Cifose (corcunda) | Doença da Coluna

O que é Cifose?

A cifose é a doença que afeta a coluna da pessoa e a deixa corcunda. Isso acontece quando o aumento da coluna vertebral acontece de forma errada, com isso ocorre a deformidade nas costas do paciente.

Visivelmente, a doença se caracteriza pela queda dos ombros para frente, fazendo com que a pessoa ande com uma posição diferente das outras, que sempre estão retas e com postura.

São três tipos de curvas que formam a coluna vertebral: a lordose, a escoliose e a cifose, que fica localizada na parte torácica da coluna.

A doença também é conhecida como hipercifose, que por conta de um arqueamento nas costas deixa a pessoa corcunda. Isso acontece gradativamente e o paciente não sente dores no período em que a doença se desenvolve.

A cifose acontece em muitos casos durante a adolescência, pois geralmente jovens sempre sentam em má postura, uma das principais causas da doença. Em pessoas idosas a doença também surge, em decorrência da osteoporose.

Alguns jovens que tenham a altura fora do normal estão mais propícios a desenvolver a doença. Se o problema for descoberto cedo, a postura pode ser retomada e voltar ao normal. Mas se não corrigir o problema, a postura se torna estrutura do corpo.

doenças e dores na coluna

 

Como se adquire

A principal causa da doença é a má postura, tanto para sentar, andar e o condicionamento físico.

Pessoas que trabalham sentadas, por exemplo, passam boa parte do dia em um escritório, mediante ao computador, tem o mau hábito de não se sentar corretamente, com uma postura ereta.

O ideal é que a pessoa sente com os ombros retos, peito para frente, não estufado, mas que esteja rente ao queixo, pois muitas pessoas ao se sentar, abaixam a cabeça, fazendo com que o queixo fique próximo ao pescoço, e essa é a principal causa para que uma pessoa desenvolva a cifose, causando a corcundez.

A doença também pode acontecer em decorrência de outras doenças como espondilite e osteoporose.

Em jovens garotos, a doença de scheurmann também pode desencadear na cifose. Essa doença também tem como característica problemas na coluna.

 

Sintomas

A doença não apresenta sintomas progressivos nem dores. O paciente deve atentar-se a postura das costas. Os ombros caídos para frente é o principal sinal da doença, que neste caso já se desenvolveu.

Não existem sintomas que possam contribuir no diagnostico precoce da doença. O paciente sente mesmo a doença quando se dá conta da má postura e condição de corcunda que adquiriu.

cifose

 

Diagnóstico

A primeira forma de identificar a doença é na postura do paciente, que se mostra corcunda. Muitas vezes o paciente nem percebe e esse diagnóstico visível é notado por familiares e amigos.

Para confirmar o problema, o paciente deve procurar um ortopedista que deve solicitar que a pessoa se submeta a uma radiografia, que confirma o problema.

 

Como é feito o tratamento

A forma de tratamento da doença vai depender da causa do problema, mas geralmente os pacientes precisam realizar exercícios de fisioterapias, que visão retomar a postura correta do paciente.

Além de exercícios, a pessoa que sofre de cifose, em paralelo ao tratamento fisioterápico, pode trocar o colchão, e passar a usar colchões mais firmes, que possam ajudar na correção da coluna.

O uso de coletes ortopédicos completam o tratamento. Geralmente, o tratamento da cifose dispensa medicamentos, mas em caso de dores durante o processo, é possível que o médico indique o que o paciente deve tomar.

A automedicação não é recomendada, seja qual for o problema de saúde que o paciente sofrer.

Os profissionais que acompanham a evolução do tratamento são fisioterapeutas e ortopedistas, que avaliam o andamento do tratamento e podem auxiliam com novos exercícios e medidas para o sucesso na recuperação.

Se o problema for diagnosticado ainda jovem, as chances de retomar a postura são maiores, mas se a corcundez acompanhar o paciente por anos e a pessoa não realizar tratamento, a postura torna-se a condição do paciente, dificultando as chances da pessoa recuperar a postura normal e ereta.

cifose dores na coluna

 

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a doença é a postura correta. Isso deve ser indicado as pessoas desde crianças, ao sentar-se na escola durante a aula e até a fase adulta.

Esse cuidado com a postura é melhor forma de evitar a doença. Realizar exercícios físicos que condicionem o corpo também são atividades recomendas por ortopedistas.

A natação é um dos esportes que mais movimenta o corpo e ajuda no condicionamento, pois quem pratica precisa se esticar desde os pés até as mãos.

No decorrer da vida, exames físicos também auxiliam a identificar o problema, que se identificado precocemente, ajudam no tratamento e recuperação mais rápida da coluna.

