Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Cisto Aracnóide

Cisto Aracnóide

O que é cisto aracnoide?

É uma coleção de líquido que fica localizada entre as membranas responsáveis por cobrir o cérebro e o restante do sistema nervoso central, ou seja, o tronco cerebral, o cerebelo e a medula espinhal. As membranas que cobrem o cérebro são de 3 tipos. Temos a dura-máter que é mais superficial e aderente ao osso, a pia-máter um pouco mais fina e mais interna e a aracnoide, que se parece muito com uma teia de aranha, conforme já remete o nome.

O cisto aracnoide é formado pelas membranas aracnoides. É o próprio líquido céfalo-raquidiano que fica em seu interior. Esta lesão possui característica congênita e surge quando acontece a divisão da membrana aracnoide. A grande maioria dos cistos acaba se tornando sintomático ainda na infância. Os sinais envolvem, por exemplo, cefaleia, convulsões, vômitos, náuseas e letargia.

Através de uma tomografia computadorizada ou de uma ressonância magnética é possível se detectar tal condição. Caso o cisto não apresente sintomas ou não tenha um efeito significante não há necessidade de tratamento. Porém, quando houver uma grande massa por volta das estruturas cranianas ou quando as complicações forem evidentes um tratamento cirúrgico pode ser recomendado. Diante dos indícios é de extrema importância consultar um médico, para que a melhor abordagem seja estipulada.

Cisto-de-aracnoide

 

Agente causador

Estes cistos são de natureza congênita, ou seja, estão presentes na pessoa desde o seu nascimento. As lesões se desenvolvem devido a um defeito de válvula presente nas membranas aracnoides. Com isto a passagem do líquor, ou líquido céfalo-raquidiano, para o interior do cisto fica facilitada e a saída dificultada, levando ao acúmulo na região.

A condição acomete tanto homens quanto mulheres, sendo que grande parte das pessoas nem mesmo fica sabendo da sua existência. As manifestações clínicas variam de acordo com a localização do cisto, podendo este ser assintomático. Portanto, é preciso ficar atento a esta possibilidade e realizar exames de rotina.

 

Como se descobre a doença (diagnóstico)

Para a detecção de um cisto aracnoide é preciso investigar os sintomas e a sua localização. Entretanto, grande parte dos casos não produz qualquer espécie de sinal, dificultando bastante a tarefa do médico.

A situação é algumas vezes descoberta somente quando se está avaliando outra enfermidade. Muitas vezes em exames de rotina também acaba se detectando o cisto, por isto é tão importante adquirir este hábito. Exames de imagem podem mostrar um aumento do volume do cisto. As tomografias computadorizadas e as ressonâncias magnéticas do crânio são as melhores alternativas para o diagnóstico e para o acompanhamento da condição.

Caso a pessoa tenha sofrido algum trauma é possível que se solicite um eletroencefalograma. Muitos cistos podem ser benignos e precisam somente estar monitorados. De qualquer forma, diante dos sintomas um médico deve ser procurado.

 

Sintomas

A grande maioria dos cistos aracnoides não produz sintomas e nem danos ao organismo, devendo somente estar sob observação. Em outros casos estas lesões podem acabar levando a alguns transtornos, que devem ser considerados e diagnosticados pelo médico. Diante de uma análise clínica e do estudo de exames em específico o profissional pode chegar à certeza da condição. Fatores a serem observados são, por exemplo, a existência de:

  • Dores de cabeça;
  • Letargia;
  • Dificuldades na audição;
  • Problemas neurológicos;
  • Problemas na fala;
  • Tonturas;
  • Náuseas;
  • Vômitos,
  • Fraqueza;
  • Paralisia;
  • Zumbidos;
  • Alargamento da cabeça em bebês.

Diante destes sinais um médico deve ser procurado. É importante estabelecer um diagnóstico diferencial para que outras enfermidades sejam excluídas e para que o cisto possa receber o devido tratamento, quando necessário. Portanto, não hesite em procurar por ajuda.

 

Prevenção

O cisto aracnoide é uma condição congênita e está presente nas pessoas desde o nascimento. Desta forma, não existem muitas medidas que podem ser consideradas preventivas. O ideal é sempre realizar exames de rotina, para que o corpo esteja bem monitorado. Um profissional também deve ser consultado periodicamente, para que a saúde seja observada.

