Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Saúde da Mulher > Candidíase

Candidíase

Candidíase

A candidíase é uma doença provocada por fungos que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres. É caracterizada como uma das mais frequentes infecções genitais e pode ser transmitida através de relações sexuais. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da candidíase considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é a candidíase;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é a candidíase?

candidiaseA candidíase é uma infecção causada por fungos. Os fungos Cândida albicans são, geralmente, os principais causadores da doença. As cândidas são pequenas leveduras ovais que se multiplicam sexuadamente e assexuadamente. Os locais que costumam ser atacados pela cândida são o períneo, a região perianal e a região inguinal. A candidíase pode ocorrer também em outras regiões como na boca, por exemplo. Neste caso, ela é popularmente chamada de sapinho.

 

Como se adquire?

A candidíase vaginal é uma das mais frequentes infecções genitais na mulher. A Cândida albicans é um fungo que faz parte da flora vaginal, porém, quando ocorre a proliferação desregulada deste fungo no local, dá-se início a um quadro de candidíase.

Em geral, a baixa imunidade deixa a pessoa predisposta a contrair a doença. Outras circunstâncias como diabetes, uso prolongado de anticoncepcionais orais, uso de antibióticos, de medicamentos imunosupressivos, gravidez, roupas muito justas e obesidade, também são fatores que podem deixar o indivíduo mais vulnerável à cândida.

A mulher com baixa imunidade ou devido a outras situações como as mencionadas acima, torna a região vaginal um ambiente ideal para a proliferação do fungo. Ao entrar em contato com o homem durante uma relação sexual, caso este também esteja imunodeprimido, pode haver um contágio. Poucos homens desenvolvem os sintomas da candidíase, porém, acabam se tornando fonte de reinfecção para mulheres que estejam com baixa imunidade.

Em certos casos pode ocorrer a transmissão da mãe para o bebê durante o parto. Ou ainda, através de secreções da boca, como nas situações de sapinho.

 

Quais são os sintomas?

Na candidíase oral é muito comum ocorrer dor e vermelhidão na boca. Algumas manchas brancas também podem aparecer na região da bochecha e da língua. Já a candidíase que acomete os órgãos genitais provoca, nas mulheres, coceira, ardor e um corrimento vaginal branco e espesso.  Geralmente, a vulva e a vagina ficam inchadas e avermelhadas. Estes sintomas podem, inclusive, espalhar-se pela região inguinal.

No homem a infecção gera inchaço e vermelhidão no pênis e no prepúcio, pequenas manchas na região genital e coceira. Pode também ocorrer alguns leves edemas e, em casos mais graves, distúrbios gastro-intestinais e respiratórios.

Relatos achados na internet

  • “Estou percebendo um corrimento branco saindo da vagina”
  • “Sinto muita coceira”
  • “O local está muito vermelho”
  • “Sinto dores e muito incomodo”

 

Como é feito o diagnóstico?

Através de exames clínicos e laboratoriais pode-se chegar ao diagnóstico de uma candidíase, pois é preciso pesquisar o agente causador do distúrbio.  Assim que confirmada a infecção, deve-se dar início imediato ao tratamento, para que não ocorram complicações futuras.

Veja mais imagens: Clique Aqui!

 

Como é o tratamento?

Para o tratamento da candidíase pode ser recomendado o uso de medicamentos orais ou locais. Antimicóticos e pomadas antifúngicas para uso local são muito eficientes. Caso a candidíase seja algo recorrente ou, caso o uso destes medicamentos não seja o suficiente, pode ser prescrito algum tipo de medicamento oral de uso mais prolongado.

 

Como prevenir?

candidiase oralSão muitas as medidas que podem ser tomadas com o intuito de prevenir o surgimento da doença. Evitar roupas muito justas e feitas com material sintético é uma boa iniciativa. Trocar o seu papel higiênico por aqueles brancos e sem perfume também é muito indicado. A boa alimentação e uma vida saudável são fatores que sempre ajudam na prevenção de doenças. Usar camisinha em todas as suas relações sexuais é imprescindível. Procure evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fume.

Higiene íntima adequada é fundamental contra a candidíase e contra diversas outras infecções genitais. Evite utilizar absorventes internos. Após o banho, seque bem todas as regiões do seu corpo e procure não tomar banhos de banheira, principalmente em locais como motéis. Não divida toalhas e roupas com outras pessoas. Prefira sempre os sabonetes neutros e adquira o hábito de utilizar ferro de passar em suas roupas íntimas.  Tomando medidas como estas, não somente a candidíase como muitas outras doenças infecciosas poderão ser evitadas. Cuide da sua alimentação e mantenha bons hábitos de higiene.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

46 comentários em “Candidíase

  1. ola bom dia/ tarde
    eu gostaria muito de saber o me causou de eu ter bolinhas brancas na regiao do prepulcio onde houve o corte, isso me causa leve dor e leve sensação de coceira e quando eu puxo a pele para baixo( sentido bolsa escrotal) me causa dor na mesma regiao.
    Sou hiper higienico ao urinar lavo ou seco com papel higienico.
    O que pode ser?
    Atenciosamente aguardo a vossa resposta.
    Obrigado!

  2. Boa Noite a uns 2 dias estou sentindo um desconforto na vágina
    Estava vermelho e um corrimento tipo pastoso e nos labios e
    Inferiores umas manchinhas do 2 lados,e faz mais de 15 diasque tive relação.

  3. Olá eu tenho um corrimento blanco trasprarente é um odor é vermelhidão é agora apareceu um caroço é não sei oque fazer ? oque sera que é ? oque pode ser ? me ajude por favor

  4. Eu ja tive esse problema. Fui ao medico e ele me receitou fluconazol, mas de nada adiantou, foi entao que outro medico me receitou Azitromicina. Foi tiro e queda, fui curado, o remedio foi muito bom.

  5. Comecei a sentir uma coceira terrível na região da vagina e logopercebi a presença de um corrimento braco. São 3dias com a coceira e apareceu uma bolhas com agua no lugar vermelho da coceira. Oq faço? Será candidíase?

  6. Apareceu umas pintinhas vermelhas, começou com uma somente, durante um dia ela sumiu e voltou e ficou com umas 10 pintinhas vermelhas, ai sumiu de novo, quando eu toco punheta aparece umas manchas vermelhas, mas agora aparece pintinhas vermelhas e tbm sinto umas coceiras na pele

  7. eu tenho coceira ,vermelidão quasi todo dia fui varias vezes ao medico ,eles falaram que era fungo no meu pênis ,mas eu não fui curado ainda o que eu fasso

  8. apareceu umas feridinhas no meu penis ai eu comecei a usar uma pomada chamada candicort ela nao adiantou nada ai comecei a lavar com cha de folhas secou tudo e sumiu,,depois de duas semanas da melhora o meu penis deu uma bolha tipo inchaço so de um lado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>