Quem sofre de corcundez, principalmente quando jovem, sofre muitas piadas e isso pode causar transtornos emocionais. Neste caso, é importante que o paciente procure ajuda psicológica.

Artigos Relacionados

121 comentários em “Cifose (corcunda) | Doença da Coluna

  1. eu tenho cifose,tenho muita vergonha,porque meus amigos tem postura reta e eu tenho a postura meio diferentes eles ficam olhando mas como eu so muito conhecido eles nao falam nada mas eu tenho muita vergonha,eu penso que so diferentes deles,oq devo fazer?

  2. Tenho hipercifose desde os 13 agora já tenho 20, fiz fisioterapia e o médico me receitou o colete, comprei mas eu não gostava de usar, era muito ruim ia até meu pescoço eu ficava igual uma estatua, hj em dia me arrependo um pouco de não ter usado, vi que uma forma que corrige um pouco é RPG mas é caro, então resolvi pesquisar exercicios de RPG e achei várias pessoas que mostram no youtube, comecei a fazer a alguns dias, mas tem que ter força de vontade, são exercícios chatinhos de executar, dói um pouco mas é porque a coluna está torta, mas com o tempo acostuma a fazer, procuro fazer todos os dias e claro manter a postura durante o dia todo, tem um corretor postural com imãs no mercado livre que ajuda pelo menos a manter os ombros para trás, é em torno de de 30, 40 reais, acredito que vai ajudar no tratamento. Boa sorte a todos…

  3. Olá amigos, tenho 21 anos e já sofri muito por conta da minha hipercifose, infelizmente na minha infância não percebi que andava tão relaxado quanto a minha postura, e até hoje carrego o resultado disso. Já fazem quase três anos que estou fazendo RPG e Pilates, no começo melhorou a minha postura, mais agora percebi que os resultados estagnaram, e só continuo fazendo para manter os resultados. Porém, não estou feliz com minha postura atual e gostaria de ouvir o depoimento de alguém que já fez a cirurgia para correção, como foi depois da cirurgia, se a movimentação fica muito limitada?

  4. Olá, tenho 16 anos e sofro de uma cifose ” leve “, digo leve pois não ando torto, consigo andar e sentar reto, mas sempre com as costas um pouco curvada. Eu queria saber se tem como resolver, já faz meses que ando reto e sento reto para tentar arrumar isso, mas parece que não adianta muito. Quando fui no médico há um ano atrás, ele me disse apenas para corrigir a postura. Queria saber se com o tempo vai curar ou será que preciso voltar ao médico e usar colete ou até mesmo operar. E será que ainda tenho cura? Essa minha corcunda só fica perceptível mesmo quando sendo torto e não reto. Me ajudem!!!

    1. Com 16 anos tudo tem jeito.
      Vá a um médico e peça ajuda e sempre que possível force a postura e a mantenha ereta. Na sua idade ainda há jeito, depois não.

  5. Tenho 22 anos e tenho cifose desde os 13 anos, não sei se isso ainda tem reversão, mas estou tentando mudar minha postura ao andar, sentar, jeito de dormir, logo comprarei o colete corretor de postura e espero ao menos reduzir esse desvio em minha coluna que há anos me faz me sentir muito triste, me sinto feio e inferior as outras pessoas, se não basta-se isso ainda tem as gozações e apelidos das pessoas maldosas, esses motivos me fazem ficar apenas em casa e evitando sair para não sofrer Bullying.
    Devido a isso tenho poucos amigos e nunca tive uma namorada, pois hoje em dia a mídia estabelece o padrão de beleza e ninguém quer namorar o corcundo, enfim, espero um dia resolver ou pelo menos amenizar esse problema, desejo o mesmo á todos vocês, boa sorte para todos nós !

    1. Procure tratamento médico, se esforce não desista, esse é só mais um obstáculo que você precisa superar não deixe de viver sua vida por cousa de meia dúzia de babacas, você é jovem tem muita coisa pra viver. Passei minha vida lutando contra a balança, já escutei coisas muito cruéis a respeito do meu peso, quando tinha a sua idade isso me afetava profundamente. Hoje com 37 anos e não ligo a mínima para comentários maldosos, eu descobri que a vida e muito curta, e o quanto eu tinha perdido por me isolar, resolvi que não ia deixar ninguém roubar meus sonhos, e fazer minha vida ser mais difícil do que já era, Discriminação ainda sofro muito, mas eu amasso ela jogo bem no funfo da minha lixeira, levanto minha cabeça e vou viver minha vida. Faça amizade com pessoas mais velhas, também procure se relacionar com mulheres que tenham a mente mais aberta. Não esconda seu problema, isso não define quem você é. Você não é inferior a ninguém por causa de um problema de saúde, seja forte e corajoso supere seus medos e siga enfrente, o segredo da vitória e nunca desistir.

