Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Artigos sobre Saúde > Doenças > Cifose (corcunda) | Doença da Coluna

Cifose (corcunda) | Doença da Coluna

O que é Cifose?

A cifose é a doença que afeta a coluna da pessoa e a deixa corcunda. Isso acontece quando o aumento da coluna vertebral acontece de forma errada, com isso ocorre a deformidade nas costas do paciente.

Visivelmente, a doença se caracteriza pela queda dos ombros para frente, fazendo com que a pessoa ande com uma posição diferente das outras, que sempre estão retas e com postura.

São três tipos de curvas que formam a coluna vertebral: a lordose, a escoliose e a cifose, que fica localizada na parte torácica da coluna.

A doença também é conhecida como hipercifose, que por conta de um arqueamento nas costas deixa a pessoa corcunda. Isso acontece gradativamente e o paciente não sente dores no período em que a doença se desenvolve.

A cifose acontece em muitos casos durante a adolescência, pois geralmente jovens sempre sentam em má postura, uma das principais causas da doença. Em pessoas idosas a doença também surge, em decorrência da osteoporose.

Alguns jovens que tenham a altura fora do normal estão mais propícios a desenvolver a doença. Se o problema for descoberto cedo, a postura pode ser retomada e voltar ao normal. Mas se não corrigir o problema, a postura se torna estrutura do corpo.

doenças e dores na coluna

 

Como se adquire

A principal causa da doença é a má postura, tanto para sentar, andar e o condicionamento físico.

Pessoas que trabalham sentadas, por exemplo, passam boa parte do dia em um escritório, mediante ao computador, tem o mau hábito de não se sentar corretamente, com uma postura ereta.

O ideal é que a pessoa sente com os ombros retos, peito para frente, não estufado, mas que esteja rente ao queixo, pois muitas pessoas ao se sentar, abaixam a cabeça, fazendo com que o queixo fique próximo ao pescoço, e essa é a principal causa para que uma pessoa desenvolva a cifose, causando a corcundez.

A doença também pode acontecer em decorrência de outras doenças como espondilite e osteoporose.

Em jovens garotos, a doença de scheurmann também pode desencadear na cifose. Essa doença também tem como característica problemas na coluna.

 

Sintomas

A doença não apresenta sintomas progressivos nem dores. O paciente deve atentar-se a postura das costas. Os ombros caídos para frente é o principal sinal da doença, que neste caso já se desenvolveu.

Não existem sintomas que possam contribuir no diagnostico precoce da doença. O paciente sente mesmo a doença quando se dá conta da má postura e condição de corcunda que adquiriu.

cifose

 

Diagnóstico

A primeira forma de identificar a doença é na postura do paciente, que se mostra corcunda. Muitas vezes o paciente nem percebe e esse diagnóstico visível é notado por familiares e amigos.

Para confirmar o problema, o paciente deve procurar um ortopedista que deve solicitar que a pessoa se submeta a uma radiografia, que confirma o problema.

 

Como é feito o tratamento

A forma de tratamento da doença vai depender da causa do problema, mas geralmente os pacientes precisam realizar exercícios de fisioterapias, que visão retomar a postura correta do paciente.

Além de exercícios, a pessoa que sofre de cifose, em paralelo ao tratamento fisioterápico, pode trocar o colchão, e passar a usar colchões mais firmes, que possam ajudar na correção da coluna.

O uso de coletes ortopédicos completam o tratamento. Geralmente, o tratamento da cifose dispensa medicamentos, mas em caso de dores durante o processo, é possível que o médico indique o que o paciente deve tomar.

A automedicação não é recomendada, seja qual for o problema de saúde que o paciente sofrer.

Os profissionais que acompanham a evolução do tratamento são fisioterapeutas e ortopedistas, que avaliam o andamento do tratamento e podem auxiliam com novos exercícios e medidas para o sucesso na recuperação.

Se o problema for diagnosticado ainda jovem, as chances de retomar a postura são maiores, mas se a corcundez acompanhar o paciente por anos e a pessoa não realizar tratamento, a postura torna-se a condição do paciente, dificultando as chances da pessoa recuperar a postura normal e ereta.

cifose dores na coluna

 

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a doença é a postura correta. Isso deve ser indicado as pessoas desde crianças, ao sentar-se na escola durante a aula e até a fase adulta.

