a cerca de 6,7 x 2,6 cm não sei se esse tamanho é grande ou pequeno ..e quanto em quanto tempo posso fazer novo exame. O médico disse que não devemos nos preocupar mas…fico preocupado sim….

  11. Olá, meu nome é Elton , tenho 21 anos e hoje descobrir que tenho o cisto.No início achei que estava ficando doido por conta da dor e tontura ao mesmo tem e às vezes nervoso mais com um tempo foi passando.Amanhã será minha primeira consulta com o neurologista e vamos ver no que vai dar. Força e fé Deus está no controle.

    1. rafael minha filha tem desde que nasceu sempre tomou medicação
      pra convulsão,agora ela vai ser encaminhada pra unicamp para uma avaliação
      se vai ser preciso fazer cirurgia axo que ele aumentou pq esta tento tonturas e formigamento nos braços estou com muito medo

  12. MEU FILHO DE 03 ANOS ESTA INTERNADO HÁ 10 DIAS, ESTAVA COM FORTES DORES NA NUCA. HOJE ELE FEZ A RESSONÂNCIA E O NEURO DISSE QEU ELE TEM UM CISTO ARACNOIDE NA NUCA. CHOREI MUITO, NÃO SEI COMO AGIR. NÃO QUERO QUE MEU FILHO SOFRA.
    MAS TENHO MUITA FÉ EM DEUS, SEI QUE VAI DAR TD CERTO. EU TB JÁ TIVE UM ADENOMA NA HIPÓFISE E DEUS ME CUROU!!!

  13. o filho da minha amiga,tem 06 anos e foi diagnosticado com este cisto,ele tem problema na fala,e é muito nervoso,e desde que nasceu não come nenhum tipo de comida,tipo arroz,feijão,macarrão,carne,legumes,e por ai vai,só quer comer bolo de chocolates e outras besteiras mais,isto tem a ver com o fato dele ter o cisto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>