      1. Sofro muito com piadinhas que eu tenho a bunda p dentro é horrível, tenho 28 anos será que consigo mudar minha posturas? E obrigada Janaína por suas palavras.

    2. Davi não fique assim cara. eu também tenho problema de postura, parece que nenhuma roupa fica boa, tenho uma barriguinha que não some, tudo por causa desse problema. mas espero com ajuda de um profissional, um colete e exercícios físicos resolver esse problema. não fique com tanta baixa autoestima. Boa sorte ae.

    3. Olá Davi entendo como você se sente pois tb tenho cifose.
      Eu tenho 29 anos e só agora tive coragem de procurar um médico.
      Ficar trancada em casa,usar o cabelo solto para não mostrar às costas aff tantas coisas.
      Mas com o tempo fui percebendo que a cifose tb tem a ver com o nosso lado emocional aos 5anos sofri um abuso sexual e a partir daí comecei a me fechar para o mundo e às pessoas,a ponto de me curvar querendo me esconder. Quando fiquei mocinha a postura foi um sofrimento muito grande p mim. Hoje sou casada tenho 3filhos e às vezes escuto piada de meu marido. Gostaria de saber aonde encontro este colete. Boa sorte para ti e todos.

    4. Eae man passei por situação parecida com a sua.
      Quando na escola sofri muito bullying e seu com a nossa alto-estima fica, por resultado disso ficava com a postura recolhida e bitolado no computar, resultando na cifose que tenho hoje, por vergonha de mim mesmo tinha muita vergonha de sair de casa, quando saia vinha um sentimento de medo meio paranoico, quando as pessoas riam, automaticamente eu pensava que era da minha pessoa, é foda …
      Olha uma dica boa para disfarçar é usar camisa preta, que se encaixe de forma perfeita, isso ameniza a corcunda.
      É isso ae, galera nunca é cedo para ficar de olho na nossa saúde, tenho 19 anos, e pretendo procurar um ortopedista, o importante é ser feliz. 😀 e pra isso só é preciso estar em harmonia com si mesmo !
      Brunoalys@gmail.com PRA QUEM QUISER CONVERSAR SOBRE A VIDA HEHEH

  6. oi tenho 12 anos vou fazer 13 mes q vem e sofro com o problema da corcunda .. sofro muito com,isso .. e queria saber se posso fazer algum exercicio casa .. eu sofre até bullyng por isso por favor alguem me ajuda obrigado bjs

    1. Procure um médico, essa é a melhor forma de tentar corrigir a postura enquanto é tempo, cuide sua postura, se vigie, e em relação ao bullyng, não dê importancia, quando falarem alguma coisa, ria com eles, sempre tentaram me “zoar”, pq sou baixinha, mas sempre levei na esportiva, e sempre ri das piadas e até faço piada com isso, principalmente com meu noivo entre nós rola muitas piadinhas, eu com 1.50 e ele com 1.94!! Fique bem, peça luz e amor no seu caminho, siga em frente, os outros são só os outros, mas só vc pode ser vc e escrever a sua historia.

    2. Ellena, posso te contar o que minha filha passou ,que na época tinha a sua idade, ela tinha uma escoliose gravíssima , e usou o colete de dia e de noite, mas sem a cirurgia não tinha cura. ai ela fez quando tinha quatorze anos ela tem 45cm de cirurgia nas costas, ficou curada e nunca mais precisou ir no medico . ela sofreu Billings sim, quando se sai do padrão que a mídia estabelece , vc sofre, independente da doença , cabelo, roupas. peso , cor . não deixe se abater procure um médico urgente .vai fazer radiografias e ver corretamente qual é o tipo de escoliose , as vezes não é o caso de cirurgia . fica com Deus

  7. olá, eu tenho 15 anos e eu sofro muito com o meu jeito de andar, pois eu continuo corcunda e com a barriga para a frente, eu super tento andar direito, mas acabo esquecendo e voltando a andar assim de novo.. Queria fazer um ballet, sei lá, pois precisa muito de postura, e isso é realmente um sonho para mim.