Esse cuidado com a postura é melhor forma de evitar a doença. Realizar exercícios físicos que condicionem o corpo também são atividades recomendas por ortopedistas.

A natação é um dos esportes que mais movimenta o corpo e ajuda no condicionamento, pois quem pratica precisa se esticar desde os pés até as mãos.

No decorrer da vida, exames físicos também auxiliam a identificar o problema, que se identificado precocemente, ajudam no tratamento e recuperação mais rápida da coluna.

Quem sofre de corcundez, principalmente quando jovem, sofre muitas piadas e isso pode causar transtornos emocionais. Neste caso, é importante que o paciente procure ajuda psicológica.

Tags: , , , , , , ,

79 Comentários

  1. ola quero muinto vence essa doenca mais nao gonsigo melhora minha postura queria sabe se vcs nao que mim da huma ajudinha se eu tenho a chance de volta anormal tenho 16 anos e sou corcunda quero muinto ja pedi muinto a deus e agora to pedindo a vcs que mim ajude a vence muinto obrigado

    • Respondedor disse:

      Olha.. é uma pena, mas com 16 anos já é tarde demais. Você deveria ter procurado algum médico quando criança, pois depois que se completa o crescimento não há mais nenhum tratamento. Mas existem cirurgias para a coluna. Boa sorte.

    • Bruno disse:

      Renato, eu tenho 20 anos e ainda sofro. Tratei por 3 anos fazendo RPG, antes fiz fisio e nada resolveu. O que mais eles alegavam é que minha musculatura é muito rigida, ate o dia que o medico disse que nao adiantava eu fazer mais nada, nem usar colete, etc. Disse para eu entrar na academia e treinar apenas ombro, costa, trapézio, e é bom definir o abdomen tbm. Eu era bem magrelo, depois fui começando a treinar tudo, com 8 meses tive uma evoluçao gigantesca. Mas academia não resolve seu problema, mas te deixa reto e levanta sua auto-estima, abraços e muito treino a todos

    • Jaqueliny disse:

      Tenho o mesmo problema, mas vc tem muito a seu favor: a idade. Como só tem 16 anos, basta vc fazer RPG (com um fisioterapeuta). è um exercício específico p/ correção da postura. Em alguns meses vc estará em forma. No meu caso, como já tenho 37, demora um pouco mais. Evite pegar peso!Colete p/ vc também ajuda, na internet vc consegue comprar. Boa sorte!

    • Roasngela de Melo Marchi disse:

      Ola Renato,meu filho tem 13 anos tem cifose ,o médico disse que pra tudo se tem jeito,ele indicou rpg por 1 ano .ele sofre bullyng por isso mais Deus é maior que tudo isso,vai no ortopedista ele sabera o que fazer,boa sorte.

    • junior disse:

      vc pode fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

    • Smeralda Katketoor disse:

      eu tenho 11 anos e não sei se vou ficar corcunda meu irmão tem 17 e córre o risco

  2. franciele disse:

    posso usar colete ?

  3. eliene dos santos disse:

    tenho 41 anos e agora que percebi essa deformidade na corcunda estou com um lombo grande nas costa e estou achando horrivel e doi minhas costas muito

    • Jaqueliny disse:

      Eu passo pelo mesmo martírio… mas há 1 ano e meio faço sessões de RPG com uma fisioterapeuta e as dores melhoraram. A postura nem tanto pois como tenho filha pequena, pego peso, o que atrapalha…

  4. paula disse:

    oi boa tarde eu tenho 31 anos tenho cifose sabe que eu queria muito voltar ao normal mas o meu ortopetista me disse que eu não tenho mas jeito sera que e verdade

    • Junior Nunes disse:

      Olha amigo
      não sei se estou certo
      mas ja ouvi falar de uma cirurgia para cifose
      procure saber mais sobre essa cirurgia

    • Jaqueliny disse:

      è mais difícil, mas se vc parar de pegar peso e fazer sessões de RPG com um fisioterapeuta melhora bem.

