Scroll Top

Cardiomegalia

O que é Cardiomegalia?

A doença é caracterizada pelo aumento no tamanho do coração e geralmente acontece em consequência de doenças como hipertensão arterial ou doenças coronárias. Alguns casos podem ter relação com a doença de chagas.

A cardiomegalia afeta a insuficiência cardíaca e alguns casos o coração atinge um tamanho de até 50% maior do que o normal.

O paciente também pode desenvolver sintomas nas paredes do coração, onde caracteriza-se pelo engrossamento da região.

Pacientes que tenham histórico familiar de doenças cardíacas devem ficar atentos aos sintomas e também já prevenir com exames pelo menos a cada seis meses, que ajudam ao diagnostico precoce, em alguns casos.

A doença faz pacientes em todas as idades, sejam homens ou mulheres. Após os 20 anos de idade já é possível sentir alguns sintomas da doença. Com isso, o paciente já pode diagnosticar o problema precocemente e tratar no tempo ideal para manter a qualidade de vida ideal.

cardiomegalia

 

Como se adquire

A doença acontece por conta do esforço que o coração exerce. A consequência da doença se dá aos pacientes que possuem pressão alta e sofrem também de doenças coronarianas.

Quem sofre dessa doença, passa por problemas como a dificuldade em circular o sangue, pois com o aumento do tamanho, o coração não bombeia o sangue com a força adequada para manter a rotatividade normal.

Essa doença pode desenvolver outros problemas de saúde que afetam o coração e tendem a mudar a rotina e dia a dia do paciente.

 

Sintomas

Os principais sintomas da doença são a falta de ar e também a fraqueza. Esses sintomas aparecem principalmente quando o paciente realiza alguns esforços físicos, seja pequenas atividades, como subir escadas, por exemplo.

É possível que alguns pacientes desenvolvam o sintoma do desmaio. Mas essa relação com o desmaio vai depender muito das condições do paciente e não é um sintoma certeiro da doença, ou seja, nem todo desmaio pode ser relacionado a essa doença.

A dificuldade de respiração e tosse também pode estar relacionada a essa doença. Dores no peito também caracterizam a doença.aumentos do coração

Se o sintoma da dor no peito estiver acompanhado da falta de ar é importante atentar-se, pois pode ser sinais de um ataque cardíaco. Nesta situação é essencial que o paciente procure um médico para a gravidade dos sintomas.

 

Diagnóstico

Considerando todo o histórico médico do paciente, inclusive situações na família, o paciente passa por exames físicos, Raio x e também ecocardiograma.

Quem tem herança genética de doenças cárdicas deve sempre se manter atento aos sintomas e sinais da doença. Porém, consultando um cardiologista e realizar exames tornam mais eficazes a qualquer tipo de tratamento.

Assim, ao sentir os sintomas da doença é essencial que o paciente procure um médico que possa orientar na realização dos exames para identificar a doença e seguir com o tratamento ideal para cada situação e paciente.

 

Como é feito o tratamento

O tratamento dessa doença consiste na ingestão de medicamentos, que visão aliviar as dores e pressão no coração.

A doença não tem cura e o primeiro tratamento para a doença é aliviar os sintomas e fazer com que o coração trabalhe normalmente, mesmo que ele não esteja no tamanho ideal.

Se essa ação não apresentar resultados positivos no tratamento, pode ser necessário uma cirurgia, que consiste e trabalha na troca da válvula cárdica. Depois, pode-se trabalhar no transplante de coração, que é um procedimento demorado justamento por ter que esperar um doador compatível.

Nesta doença, a medicina trabalha em cima do tratamento com medicamento, pois o processo cirúrgico pode ser muito sofrido ao paciente, considerando a demora em achar um doador, que muitas vezes leva anos.

Fazendo o tratamento com medicamentos e evitando os esforços é possível que o paciente mantenha uma vida normal. Além disso, dicas com alimentação também são essenciais para a qualidade de vida do paciente com cardiomegalia. Mas vale lembrar que o coração não volta ao tamanho ideal e o paciente precisa conviver com esse problema a vida toda.

ecocardiograma

 

Como prevenir

A doença não apresenta medidas preventivas. Aconselha-se que o paciente, além de sempre prezar pelo bem estar e a qualidade de vida, mantenho uma alimentação saudável, incluindo a prática de exercícios, é essencial que o paciente sempre realize exames e tenham o hábito de fazer o famoso check-up para manter a saúde em dia.