A grande maioria das condições pode ser evitada ou melhor controlada quando são descobertas precocemente, por isto é tão importante fica atento à saúde. É também fundamental perceber os sinais que o corpo possa estar enviando, para que um problema possa ser diagnosticado o quanto antes.

 

Tratamento

O cisto aracnoide que é considerado sintomático pode ser tratado com cirurgia. Esta é feita via uma abertura por endoscopia ou feita por uma derivação do cisto para a chamada cavidade peritoneal, ou barriga, através da passagem de um cateter por baixo da pele. É importante conversar com o profissional para que este avalie o caso e decida pela melhor abordagem.

Em muitas situações um cisto aracnoide pode nem mesmo necessitar de tratamento. É bastante comum estas lesões serem assintomáticas, ou seja, não produzirem efeitos colaterais e nenhum sintoma. Nestes casos, uma das melhores opções é evitar um tratamento.

Dependendo da condição do cisto, da sua localização, do seu tamanho e da sua forma muitas alternativas estarão em jogo. A idade do paciente e suas variações anatômicas são também fatores a serem considerados. Todos os diagnosticados com cisto aracnoide necessitam ficar sob observação. Exames de imagem devem ser feitos periodicamente para que o tamanho seja monitorado e para que um resurgimento possa ser notado.

Quando os sintomas estão presentes podem ser bastante incômodos e dolorosos, porém não há necessidade de se conviver com este transtorno. Um médico deve ser consultado para que o melhor tratamento tenha início. A drenagem do líquido por um pequeno buraco é uma opção, por exemplo. Outras medidas mais invasivas como a abertura do crânio e a criação de canais para retirada o líquor também podem ser consideradas quando necessário. O importante é que todos passem por uma avaliação, para que os perigos possam ser excluídos. Não deixe de realizar exames de rotina e esteja sempre atento a sua saúde. Diante de sinais não realize automedicação, pois somente um médico sabe qual fármaco deve ser utilizado em cada situação. Além disto, o uso incorreto de medicamentos pode piorar um estado ou mascarar uma doença.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

68 comentários em “Cisto Aracnóide

  1. Boa tarde! Eu tenho 27 anos, tive este diagnóstico aos 10 anos, ao perder os movimentos das pernas e a visão. Passamos por 4 médicos pra conseguir que um passasse uma RM, fazendo após isso uma cirurgia de emergência pelo tamanho do cisto. Tive que realizar mais 2 cirurgias após alguns anos. A última foi feita um desvio do líquido para uma artéria, agora vou ter que fazer cirurgia para colocar um clip por causa do fluxo grande de líquido. Mas estou aqui, andando, falando, enxergando, com minhas funções cerebrais normais, graças a Deus! Tenho enxaqueca sempre, alguns raros episódios de convulsão, mas agora já é outro problema (gliose em estágio moderado). Mas eu vou vencer novamente…um abraço a todos! Fé e força a quem está passando por isso.

  2. Oi pessoal! Tenho 33 anos e a pouco tempo descobri que tenho um cisto aracnóide no lado esquerdo frontal, sinto muita dor de cabeça, mas estou tranquila e nem acho que a dor que sinto seja por causa dele…procurei um médico e ele disse que tenho sorte pois não sou epilética. Que Deus abençõe todos vocês!

  3. Meu nome é carol, queria que me ajudassem, minha amiga de 16 anos está com cisto perto do utero e provavelmente ela irá tira seu utero em uma cirurgia, quando for mas velha, além disso ela não poderá ter filhos futuramente, gostaria de opinião em como posso conforta-la, ela se sente mal por tudo isso, e eu me sinto mal por ela.

  4. Olá!
    Recentemente fiz um exame de RC e descobri que tenho um cisto de aracnoide .
    Infelizmente os piores pensamentos tomaram conta de mim, foram dias de cão até o retorno com o neuro. Graças a Deus fui tranquilizada .
    Tenho 38 anos e levo uma vida normal, sempre tive problemas com esquecimentos e no ciclo mestrual as dores de cabeça são fortes.

  5. Olá tenho 32 anos, e a 9 descobri que tenho um cisto aracnoideo, tomo DEPAKENE e CARBAMAZEPINA para controlar as crises convulcivas, mais diariamento tenho sintomas de pressão na cabeça e djavu, é horrivel. ja fiz duas tomografia e na segunda mostrou que ele cresceu, tenho muito medo de cirurgia

  6. meu filho de 11anos esta com cisto aracdenio no lado direito mede 41x23mm, e considerado grande, ele sente muito canssado e nausea e dor de cabeca, a neuro disse que e normal.por favor me envie uma resposta

    1. Ola Andreia.
      Fique tranquila e procure um bom neuro. Operei a três dias e já estou em casa, o meu media 8cmX6cmX5cm, comprimento, largura e altura, está dando tudo certo ele está diminuindo e o problema se resolvendo. Tenho 31 anos e nunca tive sintoma nenhum.

  7. tenho um bebe chama se bernardo tem 1 ano 2 meses foi diagnosticado com cisto aracnoide o neuro disse que talvez ele nem vem a andar estou aflita desesperada choro todo hora tenho medo de perde meu bebe

  8. Boa Tarde, tenho uma irmã , somos gêmeas, ela nasceu com cisto aracnoide, só agora com 47 anos
    ela começou a ter os sintomas, irá ter que operar, já está encaminhando para fazer a cirurgia em BH
    estamos preocupados, será que a cirurgia é simples, e não corre muito riscos?

  9. Em 2006 Descobri um cisto e foi retirado com 4,8mm LE cubico e outro do LD estável,porem estou normal após cirurgia,nada de anormal,medicação 3 vezes ao dia Fenetoina.Quem operou DR.Silvio,em CWB- PR.

  10. Meu esposo tem 38 anos,sentia muitas dores de cabeça acompanhada de vômitos, tontura e fraqueza acompanhado de zumbido no ouvido.Por causa desses sintomas agora resolveu fazer um exame de tomografia;no qual no laudo acusou uma lesão extra-axial, na fossa média à direita, medindo 4,0 x 2,5 (AP X CC). A referida lesão é isodensa ao líquido e desloca lateralmente o lobo temporal.-Parênquima cerebral coeficientes de atenuação normais. – Tronco e cerebelo de formas, topografias e densidades normais. – Sistema ventricular de forma, topografias e dimensões normais. -Aspecto normal dos sulcos e cisternas cerebrais. – Ausência de calcificações patológicas. ID. : Achados tomográficos compatíveis com cisto aracnóide na fossa média direita. GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR FORMA DE TRATAMENTO NESSE CASSO?

  11. Eu tenho um neto com 1 mes de vida e na utrasson feita antes dele nascer o medico detecto o cisto aracnoide e agora estamos fazendo acompamento prem stou preocupado com isso. Ele está crescendo o quando ele nasceu fizemos o exame o cesto media a cerca de 6,7 x 2,6 cm não sei se esse tamanho é grande ou pequeno ..e quanto em quanto tempo posso fazer novo exame. O médico disse que não devemos nos preocupar mas…fico preocupado sim….

  12. Olá, meu nome é Elton , tenho 21 anos e hoje descobrir que tenho o cisto.No início achei que estava ficando doido por conta da dor e tontura ao mesmo tem e às vezes nervoso mais com um tempo foi passando.Amanhã será minha primeira consulta com o neurologista e vamos ver no que vai dar. Força e fé Deus está no controle.

    1. rafael minha filha tem desde que nasceu sempre tomou medicação
      pra convulsão,agora ela vai ser encaminhada pra unicamp para uma avaliação
      se vai ser preciso fazer cirurgia axo que ele aumentou pq esta tento tonturas e formigamento nos braços estou com muito medo

  13. MEU FILHO DE 03 ANOS ESTA INTERNADO HÁ 10 DIAS, ESTAVA COM FORTES DORES NA NUCA. HOJE ELE FEZ A RESSONÂNCIA E O NEURO DISSE QEU ELE TEM UM CISTO ARACNOIDE NA NUCA. CHOREI MUITO, NÃO SEI COMO AGIR. NÃO QUERO QUE MEU FILHO SOFRA.
    MAS TENHO MUITA FÉ EM DEUS, SEI QUE VAI DAR TD CERTO. EU TB JÁ TIVE UM ADENOMA NA HIPÓFISE E DEUS ME CUROU!!!