    • junior disse:

      nao e verdade tem jeito sim so demora, com quiropraxia e fortalecendo os musculos das costas na academia ;tem jeito sim esses medicos sao idiotas ,ao inves de ajudar encaminhando p um profissional adequado!

    • Felipi disse:

      Entrega a Deus. Procure uma igreja evangélica. Jesus já levou nossas doenças quando se entregou na cruz por nós.

  5. jeronimo lopes da silva disse:

    oii queria saber como eu posso melhorar minha postura , poiss vejo que minhas costas estar da mesma forma que a B , que é a cifose. Alem dessa curva vejo que meu abdominal , ele estar um pouco largo . quera sabe se eu tenho como tratar isso, pois ja sofri muitos bullying , sofri de mais muitas rizadas so Deus sabee..

    • Jaqueliny disse:

      Procure um fisioterapeuta que faça RPG (reeducação postural global).

    • Roasngela de Melo Marchi disse:

      Ola Jeronimo,entendo perfeitamante vce,meu fliho tem13 anos sofre muito bullying por ter cifose,sofro junto com ele,o ortopedista indicou 1 ano de rpg,não desista vá no ortopedista,vai dar tudo certo abraços fico com Deus,

    • junior disse:

      vc pode fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

  6. viviane c rocha vieira disse:

    meu filh tem 16 anos e foi diagnosticado com cifose ele nao sent dor mais os medicos quere m fazer cirurgia existe outro tratament nao cirurgico i

    • Jaqueliny disse:

      Aproveite que ele é novo e então ainda tem jeito! Procure um fisioterapeuta que faça RPG (um exercício específico p/ desvio postural), verá que ele melhorará muito!

    • junior disse:

      vc pode fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

    • Smeralda Katketoor disse:

      Olha eu não sei se quando eu crescer eu vou ficar corcunda, e eu não quero mas você que é mãe deveria deixar seu filho fazer a serurgia não deixe seu filho sofrer bulyng

  7. sandra disse:

    Meu filho tem 18 anos, foi diagnosticado que tem lordose cervical fisiológica, exagero da cifose dorsal e leve escoliose lombar com cavidade para direita. O médico disse que ele não pode mais usar colete, mas não indicou nenhum tratamento.
    Gostaria de saber se realmente não daria mais para usar o colete, e que tratamentos são indicados??
    Grata pela atenção, aguardo um retorno breve.

    • admin disse:

      Fisioterapia e atividades fisicas leve, mas lembre-se de buscar por um profissional, ele poderá orientar qual será a melhor atividade.

    • Jaqueliny disse:

      Procure um fisioterapeuta que faça RPG (exercício específico p/ desvio postural),como ele é novo dá p/ corrigir bem!

    • Náthaly cristina disse:

      oh tratamento mais indicado e DEUS..BUSQUE ELE Q ELE VAI TE AJUDAR MINHA IRMA.,., PENSE NISSO!!!!

    • junior disse:

      que medicos hein?! claro que tem jeito tratamentos como quiropraxia ,fortalecimento dos musculos das costas ombros ,peito melhora significativamente ,natação sao excelentes e melhoram 100% .

  8. wendrel disse:

    eu keria saber qual a caracteristicas da lordose cifose e a escoliose

  9. naty disse:

    Eu tenho 19anos e infelismeti eu tenho esa doenca Cifose

  10. rogerio disse:

    GOSTARIA DE SABER SE O PILATES MELHORA A CIFOSE E SE POSSO FAZER OMBRO E COSTAS NA ACADEMIA?

    • Bruno disse:

      Você não só pode, mas como deve. Sempre treinei mais costa, ombro, trapézio, do que a parte da frente, como o peito. Nunca deixe a frente “dominar”

    • Jaqueliny disse:

      Fiz pilates por quase 2 anos e não vi melhora. O melhor é fazer RPG com um fisioterapeuta. São sessões de 1 hora e ajuda mais.

  11. rodrigues disse:

    tenho 20 anos e sofro tenho esta doença! costumava me doer muitas as costas e fui ao meu medico, ele so me receitou analgesicos, mas nao estou sastifeito sinto que posso fazer mais por min, gostava de saber que fazer!