Se o paciente tiver em família, histórico de pessoas cardíacas os cuidados devem aumentar e com isso, a realização de exames preventivos deve ser mais frequente e levada mais a sério, pois os riscos em paciente que já possui histórico em família são maiores do que as pessoas que não tem essa relação com doenças cárdicas.

A alimentação sempre e uma forma de prevenir doenças. Neste caso, alimentos que contenham muita gordura e oleosidade devem ser evitados. Para isso, procure um médico que possa indicar uma dieta adequada.

38 Comentários

  1. cassia santana disse:

    Émuito importante fazermos exames periodicamente para preservarmos a nossa saúde.o depoimento e comentários sobre saúde tem ajudado todos nós,parabéns e se cuidem!
    De3us vos abençoe!

    Este artigo tem nos ajudado muito,parabéns!

  2. Joel silva dos Santos disse:

    Boa Tarde, Fui atleta profissional de futebol, até aos 28 anos e permaneci jogando futebol amador até aos 35 anos, quando fiz um implante de marca passo, após isso fiz curso para árbitro de futebol e atuei apitando jogos profissionais até aos 46 quando me aposentei dos campos, sempre tive um excelente preparo físico, tanto jogando como apitando, realizava teste físicos e ergométrico todos os anos para poder apitar e sempre dava excelente, e o cardiologista liberava o laudo para prática de esporte de alta nível, há 01 descobrir que tenho coração grande, após realizar novos exames, no início foi difícil, pois sentia tontura e cansaço fora do normal, algo que era difícil sentir por ser adepto à corridas de ruas, já corri duas meia maratona e nunca sentir nada, mesmo sendo portador de marca passo, após várias idas ao cardiologista e diversos exames, comecei tomar medicação e realizo normalmente minhas atividades físicas, já participei de dua corridas de rua de 10.000 Km, com tempo em torno de 55 minutos e levo uma vida muito tranquila, pratico futebol com moderação e realizo minhas corridas pelo menos 4 vezes na semana e tenho muito mais fôlego que muitos amigos meus, acredito muito em DEUS e coloco minha vida em suas mãos, pois ele sabe o que é melhor para nossas vidas….. Coloque sempre DEUS no comando de sua vida.

    • fabiola bernardesdasilva disse:

      descobri que estou com essa doença.cardiomegalia….to arrasada!!!!o médico não me receitou nenhum medicamento…porque será?

  3. Alana Gomes disse:

    QUEM TEM CORAÇÃO CRESCIDO PODE TOMAR CLONAZEPAN 2 MG? PARA ALIVIAR O CANSAÇO E A FADIGA DÁ UMA LEVEZA MAIOR AO CORPO ! OU EXISTE ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO DE REPENTE LIBERANDO OS HORMÔNIOS CEREBRAIS PODE MELHORAR O BEM ESTAR GERAL DA ORGANISMO E ALIVIAR O PESO DO CORPO E COM ISSO DIMINUIR O CANSAÇO AO MENOR ESFORÇO!E EVITA SOBRECARREGAR O CORAÇÃO E O FORÇAR MAIS AINDA! ME AJUDEM MEU PAI DESCOBRIU ISSO E VIVE SE CANSANDO ATOA TOMA 7 MEDICAMENTOS!

    • Alana,o efeito é excelente.Eu não tenho problemas cardíacos,mas psiquicos sim,desde criança.Devemos lembrar que a mente controla o corpo e meu namorado tinha insônia,agitação devido excesso de ansiedade,onde ambos naturalmente aceleravam os batimentos cardíacos e ele se sentia péssimo psiquicamente.Passei tres dias dando 2mg a noite para ele,quando ví que foi excelente,fui a ele no psiquiatra e falei.Ela disse que fiz muito errado…etc.Mas enfim liberou e hoje ela está bem melhor.O Clonazepam é tão útil para mim,não sei o que seria sem ele.Melhoras a todos .

