CATETERISMO

Cateterismo

O cateterismo é um procedimento que pode ser realizado em diversos órgãos. O tipo mais conhecido de cateterismo é o cardíaco, no qual um cateter é introduzido para atuar no coração. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do cateterismo considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é cateterismo;
  • Como é o procedimento de cateterismo cardíaco;
  • Quando é indicado;
  • Quais são os preparativos;
  • O que ocorre após o exame.

 

O que é cateterismo?

Este é um exame invasivo no qual ocorre a introdução de um cateter no organismo. O cateterismo pode ser, por exemplo, do tipo vesical, quando a bexiga é um dos órgãos em questão. Pode ser também do tipo cardíaco, o qual envolve o coração e costuma ser mais frequentemente realizado.

O cateter é um pequeno tubo que pode ser introduzido em um vaso, ducto, cavidade corpórea natural ou cística, por exemplo. Através dele é possível, durante um procedimento, drenar ou injetar fluídos em certos locais. O cateter também é muito utilizado para permitir o acesso de instrumentos cirúrgicos na região necessária.

ceteterismo

 

Como é o procedimento de cateterismo cardíaco?

É um exame bastante realizado no qual se executa a inserção de cateteres em vasos sanguíneos dos braços ou das pernas. Estes pequenos tubos são guiados até o coração através de imagens de raio-x. Durante o procedimento os cateteres liberam fluídos com contraste de iodo na região. Desta forma, é possível se observar claramente as artérias coronárias, as válvulas cardíacas e as câmaras.

cateterismo cardiacoO cateterismo é realizado sempre em um hospital. O anestesista aplica um sedativo no paciente para que este fique mais calmo, logo em seguida há a aplicação de uma anestesia local na região onde será feita a introdução do cateter. O monitoramento cardíaco do paciente é feito durante todo o exame. Este permanece acordado e necessita seguir instruções caso necessário. O exame costuma durar cerca de 30 minutos, porém, somando a isto o tempo de preparo e de repouso, a pessoa pode ficar até 9 horas dentro do hospital.

 

Quando é indicado?

Este é um exame indicado sempre que há a necessidade de se avaliar ou confirmar algum tipo de complicação nas valvas cardíacas, nos vasos pulmonares, no músculo do coração ou mesma na artéria aorta. Também é utilizado em casos de emergência, durante um infarto agudo, por exemplo. Muitas vezes é um procedimento indicado para avaliar se é ou não necessário algum tipo de tratamento cirúrgico no coração.

Pessoas que estejam com sintomas como tontura, dor no peito, muita fadiga e falta de ar também podem ser submetidas a um exame como este. Entretanto, o médico provavelmente realizará uma série de outros exames diagnósticos antes do cateterismo, pois se trata de algo bastante invasivo.

 

Quais são os preparativos?

É possível que solicitem ao paciente um jejum de cerca de 6 a 8 horas antes do início do procedimento. Na maioria das vezes, o paciente é admitido no hospital no mesmo dia do exame. Em outros casos, porém, pode ser necessário que ele durma de um dia para o outro no local. O uso de qualquer medicamento deve ser informado ao médico, para que este tome as decisões quanto à interrupção ou não deles para o cateterismo.

É de extrema importância que o paciente compareça ao exame acompanhado. Levar consigo os exames que foram realizados nos últimos seis meses é algo recomendado. Pacientes que utilizam anticoagulantes ou antidiabéticos devem conversar com o médico antes do exame para as devidas orientações.

 

O que ocorre após o exame?

Ao final do cateterismo a pessoa é encaminhada para o quarto, onde deverá repousar por, no mínimo, 6 horas. Um curativo é feito na região onde ocorreu a introdução e deve ser trocado todos os dias. Após o terceiro dia de curativo, deve-se deixá-lo descoberto.

Esforços em geral devem ser evitados até a retirada dos pontos. Estes serão retirados cerca de 8 dias após o cateterismo. O banho pode ser feito com água e sabonete. Deve-se ingerir grandes quantidades de líquidos para ajudar na eliminação do contraste. Caso algo de errado seja notado após o exame, informe imediatamente alguém da equipe cirúrgica ou o seu médico. Dependendo do resultado do cateterismo, diversos tratamentos podem ser iniciados.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

7 comentários em “CATETERISMO

  1. Meu pai fez cateterismo ontem,e amanha tem uma cirurgia para trocar a valvula do coração.Tem problema e riscos maior?Se possivel preciso de sua resposta emediatamente.Grato pelo atendimento.

  2. Um idoso com 79 anos pode ser liberado apos 5 horas do procedimento de cateterismo pela virilha, sendo que os resultados foram péssimos , 80 % de obstrução. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>