  12. Emanuel disse:

    Eu tenho 16 anos e sou corcunda a 2 tem geito de indireitar a coluna ?

  13. ana paula disse:

    Queria saber onde consigo o cinta, conheço pessoas q ja usaram, e fiquei interessada.

  14. Roberto disse:

    Eu tenho Cifose e digo: dói pra caralhoooooooooooooooooooooooooooooooooo! O que devo fazer para melhorar minha postura? tenho 23 anos

  15. danielly lopes disse:

    tenho muito dores nas costas… Ñ seii oque é isso . Eu sei k cifose ñ da dores e ñ e e apresentão sintomas

  16. rubens disse:

    tenho 13 anos e quero melhorar oq devo fazer trocar so colchao adianta ?

  17. atson disse:

    gostaria de saber mais sobre essa doença

  18. thiago albano disse:

    EU TENHU 20 ANOS EU TENHU CIFOSE ….PEÇO A DEUS TODO DIA ….QUERO Q VCS ME AJUDEM POR FAVOR….NÃO CONSIGO SORRIR…..QUERO VOLTAR A SORRIR….POR FAVOR ME AJUDEM .

    • daniel disse:

      Primeiro passo é buscar um médico,vá ao centro de saude, relate o que sente, se apresenta dores, normalmente ele fara um exame visual, pedira raio x da coluna, te encaminhará para sessoes de fisioterapia se for o caso. Mas sozinho é impossivel, se quiser readequar a postura é apenas o médico indicando tratamento especifico, se iludir pensando q deitar, insistir em exercicios por conta propria é fria. Os exercicios são especificos, e no decorrer , vc sentira entusiasmado para prosseguir

    • Roasngela de Melo Marchi disse:

      Ola Thiago,meu marido foi no médico quando tinha 21 anos com cifose,o nédico disse que não tinha mais jeito,ele coneçou fazer academia ,hoje ele tem 42 anos e sua coluna é perfeita,não desita vce consegue abraços.

    • junior disse:

      vcs podem fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %
      tenha paciencia deus e maior que qualquer doença!!!!!!!!!!!!

  19. thiago albano disse:

    EU TENHU Q USAR COLETE…MAS COMO USAR E COMO CONSEGUIR ESSE COLETE ?

  20. Mateus disse:

    A reeducação deve ser seguida à risca pelo paciente. Passei aproximadamente um ano para conseguir reeducar a minha postura ao andar pela rua, pois notei que meu pescoço era projetado pra frente e que a coluna ficava em formato de arco. Hoje eu ando de uma forma bem mais apresentável e muitas pessoas notaram essa diferença.

  21. natália disse:

    gostaria de saber se quando acabar meu tratamento minha costa vai ser como das outras pessoas??

  22. daniel disse:

    Tbm tenho cifose e uma leve escoliose , por razoes obvias, fazia exercicios de musculação por conta propria . E já fazem quase 1 mês que estou na pratica fisioterapica . É MUITO CHATO, fazer esses exercicios, senhor JESUS, dói todo o corpo, no inicio é penoso. Ainda bem que concomitantemente faço terapia com psicologa, mas é preciso realmente seguir com o recomendando, teve em mente, que vc tem de fazer o que está em seu alcança, como eu me cobrava resultados extraordinario,causava sofrimento desnecessario. Bem,alem da dor tem o aspecto estetico, já vejo pequenas melhoras,até pq no m eu caso o desvio é leve. agora, espero nao ficar meses kkkkk, só to esperando corrigir para voltar as tarefas normais

  23. Leonardo disse:

    Eu tenho 28 anos faço neste dia 13 de Outubro e tenho essa doença a 4 anos. Eu nasci normal como todas outras crianças, quando eu tinha 4 anos é que começou aparecer cifose (acho que é essa a minha doença), fiquei paralisado ja nao conseguia andar, fiquei internado durante meses mas os médicos nao sabia o que era aquilo e nem como tratar da doença até que eu tive alta. Mas graças a um amigo da família massagista que me fez voltar a andar com as suas técnicas de massagens, mas a doença continuou nas minhas costas. Esta doença me impedio de crescer, impedio o meu desenvolvimento, me fez ser uma pessoa triste. A minha infancia nao foi facil, principalmente na escola e na rua.
    Esta doença é a maior tristeza da minha vida. Eu queria ser igual aos outros com um corpo normal sem esse defeito. Gostaria andar na rua sem ser olhado de lado, gozado e sem ser desprezado por outros.