  14. o filho da minha amiga,tem 06 anos e foi diagnosticado com este cisto,ele tem problema na fala,e é muito nervoso,e desde que nasceu não come nenhum tipo de comida,tipo arroz,feijão,macarrão,carne,legumes,e por ai vai,só quer comer bolo de chocolates e outras besteiras mais,isto tem a ver com o fato dele ter o cisto?

  15. olá minha esposa esta com 4 meses de gestação descobrimos que ah um cistos na cabeça do bebe estamos preocupados o faço alguem podi ajudar

  16. fiquei bom graças a Deus, mas hoje tenho uma pequena sequela , tenho falhas na minha coordenação motora, ou seja as pessoas acham que eu bebi , que estou bêbado, fico triste mas tenho muita saúde.

  17. Minha filha foi diagnostica hoje com cisto,estou pavorada estou confiante em Deus .
    Salmo 27
    OSenhor é a minha luz ea minha salvaçao;a quem eu temerei.O Senhor é força da minha vida ;de quem recearei.
    Que Deus venha dar vitoria a todos que sofre de qualquer enfermidade.

  18. Eu tive um cisto aracnoide ha 10 anos atrás, no começo apenas ficava com o braço dormente mas após um tempo eu comecei a perder momentaneamente o controle do braço e perna direita, tipo do nada, e acabava caindo no chão, não ia pra escola nem saia, só ficava em casa, tomei por muito tempo remédios tarja preta, que não adiantaram em nada. A unica saída foi fazer a operação, graças a Deus deu tudo certo, não fiquei com ceguelas, nem peguei alguma doença. Hoje tenho 19 anos, vida normal, ainda visito o neuro uma vez por ano, mas é só para conversar com ele.
    Confia no senhor que sua vida irá mudar, a vitória já é certa, basta, acreditar.

    1. Quem fez a cirrugia como e centro alguma coisa na hora a nestesia a onde e depois dá operação doe muito me informe aí por favor

  19. Fui operado um cisto a 6 dias, recebi 4 pontos neste momento estou a fazer penso num posto de saude e daqui a 2 dias vou tirar os pontos. Agora tou com medo que o cisto venha a reaparecer no mesmo lugar ou um outro lugar do corpo. Que faço.

  20. Meu irmao quando nasceu teve uma lesao no cérebro… mas com orações e muita fé essa lesao desapareceu, hoje ele tem 6 anos e a 1 mes atras ele teve alguns sintomas de dor de cabeça e tontura minha procurou um neurologista e fez uma tomografia computadorizada onde apareceu um cisto aracnoide de 2,0 x 1,4 cm no lado esquerdo do cerebro, sera que tem alguma relação com a lesao que ele teve quando nasceu? pq a lesao foi do lado direito da cabeça.

  21. Bom dia minha mãe teve cisto aracnoide e não tratou, também uma lesão importante no cérebro, há 03 anos foi diagnosticada Alzheimer devido resultados característicos da doença , faleceu com 62 anos devido piora do quadro , eu tenho muita dor de cabeça mas ela nunca reclamou e teve surdez, essa doença pode ser hereditária? procurei um neuro ele disse que não necessitava fazer exames, devo procurar outro?

  22. Bom dia minha mãe teve cisto aracnoide e não tratou, também uma lesão importante no cérebro, há 03 anos foi diagnosticada Alzheimer devido resultados característicos da doença , faleceu com 62 anos devido piora do quadro , eu tenho muita dor de cabeça mas ela nunca reclamou e teve surdez, essa doença pode ser hereditária? procurei um neuro ele disse que não necessitava fazer exames, devo procurar outro?

  23. Minha filha tem 9 ano e descobri a uma semana q ela tem um cisto Aracnóide…A neuro ñ passou medicação nenhuma disse q é benigno e tem q ficar sobre observações sempre….mas ñ confio muito vou procurar um neurocirurgião….tenho q ficar atenta….