  4. ola tive coração crescido com insuficiência cardiaca, minhas pernas incharam muito, tive impotência, perda de mamoria, refluxo , perdir 23 k, tive duas internações, e entrei em depressão durante o tratamento que tomava 10 remedios por dias, mais tive uma solução só jesus pra mim ajudar, quando um dia de domigo na igreja eu fui tocado pelo espirito santo , comecei a sentir um arrepio nos meus pés que foi subindo até a minha cabeça, quando terminou começou novamente uma quentura nos meus pés mais não era só quente era gelado ao mesmo tempo, uma coisa muito boa de sentir, no dia seguinte eu tinha que fazer novamente o exame para levar oa inss para renovar o auxilio doença foi quando recebir o resultado para a honra e a gloria de Deus não deu nada tudo voltou ao normal não tomo nem um remédio ha mais de um ano.

    • sergio freitas disse:

      deus esta acima de tudo ele tocou vc e quer que vc pregue a sua cura para com outras pessoas.

    • MARIA APARECIDA ALEIXO disse:

      OLA TENHO UMA FILHA DE 8 ANOS ANA JULIA DECOBRI A 5 MESES QUE ELA ESTAVA COM O CORAÇAO GRANDE FOMOS AU HOSPITAL FICOU INTERNADA PASSOU MUITO MAL AGORA ELA ESTA EM CASA MAS TOMAS MUITO MEDICAMENTOS TEM DIAS QUE ESTA BEM TEM DIAS QUE NAO MINHA VIDA E SO CHORAR DE MEDO DE PERDER MINHA FILHA MAS ME ANIMEI QUANDO VI QUE VC FOI CURADO POR jESUS TENHO MUITA FE E ACREDITO MUITO ,VC FICOU QUANTO TEMPO TOMANDO MEDICAMENTOS?

  5. Beth disse:

    Ola ! Entao estou gravida de 7 meses e estou cansada com falta de ar , meu médico me encaminhou para o cardio , fiz ecocardiograma e constou o coração grande to apavorada oque pode acontecer comigo e com meu bebê?

  6. Eunice de Souza araujo disse:

    A 1 mês descobri que estou com o coração grande, levei um susto. “Era” muito ativa, mas comecei a sentir muita falta de ar e ate de eu falar já fico cansada, Tenho uma irma q tem o mesmo problema já operou, e ainda continua o sofrimento teve que parar d trabalhar. receio que eu tambem tenha o mesmo caminho. Não me imagino sem trabalhar,apesar dos medicamentos ainda sinto muito cansaço falta de ar e moleza. Poxaa to muito triste por isso. E sera que com o tempo tbem vou ter que parar minha rotina de trabalho?? Sou diarista amo oque faço e me divirto muito já que trab com as mesmas casas ah anos,

  7. Daniela disse:

    Nasci com essa doença e fiz tratamento medico ate os 9 anos de idade quando tive alta… apesar de dizerem ai que nao tem cura… desde que tive alta faço acompanhamento medico anual e ela nunca mais voltou. Estou com 41 anos e levo uma vida normal.

    • josiane lima disse:

      Minha mãe com 4 meses,q,descobriu a,doença faleceu!

    • edmar cavalcante disse:

      Olá Daniela, realmente os médicos dizem que isso não tem cura, entretanto cada caso é específico; Eu por exemplo tenho 54 anos e fui diagnosticado com coração dilatado; Minha qualidade de vida caiu bastante em decorrência da doença, pois sinto fraqueza e tontura constantemente, mas tenho esperança assim seu caso foi solucionado, espero que o meu também tenha uma solução positiva.
      Abraços, Deus te abençoe mais ainda.

  8. linda katia disse:

    minha vo ta com o coração grande tenho 35 anos so diabética e tenho pressão alta sinto forte dores no corpo sinto muita falta de ar

  9. gisele disse:

    poxa minha tia tem poblema de coracao eu tenho mendo disso

  10. elisangela disse:

    Minha tia ta com essa doença e já teve caso na família eu tenho vários desses sintomas o q fazer

    • Jeber disse:

      Quando a questão é o coração, a medida mais sensata é procurar um cardiologista. Ele é o profissional adequado para analisar o teu caso. Leituras sobre informações e dicas são apenas para ampliar teu conhecimento, mas é o médico e os exames que te orientaram sobre as medidas mais acertadas a tomar.