    Mas ppra ser sincero nao sei se existe alguma. Mas se existe mesmo eu gostaria de saber

  24. JEIMISASON DE JESUS MEDEIROS disse:

    EU TENHO 31 ANOS E SINTO QUE TENHO QUASES ESTES TODOS PROBLRMAS JA NAO SEIMAIS O QUE FASER SOUFRO DEMAIS JA NAO SEI MAIS O QUE FASER ESTOU COM UM ONBRO MAIS BAIXO QUE O OUTRO UMA PERNA MENOR SINTO MEU CORPO TODO SE MODIFICANDO JA NAO MAIS O QUE FASER SO PESO AJUDA A DEUS E OS MEDICOS QUE DESCUBRALOGO O QUE EU TENHO PQ JA NAO SURPORTO MAIS TANTO SOUFRIMENTOS JA TENHO ATE APELIDO DE MANCO SO IMAGINE COMO E ESSE SOUFRIMENTO QUE TOU PASSando emuito triste quassetodo dia penso q vou fica alejado so imagine como e a vida eu que sai direto commeus amigos dansava bricavab e era muito felis hoje em dia saio em ves enguado mais nao consigo ser mais o q eu era so sinto tristesa na minha vida so queria volta a ser como antes alegre mais isson ja ta guasse enposivel

  25. JEIMIsSON DE JESUS MEDEIROS disse:

    jeimisson

  26. JEIMIsSON DE JESUS MEDEIROS disse:

    sintomeu ombra mais baixo de q o outro minha perna mais curta e meu quadrio mais menor como meu lado maner que o outro como esta entortando nao sei o q faser nao ne sinto muito bem

  27. JEIMIsSON DE JESUS MEDEIROS disse:

    o lado e o esquerdo

  28. josé disse:

    tenho 16 anos e tenho escoliose,gostaria de saber se eu posso usar um colete ortopédico?

  29. Ronneery disse:

    Este artigo trás informações incorretas, procure orientação profissional ou pelo menos um artigo que ofereça referências científicas. Uma coluna vertebral, mesmo saudável, não é reta. Cifose e Lordose, não são doenças, todo ser humano, normal e saudável, possui CIFOSE na região toráxica e pélvica, e LORDOSE, na região cervical e lombar da coluna vertebral. Uma curvatura excessiva, ou seja, além do comum, é que passa a ser um problema, conhecido por HIPERcifose ou HIPERlordose. Informe-se adequadamente.

  30. bernardo disse:

    Tambem tenho essa curvatura nas costa alquem me ajuda obrigado..

  31. wesley disse:

    Tenho 15 anos e tenho o problema da cifose sou muito corcunda queria saber só com fisioterapia resolve?

  32. Almir Ferreira disse:

    Parabéns pelo artigo, por favor, tenho mais de 50 anos, com vício de postura, ando sempre meio curvado, sentado, chega até comprimir o estômago. Será que a esta altura do campeonato compensa comprar um colete para corrigir a postura. Se possível, fico no aguardo de uma resposta. Obrigado.

  33. Kelvyn candido disse:

    Ol’EU TENHO 13 ANOS E SOU CORCUNDO NÃO CONSIGO ANDAR RETO TENHO A COLUNA TORTA E PRECISO DE UMA AJUDA POR FAVOR QUERO MUITO QUE VCS ME AJUDEM NÃO AGUENTO MAIS ISSO. SINTO MITAS DORES E NÃO SEI OQ UE FAZER!!

  34. Kelvyn candido disse:

    EU TENHO MUITAS DORES EU TENHO QUE DEITAR NA MINHA CAMA PRA VER CE A DOR PASSA!! OLHAA DEIXEI O Email do meu facebook por favor me ajudeem….. AGUARDANDO RESPOSTAA..!

