Você está em: Saúde, Doenças e Medicina > Doenças > Câncer de colo de útero

Câncer de colo de útero

Um breve resumo sobre o câncer

Este é uma das principais causas de morte entre o sexo feminino em todo o mundo. Pode ser devidamente tratado se descoberto precocemente através do exame preventivo.

Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do câncer de colo de útero

considerando os seguintes tópicos:

 

  • O que é câncer de colo de útero;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

 

O que é câncer de colo de útero?

Câncer é um nome que é dado a mais de 100 doenças que possuem como característica comum o crescimento indevido de células em determinada região do corpo humano. O câncer, quando não tratado, pode se espalhar rapidamente para outras regiões do organismo e levar à morte.

É preciso estar sempre realizando exames de rotina para que possíveis problemas sejam previamente detectados. Muitas doenças quando tratadas logo no início possuem chance de 100% de cura. O câncer de colo de útero é uma delas. Este tipo de câncer é um dos que mais causa mortes no meio feminino, ficando somente atrás do câncer de mama. Entretanto, o exame de Papanicolaou pode ajudar na prevenção e a na cura da doença.

colo de utero

O útero é o órgão reprodutor feminino dentro do qual o feto se desenvolve durante a gestação. O câncer de colo de útero pode também ser chamado de câncer cervical, já que acomete inicialmente um local no útero que recebe o nome de cérvix. O cérvix é a parte mais baixa do útero e fica bem no final da vagina.

Quando as células da superfície do colo do útero começam a se multiplicar de forma indevida, tumores são gerados. No começo, geralmente, ocorre uma pré-doença cancerosa, a displasia. Esta pode ser detectada durante o Papanicolaou e tratada. Quando não há a detecção nem o tratamento, estas alterações possivelmente se transformarão em um câncer.

 

Como se adquire?

A grande maioria dos casos de câncer de útero possui relação com um vírus transmitido durante as relações sexuais. Este é o vírus do papiloma humano, também conhecido por HPV. Vários são os tipos de HPV. Alguns não geram problemas maiores, outros geram espécies de verrugas, enquanto que outros podem se transformar em cânceres.

O câncer do colo de útero pode também ser causado por outros fatores como sistema imunológico em disfunção, praticar sexo desde muito jovem ou ter diversos parceiros sexuais, por exemplo.

 

Quais são os sintomas?

Em estágio inicial este câncer não costuma apresentar muitos sintomas. Pode ser notar alguns indícios como sangramento vaginal fora de hora, menstruações mais intensas e frequentes corrimentos vaginais.

Já quando se encontra mais avançado os sintomas que geralmente são notados são, por exemplo, perda de peso, dor nas costas, sangramento, dor pélvica, perda de apetite, saída de urina ou fezes pela região da vagina e inchaço na área entre as pernas.

 

Como é feito o diagnóstico?

Diante dos sintomas acima ou diante de alguma suspeita devido a realização de exames de rotina, geralmente o médico necessita de alguma imagem ampliada do útero para analisar a presença de tumor. Um procedimento muito comum é a colposcopia, através do qual são removidos pequenos pedaços da região e levados para análise. Outros exames que podem ajudar no diagnóstico são a biópsia em cone e a curetagem endocervical.

 

Como é o tratamento?

Este varia dependendo da condição de saúde do paciente, da localização do tumor e da extensão do câncer. Mulheres mais velhas e que já tiveram filhos podem optar pela retirada do útero, por exemplo. As mais jovens podem optar por uma intervenção cirúrgica na região. Radioterapias e quimioterapias também são medidas utilizadas e possuem o intuito de destruir as células cancerígenas.

cancer colo de utero

 

Como prevenir?

A principal forma de prevenção do câncer de colo de útero é através de exames de rotina. O mais comum é o Papanicolaou, procedimento no qual células são retiradas e levadas para análise. Além disto, é de extrema importância o uso de preservativos em todas as relações sexuais. O cigarro também deve ser evitado, já que fumar é um hábito que deixa as pessoas mais predispostas as diversos cânceres.

Quando detectado previamente em um exame de Papanicolaou o câncer de colo de útero pode ser devidamente tratado e curado, portanto, consulte sempre um médico e realize os exames de rotina.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!