  8. Oi gente.
    Vou faze 17 anos agora e pelas minhas pesquisas recentes na net descobri q tenho cifose,
    Pois meus ombros ficam pra frent, aparecem 3 caroços que se mostram muito grandes atras do meu pescoço, e q tão começando a doer de uns tempos pra ca, e q tbm se saem e aparecem a gola da blusa, é um transtorno isso,
    Acho feio, na hora d andar na rua, sinto vergonha,
    Contei pra minha mae
    Fomos ao medico,
    Não preciso de 3 min a consulta
    Ele nem olho, e ja pediu um raioX da coluna completa,
    R$ 150,00
    So faz em medico particular e em outra cidad
    Nao temos dinheiro
    Resutado: dexa pra la
    Agora me digam
    Pode se dexar pra la um problema q vai te acompanhar pela vida toda se nao for tratado?
    NÃO!
    E agora? O que eu faço?
    Corrigir a postura?
    Minha mae ja me disse pra fazer isso,
    E desde d q me dei conta do problema respiro fundo e sento o mais reto possivel todos os dias, tento fazer a mesma coisa na hora de andar
    Mas é so isso que sei
    E nem sei se posso confiar em fazer isso, porq minha mae nao é medica e pode nao conhecer o q esta dizendo
    Por isso a falta de informaçao sobre o q fazer é o que me mata
    Pois nao sei como durmir, q exercicios tenho q faze, como fazer, nao sei se estoi sentando e andando direito
    Não sei de nada…

    Ajuda?

    1. Oi Francisco, tambem sofro de cifose tenho as dores,o cansaço, a falta de alto estima.Eu uso um colete postural principalmente pra sair,ele me deixa corajosa,vende no mercado livre brasil pela net custa de 23 a 45 reais é só escolher ja com o frete incluso entrega em todo Brasil ,pede por boleto e imprime

    2. Bom, você deve ter internet, e sendo assim, muita informação. Quem pesquisa acha. Tenho 18 anos e vou ser Biomédica. Sei que não vou atuar nessa área, mas pesquise exercicios que ajudem na correção da postura. O médico pediu o raio-x para ver a condição total da coluna e poder te indicar um tratamento totalmente eficaz. Mas como o raio-x é caro, você pode pesquisar esses exercicios para correção de postura e comprar um colete corretor de postura que seja melhor indicado para o seu caso.

    3. Não se de por vencido, procure o tratamento na rede publica nem que você tenha dormir na fila pra ser atendido, eu sou de Brasília, e fiz isso varias vezes, fazia amizade na fila assim fui levando, e levou uns 4 anos pra conseguir minha cirurgia de estomago e olha que nem resolveu. Hoje em função do peso tenho lordose e percebi que tenho cifose, mas acha que eu penso em desistir ? nunca agora tenho três problemas de saúde pra resolver. Não deixe isso pra lá corra atras da solução. Não tenha vergonha de pedir ajuda até pra quem você não conhece. Se não tiver ninguém pra te acompanhar nessa jornada vá sozinho, eu fui e não me arrependo. Boa sorte.

  9. Tenho 12 anos e sou extremamente torta ja me apelidaram de tourão e coisas do tipo eu tenho muita vergonha e minhas amigas sempre me alertam quando estou torta mas em 5 minutos entorto denovo se eu fizer natação e usar o colete eu melhoro?

  10. oi pessoal ! eu tenho 48 anos sou corcunda e sofro muito com tudo isso ja pensei ate em me matar mais ninguem tem coragem de namorar com uma corcunda e pelo que li ñ tenho concerto e tenho que viver com isso ate o fim e pelo jeito a tendencia é piorar

    1. Oi Rosângela, a unica coisa que não tem mais jeito e para morte. Eu sempre sinto dor na lombar por ser obesa mas recentemente passei a sentir dores no meio das costas para ser mais específica no meio das omoplatas, ontem dia 31 meu namorado passou o dedo na minha coluna percebeu que entre elas uma curvatura maior que o normal fui até o espelho e pude ver que é está bem visível. Fazendo pesquisas descobri que é cifose, ainda não consultei um médico, mas isso não me assusta, com eu já disse antes só não tem solução pra morte. E quanto a tratamentos e cirurgias em coluna, já vi cirurgias que corrigiram deformidades severas, deformidades impressionastes, que foram completamente solucionados. Procurem no Google que vocês vão encontrar tratamento para casos mais extremos. Agora isso vai depender do quando você realmente deseja soluciona seu problema. Se ficar em casa se isolar e se dar por vencida não vai resolver.

  11. Hj tenho 19 anos e aos11 anos fui diagnosticada cm cifose. Começei a fazer algumas seçoes de rpg mais achei q nao resolveu nada. Entao meu ortopedista me receitou o colete milwalke, era mt encomodo e eu achava feio. Tinha q usar 2 anos, usei 6 meses e parei. Meus pais me disseram q eu iria arrepeder no futuro e eu arrependo mt hj, pois sofro mt cm dores ns costas.