  35. DEGEORGENY disse:

    BOM DIA TENHO 30 ANOS DE IDADE E GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER A CIRURGIA DE CORREÇÃO DA POSTURA ELA VOLTARIA AL NORMAL, E SE TEM ALGUM RISCO PELA MINHA IDADE?OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  36. Lucas disse:

    Exercicios fisicos !!!!!!!! Sao a melhor forma de se consiguir o resultado , sedentarismo e peso fora do normal influenciam muito para adiquirir o problema …. Com a musculatura abdominal e lombar fortalecida a coluna retoma sua posiçao ideal , se os musculos abdominais estao retraidos e os lombares frageis a coluna fica incorreta …… Ok

  37. junior disse:

    vcs podem fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
    tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

  38. francielle disse:

    Tenho lordose sofro muito preconceito principalmente no COLEGIO O Q DEVO FAZER?

  39. renato disse:

    quero vencer essa doença existe serugia pra isso?

  40. Acrisio j. Francisco disse:

    Oi,o meu filho esta a um ano que nao senta por causa da coluna e esta fazer fisioterapia.Queria saber s nao ha tratamento que pode fazer

  41. Dje fanta disse:

    EU TENHO 24 ANOS DE IDADE, DESCOBRI QUE TENHO ESSA DOENCA A UM ANO ATRAS, PECO ONSSTRUCOES MEDICAS PARA QUEM QUIZER ME AJUDAR A ULTRAPASSAR ESSE PESADELO PODE DEIIXAR AS DICAS NO MEU ENDERECO ELECTRONICO (najfrank@gmail.com)
    NITO FRANCO/Dje fanta

  42. rafaela de brito disse:

    Bom, minhas amigas já me alertaram que eu fico em vários momentos corcunda, eu sento assim e ando com os ombros curvados, isso já é ruim porque as pessoas te olham estranho, e vc se sente feia kkk e eu já sinto dores fortes nas costas
    quero muito usar o colete pra melhorar logo!!!

  43. rafael disse:

    Ola tenho 17 anos e minha coluna ta torta ttipo quando me torço pra traz ela chega a extralar agora tenho medo vergonha de ir no medico ela chega a ficar tipo da de ver ela o oco pela pelo das costas

  44. Daniela disse:

    Oi meu nome é daniela tenho 23 anos… e so agora me dei conta da doença. Tenho chance de retomar a postura ou é tarde demais?

  45. Daniela disse:

    Oi meu nome é Daniela tenho 24 anos e so agora a pouco tempo percebir a gravidade … e tbm sinto as vezes dores fracas, mais sinto … no meu caso ainda tem jeito?

  46. leandra disse:

    Meu pai tem 86 anos e quando ele fica sentado por um determinado tempo começa a ficar torto caindo para o lado esquerdo esquerdo gostaria de saber o que está acontecendo?

  47. Luis Junior disse:

    Gente me ajuda, nao aquento mais !
    tenho 16 anos e desde os 13 anos meus colegas viviam me alertando que eu levava muito peso na bolsa!
    E hoje ainda nao consegui melhorar minha postura, Agora eu estou tentando ficar ereto na parede, dizem que resolvem!
    me ajudem!

  48. Claudilane disse:

    Eu odeio me olhar no espelho,me olho e vejo que
    o meu pescoco e costa estao curvados.eh horrivel
    da ate vergonha de mim e fico muito triste.Quero fazer um tratamento bom urgente.

  49. thais disse:

    ola tenho 15 anos e tenho vergonha de mim mesma o q faco?? e esse colete oq e isso?

  50. Miguel disse:

    Tenho 17 e infelizmente tenho cifose . Fiz fisioterapia durante 1 ano e meio e melhorei bastante ! Mas ainda tenho dores ! Nunca deixem a doença vencer !

  51. Alexandra disse:

    Oi tenho 14 anos, sou concunda infelizmente nao sei oque fazer comprei um colete e ele so piorou pf rezem pra tds com doenças assim ou ate piores meu sonho e ter a coluna reta.sempre e possivel ser feliz ok.nunca deixe de lutar, e so pedir e ter vontade

Deixe o seu comentário!