  24. Eu fui diagnosticado com cisto aracnoide há pouco menos de um mês. Isso me preocupa muito. Tenho um certo receio de tudo que possa acontecer. Mas sei que Deus está no controle de tudo. Já agendei todas as consultas e tratamentos possíveis com meu neuro e inicio semana que vem. Espero que todos que estejam passando por isso ou tenha alguém próximo que possui esse cisto tenha muita fé em Deus que ele passa. Tudo dará certo. =(

  25. Centie umas dores de cabeca ha pouco dia s.fiz o exame tomografia computadorizada la c
    onstou que tem um cisto aracnoide.no lado esquerdocinto muita dor de cabeca.gostaria de saber se tem tratamento com remidios e se for pra fazer a cirrugia e perigosa .pode ter ceguelas.a nestezia e a onde.eu moro no maranhao-sao luis mais me diseram que em teresina-piaui tem os melhores medicos da regiao nordeste .me de uma informacao sobre isto por favor….

    1. OI MEU NOME E DENILSON E PASSEI POR UMA CIRURGIA A 6 ANOS , MEDEU UMA INJURIA VASCULAR , TIPO UM AVC BEM FRAQUINHO, POS OPERATORIO MAIS O MEDICO JÀ ME TINHA AVISADO QUE FICAMOS , COM AUGUMAS CEQUELAS POS OPERATORIAS PORQUE MEXEU DO LADO DIREITO PARA OESQUERDO MAIS NADA QUE UMA BOA FISIOTERAPIA NÃO DE JEITO . CONTINUO TOMANDO OS MEDDICAMENTOS , DEPACOT, HIDANDAL DE 100 , RIVOTRIL . MAIS TODO ANO FAÇO ACOMPANHAMENTO O UTIMO A DOIS MS. CONFIRMOL QUE ESTAR AUMENTANDO JA COM 8,7 MAIS O MEU NEURO PEDIU PARA ESPERAR MAIS PORQUE NÂO ESTAR COMPRIMINDO ALINHA DO CEREPRO POS NÂO NESTE CASO NÂO TEN PERIGO, TENHO 44 ANOS FIQUEI COM AUGUMAS LIMENTAÇOES , TIPO NÂO PEGAR PEZO ENCHER BOLAS DE GAZ NADA QUE FORSE A CABEÇA MAIS ME APOSENTEI E HOJE VIVO NORMAL MENTE CREIO EM UM DEUS MUITO PODEROSO QUE E MUITO IMPORTANTE POIS SEM ELE NÂO ESTARIA AQUI P. CONTAR ESTE TESTEMUNHO FIQUEM COM DEUS…

  26. tenho tambem esse problema mais tenho forca descobrie por acaso em um acidente de moto fiquei triste mais da pra viver e so se cuidar pois o medico disse q e desde eu pequeno e sou normal e so jesus na causa nao sinto nada

  27. tenho 19 anos e descobri a pouko tempo que to com um cisto aracnoide.. estou atraz de um remedio que possa controlar o cisto.
    alguem pode me ajudar?

  28. oi minha filha foi diagnosticada com um cisto aracnoide desde quando ela tinha 1 ano e meio hoje ela tem 8 anos ela faz tc agora de 2 em 2 anos agora o mudou o neuro dela e passou uma r.m estou um pouco com medo.pq o outro neuro falou que não precisava de r.m e agora oq eu fasso?

  29. oi minha filha foi diagnosticada com um cisto aracnoide desde quando ela tinha 1 ano e meio hoje ela tem 8 anos ela faz tc agora de 2 em 2 anos agora o mudou o neuro dela e passou uma r.m estou um pouco com medo.pq o outro neuro falou que não precisava de r.m e agora oq eu fasso?

  30. Meu filho de quase 4 anos foi diagnosticado com Cisto Aracnóide através da Tomografia de crânio. Qual o exame que faz para saber em que tamanho esta esse cisto?

    1. Olha, o mais viável é uma ressonância magnética, com certeza o seu neurologista riá pedir, pois com esse exame ela ´da o diagnóstico certinho das dimensões do cisto, faço ele todo ano, para saber se o meu cisto cresceu ou não.

    2. Olá, o Cisto o tamanho aparece em uma tomografia! e calma, eu tenho um de 3,5 cm e não tomo nada, pesquise um bom neuro e trate seu pequeno, tudo ficará bem.

