Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Cirurgias Plástica > Cirurgia Plástica Gratuita

Cirurgia Plástica Gratuita

CIRURGIA PLÁSTICA PELO SUS

O processo que envolve a realização de uma cirurgia plástica é bastante complexo, especialmente se a forma como acontece a cirurgia for gratuita. No Brasil este serviço já foi amplamente utilizado, toda a burocracia que envolve esta situação é um ponto bastante delicado, pois existem casos de cirurgias plásticas para correção de deformidades, ou por questões somente estéticas. A Comissão de Assuntos Sociais Do Senado, juntamente com Comissão de Direitos Humanos – ambos órgãos nacionais – aprovaram, ainda no final do ano de 2011 os projetos de lei que reforçam a obrigatoriedade do SUS no oferecimento deste serviço. A proposta tem o objetivo de se fazer cumprir de forma correta, todo o procedimento para quem procura este tipo de cirurgia por meio da gratuidade. A iniciativa partiu do governo do Distrito Federal visando o compromisso dos gestores públicos de todo o país com a diminuição na burocracia para cesso ao serviço, bem como, para o perfeito cumprimento deste dever por parte do SUS, uma vez que os cidadãos que recorrem a este processo encontram efetivas dificuldades para consegui-lo. Entretanto é importante lembrar que a prioridade para este tipo de cirurgia refere-se à pessoas que possuem deformidades congênitas, decorrentes de acidentes, de violência ou de casos que não configuram questões somente estéticas, sem interferência na vida do indivíduo. Para o caso de cirurgia de caráter estético é necessário que o interessado consulte um médico especialista para que obtenha informações sobre a possibilidade de realização deste procedimento de forma gratuita.

Visite: www.saudemedicina.com

 

ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS REALIZADAS

Entre os casos que são atendidos por meio do programa de gratuidade do SUS estão as seguintes especialidades: reconstrução das mamas no processo de recuperação em decorrência de tratamento médico; tumores da pele como o melanoma; reparação de cicatrizes; reparação de processos inflamatórios decorrentes de queimaduras; deformidades congênitas de membros superiores e inferiores; cirurgias das mãos, do crânio e da face; remoção de pele após a realização de cirurgia bariátrica; que é o procedimento para redução de estômago; mudança de sexo; crianças que apresentem um quadro de lábio leporino; reparação de fenda palatina e outras especialidades que devem ser encaminhadas pelo médico responsável por tratar cada paciente.

 

ACESSO AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Todo o processo que compreende a realização de uma cirurgia plástica gratuita é relativamente demorado, porém, cada local define o tempo que o paciente deverá aguardar, até por conta da procura por este atendimento. Existem locais, como as escolas de medicina das universidades federais presentes em todo o estado, onde a procura é bastante efetiva, tanto quanto a oferta de vagas para o processo cirúrgico. Desta forma, não é possível determinar o tempo médio de espera para a realização da cirurgia e nem mesmo as condições que o paciente deverá apresentar para obter o direito. O primeiro passo neste processo é entrar em contato com o atendimento responsável de acordo com a localidade escolhida, para verificar de que forma acontece o processo nos diferentes locais. Além das universidades federais, os interessados também podem procurar hospitais específicos que prestam este serviço, porém, em um primeiro momento, o contato deverá ser feito somente por telefone, para que seja previamente agendado um atendimento, por meio do qual o cidadão terá acesso a todas as informações sobre o sistema praticado no hospital em questão.

 

ONDE OBTER INFORMAÇÕES

Universidades: Os interessados devem procurar os hospitais das universidades federais das seguintes cidades e estados: Amazonas, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Brasília, Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Campina Grande – PB, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Pelotas – RS, Santa Catarina, Santa Maria – RS,  Espírito Santo, Federal Fluminense – RJ, Rio de Janeiro, Juiz de Fora – MG, Minas Gerais, Triângulo Mineiro – MG, Federal de São Paulo.

Hospitais: As unidades de saúde descritas a seguir compreendem o atendimento somente para o estado de São Paulo. C.A. Grupo Integrado de Assistência em Cirurgia Plástica – R. Afonso de Freitas, 641 – São Paulo (11) 3052-1864; ABC Hospital Santa Catarina – Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André – SP (11) 4993 5400; Hospital Ipiranga – Av. Açoce, 174 – São Paulo – SP (11) 5051-4533; Hospital do Servidor Público Municipal – Rua Vergueiro, 3185 – Conj. 54 – São Paulo (11) 3683-0703; Hospital Municipal Dr. Mário Gatti – Av. Prefeito Faria Lima, 340 – Campinas (19) 3772-5700; Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz – R. Santa Cruz, 398 – São Paulo (11) 5575-9863; Santa Casa de Misericórdia de Santos – Rua Eloi Fernandes, Nº 16 – Santos (13) 3233-2550; Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – Av. Moreira Guimarães, 699 – São Paulo (11) 5056-8710; Unisanta Santos – Av. Washington Luiz, Nº 142 – Santos (13) 3233-1262; Hospital Geral de Vila Penteado – Av. Ministro Petrônio Portela, Nº 1642 – São Paulo (11) 3976-9911; Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” – Rua Pedro de Toledo, 1800 -São Paulo (11) 5088-8463; Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto – Rua Angeolino Caseli, 345 – São José do Rio Preto (17) 2139-9200; Santa Casa de São Paulo – R. Dr. Cesário Mota Jr, 112 -São Paulo (11) 231-4452.

 

REGIÃO NORTE

Hospital da Universidade Federal do Amazonas

Hospital da Universidade Federal do Pará

Hospital Universitario João de Barros Barreto

REGIÃO CENTRO-OESTE

Hospital da Universidade Federal do Goiás

Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso

Hospital da Universidade de Brasília

REGIÃO NORDESTE

Hospital da Universidade Federal do Piauí

Hospital da Universidade Federal de Alagoas

Hospital da Universidade Federal da Bahia

Hospital da Universidade Federal do Ceará

Hospital da Universidade Federal de Campina Grande

Hospital da Universidade Federal do Maranhão

Hospital da Universidade Federal da Paraíba

Hospital da Universidade Federal de Pernambuco

Hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

REGIÃO SUL

Hospital da Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Hospital da Universidade Federal do Paraná

Hospital da Universidade Federal de Pelotas

Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina

Hospital da Universidade Federal de Santa Maria

REGIÃO SUDESTE

Hospital da Universidade Federal do Espírito Santo

Hospital da Universidade Federal Fluminense

Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ )

Inst. Puer. Ped. Martagão Gesteira

Hospital da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora

Hospital da Universidade Federal de Minas Gerais

Hospital da Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Hospital da Universidade Federal de São Paulo

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

192 comentários em “Cirurgia Plástica Gratuita

  1. Oi meu nome e Natasha Carmona… Eu tive um acidente.. E meu rosto ficou deformado.. Por causa da cicatriz.. Como faco pra conseguir um cirurgia plastica reparadora facial..

  2. Oi tenho 25 anos, não tenho filhos e gostaria de saber se posso colocar silicone nas mamas pelo SUS. O meu caso é que as mamas não se desenvolveram, não tenho nada mesmo. Não é só questão estética mas de auto estima também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>