Câncer de Garganta

Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Câncer de Garganta

Breve resumo sobre o câncer

Este é uma espécie de câncer que agride muitas pessoas todos os anos. O tumor se desenvolve em regiões da garganta como a faringe ou a laringe e pode receber nomes mais específicos dependendo da região em que se instala. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do câncer de garganta considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é câncer de garganta;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é câncer de garganta?

Câncer é um nome genérico dado a mais de 100 doenças que possuem em comum o crescimento indevido de células em alguma região do organismo. Esta complicação pode, facilmente, acabar se espalhando para outras áreas, por isto alguns casos tornam-se tão fatais.

O câncer de garganta é um nome dado ao problema quando o crescimento das células ocorre na região da garganta. Lá ficam as cordas vocais, a epiglote, a faringe, a laringe e outros elementos constituintes desta região. A multiplicação das células gera um tumor no local. Diversos fatores podem influir no desenvolvimento desta doença. Quando previamente diagnosticado o câncer de garganta pode ser devidamente tratado e curado.

cancer de garganta sintomas

 

Como se adquire?

Muitos são os fatores que podem levar alguém a desenvolver um tumor maligno. As causas podem ser externas ou internas e certas pessoas já nascem com maior predisposição.

O envelhecimento está associado a diversos tipos de câncer, pois aumenta a suscetibilidade a distúrbios de multiplicação das células. Fatores genéticos também são importantes índices a serem levados em conta. Entretanto, a grande maioria das pessoas que acabam adquirindo um câncer de garganta são fumantes ou consomem álcool em excesso. A fumaça do cigarro, quando entra no corpo humano, é incrivelmente quente e gera danos não somente à garganta como a diversos outros locais do organismo. Desta forma, fumantes são pessoas vulneráveis a um número grande de tipos de cânceres.

Outros fatores de risco que podem levar a esta complicação são, por exemplo, exposição a substâncias ou gases tóxicos, outros cânceres, radiação, hábitos sexuais e uso indevido ou por tempo prolongado de medicamentos sem o acompanhamento médico necessário.

Quais são os sintomas?

Pacientes com câncer de garganta costumam reclamar muito de dificuldade para respirar, dificuldade para engolir e sensação de peso na região da garganta. Nota-se rouquidão e alteração na voz. Pode ocorrer tosse com sangue, inchaço no pescoço e perda de peso.

 

Como é feito o diagnóstico?

Diante dos sintomas descritos acima, deve-se logo procurar por auxílio médico. Fumantes e pessoas com histórico na família precisam realizar visitas periódicas ao médico especialista e fazer os exames de rotina, pois estas estão muito vulneráveis a este tipo de câncer.

Através da análise dos sintomas e de uma conversa com o paciente o médico levanta algumas suspeitas que levam a um possível quadro de câncer de garganta. A laringoendoscopia é um dos exames mais indicados para confirmar o diagnóstico. Durante o exame uma biópsia é realizada e o material recolhido é levado para análise. Após a certeza do câncer, deve-se dar início imediatamente ao tratamento.

 

Como é o tratamento?

Este dependerá bastante do estágio em que o câncer se encontra e de sua localização. Pode-se realizar a retirada da área cancerosa, por exemplo, ou ainda uma radioterapia, para que as células sejam destruídas. A radioterapia costuma vir associada a uma quimioterapia, na qual medicamentos são administrados para combater as células cancerígenas.

Quando o diagnóstico é precoce o tratamento pode ser muito eficaz. Por este motivo é de extrema importância à ida regular ao médico e a realização de exames para um bom monitoramento do organismo. Um câncer não tratado pode se espalhar rapidamente e levar à morte.

cancer de garganta

 

Como prevenir?

Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso são medidas que ajudam muito a prevenir um câncer de garganta. Ter hábitos alimentares saudáveis também é essencial para a prevenção não somente desta como de diversas outras doenças.

Caso a pessoa seja fumante deve-se procurar por ajuda profissional para largar este vício. O cigarro só traz males à vida e é o responsável por muitas causas de morte todos os anos. Cuide bem da sua saúde e fique atento a quaisquer sinais que seu corpo possa emitir em busca de ajuda.

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!