    3. shirleyjair minha filha tem desde que nasceu!! não tem crises convulsivas pq toma depakote de 500mg foi o unico que se deu mehor pq o depakene tem muitos enjoos e este e pago mais refinado mas axo que o ano que vem vai ser avaliada na unicamp pra ver se precisa de cirurgia ela ja tem 1 anos feliz 2014 pra vc

  31. Minha filha tem 3 anos está com um nódulo na cabeça,levei ao médico ,e o mesmo falou que era cisto estou desesperada,com muito medo de perdê-la ,me ajude!

    1. Oi, tenho um Cisto desde que nasci, tem 3,5 cm, tenho 29 anos, você deve procurar um BOM NEURO e tratar ele, tomografia informa se aumenta e qual tamanho e se precisa operar, não se desespere, procure um bom médico e força tua pequena vai ser curada.

    2. fique calma,tudo vai dar certo vc nao vai perder sua filha ,meu filho tb tem um cisto na cabeca e passou a ter convulsoes,gracas a deus esta sendo medicado e as convulsoes pararam tenho fê em deus que ele vai ficar bem.Procure um neurologista e ele vai te orientar,acredite em deus ira dar tudo certo.

  32. eu tenho um cisto aracnoide na cabeça do lado esquerdo eu sofro muito com isto ate agora nao tomei remedio nao fiz tratamento nem cirugia ,tenho 5 meses que descobri ,eu tenho 23 anos e muito dificio mais eu tenho fe em deus..

  33. tenho cistos de aracnoide fiz cirurgia e contrai psodomonas aeroginosa na cirurgia estou indo para a 3 cirurgia a bacteria nao morre estou em desespero

      1. Eu sofri uma crise convulsiva e fui ao neurologista e ele me indicou exames e foi diagnosticado um cisto de 2,1 cm de diametro, ele me receitou o Depakote ER 500 mg alguem ai tomou e sabe os efeitos colaterais a longo prazo?

        1. tbm estou passando por isso, tomo 2 comprimidos de Depakote 500 todas as noites, o que mais sinto é enjoo…
          Outra coisa, engorda e mto!!!
          Vou ter que operar, mas estou tranquila!!

        2. Oi Jair, to tomando depakote tambem cara, to na terceira caixa. Eu tinha dores de cabeça horriveis e todo dia, depois que comecei o tomar o depakote nunca mais tive dores de cabeça, eu queria muito que esse remedio tirasse esse cisto aracnoide da minha cabeça pois eu fico muito grilado de fazer cirurgia.

  34. Priscila, primeiramente é necessario que vc encontre um otimo Neurologista Infantil, para que possa tirar todas suas duvidas. Meu filho tem 11 anos e descobrimos o cisto dele quando ele tinha 6 anos de idade e foi com uma convunsão(nunca mais teve graças a DEUS), desde este periodo estamos acompanhando o cisto, mas este ano ele deu uma crescida e as consultas agora ficam mais curtas para saber as causas e o que vai ser feito, existe cisto que somem sem ao menos a pessoa notar e sentir nada, tenho MUITO FÉ ME DEUS DE QUE O CISTO DE NOSSOS PEQUENOS VÃO SUMIR. Se precisar de mais alguma informação meu email é [email protected]. Feliz Natal e Feliz 2013, fique calma que vai dar tudo certo.

    1. Olá Joziani, anotei seu email e estarei lhe enviando uma mensagem para me ajudar com alhumas dúvidas.Meu filho de 05 anos também foi diagnosticado com cisto aracnóide “sem significado clínico”, há cerca de 02 anos, porém estamos no 3º Neuropediatra e os mesmos apresentam opiniões diferentes em relação a acompanhamento,causas, sintomas e etc…
      Gostaria de trocar experiências para ter certeza da gravidade ou não desta situação.Dois profissionais alegma não precisar de acompanhamento e o outro diz que sim (diagnóstico mais recente, + ou – duas semanasa).Na dúvida, estamos acompanhando é claro, mais me espanta os médicos se confundirem tanto.
      Desejo a cura de seu filho do fundo do meu coração, assim como a do meu.Que Deus os abençõe!!
      Bjos.
      Claudia

  35. tenho um filho de 9 anos que ha pouco mais de 20 de dias foi diagnosticado com um cisto aracnoide , e eu so descobri por que ele teve um crise convulsiva na qual ele não se batia a penas ficava enconciente e agora eu nao sei como lidar com isso tenho medo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>