  11. Adryana Rodrigues Chaves disse:

    Eu descobri que sou portadora de Cardiomegalia I.C.C e Miocardiopatia dilatada ,tenho 40 anos e sofri muito quando soube da doenca estou aprendendo lidar com a doenca

  12. Paulo Becker disse:

    O porteiro onde eu moro tinha 46 anos de idade e há 28 anos trabalhava aqui. Morreu oito meses depois de saber que tinha essa tal de cardiomagalia aí. Agora eu sei por que os médicos aqui do edifício diziam que não tinha cura. É só ler no ultimo texto aqui da matéria: ‘Como é feito o tratamento’

  13. Noel disse:

    foi bom aprender sobre cardiomegalia

  14. Patrícia disse:

    Boa Noite
    acabei de saber que a minha mãe esta com o coração crescido,pois ela tem a pressão arterial alta pois dificilmente fica normal,o que pode ser evitado fora as refeições gordurosas?.

    OBS: nunca ouvir falar caso em nossa família com esse tipo de sintoma,também tenho pressão alta posso desenvolver a doença?

  15. Anderson Rocha disse:

    Boa tarde!
    Já fiz eletro e ecocardiograma, ecografia de rins, tomografia de crânio não aparece nada nos exames para ser tratado e minha pressão arterial não baixa, sempre entre 140×10, 150×100 e 140×90… O que mais posso investigar para descobrir o que pode estar causando essa alteração? Meu próximo passo é uma psicóloga para verificar a a parte emocional. Tem algo mais que posso estar verificando?

    Obrigado

    • Ana Paula disse:

      Sou nutricionista e terapeuta ayurvédica, vc deve manter-se no peso ideal, uma boa hidratação e uma dieta com pouco sal, alimentos como melancia, abacaxi, pêra, têm efeito diurético.
      Mas a busca por um equilibrio emocional, com a pratica da meditação tbm é fundamental e faz parte do tratamento ayurvédico para hipertenção. Boa sorte!

    • marcia disse:

      Investigue uma eventual apnéia do sono.

  16. Aline Gomes disse:

    gostei muito das informaçoes,minha mae esta fazendo exames e ha principio,no raio-x foi constatado mas queria obter mais informaçoes,a cardiomegalia é perigosa?a pessoa que tem se sofrer aborrecimentos pode haver consequencias graves?

  17. Jorge Luiz Costa disse:

    Gostaria de saber se, na cardiomegalia, o coração tende a continuar crescendo?

  18. ana maria disse:

    é uma doença grave ou não devo ficar atenta?/

    • Leticia Carioly disse:

      Gostei de ler sobre o tópico. Meu pai tem 41 anos e está com cardiomegalia. Ele fumou durante muitos anos da vida dele e agora está passando mal por conta da doença. Suas pernas estão inchadas e ele está com uma veia, acho que a aorta, alteradíssima. Esses sintomas são graves?

  19. ana maria disse:

    corro risco de vida se ñ tratar direito?//

  20. ana maria disse:

    me canso até quando falo .
    psso fazer atividade fisica?

  21. ana maria disse:

    eu gostaria de saber se eu como empregada domestica estou com aumento do coração um bloqeuio total do lado esquerdo o meu trabalho me prejudica?

  22. ana alice alves de souza disse:

    PARABÉNS PELA EXPLICAÇÃO SOBRE CARDIOMEGALIA,SOU ENFERMEIRA GOSTA MUITO DE CARDIOLOGIA ,GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE CARDIOLOGIA.

  23. Adramane disse:

    Um individo com cardiomegalia Que tipo d alimento deve evitar?

  24. Maria Jose disse:

    Gostaria de saber mas sobre cardiomegalia e se a quimioterapia tem haver com a mesma

  25. Eu gostei muito, só fiquei com um apequena dúvida: Essa doença pode chegar ao caso grave do paciente necessitar de um transplante de coração ? Obrigada pela atenção, se puder responder minha duvida agradeço muito !

    • leonino paiva disse:

      sim, pode se fazer o transplante mas, dependendo do nivem do comprometimento cardiaco, salietar que para se fazer o transplante e muito dificil porque necessita de um dador compativel, e ate pode levar muito tempo para tal.

  26. cleber simoes d silva disse:

    ola eu queria saber se posso praticar esportes eu tenho cardiomegalia mais o meu foi por causa da presao que tava 20 por 8 eu antes praticava jiujitsiu e box nunca tomei anabolizantes nao bebo nao fumo queria saber o que posso fazer e o que nao posso fazer e muito ruim isso nem trabalhar mais direito eu posso a minha vida acabou mesmo pisicologicamente ainda to calmo mais nao e façil nao

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: