Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Plástica e Estética > Carboxiterapia

Carboxiterapia

O que é carboxiterapia?

É um método muito utilizado em clínicas de estética para ajudar a combater as celulites, a flacidez, as estrias e também a gordura localizada. O procedimento é realizado através da injeção de CO2, gás carbônico, em tecidos específicos da pele. A carboxiterapia promove uma melhora no aspecto de diferentes partes do corpo, como barriga, coxas, braços e nádegas.

Os benefícios são muitos, porém pode ser um método um pouco doloroso. A agulha com o gás necessita ser introduzida no corpo e muitas mulheres sentem aflição e dor. Apesar disto a técnica é rápida e efetiva. O gás carbônico estimula a circulação sanguínea no local onde é aplicado. Como ele é habitualmente expelido durante a nossa respiração não provoca nenhum tipo de efeito colateral.

Para a visualização das melhoras é preciso uma certa frequência de aplicação. O ideal é repetir as sessões de 15 em 15 dias por um período de 6 a 10 meses. A carboxiterapia tem feito muito sucesso entre as mulheres no combate às celulites e às gorduras localizadas. Não existem muitas contra indicações, porém é sempre aconselhável uma boa conversa com um profissional, para que complicações sejam evitadas.

Carboxiterapia-antes-e-depois

 

Quando é indicado

Esta é uma moderna técnica que utiliza o gás carbônico no tratamento de estrias, gorduras localizadas, flacidez e celulites. Pode ser realizada em homens e em mulheres, sendo procurada principalmente por mulheres em uma faixa etária que vai dos 30 aos 50 anos de idade.

É indicada quando há o intuito de promover uma melhora em partes do corpo como as nádegas, os braços, as coxas, as costas e a barriga, por exemplo. O CO2 melhora a circulação e estimula a produção de colágeno e de fibras elásticas, podendo também atuar no tratamento de olheiras e no rejuvenescimento facial. Além da medicina estética e da dermatologia, outras especialidades médicas como a urologia, a angiologia e a reumatologia, por exemplo, vem fazendo muito uso da carboxiterapia.

 

Como é o procedimento

A carboxiterapia não é uma técnica cirúrgica e não necessita de internação. Pode ser realizada em clínicas em sistema ambulatorial e não é preciso qualquer espécie de sedação ou de anestesia. É uma excelente alternativa para quem quer perder uns quilinhos ou tratar estrias e celulites, já que é rápida, prática e segura.

carboxiterapia-funcionaApós tomada a decisão pela carboxiterapia é necessário entrar em contato com um especialista. Para que o efeito desejado seja atingido é preciso repetir as sessões em média de 15 em 15 dias por até mesmo 10 meses. Casa sessão dura aproximadamente 30 minutos. Quando terminada a pessoa está liberada para voltar com as tarefas do dia a dia.

Durante o procedimento será injetado gás carbônico no corpo do paciente. O profissional sabe os parâmetros a serem seguidos para que não ocorram efeitos colaterais. Como o gás está presente em nossa respiração, geralmente não existem muitas complicações. A ação do anidro carbônico no organismo humano já foi bastante estudada. Ela promove vasodilatação e redução da afinidade entre a hemoglobina e o oxigênio. Com isto há uma melhora na circulação e os tecidos ficam mais oxigenados, ajudando na dissolução de nódulos de celulite e na ruptura de células de gordura. O tratamento pode ser considerado seguro e associado a outras terapias, com a finalidade de acelerar o resultado.

 

Quais são os preparativos

Não são necessários muitos preparativos antes da carboxiterapia. Deve-se chegar à sessão com certa antecedência e aguardar o profissional chamar para que se tenha início.  Algumas pessoas podem sentir um incômodo durante as sessões, assim com dores, já que agulhas serão inseridas nos locais a serem tratados. Caso seja possível comparecer ao local acompanhado é indicado.

Como não é aplicado nenhum sedativo ou anestesia a pessoa está liberada logo após o término da sessão. É permitido guiar depois do procedimento e a alimentação pode seguir como de costume. Na data da primeira sessão é aconselhável agendar as próximas sessões. Para que o resultado seja positivo e para que possa ser melhor notado é indicado realizar sessões de carboxiterapia de 15 em 15 dias por um período de cerca de 10 meses. É preciso, entretanto, acompanhar a evolução do tratamento para que o tempo certo seja estipulado.

 

Riscos e efeitos colaterais

Assim como qualquer procedimento na área da saúde a carboxiterapia envolve alguns riscos que não podem ser descartados. Os efeitos colaterais, por exemplo, geralmente se limitam a dores localizadas e a pequenos hematomas provenientes das punções. Pode haver sensação crepitação e um leve aumento da pressão arterial, que na maioria dos casos volta ao normal após cerca de 30 minutos.

Além destes inconvenientes normalmente não é notado qualquer outra espécie de alteração. Porém, o método é relativamente recente e não se sabe ainda ao certo quais outros riscos poderiam estar envolvidos. É importante escolher bem o local e o especialista, para que complicações sejam evitadas.

carboxiterapia

 

O que ocorre após o procedimento

Como durante a carboxiterapia a pessoa não recebe sedativo ou qualquer espécie de anestesia ela pode ir embora desacompanhada logo após o término da sessão. Fica permitido trabalhar e dirigir depois do procedimento.

Raramente pode ficar uma manchinha roxa no local da inserção da agulha. Quando acontece fica vetada a exposição ao sol. Uma leve dor pode permanecer por algumas horas, assim como certa vermelhidão na região. Após a quinta sessão as melhoras já são evidentes, tendendo apenas a progredir com o aplicar das próximas.

Este procedimento já vem sendo largamente utilizado há um tempo, sem contra indicações ou efeitos colaterais consideráveis. É rápido e prático e o resultado é efetivo. As gorduras localizadas vão embora e as estrias e celulites tendem a desaparecer. Não restam cicatrizes e não é preciso internação hospitalar sendo, portanto, uma boa alternativa de tratamento. O número de sessões varia de acordo com a finalidade e com o organismo da pessoa. Na grande maioria das vezes uma média de sessões a cada 15 dias durante 10 meses é o suficiente. Para que complicações sejam evitadas aconselha-se escolher com cautela o profissional que irá realizar a carboxiterapia.

Tags: , , , , ,

37 Comentários

  1. rosy disse:

    ola..achei bem legal a materia….mas gostaria de saber se na corbox…pode ser aplicado ozonio ao invez de gás carbonicoo…? tem uma estetisista na minha cidade mgá-pr..e usa ozonio nas aplicaçoes ….pode??
    obrigadaa!!

  2. DANIELA COSTA disse:

    fiz carboxtrapia mais não foi nada disso que me falaram, antes de completar a 10° sessão foi ficando tudo vermelão, inflamou tudo parecia que eu não ia suportar a dor miuto dor, não conseguei colocar roupa o pior que eu tinha que trabalhar, foi inflamando todos aonde foi feito as aplicações, isso durou de outubro a janeiro. E agora ghegou CARNAVAL e ficou tadas as marcas horrosas na barriga .Dar vantade de chorar muito muito mesmo tive vontade de processar a médica que fez essa maldade e ainda tive que arcar com todo medicamentos ( antiflamatórios, antibióticos e varias pomadas tudo preços abisurdos. Agora é só pedi a DEUS que nada de mal aconteça. Apenas um desabafo pois não posso fafar o que ouve para minha família.

    • celia guedes disse:

      Daniela,vá se informar sobre os procedimentos legais.Se na 10ª sessão os problemas de estética forem sanados com a caborxi os médicos reparadores estão falidos….td isto é normal…..agora vc queria estar bela e formosa no carnaval?qual era o seu problema…BARRIGÂO? no 10º dia os resultados são mínimos no objetivo e máximo nas dores e vermelhidão.Estou nesta há uma semana e as dores & vermelhidão & inchaços estão a todo vapor.Não deprecie um profissional publicamente…..

      • Taína Gomes disse:

        Verdade Celia… Estou fazendo também e sei que os reultados não são tão rápidos quanto as dores… rsrsrs Mas fui informada antes de fazer e aceitei então nãoa dianta expor um profissional querendo milagres.

  3. APARECIDA disse:

    OLÁ GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE PROFISSIONAL FAZ ESSE PROCEDIMENTO.QUEM TEM PRESSÃO ALTA POSE FAZER? E QUAL O VALOR…OBRIGADA

    • Juliana disse:

      A carboxiterapia pode ser realizada por um médio ou fisioterapeuta, alguma clinicas colocam esteticistas para fazerem o procedimento, o que é proibido, se caso isso ocorrer você pode denunciar e a clinica pode até ser fechada. Não a contraindicação para quem sofre de pressão alta. Os valores variam entre R$150,00 a R$300,00 reais por seção.

  4. rodrigo luiz de souza disse:

    olha fiz carbox nas minhas olheiras , no começo parece ta tudo certo , mas depois volta do mesmo jeito , paguei caro , para minhas olheiras voltar ser como é … affz nunca mais caio nessa , vou fazer cirurgia mesmo ai é definitivo :)

  5. Liliane Machado disse:

    Estou fazendo tratamento de carbox nas pernas em pé, mais esta ficando muito roxo, gostaria de saber se esse procedimento esta correto, e se realmente dessa forma o resultado é mais rapído.

  6. Leila lima disse:

    Gostaria de saber, com 10 aplcações tira quantos centimetros de gordura na barriga, o efeito é imediato e se a paciente pode vir a morrer.

  7. cris disse:

    OI QUERIA MUITO QUE ALGUÉM ME RESPONDA QUANTOS ML SÃO APLICADOS POR SESSÃO E QUANTO UM CORPO SUPORTA? OBRIGADA

    • Taína Gomes disse:

      O corpo suporta sem efeitos colaterais como tonturas e enjôos até 4 litros de gás carbônico no corpo por sessão.. passando disso já tem efeitos.

  8. Talita Marques disse:

    Olá, estou fazendo o tratamento de carbox para acabar com a gordura localizada, só que de umas semanas pra cá estou sentindo que passa alguns dias do procedimento e a minha barriga está ficando dura, parece até barriga de “gravida” , gostaria de saber se isso é normal?

  9. monica disse:

    ola gostaria de saber se quem tem reno tem algum outro risco , sera que posso fazer sem medo obrigado

  10. Wilma Gasparoto disse:

    Assim, como qualquer procedimento pode deixar sequelas, tem que escolher um conceituado profissional, e que possa confiá-lo, pois realizei seções de carbox, e não tive problemas nenhum.

  11. Zilda Morenno disse:

    tenho arritimia cardíaca posso fazer?No meu caso a própria nutricionista diz que faz a aplicação é correto?fiquei de fazer amanhã.

  12. gabriela disse:

    a partir de que idade esse tratamento pode ser feito

  13. jane disse:

    ola. fiz 20 sessao de carbox +20 intra + corrente russa hercus. nao vi nem um resultado pelo contrario acheibq piorou

  14. Daniela disse:

    Bom dia! Gostei muito da matéria e parabenizo o trabalho realizado na informacão. Só gostaria de salienta detalhe que ocorreu no texto. Foi dito que essetratamento pode levar a uma vasodilatacão, e em outro momento fala de aumento de pressão temporário. Gostaria de saber a analogia dos fatos, pq quando há vasodilatacão, não ocorre uma queda na pressão? Por favor, gostaria de uma explicacão mais detalhada quanto a isso. Obrigada!

  15. Daniela Abreu disse:

    Gostaria de saber se a carboxterapia para estria é definitivo ou depois de algum tempo as estrias voltam? faço musculação. posso malhar antes ou depois da sessão? Obrigada Daniela.

  16. Paula disse:

    Olá, eu fiz ontem minha primeira sessão de carbox, doeu pouco, no local aplicado (flancos e barriga) ficaram inchados, depois diminuiram um pouco. Nao foi recomendado exercicio, somente apos 24 depois da aplicação. Porem, fui dormir e achei que ia acordar menos inchado do que estava ontem, nao sou gorda, sou magra, tenho apenas flancos, que nao sao em excesso tambem, e quando acordei vi que minha barriga estava inchada ainda e flacida, geralmenete quando eu acordava a minha barriga estava sequinha. Sera que é normal este inchaço ? Vou fazer uma sessão de drenagem linfatica hoje, será que ajuda a diminuir?

  17. Alice disse:

    Fiz para olheiras e deu super certo, tem mais de seis meses que só uso corretivo o dia que quero, vou repetir as seções uma vez por ano.

  18. Ronilda Gomes disse:

    Faço corboxiterapia a 5 meses ,tive resultados muito satisfatorios, fiz em praticamente todas as ares ,pernas e bumbum pra celulite,abdomem ,braços e costas para reduzir medidas…estou amandoooo!!!Recomendo a todos e quanto ao desconforto é bem poukinho e passa rapidinho,apenas evito fazer em periodos mestruais onde minha sensibilidade aumenta ..

  19. maura disse:

    Boa tarde , comecei a fazer o tratamento de carboxterapia , mas aconselhada pela minha mae proucurei saber sobre o tratamento , estou com receio de continuar o tratamento ,pois há muitas historias , estou sentindo com muito gases

  20. Eriça kalynka da silva disse:

    Meu resultado foi terrível…dobrou o número de celulites.presiso de ajuda,o que fazer?apliquei carbox 3 vezes ,foi o suficiente para destruir minhas formas e me encher de furos

  21. Débora disse:

    Faço carboxiterapia já há algum tempo (umas 3 vezes semana) e gostaria de saber se há algum problema em fazer por um tempo indeterminado..

  22. kelly disse:

    nossa amei minhas seçoes minha briga ta mais durinha mesmo não tenho estria na barriga então não sei do resultado como seria na barriga

  23. viviane disse:

    olá pessoal vou deixar oque eu axo sobre carboxi vcs devem de fz com medico de angiologia procura realmente um profissional nessa área pra mais tarde não ter problemas com manchas e realmente ver bons resultados um abraço

  24. Rose disse:

    Estou fazendo carbox estou na terceira sessão , fiquei um pouco com medo pq as pessoas diziam q doía muito n sinto nenhuma dor n fiqui roxa nem nada e ja estou sentido a diferença estou amando

  25. vera reis disse:

    E a 2a vez que faço carboxiterapia, nunca ficou roxo, ou inflamado, Após a sessão a pele fica como se nada tivesse sido aplicado. Doi a furada principalmente em algumas regiões e por algumas pessoas, doi quando injeta o gaz e se demora. Alguns profissionais optam por introduzir mais gas para realizar menos furadas, outros furam mais com agulha de insulina e injetam pouco gás, mas logo desaparece. A cintura já está afinando e as pessoas perguntando. Se você faz carboxi e fica roxo é porque não estão aplicando em lugar certo e pegando pequenos vasos que extravasam e fica roxo. Faço com fisioterapeutas não tenho coragem de fazer com esteticista. Trata de um procedimento invasivos que só profissionais de saúde sabe fazer e os conhecimentos de anatomia evita punção em lugar errado.

    • vera reis disse:

      observação: Faço carboxi com fisioterapeuta mas não desqualifico o profissional de estética, pode ser bons profissionais, é um mercado novo e quando disse que não tenho coragem, não é porque sejam profissionais ruins, é porque eu não conheço sua formação, me referi àqueles que recebem treinamento para fazer o procedimento.

  26. Cirlete disse:

    Pessoal a carbox dá um ótimo resultado se tbem usar um bom produto se for no rosto se for no corpo fazer exercício pelo menos 2x na semna. Tbem a carbox ajuda nas manchas, cicatrizes de queloides. Mas tudo isto é um processo demorado. Para ter um bom resultado é depois de 6 meses sendo 1x por semna. O roxo, inchaço e vermelhidão é normal em algumas pessoas.

  27. Taína Gomes disse:

    Estou na 2ª sessão doi bastante… mas estou no aguardo dos resultados pois sei que serão melhores que a dor que sinto agora… :-)

  28. Ana disse:

    Faço para celulite e tenho resultadot muito bons. Dói pacas mas gosto do resultado. Quando parar o tratamento a tendencia é voltar. Se vc parar a dieta vc engorda, se parar de malhar seus musculos murcham.. Não existe milagre nessa vida gente.

  29. Patricia disse:

    fiz 10 sessões ( 1x por semana) de carboxi facial, tenho 37 anos e após os 35 começei a ter olheiras escuras inclusive na pálpebra superior, o resultado até o momento tanto para as rugas quanto para as olheiras foram mínimos, vou fechar um novo pacote para mais 10 sessões. Achei que fosse ter resultado mais rápido ou pelo menos melhoras 50% em 10 sessões, mas não foi isso que aconteceu, além do que dói muiiito.

Deixe o seu comentário!