    1. Lays vc me descreveu. tenho a msm idade que vc. E aconteceu exatamente o mesmo comigo. hoje sofro com dores e não consigo ficar sentada muito tempo. Vou marcar uma consulta pra mim. Mais tenho medo de meu caso não ter reversão.

    2. Meu nome é Yasmin tenho 12 anos, eu tenho cifose, descobri ano passado , comecei a fazer RPG 20 seções, só que eles pararam de ter convênio com o meu plano, acho que tenho essa escoliose é por causa da minha altura (um metro e sessenta e alguma coisa) meus pais são altos e meu irmão também só que eles não tem nada só eu , segundo o médico é porque minha perna é maior que a outra, fiz natação mas parei, acho que vou começar a fazer pilates, vou fazer aula experimental, vou voltar quinta-feira a fazer RPG.
      Me recuso a usar colete pois acho que da para perceber e no colégio tenho medo de me zuarem ,então falo pra minha mãe que não quero e não vou usar. Acho que se eu fosse mais baixa não sofreria isso, minhas amigas são menores que eu então acho que me abaixo pra falar com elas , acho que isso é um outro motivo.

  12. oi eu tenho 14 anos quando crinça um medico me disse que eu deveria usar um colete para corrigir pois tinha uma costela de cima maior que a outra mais alta usei depoisoutro medico disse que era ora mim brincar e me execitar com os outros garotos muito ai melhoraria minha mae com mania de limpeza nunca me deixou sair uitode casa vai ver por isso eu sou magricela 40 e tantos kilos e 1.75 de altura o maior e mais fraco da sala de aula de uns empos para ca eu senti uma especie de croço nas costas e nao sentia dor fui querer concertar minha postura ficando senpre reto e agora depois de 2 dias de boa postura sinto dor na coluna na parte atras do torax e o caroço na lombar o que eu faço

    1. ola Estevam

      acho que você deve pensar que pode ter problemas emocionais pesando e também tem a questão de um colchão mais duro a postura de dormir deve ser de barriga pra cima , se der.

      abraço, RAfael

  13. Oi tenho 14 anos, sou concunda infelizmente nao sei oque fazer comprei um colete e ele so piorou pf rezem pra tds com doenças assim ou ate piores meu sonho e ter a coluna reta.sempre e possivel ser feliz ok.nunca deixe de lutar, e so pedir e ter vontade

  14. Tenho 17 e infelizmente tenho cifose . Fiz fisioterapia durante 1 ano e meio e melhorei bastante ! Mas ainda tenho dores ! Nunca deixem a doença vencer !

  15. Eu odeio me olhar no espelho,me olho e vejo que
    o meu pescoco e costa estao curvados.eh horrivel
    da ate vergonha de mim e fico muito triste.Quero fazer um tratamento bom urgente.

    1. nunca tenha vergonha de ser assim, eu tenho esse problema desde criança. a gente é assim fazer o que ,já me chamaram até de camelo kkk ..perfeito é só Deus , continue fazendo seu tratamento pq omeu problema não tem mais cura Deus abençoe que de tudo certo …

  16. Gente me ajuda, nao aquento mais !
    tenho 16 anos e desde os 13 anos meus colegas viviam me alertando que eu levava muito peso na bolsa!
    E hoje ainda nao consegui melhorar minha postura, Agora eu estou tentando ficar ereto na parede, dizem que resolvem!
    me ajudem!

  17. Meu pai tem 86 anos e quando ele fica sentado por um determinado tempo começa a ficar torto caindo para o lado esquerdo esquerdo gostaria de saber o que está acontecendo?

  18. Oi meu nome é Daniela tenho 24 anos e so agora a pouco tempo percebir a gravidade … e tbm sinto as vezes dores fracas, mais sinto … no meu caso ainda tem jeito?

    1. Meu nome e Daniele e tenho 26 anos e também tenho cifose e tenho tanta vergonha de andar na rua quando eu me lembro que sou assim me dá tanta tristeza e tem dias que eu nem quero me levantar da cama bom e isso fazer o que ne mais eu fui ao fisioterapeuta e ela me disse que só tem chance de cura até aos 14 anos depois dessa idade não tem mas jeito

  19. Ola tenho 17 anos e minha coluna ta torta ttipo quando me torço pra traz ela chega a extralar agora tenho medo vergonha de ir no medico ela chega a ficar tipo da de ver ela o oco pela pelo das costas

  20. Bom, minhas amigas já me alertaram que eu fico em vários momentos corcunda, eu sento assim e ando com os ombros curvados, isso já é ruim porque as pessoas te olham estranho, e vc se sente feia kkk e eu já sinto dores fortes nas costas
    quero muito usar o colete pra melhorar logo!!!

  21. EU TENHO 24 ANOS DE IDADE, DESCOBRI QUE TENHO ESSA DOENCA A UM ANO ATRAS, PECO ONSSTRUCOES MEDICAS PARA QUEM QUIZER ME AJUDAR A ULTRAPASSAR ESSE PESADELO PODE DEIIXAR AS DICAS NO MEU ENDERECO ELECTRONICO (najfrank@gmail.com)
    NITO FRANCO/Dje fanta

  22. Oi,o meu filho esta a um ano que nao senta por causa da coluna e esta fazer fisioterapia.Queria saber s nao ha tratamento que pode fazer

    1. Ele tem que fazer jpg dizem que é bom eu já fiz é difícil demais só que não continuei por falta de condições não sei se eu tinha de cura mas vai que para seu filho resolva ne

  23. vcs podem fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
    tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

  24. Exercicios fisicos !!!!!!!! Sao a melhor forma de se consiguir o resultado , sedentarismo e peso fora do normal influenciam muito para adiquirir o problema …. Com a musculatura abdominal e lombar fortalecida a coluna retoma sua posiçao ideal , se os musculos abdominais estao retraidos e os lombares frageis a coluna fica incorreta …… Ok

  25. BOM DIA TENHO 30 ANOS DE IDADE E GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER A CIRURGIA DE CORREÇÃO DA POSTURA ELA VOLTARIA AL NORMAL, E SE TEM ALGUM RISCO PELA MINHA IDADE?OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  26. EU TENHO MUITAS DORES EU TENHO QUE DEITAR NA MINHA CAMA PRA VER CE A DOR PASSA!! OLHAA DEIXEI O Email do meu facebook por favor me ajudeem….. AGUARDANDO RESPOSTAA..!

  27. Ol’EU TENHO 13 ANOS E SOU CORCUNDO NÃO CONSIGO ANDAR RETO TENHO A COLUNA TORTA E PRECISO DE UMA AJUDA POR FAVOR QUERO MUITO QUE VCS ME AJUDEM NÃO AGUENTO MAIS ISSO. SINTO MITAS DORES E NÃO SEI OQ UE FAZER!!

  28. Parabéns pelo artigo, por favor, tenho mais de 50 anos, com vício de postura, ando sempre meio curvado, sentado, chega até comprimir o estômago. Será que a esta altura do campeonato compensa comprar um colete para corrigir a postura. Se possível, fico no aguardo de uma resposta. Obrigado.

  29. Este artigo trás informações incorretas, procure orientação profissional ou pelo menos um artigo que ofereça referências científicas. Uma coluna vertebral, mesmo saudável, não é reta. Cifose e Lordose, não são doenças, todo ser humano, normal e saudável, possui CIFOSE na região toráxica e pélvica, e LORDOSE, na região cervical e lombar da coluna vertebral. Uma curvatura excessiva, ou seja, além do comum, é que passa a ser um problema, conhecido por HIPERcifose ou HIPERlordose. Informe-se adequadamente.

  30. sintomeu ombra mais baixo de q o outro minha perna mais curta e meu quadrio mais menor como meu lado maner que o outro como esta entortando nao sei o q faser nao ne sinto muito bem

  31. EU TENHO 31 ANOS E SINTO QUE TENHO QUASES ESTES TODOS PROBLRMAS JA NAO SEIMAIS O QUE FASER SOUFRO DEMAIS JA NAO SEI MAIS O QUE FASER ESTOU COM UM ONBRO MAIS BAIXO QUE O OUTRO UMA PERNA MENOR SINTO MEU CORPO TODO SE MODIFICANDO JA NAO MAIS O QUE FASER SO PESO AJUDA A DEUS E OS MEDICOS QUE DESCUBRALOGO O QUE EU TENHO PQ JA NAO SURPORTO MAIS TANTO SOUFRIMENTOS JA TENHO ATE APELIDO DE MANCO SO IMAGINE COMO E ESSE SOUFRIMENTO QUE TOU PASSando emuito triste quassetodo dia penso q vou fica alejado so imagine como e a vida eu que sai direto commeus amigos dansava bricavab e era muito felis hoje em dia saio em ves enguado mais nao consigo ser mais o q eu era so sinto tristesa na minha vida so queria volta a ser como antes alegre mais isson ja ta guasse enposivel

  32. Eu tenho 28 anos faço neste dia 13 de Outubro e tenho essa doença a 4 anos. Eu nasci normal como todas outras crianças, quando eu tinha 4 anos é que começou aparecer cifose (acho que é essa a minha doença), fiquei paralisado ja nao conseguia andar, fiquei internado durante meses mas os médicos nao sabia o que era aquilo e nem como tratar da doença até que eu tive alta. Mas graças a um amigo da família massagista que me fez voltar a andar com as suas técnicas de massagens, mas a doença continuou nas minhas costas. Esta doença me impedio de crescer, impedio o meu desenvolvimento, me fez ser uma pessoa triste. A minha infancia nao foi facil, principalmente na escola e na rua.
    Esta doença é a maior tristeza da minha vida. Eu queria ser igual aos outros com um corpo normal sem esse defeito. Gostaria andar na rua sem ser olhado de lado, gozado e sem ser desprezado por outros.

    Mas ppra ser sincero nao sei se existe alguma. Mas se existe mesmo eu gostaria de saber

  33. Tbm tenho cifose e uma leve escoliose , por razoes obvias, fazia exercicios de musculação por conta propria . E já fazem quase 1 mês que estou na pratica fisioterapica . É MUITO CHATO, fazer esses exercicios, senhor JESUS, dói todo o corpo, no inicio é penoso. Ainda bem que concomitantemente faço terapia com psicologa, mas é preciso realmente seguir com o recomendando, teve em mente, que vc tem de fazer o que está em seu alcança, como eu me cobrava resultados extraordinario,causava sofrimento desnecessario. Bem,alem da dor tem o aspecto estetico, já vejo pequenas melhoras,até pq no m eu caso o desvio é leve. agora, espero nao ficar meses kkkkk, só to esperando corrigir para voltar as tarefas normais

  34. A reeducação deve ser seguida à risca pelo paciente. Passei aproximadamente um ano para conseguir reeducar a minha postura ao andar pela rua, pois notei que meu pescoço era projetado pra frente e que a coluna ficava em formato de arco. Hoje eu ando de uma forma bem mais apresentável e muitas pessoas notaram essa diferença.

  35. EU TENHU 20 ANOS EU TENHU CIFOSE ….PEÇO A DEUS TODO DIA ….QUERO Q VCS ME AJUDEM POR FAVOR….NÃO CONSIGO SORRIR…..QUERO VOLTAR A SORRIR….POR FAVOR ME AJUDEM .

    1. Primeiro passo é buscar um médico,vá ao centro de saude, relate o que sente, se apresenta dores, normalmente ele fara um exame visual, pedira raio x da coluna, te encaminhará para sessoes de fisioterapia se for o caso. Mas sozinho é impossivel, se quiser readequar a postura é apenas o médico indicando tratamento especifico, se iludir pensando q deitar, insistir em exercicios por conta propria é fria. Os exercicios são especificos, e no decorrer , vc sentira entusiasmado para prosseguir

    2. Ola Thiago,meu marido foi no médico quando tinha 21 anos com cifose,o nédico disse que não tinha mais jeito,ele coneçou fazer academia ,hoje ele tem 42 anos e sua coluna é perfeita,não desita vce consegue abraços.

    3. vcs podem fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %
      tenha paciencia deus e maior que qualquer doença!!!!!!!!!!!!

  36. Eu tenho Cifose e digo: dói pra caralhoooooooooooooooooooooooooooooooooo! O que devo fazer para melhorar minha postura? tenho 23 anos

  37. tenho 20 anos e sofro tenho esta doença! costumava me doer muitas as costas e fui ao meu medico, ele so me receitou analgesicos, mas nao estou sastifeito sinto que posso fazer mais por min, gostava de saber que fazer!

    1. Você não só pode, mas como deve. Sempre treinei mais costa, ombro, trapézio, do que a parte da frente, como o peito. Nunca deixe a frente “dominar”

    2. Fiz pilates por quase 2 anos e não vi melhora. O melhor é fazer RPG com um fisioterapeuta. São sessões de 1 hora e ajuda mais.

  38. Meu filho tem 18 anos, foi diagnosticado que tem lordose cervical fisiológica, exagero da cifose dorsal e leve escoliose lombar com cavidade para direita. O médico disse que ele não pode mais usar colete, mas não indicou nenhum tratamento.
    Gostaria de saber se realmente não daria mais para usar o colete, e que tratamentos são indicados??
    Grata pela atenção, aguardo um retorno breve.

    1. Fisioterapia e atividades fisicas leve, mas lembre-se de buscar por um profissional, ele poderá orientar qual será a melhor atividade.

    2. que medicos hein?! claro que tem jeito tratamentos como quiropraxia ,fortalecimento dos musculos das costas ombros ,peito melhora significativamente ,natação sao excelentes e melhoram 100% .

  39. meu filh tem 16 anos e foi diagnosticado com cifose ele nao sent dor mais os medicos quere m fazer cirurgia existe outro tratament nao cirurgico i

    1. Aproveite que ele é novo e então ainda tem jeito! Procure um fisioterapeuta que faça RPG (um exercício específico p/ desvio postural), verá que ele melhorará muito!

    2. vc pode fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

    3. Olha eu não sei se quando eu crescer eu vou ficar corcunda, e eu não quero mas você que é mãe deveria deixar seu filho fazer a serurgia não deixe seu filho sofrer bulyng

  40. oii queria saber como eu posso melhorar minha postura , poiss vejo que minhas costas estar da mesma forma que a B , que é a cifose. Alem dessa curva vejo que meu abdominal , ele estar um pouco largo . quera sabe se eu tenho como tratar isso, pois ja sofri muitos bullying , sofri de mais muitas rizadas so Deus sabee..

    1. Ola Jeronimo,entendo perfeitamante vce,meu fliho tem13 anos sofre muito bullying por ter cifose,sofro junto com ele,o ortopedista indicou 1 ano de rpg,não desista vá no ortopedista,vai dar tudo certo abraços fico com Deus,

    2. vc pode fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

  41. oi boa tarde eu tenho 31 anos tenho cifose sabe que eu queria muito voltar ao normal mas o meu ortopetista me disse que eu não tenho mas jeito sera que e verdade

    1. nao e verdade tem jeito sim so demora, com quiropraxia e fortalecendo os musculos das costas na academia ;tem jeito sim esses medicos sao idiotas ,ao inves de ajudar encaminhando p um profissional adequado!

  42. tenho 41 anos e agora que percebi essa deformidade na corcunda estou com um lombo grande nas costa e estou achando horrivel e doi minhas costas muito

    1. Eu passo pelo mesmo martírio… mas há 1 ano e meio faço sessões de RPG com uma fisioterapeuta e as dores melhoraram. A postura nem tanto pois como tenho filha pequena, pego peso, o que atrapalha…

  43. ola quero muinto vence essa doenca mais nao gonsigo melhora minha postura queria sabe se vcs nao que mim da huma ajudinha se eu tenho a chance de volta anormal tenho 16 anos e sou corcunda quero muinto ja pedi muinto a deus e agora to pedindo a vcs que mim ajude a vence muinto obrigado

    1. Olha.. é uma pena, mas com 16 anos já é tarde demais. Você deveria ter procurado algum médico quando criança, pois depois que se completa o crescimento não há mais nenhum tratamento. Mas existem cirurgias para a coluna. Boa sorte.

    2. Renato, eu tenho 20 anos e ainda sofro. Tratei por 3 anos fazendo RPG, antes fiz fisio e nada resolveu. O que mais eles alegavam é que minha musculatura é muito rigida, ate o dia que o medico disse que nao adiantava eu fazer mais nada, nem usar colete, etc. Disse para eu entrar na academia e treinar apenas ombro, costa, trapézio, e é bom definir o abdomen tbm. Eu era bem magrelo, depois fui começando a treinar tudo, com 8 meses tive uma evoluçao gigantesca. Mas academia não resolve seu problema, mas te deixa reto e levanta sua auto-estima, abraços e muito treino a todos

    3. Tenho o mesmo problema, mas vc tem muito a seu favor: a idade. Como só tem 16 anos, basta vc fazer RPG (com um fisioterapeuta). è um exercício específico p/ correção da postura. Em alguns meses vc estará em forma. No meu caso, como já tenho 37, demora um pouco mais. Evite pegar peso!Colete p/ vc também ajuda, na internet vc consegue comprar. Boa sorte!

    4. Ola Renato,meu filho tem 13 anos tem cifose ,o médico disse que pra tudo se tem jeito,ele indicou rpg por 1 ano .ele sofre bullyng por isso mais Deus é maior que tudo isso,vai no ortopedista ele sabera o que fazer,boa sorte.

    5. vc pode fortalecer os musculos das costas e peito ,pois dá mais firmeza permitindo que os ombros nao fiquem caidos,e tbm fazer quiropraxia que corrige bastante a coluna caso esteja com muitos desvios!
      tive esse msm problema ,mas esses tratamentos melhorou 100 %

    6. primeiro você tem que se concentrar na aula de português ,no futuro talves você se cure desse problema de desvio de coluna ,mas não conseguira emprego por não falar ou escrever corretamente .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *